Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-ago-2018

    Niten 25 anos - Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo




    Nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, o Sensei Jorge Kisihikawa, com uma comitiva do Niten, visitou, orgulhosa e honradamente, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Marcelo Viera Salles para uma audiência privada. O convite do encontro fora intermediado pelo senhor Massaki Shimada, do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo e ex-presidente da CEAGESP. Este evento tem caráter especial uma vez que faz parte das comemorações dos 25 anos do Niten e dos 110 anos da imigração japonesa para o Brasil.

    Inicialmente, o Sensei Jorge Kishikawa expôs ao Comandante Salles que o Niten pratica várias modalidades de intervenção não letal, usadas no Japão por forças policiais, como o Jojutsu (arte do bastão), Goshinjutsu (defesa pessoal dos samurais) e o Jitte. Em seguida, especificou a expressiva interação do Instituto Niten em treinamentos e workshops com vários orgãos federais e com a própria Policia Militar.
    Nesse sentido, o aluno do Niten, Tenente Coronel Amorim, que lidera o CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), na Amazônia, mencionou os diversos militares que praticam no Niten.

    O Comandante da PM, Coronel Salles, enfatizou que a capacitação em artes marciais favorece o discernimento e a atuação em uma situação de conflito em campo.
    Manifestou, inclusive, interesse na ampliação de cursos da Policia Militar com o Niten e para tanto, já estão sendo programadas para o próximo mês apresentações de treinamentos e de armas samurais para os oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

    A seguir, o Sensei Kishikawa presenteou o Coronel Salles com um Jitte, a tradicional arma policial japonesa e, nessa ocasião, o Coronel manifestou-se muito interessado e honrado com o convite recebido para as comemorações dos 25 anos do Niten e do Primeiro Torneio Mundial de Kenjutsu, maior combate samurai dos últimos tempos, em Outubro. O Coronel Salles prontamente confirmou sua presença e a de seu staff, o que dará muito orgulho à instituição.

    Em seguida, a comitiva foi convidada para um passeio no belo jardim oculto japonês que existe na entrada do Comando Militar. O jardim, construído pela indicação do primeiro nissei da PM do Estado de São Paulo, Coronel Reizo Nishi, chamou a atenção de todos pela beleza e delicadeza da sua composição. Ele simboliza a presença e assimilação da cultura japonesa pelo nosso país. Os detalhes do jardim, como as rochas devidamente colocadas em ordem, a maior ladeada pelas menores, representando o Comandante Geral e seu Estado Maior, são de enorme orgulho para a Policia Militar.

    Para finalizar essa honorífica visita, o Coronel Salles presenteou o Sensei Jorge Kishikawa com uma significativa e bela placa comemorativa onde fica comprovado que ambas instituições, Niten e Policia Militar, tem um nobre objetivo em comum, ou seja, desenvolver a arte militar em equilíbrio com a cultura e técnica dos samurais.

























    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br