Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Relatos de Guerra 01 - Quarentena

por Drawin - 29-mai-2020

Konbanwa Sensei,
Senpai Drawin
Senpai Bernardo,
 
Shitsurei Shimasu.
 
Conheci o Niten em 2007, quando estudava no japonês no Instituto de Cultura Oriental em Belo Horizonte e um colega de sala me apresentou o Shin Hagakure. Eu faria vestibular dali a dois anos e os ensinamentos do Sensei sobre disciplina, espírito de combate e não descansar em guerra foram de grande valia para o meu preparo. Na ocasião, não pude treinar no Niten, mas essa semente ficou adormecida, apenas aguardando o momento em que viria a germinar.
 
Após alguns anos de muita dificuldade e que, novamente, os ensinamentos do Sensei escritos no Shin Hagakure sobre o espírito do guerreiro, lealdade, perseverança no combate e honra foram decisivos na minha vida, resolvi na virada do ano para 2020 que desse ano não passaria, eu faria parte da família Niten!
 
No dia 25 de janeiro acordei cedo e cheguei para o primeiro treino com uma hora de antecedência. Aquela não foi uma aula experimental, pois eu já estava decidido a ficar. Senpai Bernardo e Senpai Drawin estavam em São Paulo, e o treino foi conduzido pelo Senpai Luiz. Foi um treino de arrebentar, sai de lá quase sem pernas e braços, andando em zigue-zague de tanta tonteira. Foi exatamente o que eu precisava para dizer: aqui é o meu lugar! Estou aqui para desenvolver o corpo e o espírito!
 
A partir de então todos os dias cheguei cedo para os treinos, me dedicando a aprender ao máximo com os ensinamentos dos Senpais. A cada momento de ouro, uma nova luz de sabedoria: conservar sempre a energia e empolgação do iniciante, enfrentar os problemas sem subestimá-los (ShinKen), e outros ensinamentos. A cada novo treino, a cada nova técnica, a cada correção dos Senpais, eu estava sendo refinado, na técnica e no espírito.
 
Mal deu tempo de chegarem meus equipamentos, a guerra do Corona vírus se iniciou. Mas, em nenhum momento, as dificuldades impostas pelo isolamento e impossibilidade de treinar no Dojo foram capazes de parar meu espírito de guerreiro. Pelo contrário, aproveitei essa oportunidade para mergulhar fundo na cultura do Niten.
 
A cada Ohayou Niten, mais uma luz de sabedoria: acordar cedo, Oosouji, não parar de treinar. Aproveitei o tempo livre extra, já que estou a trabalhar em home office e não gasto tempo com deslocamento, para participar de todos os treinos que podia. Tenho treinado quase todos os dias, participando dos treinos da minha unidade, Belo Horizonte, com Senpai Drawin e Senpai Bernardo, e também aproveitando para participar de treinos de outras unidades: Rio, Taubaté e o treino com o Sensei no Domingo.
 
Os resultados foram imediatos: Mais saúde, mais energia, mais disposição para enfrentar essa guerra! Olhar de peixe morto jamais! Aprimorei minha técnica, aprendi técnicas novas, até mesmo consegui minha primeira graduação! Mas não para por aí: O treino também me fez ter mais disposição no meu trabalho para enfrentar os desafios com energia e lealdade, não me deixar abater e transmitir essa energia para a minha equipe. Também me ajudou nos estudos (hoje sou doutorando), mantendo a mente tranquila e aberta para o aprendizado. O Niten faz com que eu me mantenha firme, enquanto muitos outros sucumbem ao desespero.
Quando essa guerra terminar, seremos todos guerreiros mais fortes de corpo e espírito e estaremos prontos para enfrentar os próximos desafios, que certamente virão!
 
Domo Arigatou Gozaimashita!

Tarso – Unidade de BH


Tarso treinando firme na varanda de sua casa, recebeu seu kimono durante a quarentena!

Mantendo o nó firme

por Niten - 26-mai-2020

"
(...)
Nós tivemos um alivio no estado de emergência desde a duas semanas, então sem alarido tenho dado aulas no exterior para experimentar a participação dos alunos
(...)
Gorgulho"
Lisboa, Portugal


Alunos do dojo Lisboa, em Portugal, em treino ao ar livre

Selfie dos alunos de Lisboa após o treino


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Alexandre Vaz - Rio de Janeiro✌😎

Sucesso! (Continua)

Chamado do Bushido

por Niten - 23-mai-2020

"Senpai,

Ohayo Gozaimassu!

Escrevo aqui para dar meu arigatou ao Senpai e ao Instituto Niten por me receber mais uma vez.

Nesse momento difícil "a espada que trás a vida" iluminou o meu espírito.

Na foto em anexo, o altar que montei no meu quarto. Coincidentemente montei dias antes de pensar em retornar. O chamado do Bushido!

É muito bom receber as mensagens do Senpai no Momento de Ouro também. Alimento pro espírito!

Arigatou gozaimashita Senpai!

Thury"


Altar com espada feito pelo aluno Thury

Momentos de Ouro - Simplicidade

por Niten - 21-mai-2020

Arte do caminho ou o caminho da arte

por Niten - 21-mai-2020

"
(...)
O foco é o principal, não podemos entrar num combate ou numa tela, sem estarmos 100% integrados ao momento, ouvir o vento e aos pássaros em meio ao combate.
(...)
Pires"


Pintura de uma paisagem feita pelo aluno Pires


Continua (post completo)

Filosofia samurai

por Niten - 01-mai-2020


Comentario em vídeo, dizendo Sensei, nestes tempos de crise o que mais me lembro são exatamente da filosofia samurai e dos ensinamentos do Sensei. Sem eles seria muito mais difícil atravessar este momento. Domo arigatou gozaimashita.

Tags: Egan2020_Maio,


Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belo Horizonte
    (031) 99868-2639 / (031) 99778-9608
    minas@niten.org.br