Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    30-ago-2018

    Letter from the heart

     
    "Sensei Jorge Kishikawa
    Instituto Niten
     
     
    Nosso Momento de Ouro de ontem foi sobre Paciência. Me lembrou sobre algo que eu pretendia fazer alguns meses atrás.
     
    Quando Senpai Thomas recomendou pela primeira vez que escrevêssemos uma carta "de coração", resisti. Sendo super introvertido com alguns meses de treinamento, o que eu poderia dizer que seria significativo?
     
    Fiquei impressionado com Senpai Kenzo, claro. Ele era forte e elegante, confiante e direto.
     
    Sensei, quando você veio nos visitar fiquei ainda mais impressionado. Os alunos que vieram com você foram muito capazes e confiantes. O treinamento foi (na medida certa) desafiador e útil. As demonstrações de keiko e a habilidade com as armas eram emocionantes, maravilhosas, esclarecedoras e inspiradoras. Fiquei grato pelo seu tempo e atenção.
     
    Honestamente, tendo estudado com algumas pessoas formidáveis na minha vida, não esperava menos. Sua liderança, habilidade e elegância foram notáveis, mas algumas horas não são suficientes para realmente conhecer alguém. Ainda assim, essa experiência confirmou que eu estava no lugar certo. Eu quero aprender contigo tanto quanto eu puder.
     
    Na segunda vez em que Senpai Thomas pediu o feedback, fiquei um pouco envergonhado por não ter respondido na primeira vez. Mas ainda assim, lutei para encontrar as palavras para expressar e meu comprometimento. O que eu poderia dizer que você nunca ouviu antes?
     
    Quando Senpai Wenzel nos visitou, fiquei impressionado com sua elegância, fluidez, confiança e inteligência. Durante o treino com Senpai Wenzel, lembrei-me de uma frase que gosto: "Procure primeiro entender, para depois ser compreendido" (Steven Covey, "Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes").
     
    Depois do treino, lembrei-me de uma excelente definição de inteligência: Inteligência é a capacidade de receber, organizar e transmitir conhecimento e compreensão. Senpai Wenzel demonstrou sua inteligência criando um novo exercício durante o treino. A "espada cadente" demonstrou relaxamento e tensão com notável clareza.
     
    Agora, finalmente, depois de ler o primeiro volume de Shin Hagakure, sinto que é importante compartilhar meu apreço pelas habilidades e lições que aprendemos com o Instituto Niten.
     
    Aos 42 anos de idade, estou contando com o ki desenvolvido durante a infância, pois agora trabalho com técnica e resistência com interesse e intenção. Mas há algo mais disponível aqui. Obviamente, os benefícios das artes marciais em geral são muitos e foram transmitidos através de muitas escolas, de diversas maneira ao longo dos séculos. Para mim, pessoalmente, os ensinamentos espirituais e filosóficos conhecidos como os Momentos de Ouro e o Shin Hagakure se destacam em nosso treinamento. Estudei com os jesuítas e com mestres de Shao-lin durante anos e hoje aprecio os valores, a moral e a  ética que aprendemos com Niten.
     
    Eu valorizo o quão simples e acessíveis essas idéias são no início, e quão profundamente elas podem moldar nossas vidas quando as ouvimos e as praticamos. Além da técnica e do treinamento físico que aprendemos com o Niten, a filosofia e o espírito que recebemos são excepcionais na minha experiência.
     
    No Shin Hagakure você diz: "Os ocidentais não entendem o Bushido". Obrigado pela sua persistência e paciência em nos ensinar. Obrigado por nos dar a oportunidade de começar a entender o que o Bushido realmente significa.
     
    Atenciosamente," - Zac Vohs - Niten Denver
     




    Dizem que para se conhecer o monte Fuji, é preciso escalá-lo.  
    O Niten, alto como o monte Fuji, tem a sua escalada e a cada momento que se avança, você se depara com uma nova paisagem.
    Estas paisagens são únicas no mundo, e isto tem uma razão de ser, pois reune todas as melhores vistas do Japão, vistas que eu trouxe durante as minhas décadas de peregrinações.
    O Niten é tão alto que um "coração" não é grande o suficiente para descrevê-lo...




    Vohs à Esquerda brindando com os alunos de Denver




    Gravura de Hokusai, da coleção "100 vistas do Monte Fuji", início do século 18

     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br