Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Treino em Fortaleza 2014

KAKEJIKU Fortaleza

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa

ATENÇÃO
NOVO HORÁRIO:
10:00 IAIJUTSU
11:30 KENJUTSU

NITEN - Fortaleza
ALDEOTA
ACADEMIA TEREZA PASSOS
Rua Monsenhor Bruno, 1550 - Meireles
Google Maps
SÁBADOS
10h00 IAIJUTSU
11h30 KENDO-KENJUTSU
Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenador: Éder Neves
Telefone: (085) 99992-0787
(085) 99931-4127
(085) 98872-9191

fortaleza@niten.org.br
www.niten.org.br/fortaleza

+Informações

Matrícula:

110 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

240 reais, livre o treino em todos os dias Acréscimo para 2ª e 3ª modalidade: +65 reais

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2017:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Crianças a partir dos 12 anos podem participar normalmente dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou ambas as modalidades: KENDO-KENJUTSU e IAIJUTSU

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A arte da espada Samurai. Nas aulas treinamos combate com equipamento de proteção e katas, seqüências de técnicas. O Kenjutsu possui uma grande quantidade de posturas e técnicas, herdadas do tempo dos samurais, incluindo as técnicas de Miyamoto Musashi com duas espadas, o Niten Ichi Ryu.

Iaijutsu:

É a modalidade de prática marcial do desembainhar da espada. Não se trata apenas de aprender a sacar uma lâmina de aço da sua bainha, mas sim de desenvolver habilidades de concentração, força, postura e auto-controle que são característicos desta modalidade do Kobudô.

Jojutsu:

Os samurais transformaram o (bastão de 1,28m) em uma das mais poderosas armas do Kobudô. Com o bastão é possivel vencer a batalha sem derramar sangue, desarmando e rendendo o oponente com espada. A prática desenvolve em seus praticantes o espírito de combate, boa forma e noção de distância .


YOKOSO! BEM-VINDO à
UNIDADE FORTALEZA
DO INSTITUTO NITEN




Em maio de 2003, a Unidade Fortaleza começou a funcionar com muita garra e energia. Aqui praticamos as tradições guerreiras dos Samurais com a prática do:


- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
Estudamos o Kobudo (práticas marciais antigas do período Samurai), acompanhado pelos ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa.

Estamos sempre abertos a receber pessoas interessadas em buscar aqui o aperfeiçoamento pessoal.
Sejam sempre bem vindos !!!


+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

15 TBIK

por - 21-mar-2017



Workshop O Caminho dos Dois Céus

por Éder - 30-jan-2017



No Sábado dia 21 de janeiro foi ministrado em Fortaleza o Workshop O Caminho dos Dois Céus, pelo Coordenador do Niten Rio de Janeiro, Ronaldo Costa.

Os participantes puderam ver e experimentar técnicas com 1 e 2 espadas do estilo Niten Ichi Ryu, criado por Miyamoto Musashi.
Houve também exibição de Iaijutsu (técnicas de sacar a espada), Kusarigama (foice e corrente) e Kenjutsu Combate (aplicação das técnicas com equipamento de proteção).

No final, houve o Momento de Ouro, onde o foi falado sobre a cultura e tradição dos Samurais.




(...)



Continua (post completo)

Workshop O Caminho dos Dois Céus - FORTALEZA

por Niten - 10-jan-2017



Sábado 21 de Janeiro na UNIFOR, Fortaleza, convidamos a todos os interessados a participar gratuitamente de um Workshop prático de Kenjustu e a arte das Duas Espadas do lendário Samurai Miyamoto Musashi

9h00 - Início do Evento
- Explicação sobre Kenjutsu
- Técnicas básicas / Kihons de duas espadas
- Katas de Niten Ichi Ryu Sassen / Hasso Migi Hidari
- Aplicação de técnicas de uma e duas espadas/ Kihons
- Aplicação em combate / Experiência de Bogu (armadura) / Técnicas com equipamento
- Apresentação de Katas e Combate
11h00 - Momentos de Ouro
11h30 - Confraternização
12h00 - Encerramento


Estão convidados a treinar Mulheres / Homens / Jovens e Crianças a partir dos 10 anos de idade.
Todos terão a oportunidade de apender o básico do manejo de uma espada, duas espadas e conhecer alguns dos mistérios, técnicas e estratégias do célebre Samurai Miyamoto Musashi.
Conhecerão os katas, suas Histórias e a transmissão inalterada como é assegurada pela Linha de Mestres de Mekyo Kaiden reconhecidos até o Soke atual
(http://nitenichiryu.jp/es_masters.html)

Para participar basta trazer uma roupa para prática esportiva, como calça tectel ou bermuda e camiseta.

O workshop será ministrado pelo Coordenador Ronaldo Costa do Rio de Janeiro, faixa preta em Kenjutsu e Hyoho Niten Ichi Ryu pelo Sensei Jorge Kishikawa.

Esperamos a todos
Sejam Bem-vindos

Workshop O Caminho dos Dois Céus
21 de Janeiro 9h00 da manhã

UNIFOR

GINÁSIO COBERTO
Avenida Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz
Acesso ao ginásio pela Av. Dr. Valmir Ponte, s/n.
https://goo.gl/maps/PEwBm2CRYFr

#2017vamosparacima

por - 27-dez-2016




Em 2017 vamos para cima dos nossos desafios!
Treinar forte para enfrentá-los com energia!
Nos vemos em 2017 nas unidades do Instituto Niten

Tags: Egan2016_Dez,

Kenjutsu em Slow Motion - A Magia da Espada

por Café com o Sensei - 26-dez-2016



Tags: Egan2016_Dez,

Goshinjutsu

por Niten - 01-nov-2016



Sequencia de GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais 

15º Torneio Brasileiro por Equipes

por Niten - 10-out-2016





O Nosso Torneio por equipes será em São paulo!
 
Dia 22 de Outubro, Sábado - a partir das 9hs
Na APCD - Unid. Santana
(Próximo ao terminal Rodoviário Tietê)
Mais informações no Calendário


 

Tags: Torneio,

Aprender a escutar

por Niten - 04-out-2016



No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar. 
O mover das espadas 
O falar do mestre e 
escutar a si mesmo. 
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência
 
 
"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória de Rodrigo Leite​

Edição e Captação: Renato Kendi Yoriyasu

Torneio Regional de Kobudo 2016

por Helano - 04-set-2016

Saudações a todos!

Neste mês de agosto, mais precisamente nos dias 06 e 13 realizamos o nosso torneio anual regional (Torneio Regional de Kobudo - TRK 2016) das modalidades que treinamos para nos colocamos à prova, nos testando e buscando, antes de vencer o adversário, vencermos a nós mesmos, nossas dúvidas e hesitações com coragem e determinação.

Todos participaram e tiveram a oportunidade perfeita para colocar em prática suas técnicas, suas estratégias e  testar a postura. Independente de quem ganhou medalha ou não, todos foram vencedores, pois os embates de Kenjutsu e Iaijutsu foram avaliados à altura e a tarefa não foi mais fácil para os juízes.

Omedetoo gozaimassu a todos que participaram!

Abaixo divulgamos os resultados:

Kenjutsu Combate

1º Lugar: Éder Neves
2º Lugar: Edson Pereira
3º Lugar: Caio César

Niten Ichi Ryu Kenjutsu Shoden Kata

1º Lugar: Helano Fonteles e Izakiel Paz
2º Lugar: Edson Pereira
3º Lugar: Caio César e Thaís Avelar

Iaijutsu

1º Lugar: Helano Fonteles
2º Lugar: Edson Pereira
3º Lugar: Éder Neves

Seguem algumas fotos desses dias de combate:




Acolhida - Palavras de um Gashuku

por Vídeos - 29-jul-2016



Gashuku - Um final de Semana de treinamento da Espada Samurai.
Vir para outra cidade, treinar, superar e agradecer.
A Acolhida do grupo nos fortalece e encoraja a superar as adversidades,
assim passamos por mais um Gashuku!

Tags: Egan2016_Ago,
comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konbanwa a Todos, Yoroshiku Onegai Shimassu. Shitsurei Shimassu.
Gostei muito deste vídeo. O depoimento do Colega, da América Hispânica, me rememorou muito, o meu início no Niten. Senti novamente, através desse belíssimo vídeo, e da generosa narrativa do (Continua)


Coordenação


Helano
Fonteles

Geólogo


Éder
Neves

Administrador


Thais
Avelar

Arquiteta


Programação

  • 6 maio - Sábado

    15°TBIK Torneio Individual de Kobudô

    Em São Paulo - APCD




Graduados Ceará

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Ceará
(085) 99118-4258
(085) 99931-4127
fortaleza@niten.org.br