Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Bonenkai 2013 - Unidade Savassi

por Fonseca - 26-dez-2013



Mina-san!

No dia 14/12/2013 tivemos o nosso tradicional Bonenkai da Unidade Savassi. Além do treino especial na parte da manhã em que todos puderam lutar um pouco com os colegas mais antigos, nos reunimos na parte da tarde para um divertido birudo. Muitas pizzas, muitas bebidas, muitos doces e muita alegria, tudo de forma a aprofundar nossa convivência e colocando em prática os katas do bushido e os ensinamentos do Sensei!

Ganbate Niten BH!!!!
Que o ano do Cavalo, em 2014, seja muitas conquistas!
Arigato gozaimashita!

Fonseca


(...)


Continua (post completo)

Oficinas de Kir Jovem no CLIC

por Fonseca - 26-dez-2013

Nos meses de outubro e novembro o coordenador Bernado do Kir-Jovem de Bh,  realizou  com a aluna Nathalya encontros semanais com crianças da escola  Clic-Centro Lúdico de Interação e Cultura. 



O KIR Jovem e a energia que se forma na infância. Conhecendo uma nova geração que busca os benefícios da espada samurai.

Konichiwa Sensei e colegas do Niten, em setembro desse ano fui contatado por uma escola de BH chamada Clic, Centro Lúdico de Interação e Cultura. O Clic tem um proposta de educação bem diferenciada, e entre as atividades que realizam incluem oficinas ( de música, desenho, e várias outras) para os alunos que permanecem na parte da tarde na escola. As educadoras de uma das turmas procuravam alguém para realizar uma oficina sobre artes marciais, de maneira a trabalhar as qualidades que a prática trazem para o cotidiano.
Após enviar a proposta do projeto para ser aprovada, e receber o aval, convidei uma colega de treino, Nathalya, da Unidade Savassi, Belo Horizonte para me auxiliar no projeto.
(...)

Agradeço sinceramente pela oportunidade de participar dessa experiência como representante do Niten
Arigato Gozaimashitá

Bernardo, coordenador do KIR Jovem BH.






Continua (post completo)

Tags: KirJovem,

Apresentação no Col. Santo Antônio

por Drawin - 06-dez-2013



 Neste final de ano o Instituto Niten de Belo Horizonte teve a oportunidade de realizar uma apresentação para os alunos do ensino fundamental do Colégio Santo Antônio, um dos mais prestigiados da cidade! 
 Na apresentação, liderada pelo Coordenador Bernardo (KIR Jovem), foram executados estilos de Jojutsu, Iaijutsu e Kenjutsu com uma energia vibrante, típica da juventude. Com a participação das unidades Savassi e Pampulha, os alunos do Colégio Santo Antônio puderam vivenciar um pouco do caminho samurai, com muita alegria e energia que mostraram, inclusive, participando e aprendendo alguns golpes. Todos juntos com muito KIAI (grito de guerra) junto a nós!

 O Instituto Niten em BeloHorizonte agradeçe a administração do Colégio Santo Antônio e seu depertamento de educação física pelo convite. 


E que os jovens samurais continuem sempre a avançar! Arigatou Gozaimashita.












Aula Inaugural em Juiz de Fora

por Niten Juiz de Fora - 26-nov-2013

Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro,
tivemos a aula inaugural da nova unidade Juiz de Fora.
Com a visita de vários interessados,
fizemos treinos de Iaijutsu e Kenjutsu com muita energia!
Esperamos que esta unidade seja mais um ramo forte do nosso
Instituto Niten, e que cresçamos fortes.
Agradecemos a coordenação do espaço por nos acolher e
a presença de todos os que participaram deste marco para
nossa unidade e esperamos novos colegas!

Gambatê Unidade Niten Juiz de Fora!






(...)



Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Pinheiro - Rio de JaneiroGambatte para a unidade JF!
Assim que for possível, em algum futuro `Niten Tour`, irei fazer uma visita, afinal JF é bem próxima ao RJ! (Continua)

Bernardo - Belo HorizonteOmedetou Gozaimasu Ivan,
estamos muito orgulhosos desse passo importante que deu. Como disse o Senpai Drawin, enquanto unidade irmâ estamos mandando muitas energias positivas. Espero poder visitá-lo em breve e poder participar dessa energia boa que parec (Continua)

Drawin - Belo HorizonteOmedetou Gozaimasu Ivan,
BH como unidade irmã está mandando a melhor das energias aí para vocês, você tem tudo para ter sucesso.
Gambate Niten Juiz de Fora!
Que se frutifique mais um ramo da grande sakura do Niten! (Continua)

fonseca - Belo HorizonteOmdetou gozaimasu Ivan!
A sua caminha em JF com certeza será muito rica. Já é possível ver que vocês possuem um ótimo espaço e está plantada a semente da qual serão colhidos muitos frutos. O pessoal aí será guiado por um ótimo samurai!
Ganbate! (Continua)

Alunos de BH/Brazil/visitan Buenos Aires

por Joel - 01-nov-2013

26/sabado, tuvimos la visita de dos alumnos de Adeval de Belo Horizonte,
Fabio y Eva como auntenticos Samurais ,aprovecharon su Luna de Miel para
fortaleceren sus espiritus de combate junto a los Samurais Argentinos.




Los primeros entrenamientos fueran de Niten Ichi Ryu y iaijutsu
Senpai Paula invitó a mi para participar del entrenamiento de Iai
lo que hizo que mi corazón explotara de alegria al hacer parte
desta energia emanada daquelle grand batallon.





Konbawá, Sensei!

Gostaria de lhe contar sobre a visita minha e do Fabio ao dojo de Recoleta, em Buenos Aires. Depois de quase um ano sem treinar por motivos que o próprio Sensei nos ensina que não justificam, durante a nossa lua de mel, mesmo sem termos levado nossos equipamentos, sentimos uma imensa vontade de voltar a treinar e fomos passar uma maravilhosa tarde de sábado com o Senpai Joel. Quando chegamos ao dojo, ficamos surpresos com a quantidade de alunos graduados que tem na unidade. E não parou por aí.

Assim que os alunos foram chegando, todos se juntaram e limparam todo o dojo, sem uma única palavra de comando. Depois do dojo limpo, arrumaram seu equipamento e se prepararam para iniciar o seu treinamento. Senpai Joel deu o comando e estavam todos prontos, impecáveis, para o começo do treino. A concentração e determinação mostrada na postura foram de arrepiar. Estavam preparados para a batalha.

Os primeiros treinos foram de Niten Ichi-Ryu e Iaijutsu. Fui convidada pela Senpai Paula a participar do treino de Iaijutsu e meu coração se explodiu de alegria ao fazer parte da energia emanada daquele grande batalhão. Todos os movimentos executados buscando a perfeição; eu quase pude ver cada inimigo abatido pelos golpes estudados e precisos executados pelos guerreiros.

Depois de um treino de tanta concentração e até uma certa tensão pelo seu significado (no Iaijutsu, são estudados movimentos para abater o seu oponente com um único golpe), o senpai Joel chamou o seu exército para o combate, que respondeu com um Hai uníssono parecendo um trovão. Todos os alunos se reuniram para iniciar o Kenjutsu. Senpai Joel mostrava a técnica, ensinava como fazê-la e então todos treinavam com uma garra e um kiai impressionantes. E então, o shiai começou. Em nenhum momento, a energia caiu dentro do dojo ou a tensão do campo de batalha abandonou o corpo e a mente dos guerreiros, mas tudo isso era acompanhado com uma serenidade perceptível que contrastava e, ao mesmo tempo, equilibrava.

Ao final do treino, o batalhão samurai se reuniu para ouvir os ensinamentos do Sensei e para entender a filosofia samurai no chamado “Momentos de Ouro”. A curiosidade, a notável absorção do ensinamento e a vontade de continuar no caminho, transbordavam pelos olhos dos guerreiros que se levantaram e cantaram, a plenos pulmões, o hino do Niten. Após o treino, passamos momentos muito agradáveis e tão intensos quanto o treino com o senpai Joel, senpais e kohais da unidade, que ficaram para se confraternizarem conosco. Domo arigato gozaimashita, mina-san, pela receptividade e carinho que nos receberam. Sensei, ficamos encantados com a força dos ensinamentos do Sensei e no caminho trilhado reto por todos os seus alunos. Mesmo na Argentina, longe do Sensei e com maior dificuldade de estar na presença do Mestre, o treino é o mesmo, com a mesma garra, energia e determinação. Ficamos orgulhosos e agradecidos, Sensei, de ter um mestre que se preocupa não só em difundir a arte samurai, mas também com a maneira e o caminho corretos para fazê-lo. Domo arigato gozaimashita, Sensei, por se preocupar conosco!

Banzai!

Eva e Fabio – Niten BH






Tags: Relatos,
comentários   2 de 2

Ivan - Juiz de ForaMuito bom vê-los treinando na Argentina.
Espero poder treinar novamente com os dois em breve aqui em Juiz de Fora ou BH!
Gambate! e Felicidades ao casal! (Continua)

Omar Pereira Marques - NiteróiRealmente um exemplo para todos nós!
Shitsureishmassu!
Omedetou Gozaimassu aos irmãos Argentinos!
Sayounará!
Unidade Tijuca - RJ
Omar Pereira Marques (Continua)

Senpai Fugita em BH

por Drawin - 11-out-2013

No dia 28 de Setembro a Unidade de Belo Horizonte teve a honra de receber o Senpai Fugita para liderar um Gashuku.

 Nosso tradicional treino de sábado se estendeu durante toda a tarde em um treinamento intensivo com um dos Senpais mais antigos e atualmente mais próximos do Sensei. Pudemos treinar todas as modalidades e armas que o Instituto Niten nos permite treinar e ter contato diretamente com o Kobudo, vivendo na pele o legado marcial japonês, já raro no mundo.
 Senpai Fugita trouxe renovação de técnica e de energia para nossa unidade e juntos provamos que, no Niten podemos crescer muito se tivermos perseverança no caminho.

 Os alunos e Coordenadores de BH agradecem ao Senpai Fugita pela viagem e ao Sensei por ter proporcionado a nós esta oportunidade.

Domo Arigatou Gozaimashita!


Kenjutsu combate; energia e golpes certeiros... 

(...)



Iaijutsu; explosão e serenidade ao sacar a espada...

Jojutsu; versatilidade imbatível...

Jitte; a força de dez homens...

...e para finalizar não poderia deixar de ter um ótimo birudo num exelente restaurante indiano.



Continua (post completo)

Tags: Gashuku,
comentários   2 de 2

Tonon - Belo HorizonteFoi uma grande honra receber o Senpai Fugita em nossa unidade. Além da incrível habilidade técnica, é notável seu imenso ki.
No keiko, para demonstrações de tecnicas, que tive a honra e oportunidade de lutar com o Senpai Fugita, pude sentir como tal comb (Continua)

Davi - DivinopolisDia memoravel, realmente um dia especial na compnahia de guerreiros especiais, muito kiai, muita energia, muita técnica, e tudo feito com muito amor! Realmente uma grande honra! Senpai Fugita é uma pessoa iluminada, muita tecnica e muita humildade! (Continua)

20 Anos do Niten

por Drawin - 26-ago-2013


 O mês de agosto foi muito enriquecedor para os samurais mineiros. Tivemos a chance de participar de um grande evento, que marcou nossas vidas, a comemoração dos 20 anos de Instituto Cultural Niten!
 A comitiva de Minas Gerais, que levava representantes de Belo Horizonte (unidades Savassi e Pampulha) e Juíz de Fora pode vivenciar pura e intensamente o que há de melhor na cultura japonesa e do bushido. As espadas dos samurais das montanhas ficaram bem mais afiadas com a participação em São Paulo nos dias 16, 17 e 18 que se fez por treinamentos, palestras e shiais (disputas arbitradas) inesquecíveis. No dia 24, sábado, uma semana após o evento, os alunos da comitiva partilharam as energias e exepriências deste evento memorável com seus companheiros que não puderam ir.

 Presenciar a construção e evolução do Niten feita pelo Sensei e por todos nós trouxe uma chama de vida que nunca se apagará!

Arigatou Gozaimashita Sensei!
Arigatou Gozaimashita Niten!
Minas agradece, Gambate Kudasai! 


Parte da comitiva junto do Bokuto que pertenceu à Musashi Sensei, uma grande honra.

E a comemoração continuou em BH, num treino diferenciado e com muita energia!

comentários   1 de 1

Vilela - BhOmedetou gozaimassu ao Sensei e a todos que contribuíram para a ascensão do instituto Niten! Domo arigato gozaimashitá por ter a oportunidade de fazer parte da mesma Sakura! Gambate kudasai Niten minas! (Continua)

Apresentação na E.E. Sarah Kubitschek Itamarati

por Fonseca - 25-jul-2013

O Instituto Cultural Niten foi convidado pela E.E. Sarah Kubitschek Itamarati a fazer apresentações para os alunos dos turnos da manhã e da tarde no dia 15/07 como parte do encerramento semestral da escola. As crianças tinham idades entre 6 e 10 anos.

 
Foi uma linda manhã ensolarada quando o Coordenador Sanzio juntamente com alunos das unidades Savassi e Pampulha chegaram na escola e foram muito bem recepcionados pelo corpo docente e pelos olhares curiosos das crianças.
 
Terminado os preparativos, as turmas foram chamadas para o pátio onde presenciaram os ritos iniciais de narabê e mokuso. Eles escutaram atentamente um pouco sobre a história do Niten, sobre o Japão antigo e os samurais. 
 
Jojutsu foi a primeira modalidade. Alguns katas executados demonstraram porque o Jo é considerado a "arma da paz". Logo em seguida, o jitte também foi apresentado.

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030676.jpg
 
Iaijutsu contou com sequencias de suio, niten e kumiai. A iaito junto com os kiais causaram um espanto nas crianças.
 
https://niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030476.jpg

A medida que a apresentação ia prosseguindo, informações específicas sobre os estilos praticados iam sendo passadas.
 
Por último, o Kenjutsu encerrou com chave de ouro. Começou com o básico do Niten Ichi Ryu e o dinamismo do Dai Ichi Kihon. Foi passado para todos verem os golpes básicos para que pudessem entender as lutas. Tivemos diversos tipos de combates para o maior conhecimento dos alunos com itto, nito, kodachi e naginata.

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030628.jpg
 
Para uma maior interação com o público, depois de encerradas as lutas, algumas crianças foram chamadas para fazer parte e bater alguns golpes nos alunos de bogu (armadura).

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030710.jpg

Após a apresentação da tarde, finalizamos nossa participação na escola com uma energia e espírito renovado desse contato tão especial.

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030665.jpg

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/img_4911.jpg

Domo arigato gozaimashita a todos.
 
Sanzio - Unidade Pampulha

Seguem alguns desenhos confeccionados pelas crianças com base no que viram e aprenderam:

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/desenho.02.jpg


https://niten.org.br/uploads/blog/2975/desenho06.jpg


Mais fotos no Gallery

Tags: Apresentacao, KirJovem,
comentários   1 de 1

Fátima Yoshida - Belo HorizonteA direção da e Equipe Pedagógica da Escola Estadual Sarah Kubitschek Itamarati agradece a apresentação do grupo do Instituto Niten.

Nosso alunos amaram!!!

Anexo alguns desenhos de alunos sobre o que viram e o que sentiram.

Esper (Continua)

GASHUKU DE MANAUS

por Madeira - 28-mai-2013

Nos dias 18 e 19 de Maio tivemos a grande honra de receber o Drawin, coordenador da unidade Belo Horizonte para ministrar o primeiro Gashuku de Manaus. 

Foram dias que ficarão para a história da unidade e no coração e mente dos alunos. Foram dia de muito aprendizado e convivência com um Senpai muito dedicado no Caminho. Nem mesmo o forte calor de Manaus nos impediu de nos fortalecer, pelo contrário nos tornou ainda mais fortes!
Drawin passou a nós muitas novidades como Naginata, Jitte e Tessen, além de alguns conhecidos nossos o Jo e Kussarigama, mesmo assim sempre com um toque de novidade! Além de fazer uma preciosa revisão técnica no Kenjutsu, tanto nos kihons como combate.
Os alunos tiveram contato mais aprofundado com o Bushido e se sentiram renovados e inspirados a crescerem ainda mais no Caminho. Uma lição para a vida!


Jamais esqueceremos!


Confira as fotos abaixo!

  

 


 

  

  

  




Arigatou gozaimashita Niten!
Arigatou gozaimashita Senpai Drawin!

Sayounara!

Thiago Madeira
Unidade Manaus

Tags: Gashuku,
comentários   1 de 1

Gizelly - ManausO 1º Gashuku em Manaus foi super! Estava com muitas expectativas sobre os conhecimentos que senpai Drawin iria nos ensinar e definitivamente achei que ele as superou. Foi um final de semana intenso e gratificante, pois conheci novas técnicas, novas armas (Continua)

TRKS TORNEIOS REGIONAIS 2013

por - 07-mai-2013


(...)




Continua (post completo)



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belo Horizonte
    (011) 94294-8956
    minas@niten.org.br