TREINAR
KENJUTSU
EM CASA
Todos os treinos presenciais do Instituto Niten estão suspensos em virtude do Covid-19.
Mas para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!
Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


13 Anos de Niten BH

por Drawin - 01-set-2014



 No último sábado, dia 30 de Agosto de 2014, o Instituto Niten em Belo Horizonte comemorou seus 13 anos de existência. Nesta oportunidade os Samurais mineiros iniciaram o dia com muita alegria através de um treinamento enérgico e conciso. Na Unidade Savassi, logo pela manhã, pudemos treinar com uma energia especial todas as modalidades oferecidas pelo Niten através dos ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa. 

 Começamos o dia com o treino de Iaijutsu, seguidos do Jojutsu e Kenjutsu e em cada uma das modalidades pudemos sentir o avanço do grupo no caminho samurai através também da energia desta data especial para a Unidade. As turmas estavam cheias e pudemos combater e aprender muito uns com os outros para nunca sermos derrotados no caminho samurai.




  Nossa comemoração de aniversário continuou ainda com mais energia e com aquele gostinho mais refinado que somente os eventos do Niten podem proporcionar. Após almoçarmos juntos, avançamos para a Serra Rola Moça, nas proximidades de BH.
  Já na serra, tivemos um treino especial ao ar livre e lá, sentimos um pouco das experiências, befícios e dificuldades que os antigos samurais tiveram ao combater em todos os tipos de terreno. Superando estas adversidades que não existem no dojo todos puderam crescer e fortalecer seus espíritos de forma surpreendente, ao renovar as energias finalizamos o dia com um satisfeito sorriso e a certeza de uma vitória.








Aqui se segue o relato do aluno Silva, que mostra este sentimento:

"Konichiwa Senpai,

No dia 30 de agosto tive a oportunidade única e incrível de participar de meu primeiro treino ao ar livre que foi feito em comemoração ao aniversário da Unidade de Belo Horizonte do Instituto Niten.

Foi o momento de treinar toda a versatilidade que como samurais devemos buscar.

Desta vez contávamos com elementos que não existiam no dojo como o sol direto, pedras e arbustos além do solo que deslizava.

Por ser um dos pontos mais altos da serra muitas vezes, durante os katas de Jo, eu só via o meu oponente e o horizonte atrás dele. Nesses momentos meu espírito era preenchido com algo semelhante a " Eu preciso derrotá-lo e continuar seguindo meu caminho até o horizonte".

Quando coloquei o bogu para o kenjutsu era hora de enfrentar mais desafios. A sensação térmica aumentou e com a visão limitada fiquei mais vulnerável às peculiaridades do terreno. Minha posição e a de meu oponente em relação ao sol se tornou parte da estratégia. Foram combates incríveis!
Ao final do treino os sempais compartilharam com todos um pouco de suas histórias no Niten. Mostraram fotos e vídeos antigos de quando estavam ainda começando no caminho, medalhas, folders antigos do Niten , jornais com reportagens do Niten entre outros.
De todo o treino o que eu mais apreciei foi justamente ao final ver as fotos antigas dos sempais. Sendo eu o mais kohai do treino foi especial vê-los de kimono branco e alguns até mesmo no Kir Jovem e como ao longo dos anos foram trilhando o caminho . Hoje são eles que me ensinam e me inspiram a continuar e nunca ser derrotado no caminho Samurai !  

Encerramos o treino com um lindo pôr do sol e como o próprio nome de nossa cidade diz, um belíssimo horizonte!

Arigato Gozaimashita !
Muito obrigado por toda energia que têm gasto comigo em meu treinamento e crescimento.

Arigato Gozaimashita!
 
Pedro Henrique da Silva Conceição -SILVA"


"os sempais compartilharam com todos um pouco de suas histórias no Niten..."

Silva ao centro da fileira de baixo

  Após esta experiência, os samurais mineiros ganharam mais força para continuarem firmes no caminho e, olhando o horizonte à sua frente, continuar honrando as virtudes samurais, nosso Sensei e os votos do Hagakure se tornando pessoas melhores e com mais compaixão com os outros. Este dia provou que devemos continuar a avançar neste horizonte, e que belo horizonte é o caminho samurai!

Domo Arigatou Gozaimashita!



horizonte do caminho samurai...

comentários  

Silvana Lopes - BrasiliaOmedetou Gozaimassu Senpai Adeval e a todos de BH, que vocês estejam todos em muitos e muitos aniversário da unidade. Firmes nos treinos e no Caminho. Gambatê BH!

Ivan - Juiz de ForaOmedetou gozaimassu a todos os colegas de BH pelo lindo treino que proporcionou estas belíssimas imagens! Que muitos e muitos treinos estejam no caminho desta unidade tão especial. Gambatê BH!



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belo Horizonte
    (031) 99868-2639 / (031) 99778-9608
    minas@niten.org.br