Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Postagens de 2010 / Julho    Retornar para todas postagens

Kangeiko em Teresópolis

por Niten Rio - RJ/Rio de Janeiro - 30-jul-2010

Uma ótima impressão que tive no início, foi que o narabe estava repleto de novatos, muitos "quimonos brancos", muitos jovens e crianças. Havia um espírito de iniciante no ar!
Até os imprevistos, pareciam providenciais para ensinar aos graduados mais jovens as dificuldades de organizar um evento no bushido e a importância de se planejar e executar nos detalhes.
Shitsurei shimasu, nisto lembrei de uma conversa que tive com Sempai na ADM há pelo menos 5 anos atrás, das dificuldades e imprevistos que surgiam (e surgiam aos montes na época) quando organizávamos um evento no Niten. Sempai até pediu para eu relembrar-lhe depois. Era que, ao organizarmos um evento no bushido estávamos naturalmente atraindo os kami da guerra e os ancestrais que nos ensinam. Como grupo, estávamos naturalmente atraindo uma guerra e um ensinamento, mais do que um simples evento.
Cortes


 

comentários   1 de 1

Meriguetti - Rio de Janeiro A experiência do Kangeiko ( quase metade no meu caso) foi marcante. O treino no frio da madrugada, as dificuldades físicas, o sol que nos abraçou no amanhecer, os ensinamentos passados nos momentos de ouro, trouxeram uma energia nova para os confronto (Continua)

Apresentação na 2° Festival Japonês de Sorocaba

por Lucas - SP/Sorocaba - 25-jul-2010

No fim de semana do dia 18 de Julho foi realizado o segundo Festival Beneficente da Comunidade Japonesa de Sorocaba.
Esse festival tem como objetivo mostrar ao público sorocabano um pouco da culinária, arte e tradições da cultura japonesa, e ao mesmo tempo ajudar entidades da cidade que trabalham dando assistência aos que precisam.

A Unidade Sorocaba do Instituto Niten participou do evento apresentando ao público as artes e tradições dos samurais, transmitidas até hoje através dos katas de diversos estilos. Além disso foi possível falar também sobre o Bushido, o código de conduta dos samurais que até hoje influencia o modo de ser dos japoneses.


Os alunos Rodrigo e Todesco demonstraram os katas do Niten Ichi Ryu com muita energia.


Aqui o Coordenador Lucas e a aluna Simone apresentam o Kusarigamajutsu.
Além desse outras armas do Kôbudo foram apresentadas como o Jitte, o Jô e a Naginata.


Foram demonstradas também as técnicas do Kenjutsu, através de kihons e de lutas entre os alunos.

Foi uma apresentação com muito kiai e energia de todos os alunos, que impressionaram aos presentes com sua postura e precisão. Gostaríamos também de agradecer a organização do festival e a UCENS pela oportunidade propiciada a nós de representarmos a cultura samurai.
 


Aqui todos os alunos que participaram da apresentação.

A apresentação fez sucesso entre os presentes, com muitos interessados vindo buscar informacoes sobre a prática do Kenjutsu e do Kôbudo. Esperamos poder participar novamente do Festival Beneficente da Colônia Japonesa de Sorocaba em suas próximas edições e assim continuar a divulgar a cultura samurai em Sorocaba.

Tags: Apresentacao,

Dai Ichi Kihon

por Niten Minas - MG/Belo Horizonte - 22-jul-2010

Treinamento do Dai Ichi Kihon em Belo Horizonte
 

Visita do Sensei

por Niten Piracicaba - SP/Piracicaba - 21-jul-2010

,
 
            O treino com SENSEI foi diferente e, mais uma vez, percebi a importancia de buscar o golpe verdadeiro. Chamo de golpe verdadeiro aquele é feito quando a mente não fixa o foco no golpe, mas sim em abater o oponente através do golpe. O KATA é uma ferramenta e voce não pensa no martelo quando vai usá-lo, pensa no prego pregado (João Paulo)


Ir para frente, ter coragem, foram palavras que o Sensei disse, pois esse é o ano do Tigre. (Felipe)





Como um iniciante no caminho da espada, procurei observar e absorver ao máximo todos os ensinamentos transmitidos pelo Sensei durante o treino e porque não durante nosso birudo, onde foi nos passado a importância de se resgatar a história e os principíos da espada samurai, bem como as técnicas utilizadas pelos grandes mestres (Jefferson)



O treino básico é muito importante, não somente no kenjutsu, mas em tudo. Quando ele está bem firmado, consegue-se crescer mais rapidamente, sem ter que retornar ao princípio para entender determinados pontos. Isso pode parecer muito lógico, mas muitas vezes não é aplicado (Nosaki)

O treino com o Sensei foi bastante proveitoso, não só pela parte técnica, mas também pelo Bushido (Kaio)


Renovação

por Igor Ferreira - BA/Salvador - 21-jul-2010




Foi-se a semana de São João, festividade muito importante para a população aqui do nordeste. Muitos festejam, outros trabalham, alguns movem montanhas em prol de sua fé ou de sua diversão. Eu segui conselhos. Fui à luta, em busca de renovação, paz interior e treino. Planejei cuidadosamente, negociei com meu chefe e minha equipe os detalhes de minha ausência. Foi no mínimo intrigante, pois cada elemento parecia conspirar a favor, como sinais, de que o rumo estava certo.

O quê e como seria era incerto, porém meu espírito estava sereno, mas em alerta e pronto para enfrentar seja o que for. Sou biólogo, mas por fatores de necessidade maior, que envolvem uma complexa ideologia de gratidão e lealdade a família, hoje trabalho na área comercial e decidi que tinha que renovar! Retomar, ir em frente e me aperfeiçoar no que realmente gosto, sem comprometer minha atual função e responsabilidades. Compreendi que mesmo fazendo o que julgamos correto e necessário em dado momento, é possível entrarmos numa zona de conforto ao achar que isso ou aquilo é o suficiente.

Sou especializado em animais peçonhentos e coleções zoológicas, mas decidi fazer uma espécie de “shugyo” na minha área de formação. Pesquisei e achei no interior de Sergipe o Parque dos Falcões, referência mundial em manejo conservacionista de aves de rapina. Foi lá, num pedacinho de paraíso, junto à natureza e em regime de aprendizado dia e noite que eu tive um despertar. Não foram revelações ou algo místico. Foi a suma certeza de que o modo de vida que escolhi já começara a dar frutos. A filosofia e o treinamento diário transformaram mais que apenas minha técnica com a espada. Todo o stress, nervosismo e ansiedade gerados pela vida corrida e o ego, que afetavam não só a mim, mas às pessoas ao meu redor foram suprimidos, arrancados como na manutenção de um belo jardim, na qual não há espaço para ervas daninhas. Hoje em seu lugar cultivo a concentração, calma, atenção e principalmente a alegria para fazer tudo da forma mais certa possível.

Compreender é muito mais profundo que apenas entender e sem dúvida toda a bagagem Histórica, Filosófica e o Valor que estimo tanto pelo Sensei quanto pelo Instituto Niten e meus colegas de treino, me ajudaram na compreensão de muitas coisas, mas talvez uma em especial; nós somos nossos maiores inimigos e estar em constante combate nos ajuda a conhecer-nos melhor, revelando nossas fraquezas e habilidades, daí cabe a nós escolhermos como vamos honrar a tudo isso que nos é revelado. Essa gratidão carrego firme em meu espírito e os expresso com a força do meu Kiai e com a firmeza da minha palavra.

Minha nova experiência foi aos pés da Serra de Itabaiana entre os seus 6 - 8°C logo ao despertar preguiçoso do sol por volta das 5hs, muito orvalho sobre as plantas, o barulho do riacho e dos animais anunciando mais uma aurora e uma neblina que a muito não tinha o prazer de contemplar tornavam o “Mokuso” um momento à parte de serenidade. Era nesse momento que eu imergia no treinamento do nosso Caminho. Exercitava a técnica logo cedo, com kimono e hakama. De fato estava frio, mas logo o sangue esquentava. Sempre haverão adversidades e obstáculos no Caminho e na vida, mas o nosso treinamento nos preparar para enfrentar e não fraquejar diante deles. Este era o meu momento para treinar. Foram sete dias de magia sobre a técnica, pois pude praticar em plena harmonia com a natureza, mente e corpo unidos. Posso dizer que causei muito impacto, pois quando o pessoal que trabalha no parque foi se levantando e chegando, por volta das 6hs e viram segundo eles “um troço ali esquisito” ou “é cada um que aparece por aqui”, seguido de muita curiosidade e risadas durante nossas refeições. Foi uma atração a parte. O importante era que todos nós vivenciamos a renovação, tudo era novo para mim e para eles. A troca de experiências de forma sincera fez com que, na busca por renovação, aprendizado e paz, também conquistei novos e bons amigos.

Manejar as aves usando as técnicas desenvolvidas lá no parque dos falcões me ajudaram a reequilibrar as coisas e acalmar meu espírito. Posso dizer que foi muito mais que simplesmente aprender. Foi vivenciar. Ver e fazer. O instrutor e fundador do instituto me chamou muito a atenção por sua personalidade, pois logo quando cheguei ele foi dizendo: “...peço desculpas por ter dificuldade de me expressar, mas se você veio disposto a aprender isso não será problema, porque aqui você vai ter que ver, ouvir e fazer, certo ...” seguido de um grande sorriso amistoso e um abraço forte. De fato não tive nenhum problema, pois nosso Caminho é exatamente esse; ver, ouvir, Hai e fazer. Hoje posso dizer que as aves de rapina são os samurais dos ares, mas isso eu explicarei em outro momento.

Domo arigatô gozaimashitá ao Sensei por me ajudar a me tornar um ser humano melhor– Ken Nôryoku
Domo arigatô gozaimashitá aos Sempais que ajudam diretamente o Sensei junto ao Instituto
Domo arigatô gozaimashitá ao Sempai Édio por sua sinceridade e exemplo de conduta
Domo arigatô gozaimashitá aos meus colegas de treino, por me propiciarem meu aprimoramento  

Tags: Relatos,
comentários   1 de 1

Larissa - SalvadorIgor! Maravilha compartilhar essa renovação aqui! Relatos, fotos, desenhos, poemas, SENTIR, vídeos... inspira ação para quem não esteve lá, num momento que foi importante para cada um renovar sua Vontade. (Continua)

Programa especial sobre Kenjutsu na TV Cidade

por Lucas-SOR - SP/Sorocaba - 19-jul-2010

No ultimo dia 12 de julho a Unidade Sorocaba do Instituto Niten foi convidada a participar de um programa especial sobre o Kenjutsu na TV Cidade, canal esse situado em Votorantim, cidade vizinha a Sorocaba. Durante o programa pudemos abordar diversos aspectos da prática do Kenjutsu e de seus benefícios, além é claro de demonstrar um pouco dos katas e das técnicas com o Bogu.


Os alunos da Unidade e Sorocaba demonstrando técnicas de Kenjutsu durante uma edição especial do programa Mundo dos Esportes.

Além disso uma equipe da TV Cidade nos visitou em nosso Dôjo e captou imagens para a elaboração de uma reportagem sobre o Kenjutsu onde os telespectadores podem ter uma melhor idéia de como é a prática do Kenjutsu, onde foram mostrados os treinamentos e lutas com Bogu.


O coordenador Lucas e os alunos Fudinori, Eliane, Simone e Gugol durante o programa exibido em 12/07.

Essa foi mais uma importante oportunidade de divulgação da Arte da Espada Samurai e do Bushido, para que essa prática seja cada vez mais difundida em nossa região. É com muita honra que a Unidade Sorocaba representa o Instituto Niten em eventos para a divulgação da cultura e filosofia samurais!

Continuaremos levando o kiai de Sorocaba a frente!

Venha nos visitar e descobrir a intensidade da prática do Kenjutsu!

Tags: Imprensa, Televisao,

Mudança de Unidade: Asa Sul para Asa Norte

por Silvana-bsb - DF/Brasilia - 19-jul-2010

O Niten Brasília vai ter um novo endereço de treinos durante a semana: estamos nos mudando do Clube ASEFE da Asa Sul para o Colégio INEI na Asa Norte.

Será uma "renovação" da energia, num local novo e bem maior!

Programação para JULHO :

- dia 21 JUL (quarta) - não haverá treino na Asa Sul

- dia 29 JUL (quinta) - aula inaugural na Asa Norte / horário: 19:30 - Kenjutsu, Jojutsu e Iaijutsu

Endereço: SGAN 605/606 - Colégio INEI (entrada pela L3 Norte) - clique aqui para ver mapa.

HAJIME ASA NORTE ! !

Aula de ginastica com tecnicas samurais

por Pinheiro - AM/ - 12-jul-2010

Konbanwa,
Gostaria de compartilhar uma reportagem que vi nesta ultima sexta-feira, dia 09/07, no Jornal Nacional sobre uma aula de ginastica utilizando a katana, ministrada no Japão.
E gostaria tambem de uma opiniao dos sempais e espero que do sensei tambem, assim como, claro, de todos do instituto.
Aqui esta o link da repostagem:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/gordura-e-combatida-com-golpes-de-samurai-no-japao.html
 
Sayounara,
 

Tags: Imprensa,
comentários   1 de 1

Brenda - São PauloO Sensei Comentou sobre o Vídeo no Café de Hoje:
Katana Emagrece
https://niten.org.br/cafecomsensei/2010/07jul/katana-emagrece (Continua)

Treino do dia 10 de Julho

por Lucas-SOR - SP/Sorocaba - 08-jul-2010

No dia 10 de julho não haverá treino na Unidade Sorocaba devido a ponte do feriado que será praticada pela Acadêmia Biofit, onde se localiza o nosso Dôjo. Os treinos voltarão ao normal na próxima terça-feira, dia 13/07.

Esperamos por você lá!!

9° Aniversário da Unidade Sorocaba!!

por Lucas-SOR - SP/Sorocaba - 08-jul-2010

No dia primeiro de julho a Unidade Sorocaba comemora o aniversário de sua fundação!!
Nesse ano completamos nove anos da realização do primeiro treino oficial do Intituto Niten na cidade de Sorocaba, Unidade essa das mais antigas do Niten, sendo a primeira aberta fora de uma capital!

Foram nove anos de muitas lutas, desafios e principalmente kiai dos samurais sorocabanos! Muitos colegas passaram pelos dôjos de Sorocaba e hoje os samurais que se mantém firmes no treino podem colher os frutos da iniciativa dos Senpais que fundaram e mantiveram a Unidade por esses nove anos, seja no frio ou na chuva, sempre mantendo o dôjo preparado para os treinos!!

Para comemorar essa data tão especial nós recebemos a visita de colegas de São Paulo para um treino com muito kiai, onde foram praticados os katas do Niten Ichi Ryu, o Dai Ichi Kihon e também técnicas e shiais de combate de Kenjutsu!!

Foi um treino muito bom! Onde pudemos manter esse vinculo de amizade e convivência com os samurais de São Paulo!
Após o treinamento intensivo tivemos também a confraternização para comemoração da data, onde além dos momentos festivos pudemos também praticar os katas do Bushido!

Todos os alunos puderam treinar os katas do Niten Ichi Ryu, incluindo o Dai Ichi Kihon.

Também tivemos muito kiai durante as lutas realizadas entre os alunos de Sorocaba e de São Paulo.

As lutas proporcionaram belas imagens, como a mostrada acima.

Todos os participantes do treino especial de aniversário da Unidade Sorocaba!

Fotos do Treino

por Silva - SP/Santos - 08-jul-2010

Esse Sábado - 05 de Julho Recebemos Sempai Hori de São Paulo e Gaston de Buenos Aires.
 





Tags: Visita,

Niten no Jornal Comério a Franca

por Niten Franca - SP/Franca - 08-jul-2010

Tags: Imprensa, Jornal,

Niten no Diário de Guarulhos

por Niten Guarulhos - SP/Guarulhos - 08-jul-2010

100 anos de Kurosawa

por Brenda-Adm - Niten - 06-jul-2010

Konichiwa""
Hoje Resolvi falar de Cinema.
Por que descobri que esse ano Comemora-se o centenário de Akira Kurosawa.
Kurosawa dedicou sua carreira como diretor, Lançou vários Filmes com a temática Samurai.
Filmes que muitas vezes são comentados  pelo Sensei nos Momentos de Ouro.

Kurosawa Ganhou os maiores prêmios do mundo:
- a Palma de Ouro em Cannes, o Oscar de Hollywood.
Nasceu no dia 23 de Março de 1910, em Tóquio. Faleceu no dia 6 de Setembro de 1998,consagrado como um dos maiores artistas do cinema.

O filme japonês Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa, é o primeiro lugar da mais recente lista da revista Empire
Com os melhores filmes que não vieram de Hollywood,
Que não são falados em língua inglesa. A Lista tem no total, 100 selecionados.
Veja a Lista

Que tal celebrar os 100 Anos de Kurosawa Assistindo: Os Sete Samurais de 1954, Ran de 1985 ou Sanjuro de 1962.

 


Akira Kurosawa

Tags: Cinema,
comentários   3 de 3

Alejandro Donoso - Santiago de ChileOnegai shimassu.. ``Siete Samurais`` de A. Kurosawa es sin duda una de las más grandes peliculas del género chambara. Es parte de mi colección particular de películas de samurais. Quisiera nombrar también, por sobresalientes, las clásicas ``Rashomon``, `` (Continua)

oguri - sao paulotempos de férias, sair da rotina, viajar...
grande oportunidade para relaxar e refletir...

minha forte recomendação de Kurossawa:
``Derzu Uzala``

Se voce vai ao gashuko de inverno, não deixe de assistir. (Continua)

Wenzel - São Paulo``Derzu Uzala`` , filme de outro tempo e adiante de seu tempo.
Nada como rever no ano do Tigre.
(Continua)

Festa “Julina”

por Brenda-Adm - RJ/Rio de Janeiro - 06-jul-2010


Meninas Caipiras

Vitória - Anfitriã da Festa!


Caipiras

Quadrilha


O Padre e a Noiva


Casamento na Roça


É Muito caipira Sô!

No Rio tivemos nossa festa Junina também!
Com comidinhas, muita conversa fiada, criançada, brincadeiras, brindes, churrasquim, cervejim, quadrilha, casório, noiva, padre, pai da noiva, e muuuuuuita testemunha !!!

ARIGATO GOZAIMASHITÁ a Vitória e Luiz, pais do Renault que nos receberam em sua casa para a festa!!
Como sempre, estava ótimo!
Até a próxima, SAIONARÁRRR
>

Karate Kid está de Volta!

por Niten - Niten - 06-jul-2010

Quem não se lembra do Clássico Filme karatê kid ?
Mesmo para quem não é da sua época deve ter visto em alguma "Sessão da Tarde".
Para todos que gostavam da relação de respeito e amizade do Daniel San e o seu Sensei Miyagi
Está para estrear um remake do filme

O filme original foi estrelado por Ralph Macchio (Daniel San) e Pat Morita (Sr. Miyagi)
A refilmagem conta com a presença de Jack Chan, como Mr. Han, e Jaden Smith (filho de Will Smith) como Dre.

E conta a estória de uma mãe solteira que é obrigada a ir trabalhar na China e, com isso, leva seu filho junto.
O Garotinho encontra dificuldade de adaptação, comunicação e preconceitos.
Ao conhecer Mr. Han ele passa a tomar aulas de karatê.

“The Karate Kid”  Estreia já já no Brasil - 16 de Julho de 2010. 
Não dá pra perder!
 

Tags: Cinema,
comentários   4 de 4

Hsu - São Paulo-SPOhaio, Há várias explicações para o título do filme, dou mais uma. No primeiro trailer do filme, Dre Parker (Jaden Smith, ótimo no papel) apanha do garoto chinês que, em tom de deboche, o chama de Karate-Kid. Como curiosidade cito o fato que Jaden treina (Continua)

Adeval - JandiraKonnichiwá, Tony e Daniel.
gosto bastante do filme karatê kid e de como foi abordada a filosofia marcial, que acredito ter inspirado uma geração.
Confesso que esperava que filme fosse se chamar Kung-fu kid, mas fazer o que...
também sou fã do Jackie C (Continua)

Daniel Wolf - SPOlá Tony,
o filme ``Karate Kid`` (original) é muito significativo e marcante para toda uma geração,
a minha inclusive!
Todos os clichés do mestre de arte marcial e do aprendizado da arte marcial e do Caminho estão lá!
Mas confesso, que acho que os cli (Continua)

Tony - São PauloLegal o Filme, só não entendo porque chamar de ``karate`` kid, se o lance é kung fu. Acho que só vem a confundir quem não conhece as culturas orientais. Abraços! (Continua)

Confúcio

por Brenda - Niten - 06-jul-2010

Um filme que tem tudo à ver com o Niten e o Caminho do Guerreiro, está para estreiar.
O longa biográfico sobre o mais célebre filósofo e educador da China Antiga, Confúcio.

Confúcio foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político.
O confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.
Confúcio é  Constantemente Citado pelo Sensei nos Cafés e Momentos de Ouro

Conhece-se muito pouco da sua vida. O Longa promete contar o mais fielmente a história de Confúcio.

O filme Estreou na china em 22 de Janeiro e ainda não tem um distribuidor.
Portanto não há data de estréia prevista no Brasil, Quem conseguir um DVD avisa a gente aqui no Blog pra  assistirmos também.
mas enquanto esperamos podemos ficar com o trailer que exibe uma grande produção e qualidade.
 

Tags: Cinema, Confucio,

O Iai e o Mundo

por Anciães - RJ/Tijuca - 05-jul-2010

"No dojo do mundo, em sua luta íntima pelo crescimento espiritual, todos os dias o guerreiro utiliza os conceitos do Iai.
O Nukitsuke (desembainhar) é a capacidade de reconhecer no seu interior uma fraqueza, seja numa reação negativa a um estímulo exterior, seja na necessidade de atuar ativamente na solução de alguma questão que se apresente - e, reconhecendo-a, prontamente reagir consigo próprio, na medida e da forma adequadas, com energia e naturalidade.
O Kiritsuke (corte) é o prosseguimento de sua reação interna, anulando qualquer outra ameaça que se apresente no seu equilíbrio e no seu coração após o Nukitsuke.
Vem então o Tiburi (limpar), onde se saneia a Katana do auto-burilamento, deixando escorrer qualquer resquício de desequilíbrio interior.
E finalmente o Noto (embainhar), onde se retorna à postura inicial de paz consigo próprio e com o mundo, mas com um inimigo a menos a nos enfraquecer a vontade e a tranquilidade perante os desafios da vida.
O verdadeiro samurai sabe que seu maior inimigo são suas próprias imperfeições, e deve estar pronto para enfrentá-las a cada segundo de sua vida, através do treino constante e da real dedicação ao caminho."

Contribuição enviada pelo aluno Anciães do Iaijutsu, Tijuca, Rio de Janeiro

Tags: Iaijutsu,
comentários   2 de 2

omar - Rio de janeiroShitsureishmassu!
nesse conceito do Iai, está presente também o Espírito Livre, sem medo e sabendo que jamais será superado se realmente estiver livre! Limpo e cristalino como a água que corre nas montanhas da vida...
Arigatou Gozaimassu!
Omar - Unidad (Continua)

Ferreira - SSA - Lauro de Freitas - BAShitsurei shimassu Sempai,
gostei de sua colocação sobre as fases do Iai x a vida. Pensei profundamente sobre suas palavras e compartilho de seu ponto de vista.
``nós somos nossos maiores inimigos`` sábias palavras Sempai.
Domo arigatô gozaimashitá
Fe (Continua)



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br