Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Kendo-Kenjutsu, Gashuku de Final de Ano 2016

kakejiku Dojo BH

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
NITEN - Belo Horizonte
SAVASSI
CLUBE RECREATIVO MINEIRO
R. Grão Mogol, 197 - Sion
Google Maps
QUARTAS
20h00 KENDO-KENJUTSU
SÁBADOS
9h00 IAIJUTSU
10h00 JOJUTSU
10h45 KENDO-KENJUTSU


Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenadores: Matheus Drawin, Bernardo Ferreira e Victor Grein
Telefone: (031) 99778-9608
(031) 99868-2639

Whatsapp:(011) 99734-6497
bh@niten.org.br
www.niten.org.br/minas

+Informações

Matrícula:

130 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

290 reais, livre o treino todos os dias.
Acréscimo para 2ª e 3ª modalidade: +85 reais

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2018:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Crianças a partir dos 12 anos podem participar normalmente dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou mais das 3 modalidades: KENDO-KENJUTSU, IAIJUTSU e JOJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A arte da espada samurai continua viva e pode ser praticada ainda hoje, com o máximo de aproximação às experiências pelas quais esses guerreiros viveram há séculos. São centenas de posturas e técnicas de luta, que são praticadas durante os treinos com o uso de equipamentos apropriados para proteção e segurança.
O Hyoho Niten Ichi Ryu, um dos estilos treinados no Kenjutsu, famoso por suas técnicas com duas espadas, é o legado vivo das técnicas, estratégias e filosofia de Miyamoto Musashi. A prática do estilo é indispensável para aqueles que buscam compreender os pensamentos de um dos Samurais mais conhecidos da História, Miyamoto Musashi Sensei.

Iaijutsu:

É a Arte de desembainhar a espada samurai de forma eficiente, permitindo técnicas de ataque, defesa ou contra-golpe. É praticado contra um oponente imaginário e exige profunda presença de espírito, alcançada através de muita concentração, serenidade e controle da respiração.

Jojutsu:

No Jojutsu utiliza-se o Jo (bastão de madeira com 1,28m de comprimento) para vencer um oponente com espada, sem derramamento desnecessário de sangue. São treinadas técnicas de desarmamento e rendição do oponente, através de movimentos precisos, suaves e rápidos.
YOKOSO! BEM-VINDO à
UNIDADE BELO HORIZONTE
do INSTITUTO CULTURAL NITEN.


A Unidade de Belo Horizonte foi fundada em 2001 e desde então treinamos regularmente as artes Samurais do:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
Em Belo Horizonte há também o curso especial de:
- KATORI SHINTO RYU, a tradição guerreira do Katori Jinguu, berço das Artes Marciais japonesas.(+info)
As técnicas e ensinamentos são transmitidas pelo SENSEI JORGE KISHIKAWA aos alunos.
Atualmente o Sensei é representado em Belo Horizonte por seus coordenadores:
Senpai Matheus Drawin e Senpai Bernardo Ferreira

Visitem nosso Dojo e conhecam as tradições para se tornar um Samurai moderno!


+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

Yokosso 2018!

por IvanSantos - 11-jan-2018

No dia 06 de janeiro foi realizado o primeiro treino de 2018 em Juiz de Fora. Com a energia dos elementos e os obstáculos do treino externo, iniciamos o ano com união e muito kiai!


"Uma das primeiras atividades que encheu o meu coração e mente de energia espiritual foi o mokuso guiado pelo sempai. Foi uma experiência única no qual me lembrarei por um bom tempo na minha vida."
Portilho




"Agora é ter ainda mais energia e superar meus pontos fracos. As metas já foram estabelecidas e os planos já foram traçados, então vamos lá começar esse novo combate de 2018: "Onegai shimasu!!!"
Calzolari






Boa Entrada em 2018 !

por Sede Niten - 28-dez-2017

Tags: Egan2017_Dez,

Happyokai

por Bernardo-MG - 16-dez-2017

Nesse 16/12 a unidade Savassi- Belo Horizonte abriu as portas do dojo para receber familiares e amigos dos alunos.
Foram feitas demonstrações das diversas modalidades e armas treinadas no Instituto Niten e apresentamos um pouco da filosofia que aprendemos com o Sensei Jorge Kishikawa.
Despertamos a curiosidade dos presentes durante os katas e vimos eles vibrarem durante os combates com bogu, oportunidade rara de experimentar o que o Niten tem a oferecer, no aspecto técnico e na convivência dentro dos katas do bushido.

http://www.niten.org.br/uploads/blog/6357/whatsapp_image_2017-12-29_at_12.18.24.jpeg

Gashuku de final de ano

por Bernardo - 02-dez-2017

No final desse ano de 2017 os samurais de Minas marcaram presença no gashuku de final de ano.
As comitivas de Belo Horizonte e Juiz de Fora se reuniram com nosso Mestre e colegas de todo o Brasil e (de unidades fora do país) para cruzar armas, trocar energias e experiências.
Os treinos foram intensos, com correções feitas pelo Sensei pessoalmente. A energia e felicidade transbordavam nos presentes por poderem compartilhar dessa vivência.

http://www.niten.org.br/uploads/blog/6358/whatsapp_image_2017-12-29_at_01.18.08.jpeg

Momentos de Ouro - PRIORIDADE

por Niten - 01-nov-2017



Momentos de Ouro - Sensei Jorge Kishikawa
A filosofia do Bushido aplicada para a vida.

Tags: MomentosdeOuro,

Biru após a Missão

por Ivan - 28-set-2017



Momentos de Ouro - MELODIA

por Niten - 29-ago-2017



Momentos de Ouro - Sensei Jorge Kishikawa
A filosofia do Bushido aplicada para a vida.

Tags: MomentosdeOuro,

Guardião da Tradição JF 2017

por IvanSantos - 26-ago-2017

O Coordenador Lucas Calzolari foi agraciado com o título de Guardião da Tradição de 2017, na unidade de Juiz de Fora, pelo Instituto Niten. Na ocasião, Calzolari participava do Torneio Regional de Kobudô, e ficou emocionado com a homenagem prestada.

"(...) Me sinto honrado em poder colaborar no desenvolvimento de todas essas pessoas e em poder partilhar destes momentos de felicidade. (...) Fiquei muito mais feliz e orgulhoso de presenciar o crescimento de meus colegas e o quanto eles vêm superando seus desafios, superando suas próprias batalhas. Esse amadurecimento foi visto tanto nas técnicas quanto em coisas mais sutis, como a forma com que lidaram com as outras tarefas do torneio e em atender os convidados. Continuaremos lutando então, por mais momentos assim!
Arigato gozaimashitá!" - Calzolari


Coordenador Calzolari (à esquerda) recebe o título de Guardião da Tradição, JF 2017.

Torneio Regional de Kobudô - JF 2017

por IvanSantos - 26-ago-2017

No último sábado de agosto de 2017 foi realizado em Juiz de Fora o Torneio Regional de Kobudô.
Com muita concentração, energia e felicidade, os atletas cruzaram espadas e viveram momentos especiais no dojô.



IAIJUTSU 0 KYU
- Vilhena
- Portilho
- Ruan

IAIJUTSU 7º KYU
- Tosetti
- Freitas
- Frade

IAIJUTSU 6º KYU
- Durval
- Vasconcellos
- Zimerer

GOSHINJUTSU
- Durval
- Alfredo
- Tosetti

KENJUTSU SEM BOGU
- Vilhena
- Freitas
- Ruan

KENJUTSU 0 KYU
- Zimerer
- Tosetti


KENJUTSU 7º KYU
- Zimerer
- Nogueira
- Fernanda

KENJUTSU 6º KYU
- Alfredo
- Zimerer
- Durval

Chudan Nitou - Combate

por Drawin - 21-ago-2017



"Konnichiwa Senpai,
Shitsurei shimasu.
 
Vivenciei, na semana passada, um momento ímpar em um (tentativa) shiai .
 
O Senpai se posicionou suavemente em Chudan Nito, e, eu, em todos os Kamaes possíveis.
Pude ter a clara percepção da derrota, antes de qualquer movimento. Doce ilusão então, eu, sem  qualquer posição ou ação.
 
O mais impressionante, foi uma imobilidade hipnótica. Não havia para onde ir - por cima, por baixo, pelos lados, pelo centro....
 
Foi aí que percebi que a força e a velocidade, junto com os meus kamaes, tornaram-se movimentos totalmente secundários.
 
A força do Senpai partindo do Hara e se expandido, dominaram todo o campo.
 
Estou (e vou continuar a meditar), sobre o momento único.
 
Fico feliz, pois, quanto mais faço, mais tenho de fazer; vejo, então, que o novo está sempre presente.
 
Enfim, é como estar em uma cachoeira. A água que caiu, não é mais a mesma que cairá no instante seguinte.
 
Creio que por um momento vivenciei a mensagem do Sensei, através da luta com Senpai Drawin.
 
Arigatou Gozaimashita
Sayounara."

WALTER - Aluno do Instituto Niten em BH



Coordenação

Matheus
Drawin
Bernardo
Ferreira

Programação

  • 24 e 25 fev - sáb e dom

    GASHUKU NITEN ICHI RYU

    Com ênfase em Niten Ichi Ryu e outros. Primeiro Gashuku de 2018!
    Com treino Sábado pela manhã no Dojo Vila Mariana (Templo Nikkyoji), São Paulo e sábado à tarde e Domingo pela manhã em Cotia-SP (21km do aeroporto de Congonhas, São Paulo)
  • 20 e 21 out - Sáb e Dom

    MUNDIAL DE KENJUTSU

    Nos 25 anos do Instituto Niten o 1º Mundial de Kenjutsu com presença do Soke do estilo de Musashi Sensei: Kyoshi Yoshimoti Soke do Hyoho Niten Ichi Ryu vindo do Japão. O Mundial será realizado em São Paulo - Brasil


Graduados Belo Horizonte

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Belo Horizonte
(031) 99778-9608
bh@niten.org.br