Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    04-mai-2015

    13º TBIK 5 - Vendo de fora

    As palavras de hoje são de Paula, nissei, residente em São José dos Campos.
    Foi espectadora no TBIK e nos enviou a impressão de quem viu "de fora":


    "Neste sábado (25/04) tive a oportunidade de assistir a um torneio de Kobudô. Fui neste torneio motivada a assistir meu noivo (Regis) e o pessoal de São José dos Campos.

    Ao entrar no Dojô, a primeira impressão que tive foi: “Nossa, quanta gente!” Estava mais acostumada com os treinos de São José dos Campos e, algumas vezes assisti as aulas de sábado na Vila Mariana. Na Vila Mariana, o volume de praticantes é bem maior que São José, mas me impressionei mesmo com a quantidade de samurais no torneio, com pessoas de diversos estados do Brasil. E, não importa de qual Estado seja, a dedicação, a educação e o amor pela espada é o mesmo.

    Sou japonesa então vivo nesse meio de responder rápido com “hai”, a fazer as coisas rápido quando meu pai pede e, é exatamente assim que funcionou no torneio. Acredito eu que, sem essa tradição, a realização do torneio seria impossível. A organização foi incrível, se existiu falhas, aos meus olhos não consegui enxergar e apontar como ponto negativo do evento.

    Outro ponto é o ambiente harmonioso criado pelo próprio Dojô, com as bandeiras das virtudes, combinado com a música e o tratamento de um samurai com outro ou com os visitantes, como por exemplo, pedido de licença, ou até mesmo para parabenizar o outro que foi vitorioso.

    É difícil explicar o que senti nesse dia. Só sei que me senti bem, me senti em família mesmo não conhecendo muitas pessoas. Assistir aos samurais lutando, mostrando suas habilidades junto com as tradições da cultura japonesa foi um privilégio!"


    Paula Sugahara


















    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br