Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Treino - 370 anos de morte de Miyamoto Musashi Sensei

por IvanSantos - 28-mai-2015

Na segunda-feira, dia 25 de maio de 2015, foi realizado um treino especial em Juiz de Fora. A homenagem a Miyamoto Musashi Sensei, aconteceu num treino cheio de energia, onde realizamos os katas do estilo Niten Ichi Ryu, criado pelo famoso samurai, além de lutar e duelar usando Nito, as duas espadas. A energia e o significado do treino podem ser notados nos relatos dos alunos.



Refletindo sobre o último treino percebi que venho me tornando uma que pessoa que meu antigo eu admiraria. Me tornei uma pessoa com mais seriedade, mais serenidade; destruí meu ego e comecei a encarar a vida como a batalha que ela realmente é. Os treinos me mostraram que possuo mais energia do que poderia imaginar e também mostraram o quão longe posso chegar se colocar todo o aprendizado em prática.
Musashi Sensei decerto ficaria surpreso com o número de pessoas que tentam honrar seu nome e seus ideais em um país e época tão distantes. Somos gratos por ter este fogo reavidado dentro de nós, como se o Instituto Niten fosse a palha que faltava para que toda essa energia incendiasse nosso ser, para então emanar de formar a tentar mudar este mundo e trazer à tona virtudes esquecidas. E assim seguimos, com passos largos para a frente.

 
Calzolari
 
 
 
Para mim a espada sempre foi algo de filme: uma realidade distante perdida no tempo. No máximo, uma brincadeira de criança improvisada com um cabo de vassoura ou um pau qualquer encontrado por ai... No entanto, mesmo distante ela nunca deixou de encantar e sempre deixou a duvida: como será que é usar uma espada?
Hoje, começo a deslumbrar minha resposta. Apesar de ser meu quarto treino de kenjutsu começo a perceber que o trato com a espada é de mutualidade: eu manuseio a espada, mas ela disciplina tanto meu corpo como meu espírito. Cada movimento deve ser cuidadosamente feito para se ter a máxima eficácia, porém apenas o movimento sem o kiai faz com que um corte saia sem vigor. A realidade da espada é complexa, sem dúvida, mas extremamente revigorante e repleta de autoconhecimento.

 
Quinelatto
 


O treino de hoje foi incrível. Poder lutar de nitô pela primeira vez foi uma sensação realmente inesquecível. Lembrei naquele momento sobre o que o senpai havia falado nos momentos de ouro, o pensamento de iniciante. Lembro ainda o que disse buscar no niten quando comecei a treinar, mas a cada dia percebo que há muito mais a se aprender, do que eu achava no dia anterior. Atualmente estou relendo os livros Go Rin no Sho e ShinHagakure, e a cada parágrafo descubro novos ensinamentos, ou compreendo melhor ensinamentos quais não possuía a capacidade de entender quando comecei no caminho.Treinar os katas antigos deixados por Miyamoto Musashi-sensei nos permite, a cada repetição, estudá-los e estudar a nós mesmos, e assim conseguimos tirar lições que não podem ser expressas em palavras, lições estas que podem, e devem, ser aplicadas tanto dentro do dojo, como no nosso dia-a-dia, o que muda nosso modo de ver, interpretar e reagir às coisas que acontecem ao nosso redor, o que nos torna pessoas melhores. Poder homenagear Miyamoto Musashi-sensei treinando à exaustão os katas do estilo Niten Ichi Ryu foi uma honra e gosto de pensar que é um modo de mostrarmos a Musashi-sensei que seu legado permanece vivo, do outro lado do mundo, sendo passado à nós pelo sensei Jorge Kishikawa e sendo treinado e estudado por guerreiros dispostos a manter este legado vivo por muitas gerações por vir.
 
Vasconcellos


Guardião da Tradição Samurai em BH

por Drawin - 25-mai-2015



Neste mês de Maio de 2015, sábado, dia 16, foi comemorado na unidade do Instituto Niten de Belo Horizonte o Dia do Samurai. Oficialmente o dia do samurai é comemorado no dia 24 de Abril em todas as unidades, por isso, em Belo Horizonte não poderíamos deixar de prestar homenagem a esta data tão especial.

Em homenagem aos esforços para difundir a tradição samurai em Belo Horizonte foi homenageado o Senpai Adeval, a quem foi entregue o título de Guardião da Tradição Samurai de 2015!

Senpai Adeval veio a BH de São Paulo para transmitir em solo mineiro os ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa e, ao longo de seis anos fez esta viagem ao menos três vezes ao mês, provando ser um guerreiro do caminho, um samurai. Pelos esforços do Senpai Adeval a unidade de Belo Horizonte pôde crescer e criar vários frutos, muito do que se foi superado, muito do que foi aprendido aconteceu graças a inestimável força e grande energia do Senpai Adeval. Por tanto, em seu treino de despedida, na comemoração do dia do Samurai em Belo Horizonte, a homenagem de Guardião da Tradição Samurai foi merecidamente concedida a Senpai Adeval.



Senpai Adeval com o diploma de Guardião da Tradição Samurai - Belo Horizonte


O Coordenador Bernardo dá voz a homenagem.



Neste dia tão especial, Senpai Adeval fez questão de treinar com todos, doando ainda mais sua energia e até o fim sempre se preocupando com todos.


...um senpai que sempre é dedicado a ensinar

O final de semana ficou repleto de uma energia positiva de combate e os alunos puderam sentir a energia samurai que só pode ser encontrada no Instituto Niten. Nossa unidade, nesta mesma ocasião também teve a honra de receber o Senpai Kenzo, Coordenador no Rio de Janeiro e um dos alunos mais antigos do Niten, que também participou do evento.


Senpai Kenzo, do Rio de Janeiro, ao lado dos Coordenadores de Belo Horizonte


Senpai Adeval, pronto para o combate, neste dia lutou com todos...


Senpai Adeval aplicando um uchikote, preciso...


Treino finalizado, um grande e gratificante dia, muita energia...

A Unidade de Belo Horizonte agradeçe por este acontecimento especial! Vamos continuar a lutar e treinar firmes honrando a energia que o nosso Senpai e Guardião tanto nos deu. Nos despedimos das atividades do Senpai Adeval com uma reverência.

Arigatou Gozaimashita ao Sensei Jorge Kishikawa, sem o qual nada disso seria possível.

Arigatou Gozaimashita ao Senpai Kenzo, que veio trazer sua experiência e serenidade a BH.

Arigatou Gozaimashita ao Senpai Adeval, e que esta não seja uma despedida e sim um até breve, pois se tornou um irmão mais velho e seu espírito, mineiro...
 

Guardião da Tradição

por IvanSantos - 15-mai-2015

Na última segunda-feira, dia 11 de maio de 2015, recebi do Sensei Jorge Kishikawa e da Confederação brasileira de Kobudô um certificado que me deixa muito honrado e feliz. Desde o ano passado o Instituto Niten indica os Guardiões da Tradição, alunos que se destacaram na manutenção e ensino dos valores do bushidô e dos antigos katas de conduta dos samurais nas diversas unidades do Instituto espalhadas pelo Brasil.



Além de uma grande honra, a certificação é acompanhada da certeza que toda a família Niten caminha em união, com metas e objetivos comuns e claros. A visão e missão do Instituto Niten é compartilhada e executada pelos alunos, e assim continuamos a inspirar e ser inspirados, por um trabalho de décadas conduzido pelo Sensei. Prestamos homenagens também aos mestres do Japão e sua contribuição valiosíssima para manter viva a chama da tradição Samurai, em especial ao Sensei Kaminoda que partiu para batalhar noutro plano, deixando discípulos leais e gratos aqui no Brasil. Além disso, entendemos que sem a ajuda dos colegas, senpais e kouhais, não seria possível desenvolver um bom trabalho. A senda de guerreiros cresce e se fortalece!


Domo arigato gozaimashitá Sensei!
Domo arigato Gozaimashitá Senpais!
Domo arigato Gozaimashitá colegas de Juiz de Fora!



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belo Horizonte
    (031) 99778-9608 / (011) 99734-6497
    bh@niten.org.br