Ir para o Conteúdo
imgcentral

10° Torneio Brasileiro de Kobudo

Belo Horizonte - 14 e 15 de Maio de 2011


No final de semana dos dias 14 e 15 de maio, foi realizado o 10º Torneio Brasileiro Individual de Kobudo no Clube Recreativo Mineiro em Belo Horizonte. Guerreiros de todo o Brasil e Argentina se reuniram na capital mineira para resgatar as tradições japonesas antigas através das técnicas do Kobudo.

Sob orientação do Sensei Jorge Kishikawa, os alunos do Instituto Cultural Niten participaram de disputas nas categorias Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu, organizadas de acordo com as respectivas graduações.

Além disso, os samurais brasileiros também executaram técnicas de Jitte, Kusarigama, Naginata Combate e Kobudo. Em conjunto com as apresentações de katas de Naginata e Bo, os participantes demonstraram amplo conhecimento das diversas armas e estilos centenários, desenvolvidos pelos Samurais.

Nessa edição do evento, também houveram novidades quanto a definição dos vencedores das fases semifinal e final das categoria de Kenjutsu e Iaijutsu dos alunos mais graduados (5º Kyu e acima). No Kenjutsu, a vitória nesses estágios só foi alcançada numa melhor de três disputas, sendo que em duas delas os combatentes ficaram restritos a armas e kamaes aleatoriamente definidos. No Iaijutsu, além das execuções rotineiras de katas, os guerreiros também participaram do Tameshigiri, executando cortes com a espada de fio.

Findos os combates, o campeão geral do torneio Victor Fugita foi agraciado com o Troféu de Kobudo, além da oportunidade de viajar para o México, onde irá lançar a pedra fundamental para o estabelecimento de uma nova Unidade. A criação de algo novo anda de mãos dadas com o respeito ao antigo, pois, ao mesmo tempo, os samurais belohorizontinos iniciaram as celebrações dos 10 anos da fundação do Instituto Niten em sua cidade.


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-8h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h