Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Postagens de 2008 / Maio    Retornar para todas postagens

Chá Verde

por Dra. Luciana Rossi - blog - 09-mai-2008

Benefícios e informações


Dra. Luciana Rossi, Universidade São Camilo
O que é
Consiste de uma infusão esverdeada, pouco aromática e de sabor amargo proveniente da China, da planta Camellia sinensis. Consumido majoritariamente nos países asiáticos, seu significado vai além de uma simples bebida, sendo sinônimo de bem estar, harmonia, beleza e serenidade, e seu consumo se converte em um ritual de grande importância social e cultural. Existem 3 tipos de chá: o preto (indiano), o chinês (oolong), e o verde, sendo que a diferença está no seu processamento. No caso do chá verde, as folhas são expostas ao vapor de água e colhidas logo depois, sendo em seguida secas naturalmente. Tal técnica preserva os polifenóis naturais, como os flavonóides, que são substâncias antioxidantes.

Efeitos do consumo do chá verde no organismo
Os flavonóides evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que, por sua vez, degeneram as células. As catequinas, um outro tipo de flavonóides, são os compostos mais ativos existentes no chá verde, e possivelmente podem atuar na inibição do desenvolvimento de tumores e da carcinogênese. Por isso, o chá verde tem potencial efeito quimiopreventivo, para vários tipos de câncer, como o de mama, esôfago, pulmão e estômago.
Também é rico em tanino, que faz diminuir as taxas do colesterol LDL e fortalece artérias e veias, favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Alguns estudos indicam que o consumo do chá diminui massa gorda e previne a formação de gordura no fígado. Se consumido em longo prazo, promove uma menor absorção de triglicerídeos e colesterol, havendo menor ganho de peso. O chá verde também melhora a remineralização óssea, e o seu baixo consumo foi relacionado com maior risco de fraturas de quadril em homens e mulheres com mais de 50 anos.
Porém, por conter cafeína, o chá verde tem ação estimulante do sistema nervoso. Além de ação diurética, sendo importante ressaltar que, se o individuo já se encontra desidratado, ao consumir o chá verde pode agravar ainda mais a perda hídrica, pela maior diurese.

Formas de consumo e preparo
Caso seja consumido com leite, os polifenóis do chá poderiam atrapalhar a absorção do cálcio, sendo melhor ingerir o chá puro. O recomendado é ingerir 1 litro de chá verde por dia, o que equivale a seis ou sete xícaras. O preparo do chá deve ser da seguinte forma: despejar uma colher rasa de chá para cada xícara de água fervente e deixar em infusão por no mínimo 10 minutos, tempo necessário para que os princípios ativos passem para a água. Portanto, o chá verde é uma bebida que proporciona muitos efeitos benéficos para a saúde e melhora da qualidade de vida, sendo assim considerado um alimento funcional.

Tags: Dicas,


Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br