Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    07-mar-2014

    Mozart e Kenjutsu

    Já citado no Shin Hagakure a comparação do Kenjutsu combate a uma arte da Pintura, desta vez trago a você uma comparação com a arte da Música.Mas desta vez, não advindo de minha autoria, mas de um aluno, doutor em geologia e entendido da Música, obviamente.
    Leia:


    “Todo, digo Todo o Kenjutsu combate é maravilhoso. Nada nele, nenhum Kihon (lição básica), nenhum Kamae( forma de guarda), nenhum Comando, nenhum detalhe é de somenos importância.
    Do acordar bem cedo ou ir tarde da noite para o Treino, do Respeito e do Orgulho que temos por nossos Kimono, Hakama e Obi, (vestuário) do Cuidado e Amor que devotamos as nossas Armas, a maneira como carregamos nosso equipamento, a Emoção que sentimos todas as vezes que Ingressamos no Templo dos Samurais, a Firmeza com a qual atamos o nosso corpo ao Bogu (armadura), por intermédio dos Nós, constituem uma Sinergia, no qual cada Ato, simples ou complexo, potencializa e fecunda de significados Todo o Conjunto.
    Conhecemos isso muito bem na Música.
    Certa vez quando o competente, mas invejoso, Saliere compositor da Corte de José II, travou contato com o modo pelo o qual Mozart produzia sua música, as partituras desabaram de suas mãos.
    Isto decorreu da descoberta de que Mozart compunha, sem o auxílio de correções, uma música onde a ausência de uma única nota, provocaria o desabamento da Estrutura, como um todo. Tudo criado de pronto, sem erros, sem nada que devesse não estar ali. Nada de mais e nada de menos. Obra Perfeita e Acabada, criada de uma única vez.
    Assim é o Kenjutsu combate.
    A Suave, Firme e Poderosa Voz de Comando do Mestre, a Cortez Orientação dos Auxiliares, a Sinceridade, Dedicação e a Amizade dos Colegas de Treino, são os executores e instrumentos de todo esse Antigo e Sublime Concerto.
    Ter recebido a Divina Graça de poder ter nascido em um Tempo, em que foi possível todos estarmos presentes, para que juntos produzíssemos e experimentássemos tais Sentimento e Beleza, inquestionavelmente é motivo de Grande Honra.
    A Grande Honra é o Todo. Existem inúmeras Honras.
    Cada Treino, cada Combate, cada Evento, cada Birudô*, ou Reunião, cada Amizade construída, são todas situações prenhes de Honra.
    Por fim, figurar na lista de alunos do Instituto Cultural Niten e trilhar o Caminho proposto do Kenjutsu combate, é o mesmo que andar junto a Pessoas que Estimam e são Amigas de todas estas Honras.
    ¨- Maurício (Unidade Belém – PA).

    *Birudô= termo que nasceu no Instituto Niten alusivo a tomar cerveja com os colegas apos o treino: beer (cerveja) e do (caminho)

    Mozart, extraordinário compositor austríaco e um gênio na sua arte, encantou toda a sua corte ao demonstrar a sua ¨espada¨ em ação: movimentos eficazes, surpreendentes e que transcendiam qualquer criatividade humana. Uma espada ¨kami no waza¨, ou seja, ¨técnica dos deuses¨. Divina.
     O Kenjutsu combate, alicerçado nas técnicas dos antigos, proporciona a todo aquele que o pratica, sentir a inspiração divina que os antigos samurais sentiram ao longo do seu treinamento. No Japão, acredita-se que muitas das técnicas do Kenjutsu, inimagináveis ao mais esforçado e devoto praticante, tenham sido criado por obra dos deuses. Seja a via por um treinamento obstinado, ou por ter já nascido com o dom da espada.
    No Kenjutsu combate, as técnicas criadas pelos Mozart do Japão são executadas por todo o praticante. Livre para escolher a sua arma, guarda e técnicas infinitas.
    É onde todos podem, longe das regras de um Saliere, incorporar um Mozart com a sua espada: tocar de forma Livre, Dinâmica e Divina.
    Como bem disse Mozart: ¨Não posso nem devo enterrar o talento com que Deus, na sua bondade, me presenteou¨.




    Mozart x Saliere  




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br