Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    25-mar-2015

    Duelo até o fim da vida!

    A busca pela perfeição é um dos objetivos no treinamento do samurai.
    Postura, olhar, posição das mãos e pés. Tudo o mais harmônico possível, para obter vantagem sobre o oponente.
    Entretanto, o perigo deste treinamento está em se esquecer do objetivo primordial, que é o treino com a "espada samurai", o vencer. Ocupar-se em demasia com a "coreografia perfeita", manter uma bela postura, do que buscar a chave para a vitória, é buscar a derrota certa.
    O treinamento não visa apenas fazer uma coreografia perfeita para todos verem e aplaudirem. Não é balé, não é circo. Trata-se de um treinamento para o duelo, vida ou morte. O verdadeiro treino deve focar os aspectos físico, mental e espiritual, com o objetivo único de vencer.
    Nosso mestre, Miyamoto Musashi, nunca foi derrotado em seus 60 duelos, sendo que o primeiro foi aos 13 anos e o último em seus últimos dias de vida (e não contra Sasaki Kojiro aos 30 anos, como pensa a maioria).
    Após a luta na ilha de Ganryujima contra Sasaki Kojiro, ao contrário do que acontece no ocidente, onde o sujeito passa a colher os louros da vitória e se tornar cada vez mais público, Musashi sensei buscou o silêncio, peregrinando pelo Japão e vivendo uma vida que poucos conhecem. Seguiu aprimorando-se em silêncio.
    Em seus últimos anos de vida, em Kumamoto, no feudo dos Hosokawa, conheceu o monge Shunzan, do templo Taishoji (onde são cultuados os antepassados da família Hosokawa). Nesta época então, alcançou o estado de Banri Ikuu, um estado de Paz, onde é possível vislumbrar, em sua plenitude, o duelo perfeito.
    Banri Ikuu, um estado de Paz, que se aplica na Guerra. Um estado de poder tão abrangente que é possível vencer sem discórdia nem derramamento de sangue.
    Mesmo em estado absoluto de Paz, em seus últimos anos de vida, o Mestre manteve seu foco naquilo que sempre tenho dito: ser imbatível.

    O duelo (Torneio Individual) será no mês que vem, mas ele já começou.
    "Como assim?"
    Como assim? Você ainda não escolheu sua arma?!!!







    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br