Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Kendo-Kenjutsu, Gashuku de Final de Ano 2016

kakejiku Dojo BH

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
NITEN - Belo Horizonte
SAVASSI
CLUBE RECREATIVO MINEIRO
R. Grão Mogol, 197 - Sion
Google Maps
QUARTAS
20h00 KENDO-KENJUTSU
SÁBADOS
9h00 IAIJUTSU
10h45 KENDO-KENJUTSU

PRAÇA DA
ASSEMBLÉIA
Praça Carlos Chagas, S/N
TREINOS ABERTOS DE JOJUTSU
Na área lateral direita da igreja. Anterior ao playground. Em caso de chuva não há treino. Para confirmação contacte pelo
WhatsApp:(031) 98444-9503
Google Maps
DOMINGOS MANHÃ
10h00 JOJUTSU NO PARQUE

Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenadores: Matheus Drawin, Bernardo Ferreira e Gabriella Garcia
Telefone: (031) 99778-9608
(031) 99868-2639

WhatsApp:(011) 99734-6497

bh@niten.org.br
www.niten.org.br/minas

+Informações

Matrícula:

200 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

Savassi: 350 reais, livre o treino todos os dias.
Praça da Assembléia: Os treinos no parque são gratuitos e abertos a não alunos.

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2019:

No pagamento da matrícula fique isento da primeira mensalidade e ganhe após 30 dias a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e qualquer um dos horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Crianças a partir dos 12 anos podem participar normalmente dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou mais das 3 modalidades: KENDO-KENJUTSU, IAIJUTSU e JOJUTSU. O acréscimo na Mensalidade para treinar uma 2ª Modalidade é de +30%

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A arte da espada samurai continua viva e pode ser praticada ainda hoje, com o máximo de aproximação às experiências pelas quais esses guerreiros viveram há séculos. São centenas de posturas e técnicas de luta, que são praticadas durante os treinos com o uso de equipamentos apropriados para proteção e segurança.
O Hyoho Niten Ichi Ryu, um dos estilos treinados no Kenjutsu, famoso por suas técnicas com duas espadas, é o legado vivo das técnicas, estratégias e filosofia de Miyamoto Musashi. A prática do estilo é indispensável para aqueles que buscam compreender os pensamentos de um dos Samurais mais conhecidos da História, Miyamoto Musashi Sensei.

Iaijutsu:

É a Arte de desembainhar a espada samurai de forma eficiente, permitindo técnicas de ataque, defesa ou contra-golpe. É praticado contra um oponente imaginário e exige profunda presença de espírito, alcançada através de muita concentração, serenidade e controle da respiração.

Jojutsu:

As técnicas do bastão de madeira contra a espada. O bastão está incorporado às técnicas dos samurais desde o século XVII, detalhes e precisão capazes de desarmar e render o adversário com a espada comprida.
O Treinamento desenvolve o espírito de combate, aguça a percepção, melhora a coordenação motora e a qualidade de vida. Cada praticante pode imprimir seu próprio ritmo à prática, colhendo melhorias físicas e autoconhecimento espiritual.
YOKOSO! BEM-VINDO à
UNIDADE BELO HORIZONTE
do INSTITUTO CULTURAL NITEN.


A Unidade de Belo Horizonte foi fundada em 2001 e desde então treinamos regularmente as artes Samurais do:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
Em Belo Horizonte há também o curso especial de:
- KATORI SHINTO RYU, a tradição guerreira do Katori Jinguu, berço das Artes Marciais japonesas.(+info)
As técnicas e ensinamentos são transmitidas pelo SENSEI JORGE KISHIKAWA aos alunos.
Atualmente o Sensei é representado em Belo Horizonte por seus coordenadores:
Senpai Matheus Drawin e Senpai Bernardo Ferreira

Visitem nosso Dojo e conhecam as tradições para se tornar um Samurai moderno!


+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

MOMENTOS DE OURO - Paciência

por Niten - 03-out-2019

Gashuku 18 anos Unidade BH

por Bernardo-MG - 03-set-2019

O mês de agosto desse ano teve um signifcado especial para os samurais mineiros: os 18 anos da unidade Belo Horizonte.



"o Niten para mim pessoalmente, é uma família. Família, essa é uma palavra com muito significado para mim...". Luiz



"....Compartilhar este momento presente com pessoas que também encontram na espada o caminho a seguir é algo especial, e isso fica evidente na alegria contagiante com que nos despedimos domingo, pois voltei para casa melhor do que saí. Por isso, domo Arigatou gozaimashita a Sensei e a todos que fazem parte desse caminho". Tolentino



"O destaque, desta vez, fica para o treino de Niten Ichi Ryu. Fazer, pela primeira vez, os 12 primeiros katas, Tachi Seiho, leva a algumas reflexões. ...

(...)





 Kampai! Banzai, Viva o NIten Belo Horizonte !




Continua (post completo)

Treino no parque da Serra do Rola-Moça.

por Bernardo-MG - 04-ago-2019



Miyamoto Musashi, chamado por nós do Instituto Niten de Musashi-sensei, samurai que superou 64 duelos nos ensinou que devemos triunfar nas condições mais variadas e adversas. 

No dia 27/07/2019 os alunos da unidade Belo Horizonte subiram a Serra do Rola-Moça para treinar. Enquanto o piso irregular e o Sol traziam novos desafios e aprendizados, a paisagem do parque recarregou a energia de todos ali presentes. Os únicos sons eram dos kiais enquanto treinávamos os Katas dos estilos antigos e o combate com bogu.

Ao final do dia era possível notar o efeito dos treinos em cada um, principalmente pelos sorrisos presentes em todos.



Alunos treinam os katas do Niten Ichi ryu, estilo criado por Musashi-sensei.











O Jojutsu, técnica samurai do bastão contra a espada também esteve presente.





O Iaijutsu, técnicas de sacar a espada em combate, permite treinar concentração ao estudar cada corte.





O treino de Iaijustu estimula a atenção aos arredores.











Bogu: equipamento de proteção.





No Kenjustu combate temos o uso de diversas armas: espada longa, duas espadas, espada curta e naginata.










As Origens do Kenjutsu

por - 01-ago-2019



Neste primeiro vídeo de uma série de quatro o Sensei Jorge Kishikawa fala sobre os ensinamentos do KENJUTSU passados de mestre a discípulos por gerações e gerações, conhecimento sacramentado nos Pergaminhos. O Kenjutsu a partir de sua Origem até os dias de Hoje

Tags: Egan2019_Ago,

Aproveitando ao máximo o Intensivo!

por Niten - 29-jul-2019



Os alunos Preston, Cerwinsk (ambos do Dojo Rio de Janeiro) e Giesta (Dojo Juiz de Fora) enfrentaram o frio e foram a São Paulo no Intensivo de Iaijutsu e Jojutsu em Santo André, e no dia seguinte, aproveitaram o treino de Domingo do Dojo Sumaré.

Os 3 samurais aproveitaram ao máximo o fim de semana, com treinos praticamente todo o dia de sábado, fechando o dia com uma confraternizações com seus irmãos de espadas. E não perdendo tempo, no domingo de manhã vieram ao Dojo Sumaré, onde tem treinos de todas as modalidades, e fecharam a viagem com bastante energia.

Ao final do treino de domingo, participaram do tradicional pastel da feira de Sumaré, junto com os anfitriões.




comentários   1 de 1

Preston - Rio de JaneiroDomo Arigatou por nos receber e pela aula!!! (Continua)

6º TRK JF - RESULTADOS

por Nogueira - 15-jul-2019

Resultados do Torneio Regional de Kobudô de Juiz de Fora, 2019:

CATEGORIA JOJUTSU 0KYU
1. Miranda
2. Flávia
3. Alferino
 
CATEGORIA IAIJUTSU 6KYU
1. Vasconcellos
2. Pires
 
CATEGORIA IAIJUTSU 5KYU
1. Nogueira
2. Durval
 
CATEGORIA KENJUTSU SEM BOGU
1. Pedra
2. Miranda
 
CATEGORIA KENJUTSU 0KYU   
1. Alferino
2. Giesta
 
CATEGORIA KENJUTSU 6KYU
1. Vasconcellos
2. Nogueira
3.  Alferino
 
CATEGORIA KENJUTSU 5KYU
1. Durval
2. Vasconcellos




 

Projeto Pioneiros - Vindo de Longe para Treinar

por Vinícius - 12-jul-2019


Alguns dos alunos mais antigos, experientes e graduados do Instituto Niten trilharam os primeiros anos do Caminho da Espada viajando regularmente vindos de outras regiões e estados.
Inspirados neles criamos o `Projeto Pioneiros´ para apoiar a todos que precisam viajar mais de 70km para vir treinar!




"Cheguei ao Instituto Niten pelo site, que é bem detalhado e contribuiu demais para a interação com a equipe. Também, registro o excelente atendimento feito por telefone. Há meses eu flertava com o Instituto, acompanhando a página de YouTube e demais redes sociais. Como moro em Porto Velho, Rondônia, fiz o cadastro como aluno pioneiro e pude aproveitar um feriado para estar em um treino em SP.


(...)




(...)



Continua (post completo)

Tags: Pioneiros, Egan2019_Ago,

Kangeiko Juiz de Fora 2019

por Vasconcellos - 22-jun-2019

Visando reforçar a mente e o espírito para encarar os dias frios de inverno com bastante energia, os alunos do dojo Juiz de Fora realizaram o treino de inverno na Praça Cívica da UFJF.
 

Começando o treino sob a luz serena da lua, aos poucos a manhã foi recepcionada com muito kiai e determinação! Em meio ao treino de katas, kihons e lutas, foi uma ótima oportunidade de treinar a introspecção, o espírito atento para perceber as nuances e a prontidão para encarar os desafios que nos cercavam.
 

É importante estar sempre disposto e com o espírito afiado para encarar os combates do dia-a-dia, buscando sempre manter a postura e a alegria perante as adversidades. Encaremos os desafios da vida com esta alegria e aprendizados!
 

 
Avante Niten JF!

Novo Dojo em Juiz de Fora

por Nogueira - 19-jun-2019

No espírito do aprimoramento contínuo, a Unidade Juiz de Fora agora realizará seus treinos na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF. A parceria representa um importante passo para o crescimento da Unidade, agora em seu sexto ano.
 
 

Realizamos a mudança com companheirismo e espírito de equipe, e em seguida fizemos um treino intenso para encher o novo dojo com a energia dos samurais de Juiz de Fora!
 
 


Convidamos toda a comunidade acadêmica da UFJF para participar de nossas atividades!
Que o novo dojo possa trazer crescimento e muito aprendizado à nossa Unidade.



 

TRK BH 2019

por Bernardo-MG - 18-jun-2019




No dia 15/06/2019 os Samurais do dojo BH se reuniram em mais um Torneio Regional de Kobudo. Tradição em terras mineiras, o evento é sempre uma oportunidade de inflamar o espírito de combate e transmitir a alegria presente nos sorrisos dos competidores e convidados. 

Nas palavras do aluno Gama, 1º colocado na categoria Kenjustu 4º kyu e acima:


"Konnichiwa, shitsurei shimassu

 
Mais uma vez chegou a hora! Momento de colocar o treinamento à prova, e disputar com toda energia o torneio regional de kobudo.
 
É incrível como, a cada campeonato que se participa, a percepção sobre o que em teoria é "mais do mesmo", muda.
 
O objetivo que um dia foi "chegar no topo" sofre metamorfose, se tornando várias coisas: "acertar o golpe que tenho praticado", "vencer aquele adversário", "não vou ser empurrado pra fora da quadra", "apresentar o kobudo de maneira fiel aos convidados", "a organização será um sucesso".
 
Percebe-se, na verdade, que todos são vencedores. Desde o mais novato, que deu toda sua energia e saiu exausto da competição sem bogu, até o mais veterano, que mesmo sem empunhar suas armas ou competir, vibra ao perceber que tudo deu certo e que a evolução da unidade é incrível.
 

 

Fica claro que o objetivo nunca foi vencer o outro. Este é uma constante luta para vencer a si mesmo, superar o que um dia se achou ser limitação e desafiar novos horizontes.
 
TRK: quantas reflexões!
 
Sayounará, arigatou gozaimashitá."

 

 
Kenjutsu


 0-7º KENJUTSU
1º - Serra
2º - Pio
3º - Patrícia
 
6º kyu KENJUTSU
1º - Nascimento
2º - Liparizi
3º - Serra (Mozart)
 
5º kyu KENJUTSU
1º - Coelho
2º - Silva
3º - Bispo

4º kyu e acima KENJUTSU
1º - Gama
2º - Sanzio
3º - Victor


 
Jojutsu


Categoria única JOJUTSU:

1º - Victor/Silva
2º - Coelho/Cassiolato
3° - Nascimento/Rúbio


 

Iaijutsu


 
0-6º kyu IAIJUTSU
1º - Pio
2º - Bispo
3º - Gervásio
 
5º kyu e acima IAIJUTSU
1º - Luiz
2º - Sanzio
3º - Coelho
 

Coordenação

Matheus
Drawin
Bernardo
Ferreira
Gabriella
Garcia

Calendário

  • 30 nov/1 dez - Sábado e Domingo

    Gashuku de Final de Ano - São Paulo Capital

    Nosso Gashuku de final de ano está confirmado para 30 de novembro, sábado,
    iniciando às 9h e 1º de dezembro, domingo, encerrando no almoço!
Graduados Belo Horizonte

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Belo Horizonte
(031) 99778-9608 / (011) 99734-6497
bh@niten.org.br