Mural - Instituto Niten Juiz de Fora Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural Niten Juiz de Fora


Crucial no Dia-a-dia

por IvanSantos - 03-nov-2016

Após um ano de intercâmbio no Japão, estudando física em Universidade de Nagoya, o aluno Vasconcellos do Niten JF retorna para treinar com os colegas e divide um pouco de sua experiência:

"Nesse um ano em que estive no Japão, pude vivenciar muito da cultura japonesa e vivenciar muitos momentos indescritíveis, e em todos eles o Niten estava presente. De fato, muito do que aprendi no Japão, e muitas das experiências que vivi por lá são todas graças ao Niten, aos ensinamentos do Sensei, e da ótima energia que recebi de todos da família Niten.
    Todos os aspectos do que aprendemos nos treinos eram parte constante, e crucial do dia-a-dia. O omoiyari (sentimento de compaixão) estava sempre presente, o se preocupar e fazer pelo outro, sem pedir algo em troca. A cada movimento, a cada afazer, a preocupação com o sentimento, e o respeito para com as pessoas ao redor, o fazer o melhor para a convivência em sociedade. O respeito para com o próximo, os cumprimentos, o sumimasen, o shitsurei shimasu, o gomennasai, o arigatou gozaimasu, sem dúvida as palavras mais utilizadas no vocabulário nipônico. Mas não palavras vazias, mais cheias de um profundo sentimento, de energia, os kiais do cotidiano.
   
    Neste último final de semana pude, enfim, reencontrar com meus irmãos de espada e compartilhar novamente da ótima energia com todos. Fiquei muito contente com o crescimento e o fortalecimento de todos no Caminho, e em conhecer os novos companheiros no Caminho. Poder novamente estar com a família Niten, poder pegar em armas e compartilhar da mesma energia de todos foi incomparável. Doumo arigatou gozaimashita mina sama!
    Sou muito grato ao Sensei Jorge Kishikawa por todos os ensinamentos no Caminho, sem os quais eu não teria tido as oportunidades, e as experiências que tive nesta batalha. E ainda a todos da família Niten pela energia e por todo o apoio que recebi, e ainda recebo de todos. Makoto ni arigatou gozaimasu!

Makoto ni arigatou gozaimashita Sensei!
Makoto ni arigatou gozaimashita ao Senpais e aos irmãos de espada!

Shitsurei itashimashita!"
-  Vasconcellos



Vasconcellos presenteia o dojo com um Mamori:

"Tive bastante contato com o xintoísmo e com o budismo, podendo visitar vários templos por todo o Japão. Locais sagrados, em que uma força maior se faz sentir no ar, locais em que o respeito e a gratidão são as palavras mais fortes. Com esses sentimentos em mente, quis trazer como um orei e como proteção para o dojo um mamori(守り). Chamado sachihoko(幸鉾), literalmente alabarda da felicidade, representa uma réplica de uma alabarda divina, guardada no templo da deusa Sol Amaterasu Oomikami-Sama(天照大御神様), usada para proteger o local de más intenções e de energias negativas. Espero que possa trazer um pouco da energia que senti para nosso dojo e possa protegê-lo nestes tempos conturbados."

Treino na Praça - Intenso Aprendizado

por IvanSantos - 23-out-2016



"Uma experiência bastante diferente para tornar o momento uma fonte mais intensa de aprendizado.
(..) Reconhecer as dificuldades próprias e dos colegas nos torna mais compassivos, enquanto integrados a um ambiente natural e social aprofunda o sentido mais necessário e belo de sermos livres para tentar desvelar estes segredos subjacentes no caminho.
Arigato gozaimashita!"
- DURVAL



"... no decorrer do treino tivemos obstáculos novos, pois o terreno não era o piso reto do Dojo, mas o solo, com grama, raízes e irregularidades, o que nos forçava a afiar ainda mais o espírito e aumentar o Kiai. A energia em volta foi muito boa também, o contato com a natureza e com os animais em volta, dava um incentivo a mais no coração, motivando ainda mais o nosso Ki. (...)Arigatô gozaimasu pela energia maravilhosa que levo comigo quando termino cada treino e que me direciona no dia-a-dia.
Arigato gozaimasu!"
- PIRES


comentários   1 de 1

Fernanda - JUIZ DE FORAKonbanwa,
Shitsurei Shimasu.

Omedetou Gozaimassu a todos que participaram do treino! Nossa sinergia e integração ficou clara com os depoimentos. Todos tem alguma coisa em comum sobre os desafios e oportunidades do contato com a natureza. Este treino f (Continua)

Treino na Praça - Sem distrações

por IvanSantos - 23-out-2016

No último sábado, 22 de outubro, realizamos um treino fora do nosso dojô. Em meio a árvores altas, ao som dos pássaros e do vento, treinamos intensamente nosso espírito à luz do verdadeiro caminho.



"...foi particularmente interessante treinar Niten Ichi Ryu. Estarmos cercados pelas árvores realmente dá uma sensação de estarmos conectados com a natureza através da espada.
Tudo isso nos mostra facilmente o diferencial do Niten.
Arigatou gozaimashitá!
"
- Almeida



"...experimentar o verdadeiro sentido do suiashi com os pés na terra e soltar o kiai além das paredes do dojo me fez sentir o espírito do guerreiro em combate de forma mais intensa.(...)Em um primeiro momento pensei que estar em um local público e aberto poderia trazer distrações e me tirar a atenção. Pelo contrário, senti que estava atenta às correções.
Arigatô Gozaimashitá!
"
- Fernanda


15º Torneio Brasileiro por Equipes

por Niten - 10-out-2016





O Nosso Torneio por equipes será em São paulo!
 
Dia 22 de Outubro, Sábado - a partir das 9hs
Na APCD - Unid. Santana
(Próximo ao terminal Rodoviário Tietê)
Mais informações no Calendário


 

Tags: Torneio,

Aprender a escutar

por Niten - 04-out-2016



No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar. 
O mover das espadas 
O falar do mestre e 
escutar a si mesmo. 
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência
 
 
"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória de Rodrigo Leite​

3º TRK JF - RESULTADOS

por IvanSantos - 16-ago-2016



KENJUTSU SEM BOGU


1. Zimerer
2. Samel
3. Pires

KENJUTSU 0 KYU

1. Andrade
2. Fernanda

KENJUTSU 7 KYU

1. Andrade
2. Nogueira
3. Durval

KENJUTSU 6 KYU

1. Alfredo
2. Calzolari
3. Andrade

KENJUTSU FEMININO

1. Adriana
2. Fernanda

IAIJUTSU 0 KYU

1. Fernanda
2. Cannon
3. Samel

IAIJUTSU 7 KYU

1. Durval
2. Pires
3. Fernanda

IAIJUTSU 6 KYU

1. Durval
2. Calzolari
3. Zimerer

comentários   1 de 1

Figueiredo - Juiz de ForaOmedetou gozaimassu minna-san! Está nítido nos relatos e fotos o quão fantástico foi o TRK, um excelente começo dos treinos aos sabados. Fico triste por não poder ter ido, porém nesse próximo treino estarei ai para tentar pegar o resto dessa energia do TR (Continua)

3º TRK JF - Um grande presente

por IvanSantos - 16-ago-2016

Realmente a avaliação do TRK é de ter sido muito bem sucedido, okage sama deshita.
O torneio sobretudo nos sinaliza no caminho quais os próximos passos a seguir, com base nos erros cometidos dentro e fora da competição em si. Coletivamente, é hora de canalizar esta energia para fazer desta nova fase uma oportunidade de superação.
Ótima oportunidade. Um grande presente.
Domo arigato gozaimashita.
Sayounara.

Durval



Foi ótimo participar de mais um TRK! Para nós, que treinávamos na Segunda à noite, foi fácil acostumar com o horário de Sábado de manhã. Todos aproveitaram o momento para soltar toda sua energia e dar o máximo de si!
Foi um dia especial para estar junto com os colegas e visitantes, além de confraternizar e conhecer mais de cada um!
O TRK do Sábado foi marcado com a confirmação do bom desempenho dos alunos mais novos, devido à boa energia e dedicação destes.
Que mais torneios realizados com tanto entusiasmo quanto esse estejam por vir!
Domo arigato gozaimashitá!
Sayounara,

Calzolari


3º TRK JF - Erro e oportunidade

por IvanSantos - 16-ago-2016

Essa foi a minha primeira participação em um torneio de Kobudô. Eu não gosto de competir e demorei a confirmar a minha inscrição, mas é preciso ser por à prova, principalmente em situações desconfortáveis, sobretudo porque na maioria das vezes, não podemos escolher entre enfrenta-las ou não.
Ainda fico um tanto nervoso ao colocar o bogu, e naquela manhã de sábado, na presença de uma plateia, essa sensação foi ampliada. Já tinha começado o dia com alguns erros e no dojo, cometi um incidente com a câmera de uma colega minutos antes da minha disputa, o que me deixou bastante perturbado.



Bom, nessa hora pude perceber o meu progresso, já que em vez de me abalar e desistir, eu decidi usar o meu erro como oportunidade. Como eu estava acumulando várias pequenas falhas, decidi compensa-las na minha batalha. Não conseguia torcer direito, fiquei focado e concentrado para fazer o meu melhor. Não estava lutando só contra o meu adversário, eu também me enfrentava. Com o objetivo único de sair vivo, tentava me manter firme e calmo, e como resultado, consegui três medalhas.
Ao final das disputas, me desculpei pelo incidente e também agradeci muito a minha colega, que para a minha sorte, não sofreu nenhum prejuízo, já que ela é precavida e sempre faz back-up dos seus cartões de memória.  Encerramos as atividades com muita pizza e cerveja, e eu não poderia estar mais satisfeito. Agradeço a todos os colegas do Dojo Juiz de Fora e espero que possamos trilhar um bom caminho.
Arigatou Gozaimashita,

Andrade.



3º Torneio Regional de Kobudô - Juiz de Fora

por IvanSantos - 09-ago-2016

No dia 6 de agosto de 2016, foi realizado o TRK de Juiz de Fora.

Em meio a uma fase de mudanças, novos desafios e batalhas serão encarados com fúria e alegria, assim como foi demonstrado pelos guerreiros no evento. Após boas lutas, nos divertimos junto a amigos e parentes, para celebrar o convívio no caminho e a espada que dá a vida!



Para mim foi um momento de recomeço ainda mais simbólico que o ano novo, novo semestre, novas missões, novas metas... O torneio veio no momento exato para elevar as energias e a disposição para as novas batalhas!
Estava com uma expectativa muito grande para o nosso primeiro treino de sábado e Okagesamadê tudo correu acima do esperado. Tive uma missão de última hora e fiquei muito feliz de ter sido capaz de cumprí-la a contento com a ajuda do Zimerer.
Confesso que no desenrolar das competições tive momentos em que meu espírito se desconcentrou, e certamente foi esse o motivo das minhas derrotas. O que também não é problema, pois me deu mais consciência de qual inimigo devo combater com insistência e perseverança.
Foi não só uma manhã muito divertida mas também de muito aprendizado. Tenho certeza que temos um caminho ainda mais brilhante pela frente!

Nogueira



Posso dividir em três momentos o torneio, o primeiro foi todo ansiedade, nervosismo, euforia. O segundo foi meio que frustação pessoal, por não ter conseguido mostrar meu melhor no torneio, acho que fui muito mal nas execuções dos katas, não no sentido de ganhar ou perder, mas no sentido de conseguir dar meu melhor. E o terceiro momento foi a felicidade por ver a unidade de Juiz de Fora muito mais forte, o crescimento dos meus companheiros no caminho e a união de todos da unidade com seus familiares.
Despertou em mim uma vontade de melhorar cada vez mais, renovando minha motivação e energia para continuar no caminho.

Diego



O TRK é uma grande ocasião para todos. É um momento precioso, oportunidade para reforçar nossos laços de amizade com os companheiros da unidade, testar nossos limites e obter o máximo de cada um.
Os anos vão passando, e a cada TRK os sentimento são intensos e mais profundos, mas sempre com um sabor de novidade, pois também vamos mudando e amadurecendo como pessoas e tecnicamente, vivendo novas experiências compartilhando com nossos irmãos de batalhas o caminhos da espada.
Observamos a evolução constante das pessoas no treino, sua coragem, seu espírito de luta. Fato de grande relevância e que agradecemos a cada um pela grande honra e oportunidade de compartilhar estes momentos.

Alfredo de Paula

comentários   1 de 1

Nogueira - Juiz de ForaArigatou gozaimazu, Minasan! Pelos ótimos combates e ótima convivência! Unidade Juiz de Fora a passos largos para frente! (Continua)

Coragem - Palavras de um Gashuku

por Vídeos - 26-jul-2016



Tags: Gashuku, Egan2016_Ago,


Tag  todos        Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Juiz de Fora
    (011) 94294-8956
    juizdefora@niten.org.br