Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    08-ago-2019

    Gashuku - Essencial



    "Uma vida produtiva terá aquele que encontrar o essencial e uma vida desperdiçada aquele que ignorar o essencial"
    Sensei



    "O que é essencial? Essa provocação do Sensei tem me levado a rever toda minha estratégia de vida. Para mim, esse foi o Gashuko mais difícil de todos que já participei. Não por conta da chuva e frio, sem falar do vento, que não deram trégua, ou dos treinos. Mas  mai sdifícil foi pensar no que realmente é essencial nessa altura da minha vida, quando me aproximo dos 55 anos.
     
    A exemplo dos grandes mestres, o Sensei coloca o desafio no ar e dá ferramentas para uma possível resposta. No NITEN o trabalho duro e a felicidade andam juntos. Treinar e treinar e depois treinar mais um pouco, até que os pensamentos se apaguem completamente e reste apenas aquele “golpe que sai”, sem precisar de nenhum cálculo ou raciocínio, que sai automático, dentro da melhor técnica do NITEN, como resultado do treino árduo. Este golpe preciso é essencial.
     
    Se Katás, kihons, keikos, ou seja, a superação dos limites do corpo fazem parte do caminho. Também a sabedoria é o alimento necessário à alma para se chegar ao essencial. Assim, nos Momentos de Diamante, o Sensei falou sobre  Musashi Sensei e de como nós do NITEN temos a sorte de ser guiados por esse grande homem, que poderia ter sido um dos grandes Shoguns do Japão. Tivemos a sorte de encontrá-lo em nosso caminho para iluminar nossos passos.  Miyamoto Musashi Sensei nos mostra, pela prática, o que é essencial. Destacou-se em todas as áreas e é saudado, até os dias atuais, como o mestre da espada e artista da vida.
     
     No final da noite, ao me deitar para o merecido descanso ao lado do Pazinato, meu filho, senti uma enorme gratidão por tudo o que fizemos no dia: gratidão pelos treinos, gratidão pelos ensinamentos, pelos Senpais e Coordenadores que conheci, dentre eles Senpai Joel Correia, Senpai Tadeu, Senpai  Wenzel, com o qual eu nunca tinha conversado antes. Também fiquei muito grato ao Senpai Shindi, nosso Corrdenador de Curitiba, e ao Senpai Adriano, um exemplo de Samurai, ambos no Gashuko.
     
    Como o dito pelo Sensei “o essencial é encontrar o essencial”. Para tanto, deve-se trabalhar duro, aproveitar a felicidade que a jornada cumprida nos trás e agradecer ao NITEN pela oportunidade do caminho. O Gashuko de Agosto com certeza me aproximou do que é essencial.

    Domo arigatou Sensei Jorge Kishikawa. 
    Arigatou Gazaimashitá!" 

    Amintas - 
    Dojo Curitiba














    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br