Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Kendo-Kenjutsu, Gashuku de Final de Ano 2016

kakejiku Dojo BH

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
NITEN - Belo Horizonte
2019 treinos retomados!
SAVASSI
CLUBE RECREATIVO MINEIRO
R. Grão Mogol, 197 - Sion
Google Maps
QUARTAS
20h00 KENDO-KENJUTSU
SÁBADOS
9h00 IAIJUTSU
10h00 JOJUTSU
10h45 KENDO-KENJUTSU

Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenadores: Matheus Drawin, Bernardo Ferreira e Gabriella Garcia
Telefone: (031) 99778-9608
(031) 99868-2639

Whatsapp:(011) 99734-6497
bh@niten.org.br
www.niten.org.br/minas

+Informações

Matrícula:

160 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

325 reais, livre o treino todos os dias.
Acréscimo para 2ª e 3ª modalidade: +160 reais

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2018:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e qualquer um dos horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Crianças a partir dos 12 anos podem participar normalmente dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou mais das 3 modalidades: KENDO-KENJUTSU, IAIJUTSU e JOJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A arte da espada samurai continua viva e pode ser praticada ainda hoje, com o máximo de aproximação às experiências pelas quais esses guerreiros viveram há séculos. São centenas de posturas e técnicas de luta, que são praticadas durante os treinos com o uso de equipamentos apropriados para proteção e segurança.
O Hyoho Niten Ichi Ryu, um dos estilos treinados no Kenjutsu, famoso por suas técnicas com duas espadas, é o legado vivo das técnicas, estratégias e filosofia de Miyamoto Musashi. A prática do estilo é indispensável para aqueles que buscam compreender os pensamentos de um dos Samurais mais conhecidos da História, Miyamoto Musashi Sensei.

Iaijutsu:

É a Arte de desembainhar a espada samurai de forma eficiente, permitindo técnicas de ataque, defesa ou contra-golpe. É praticado contra um oponente imaginário e exige profunda presença de espírito, alcançada através de muita concentração, serenidade e controle da respiração.

Jojutsu:

No Jojutsu utiliza-se o Jo (bastão de madeira com 1,28m de comprimento) para vencer um oponente com espada, sem derramamento desnecessário de sangue. São treinadas técnicas de desarmamento e rendição do oponente, através de movimentos precisos, suaves e rápidos.
YOKOSO! BEM-VINDO à
UNIDADE BELO HORIZONTE
do INSTITUTO CULTURAL NITEN.


A Unidade de Belo Horizonte foi fundada em 2001 e desde então treinamos regularmente as artes Samurais do:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
Em Belo Horizonte há também o curso especial de:
- KATORI SHINTO RYU, a tradição guerreira do Katori Jinguu, berço das Artes Marciais japonesas.(+info)
As técnicas e ensinamentos são transmitidas pelo SENSEI JORGE KISHIKAWA aos alunos.
Atualmente o Sensei é representado em Belo Horizonte por seus coordenadores:
Senpai Matheus Drawin e Senpai Bernardo Ferreira

Visitem nosso Dojo e conhecam as tradições para se tornar um Samurai moderno!


+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

Instituto Niten 2018

por Niten - 30-dez-2018




comentários   2 de 2

Thomas - VitoriaShitsurei Shimasu,

PRA CIMAA.
(Continua)

Formentini - VitóriaShitsurei shimasu,

Estive presente no Torneio, e pude sentir pessoalmente a energia e a força das palavras do Sensei. Enquanto ouvia o discurso eu pensava. `Que responsabilidade estar aqui, mas também que alegria!`.

Sou um homem agraciado por poder (Continua)

Niten JF 2018, 5 anos de vida.

por IvanSantos - 21-dez-2018

O ano de 2018 marca o quinto ano da unidade de Juiz de Fora. Um ano cheio de batalhas e desafios, que se apresentou para não só coroar os samurais da unidade com muito aprendizado, mas também com muita alegria e companheirismo. Além das mudanças e progresso dos alunos e da unidade JF, vimos o primeiro mundial de kenjutsu, os 25 nos do Instituto Niten e a implantação dos treinos de Jojutsu.


(Treino de Jojutsu no Parque aos Domingos)

"Todos os anos que passam em nossas vidas são especiais e acrescentam algo em nossa história. Alguns deles possuem marcos que causam ainda mais impacto e ficam guardados em nossas memórias. O ano de 2018 foi assim. Os treinos mudaram muito minha forma de agir em relação aos outros, minha forma de pensar e de encarar os desafios." - Calzolari


(Apresentação Iaijutsu, Hapyokay 2018)

"2018 foi um ano extremamente pedagógico para mim. Longe de ser o mais tranquilo, ou o mais feliz, foi na verdade um ano de guerra constante. Contra meus oponentes e contra mim mesmo também. (...) foi um aprendizado sem tamanho conseguir convencer-me de que há momentos em que é necessário se posicionar, seja para cumprir uma missão, seja para proteger alguém indefeso, seja para garantir a própria harmonia que tanto prezo. E isso só foi possível graças às lições que aprendi treinando no Niten." - Nogueira


(Apresentação de Kenjutsu, Hapyokay 2018)

"Terminamos o ano com muitas vitórias, com 3 dias de treinos semanais, e o jojutsu, o qual tanto buscávamos! Os sobreviventes da tempestade estão mais fortes, mais firmes no Caminho, e os iniciantes com boa energia e com sede dos ensinamentos. Mas o mais importante de tudo, como o Sensei sempre nos ensina, e como podia ser visto no sorriso no rosto de cada um em nosso bonenkai, todos felizes!" - Vasconcellos




Jojutsu aos Domingos

por IvanSantos - 10-dez-2018



Com o objetivo de promover a saúde e qualidade de vida dos praticantes, através de uma atividade centenária, a Unidade Niten Juiz de Fora inicia os treinos de Jojutsu aos domingos. A modalidade exercita o corpo e a mente, trazendo equilíbrio, foco e energia.

O Treinamento desenvolve o espírito de combate, aguça a percepção, melhora a coordenação motora e a qualidade de vida.
Cada praticante pode imprimir seu próprio ritmo à prática, colhendo melhorias físicas e autoconhecimento espiritual.

O Jojutsu surgiu como uma alternativa para os Samurais vencerem oponentes com espadas e outras armas sem precisar matá-los. Hoje, o Jojutsu, a arte de lutar com o Jô é praticada amplamente, trazendo saúde, boa forma e a disposição de um guerreiro para pessoas de todas as idades.

Interessados podem comparecer à Praça Cívica da UFJF, preferencialmente utilizando calça de moleton e camiseta, nos domingos às 9hrs da manhã, e realizar aula experimental.



(Alunos e interessados no primeiro treino de Jojutsu no domingo, 9 de dezembro)

"Todos estavam animados e com muita energia e kiai, nesse primeiro treino de Jo no parque. Nosso desafio é manter essa energia!" - Nogueira.

Mundial - Privilégio

por Tosetti - 31-out-2018



Konbanwá Sensei!

Shitsureishimassu,

Escrevo este relato para contar um pouco sobre minha experiênica no Mundial de Kenjutsu.

Desde o momento em que cheguei percebi que nunca havia sentido tanta energia, tanta força em apenas um lugar.
Durante o evento algo que foi novo para mim foi o treino de Katori. O que foi incrível. Ter o privilégio de poder treinar um estilo tão antigo foi algo que me deixou extremamente feliz.

Sobre a comemoração dos vinte e cinco anos do Instituto Niten, ter participado deste acontecimento tão importante foi muito bom.

Estar lá, ver tantos guerreiros determinados e com tanto kiai foi uma ótima experiência. Aprendi muito.

Arigato gozaimashitá!

Tosetti, Juiz de Fora.


Tags: Mundial,

Mundial - Coragem

por Nogueira - 31-out-2018



Konnichiwa,

Shitsurei shimasu.

Retornei hoje do mundial e a minha experiência foi tão positiva que permanece um gostinho de quero mais.

Acredito que, com a participação em um torneio dessas proporções, pude finalmente compreender como a virtude da coragem pode nos levar onde normalmente não acreditaríamos poder chegar.

(...)




Continua (post completo)

Tags: Mundial,

1º MUNDIAL KENJUTSU - RESULTADOS

por MundialKenjutsu - 27-out-2018




Resultados do 1º MUNDIAL KENJUTSU realizado nos dias 20 e 21 Outubro de 2018 em São Paulo com participação de delegações de:
Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.





(...)



Kenjutsu Categoria Máxima - Masculino
Alexandre Vaz (3º, RJ), Gilberto Vieira (1º, SP) e Ronaldo Costa (2º, RJ)



Kenjutsu Categoria Máxima - Feminino
Melissa (Fighting Spirit Feminino) recebendo premiação de 3º lugar em nome de Saieva (3º, ARG), Ana Lúcia (2º, SP) e Daiana recebendo premiaçao de 1º lugar em nome de Paula (1º, ARG)



Thomas Spanos (USA, Denver) recebendo prêmio Fighting Spirit Masculino






Continua (post completo)

Tags: Mundial,
comentários   1 de 1

CRISTIANE BARBOSA GOMES - Campo GrandeOmedetou Gozaimassu!!! Somos todos vencedores, pois no NITEN somos um único Clan, uma única família. Muito bem representada por todos os participantes, todos os veteranos e todos os iniciantes, durante este mundial. Sinto profundo e verdadeiro orgulho por (Continua)

Minas no 1º Mundial de Kenjutsu

por Bernardo-MG - 26-out-2018

http://www.niten.org.br/uploads/blog/6899/whatsapp_image_2018-10-23_at_20.10.244.jpeg

No final de semana do dia 20 e 21 de outubro os alunos de todo o Niten se encontraram na capital de São Paulo para o 1º Mundial de Kenjustsu com o espírito pronto para o combate e também para a grande celebração dos 25 anos de nossa escola. Com o objetivo de vivenciar esse momento os samurais mineiros das unidades Belo Horizonte e Juiz de Fora se dirigiram para o dojo da unidade Santana, na APCD.



http://www.niten.org.br/uploads/blog/6899/dsc_0002.jpg

"Ao chegar na APCD veio a primeira surpresa positiva, pela beleza do dojo, e uma sensação de grandeza que preenchia quem entrava ali" Bernardo, coordenador de BH
 

Foram dois dias de muitos combates, superações, aprendizados e também de conhecer novos colegas e reencontrar velhas amizades, provas de que o Niten é sinônimo de unidade. Em palavras do Sensei Jorge Kishikawa, treinamos no Niten para sermos felizes, e para isso precisamos de duas coisas: disciplina e festa.
 

http://www.niten.org.br/uploads/blog/6899/whatsapp_image_2018-10-23_at_20.10.245.jpeg
 

"Desde o momento em que cheguei percebi que nunca havia sentido tanta energia, tanta força em apenas um lugar". Tosetti (JF)

 


 

http://www.niten.org.br/uploads/blog/6899/whatsapp_image_2018-10-23_at_20.10.251.jpeg

"...poder fazer parte dela foi uma honra e muito gratificante, por ter tido desafios inesperados que pude sobrepor com todo kiai que tinha e sair vitoriosa! Não somente por vitórias em lutas, mas por vitórias pessoais também." Gabriella, BH.




http://www.niten.org.br/uploads/blog/6899/whatsapp_image_2018-10-23_at_20.10.252.jpeg

"Toda a técnica mostrada nos combates deixou claro que o Sensei conseguiu fazer com que o Niten tenha crescido muito, principalmente em qualidade, nunca perdendo suas raízes. As apresentações tornaram ainda mais especial todo o evento. Pude conversar com os colegas de outros países e percebi que, apesar da distância, eram como pessoas próximas a mim, por toda simpatia e alegria que mostravam, características gerais de quem passa pelo Niten". Ivan, coordenador de JF

 

http://www.niten.org.br/uploads/blog/6899/whatsapp_image_2018-10-23_at_20.10.243.jpeg


"Foi sem dúvida uma grande festa! Cada luta! Cada torcida! Cada oportunidade de trocar ideias com os colegas sobre os golpes e as chances de cada um." Durval, JF

 

"...sobre o que mais marcou no Mundial Kenjutsu, e sem dúvida foi testemunhar as palavras do Sensei sobre os desafios e coragem ao decidir encarar seu sonho de construir o Niten, contra tudo e todos, acreditando na tradição. Tomei este momento para mim como um ensinamento, dos mais inestimáveis, onde sempre devemos seguir nossos ideais e sonhos se eles são verdadeiros." Gama, BH.




http://www.niten.org.br/uploads/blog/6899/whatsapp_image_2018-10-23_at_20.10.232.jpeg

"Cada vitória e cada derrota me ajudaram a entender que é possível avançar e superar desafios dentro e fora do dojo" Fernanda, JF

 



http://www.niten.org.br/uploads/blog/6899/oficial-mundial-2.jpg

"Após esses dois dias de intensas batalhas, tivemos a outra palavra que o Sensei sempre diz que é o que precisamos para sermos felizes, tivemos a FESTA! Todos muito felizes, brincando, sorrindo, comentando sobre alguma técnica ou algum momento particular de todo o evento, mostrando assim que todos os samurais do mundo, não importando se vieram do Brasil, da Argentina, Estados Unidos ou até Inglaterra, entre outros países, todos somos uma familia, todos somos samurais que treinam a espada para a vida, somos NITEN!" Luiz, BH.

Tags: Mundial,

Mundial - Banzai Niten

por Bernardo - 25-out-2018



Konbanwa Sensei,

agora com um pouco mais de calma consegui organizar minhas impressões sobre esse grande evento que foi o 1º Torneio Mundial de Kenjutsu e gostaria de compartilhar o que senti.

Sempre escutei que o Niten resgata vivências que os antigos tiveram e nos fornece nos dias atuais. Para além das técnicas centenárias e geniais, o Mundial permitiu prolongar esse aspecto, considerando a longa preparação:
Durante meses mobilizamos tropas, refinamos técnicas, planejamos nossas instalações para a batalha, reparamos nossas armaduras e afiamos nossas armas, montamos nossa caravana e partimos para esse grande confronto. Não havia como a energia de tantos meses não crescer de maneira explosiva, culminando em um fim de semana que não será esquecido.


(...)






Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Mundial - Sekigahara do século XXI

por Ivan - 25-out-2018

Ohayou Gozaimassu Sensei!

Shitsurei shimassu!

Que final de semana especial! Vimos o Instituto Niten completar um quarto de século, com tudo o que ele tem de melhor a oferecer.
Ver alunos e coordenadores de todo o mundo é algo extraordinário, mostra a solidez do trabalho do Sensei, mostra a força da tradição e o poder dos valores dos Samurais. O legado cultural transmitido pelo instituto ressuscita as técnicas centenárias do kenjutsu em combates empolgantes.
Vimos os melhores Samurais do planeta em ação. Muita técnica e energia somados a muito respeito, elegância, fúria e disciplina. Refletindo sobre a infinidade de chaves e combates fiquei relacionando o fim de semana como a "Sekigahara" do século XXI.

Pessoalmente, fui ao Mundial em clima de festa e fechamento de ano. O ano mais difícil da minha vida, que me fez crescer, me reinventar, buscar as fontes mais puras para meu ki, e confiar no treinamento de 8 anos ininterruptos.

(...)




Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Mundial - A Árvore do Mundial

por Cavalheiro - 25-out-2018



Konbanwa Youroshiku Onegaishimasu Sensei, Shitsureishimasu,

Fiquei devendo ao Sensei o significado por trás da árvore que dei de Orei.

Ano passado fiz meu primeiro shugyo e levei ao Sensei 1000 tsurus como Orei. Fiz pensando no desejo de Paz a todos do Niten, paz que conseguimos ao treinar, ao avançar no caminho e enfrentar os desafios do dia a dia. Foram 1000 tsurus para o desejo de realizar e multi coloridos porque somos nós, alunos, de múltiplas cores, múltiplas origens e mesmo assim únicos cada um.

Logo depois, eu pensei na ideia da árvore com folhagens de tsurus, e embora num primeiro momento fosse algo artístico, melhor apresentado, de um ano para cá ela foi fazendo sentido cada vez mais.

A árvore é uma ideia que foi plantada, uma semente que foi se desenvolvendo e que para sair da terra ela começou humildemente a crescer, e claro, teve que enfrentar fatores externos para se desenvolver forte e firme para se manter ao chão até ela se encher de vida através de suas flores. Mas essas flores não vierem da árvore e sim pousaram na árvore. E a cada tsuru que posou nesta árvore, mais cheia, volumosa e com vida ela ficou.

Os alunos do Niten são os tsurus da ideia, as flores que tornam a árvore uma árvore e, com base no discurso do Sensei, são as pessoas que tornaram o sonho em realidade.

Sensei pode conferir, os tsurus não são perfeitos, não são iguais, alguns estão aglomerados, outros alinhados, e isso é porque não somos perfeitos unicamente, mas juntos formamos algo tão belo que pode ser considerado perfeito.

E os frutos: o fruto dessa árvore é quando o tsuru voa dela e nesse momento a ideia vai com ele, crescendo mais outras árvores em novos lugares.

Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei e à Sensei por serem guerreiros de tornar o sonho em realidade e servir de exemplo a todos nós que compomos este sonho.

Shitsureishimasu,
Sayounara Arigatou Gozaimashita,
Cavalheiro - Unidade Porto Alegre-RS




Tags: Mundial,

Coordenação

Matheus
Drawin
Bernardo
Ferreira
Gabriella
Garcia

Calendário

  • 30 e 31 março - sáb e dom

    GASHUKU KEN, IAI e JO

    em SP, local a definir
Graduados Belo Horizonte

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Belo Horizonte
(031) 99778-9608
bh@niten.org.br