Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    11-out-2013

    Mulheres e Kendoca do Japão 1


    "O treino de ontem foi muito especial. Além da presença majoritária feminina na aula de Jojutsu, foi muito gratificante presenciar a parte final com as demonstrações de Kenjutsu juntamente com o visitante do Nihon e 2° Dan de Kendo.
    Tivemos a bela oportunidade de ver a diferença das técnicas utilizadas no Kenjutsu versus Kendo. Nosso caro visitante demonstrou reflexos rápidos  pelos 10 anos de treino, mas não o suficiente para defender os golpes do Kenjutsu. Ficou evidente a eficácia de cada kata aplicado, junto com os diferentes kamaes utilizados pelos Senpais Delfino, Silva e Fugita. Ele pôde comprovar a eficácia de cada golpe, todos explicados com detalhe e muita paciência pelo Sensei.
    Com o uso das palavras do Senpai Fugita, ontem não teve Momento de Ouro, mas sim, Momento de Platina!"
      - Toshi (Unidade Ana Rosa)

    Você vai achar que a foto foi montada, combinada, marcada ou planejada.
    Pior: fui ao Japão e na minha ausência as mulheres "tomaram o espaço" no Jojutsu, de maneira que quando eu cheguei a situação era, com todas as letras, esta:



       
    "Mulheres dominando o Jojutsu"


    É gratificante ter tantas mulheres no treinamento, mas não precisavam ter "expulsado" os colegas durante a minha ausência...
    Não posso deixar de citar também o Kenjutsu no mesmo dia. Tivemos a visita do Sr. Watanabe, 28 anos, do Japão. Praticante de kendo há 10 anos,  veio conhecer o NIten e teve as seguintes impressões, exteriorizadas em português pelos nossos alunos:


    "Fiquei encarregado de mostrar a ele nossos KAMAES (posturas) e técnicas. Ele batia bem o MEN (cabeça), mas muitas vezes agia como se fosse um total iniciante pois estranhava segurar a espada com inclinação lateral e bater no plano dessa inclinação, na altura do HIMÔ (cordão) do MEN. No que o SENSEI explicou depois ser um golpe originalmente pensado para acertar entre o pescoço e o tronco. Estranhou também os golpes com uma só mão.
    Interessantíssimo observar o combate no final, onde o SENSEI colocou seus mais graduados presentes para lutar com o visitante apenas em espírito demonstrativo, utilizando muitos KAMAES diferentes.
    Apesar dele ser rápido, fica evidente a diferença de uma pessoa treinada para vencer uma luta real. Mãos e pés livres, desferindo golpes que para ele eram inesperados. Restava-lhe correr pelo DOJO tentando desvencilhar-se dos golpes.
    De tudo entretanto, mais importante, ao final, ouvir um KENDOÍSTA japonês dizer que somos muito disciplinados no treino e gentis no modo de recebê-lo.
    Essa é a impressão que todo brasileiro deveria causar para qualquer estrangeiro, mas conseguir isso com um japonês foi muito gratificante." -
    João Paulo (Unidade Vila Mariana/templo Nikkyoji)



    João Paulo, Sensei e Watanabe


    Durante a luta, percebi 3 pontos que ao meu ver são importantes :
    1) O Kendoca ficou bastante acuado quando lutou contra os diversos kamaes (posturas), principalmente o Chudan Nito (duas espadas do meio) e Kodachi (espada menor);
    2) No tsubazeriai (clinche), praticamente ficava anulado e aberto a golpes, pela falta de soete (posicionar a mão no dorso da espada) no Kendo;
    3) Mesmo afastado durante vários anos do Kendo, demonstrou uma movimentação excelente, algo que devemos treinar forte.
    Fora da luta, conversando um pouco com ele, percebi que ele estava realmente de “coração aberto” para conhecer o que fazemos, e ficou impressionado com a nossa disciplina durante o treino, resultado direto do convívio com o Sensei. Acredito que durante aqueles momentos, ele se “encontrou” com o Niten. "
    - Delfino (Unidade Ana Rosa)



    "Se encontrando no Niten"








    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br