TREINAR
KENJUTSU
EM CASA

Para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!


Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Postagens de 2015    Retornar para todas postagens

Saru Doshi

por Niten - blog - 28-dez-2015


Ilustração de Tarcila Neves, do UNYON Studios.

Em breve estaremos comemorando o Oshogatsu (Ano novo) e vamos sair do ano da Cabra (Yagi Doshi) para o ano do Macaco (Saru Doshi).

A aluna Tarsila, do Niten Jacarepaguá-RJ, fez a ilustração acima para representar o Saru Doshi para o Niten.

Neste próximo ano devemos continuar vencendo nossas batalhas diárias, estando pronto para enfrentar todos os desafios, sejam velhos ou novos.
 
Shin Nen Akemashite Omedetou Gozaimasu.
Instituto Cultural Niten

Um início em Botucatu

por Brenda-adm - SP/São Paulo - 22-dez-2015





Alunos do Niten São Paulo, Ponta Grossa e Sorocaba estão levando os ensinamentos do Niten a mais uma cidade.

Iniciaram os treinos em Botucatu /SP!
Veja o que os alunos contam sobre esse início na nova Unidade:


"Desde que me mudei para Botucatu há um ano e meio e comecei a fazer parte do Projeto Pioneiros do Niten, senti na pele a ausência de uma unidade do instituto na cidade em que moro.

Fui descobrindo outras pessoas que, como eu, faziam parte do Niten e moravam aqui em Botucatu: a Milene e o Melo, que eram da unidade de Ponta Grossa; e o Yoshida, que treina sempre que possível na unidade Sorocaba. Percebi que todos queriam continuar treinando e estavam dispostos a ajudar a dar continuidade ao trabalho do Instituto em nossa cidade;
Logo depois de receber o 5º Kyu de Kenjutsu, como prometi a mim mesmo, pedi autorização ao Sensei para que pudesse conduzir treinos com os meus colegas de Botucatu - e ele felizmente concedeu! 
No dia 06 de novembro de 2015 realizamos nosso primeiro treino em Botucatu, ao qual os colegas compareceram e treinaram com afinco!!!
Arigatou gozaimashita pela atenção e pela oportunidade."
Bergamini - São Paulo


"Com o início dos treinos em Botucatu senti toda energia contida ser liberada novamente. Apertei bem o Mem. Finalmente após um ano e meio de ausência, voltou em minha mente o que aprendi e fiquei muito feliz e empolgada por poder cruzar espadas com companheiros do Niten.
Não vejo a hora de podermos cruzar espadas novamente e tão logo eu consiga ir a São Paulo,
Domo Arigatou Gozaimashita Sensei Jorge Kishikawa por permitir a realização do sonho desta aluna." 
 Milene - de Ponta Grossa para Botucatu


"Dia 06/11/2015, Após um ano e meio sem treino, sem o convivio no dojo, sem NITEN.o sentimento de segurar a shinai em mãos novamente, mesmo depois de tanto tempo, percebi que a vontade e a alegria de estar no dojo não haviam me deixado, e acredito do fundo do kokoro que, não teria sido possivel sem a ajuda dos alunos Bergamini e Yoshida.
O treino foi gratificante! O sentimento foi unico, "lavei a alma" e me senti revigorado!
Domo Arigato Gozaimashitá Sensei Jorge Kishikawa, pelo Instituto NITEN e pela sabedoria única!"
 Mello - de Ponta Grossa para Botucatu


" Foi uma sensação incrível e revigorante de vestir o uniforme do Niten e ouvir aos KIAIS do treino, em um local familiar e que é parte da minha vida cotidiana. Era uma ideia que para mim era muito distante, mas a determinação do Sempai Bergamini tornou-a realidade." Yoshida - Sorocaba









 

Tags: pioneiro,

Navidad 2015 - Donación y Nueva Visita al Hospital

por Saieva-Bsas - Social - 21-dez-2015

Ya está finalizando este año 2015 que estuvo lleno de experiencias, éxitos, luchas y entrenamientos compartidos. Una vez más llega el momento de hacer un balance personal del año y de darle un lugar destacado a la compasión y el entendimiento hacia los demás que caracterizan a un buen samurái moderno. Así, los alumnos de Niten Argentina colaboraron generosamente en la colecta organizada para los niños internados en Hospital Zonal General Vicente López y Planes con juguetes, libros y ropa.


 
La visita del grupo de entrega al hospital fue como siempre una experiencia memorable y de gran aprendizaje para todos los que la realizan. Compartimos con ustedes un breve relato de un joven alumno que estuvo allí conviviendo con los chicos:
 
Cuando hablamos del Hospital Zonal General Vicente López y Planes, hablamos de un lugar muy humilde donde se trabaja con esmero por dar el mejor tratamiento con lo que se tiene. Fue la primera vez que visite ese hospital y la primera impresión que tuve fue de impacto por las condiciones en las que se encontraba el lugar. 
 
Personalmente destaco un momento en el que entré a una sala en donde se encontraba una nena de 6 años recostada en la camilla con cara de aburrimiento, y decidí quedarme con ella un poco, le di 2 muñecas que habíamos traído y enseguida se levantó para sacarlas del empaque y jugar con ellas, en ese instante se pudo ver un cambio radical en su actitud, junto a algunos compañeros nos quedamos en la sala jugando con ella y conversando con su madre, quien nos contó un poco la situación de su hija. En conclusión, fue una experiencia maravillosa y me fui muy satisfecho al poder haberles dado una alegría a los chicos y las familias que se encontraban en el hospital.
 
Sayonara arigato gozaimashita
 
Christian, Unidad Recoleta

Tags: Social,

Estágio na ADM - Waldeque de Vitória-ES

por Waldeque - ES/ - 21-dez-2015


O Aluno Waldeque de Vitória ficou 1 mês em estágio na ADM em São Paulo:

Quando fiquei sabendo da oportunidade do estágio no niten fiquei muito empolgado com a ideia de trabalhar no coração do Niten e vir como é toda a estrutura de dentro.

Quando cheguei na ADM eu tinha uma pequena ideia do que me aguardava, mas esse tempo que passei aqui me ensinou tantas coisas, como ouvir, falar, ver e andar.

Confesso que no começo me adaptar foi um pouco difícil, mas graças á estagiaria antes de mim que me passou tantas coisas e a equipe que trabalha na ADM, eu consegui me esforçar e dar o meu máximo.
Quando sai de casa tinha o objectivo de ficar mais forte no Caminho e hoje sei que estou voltando muito focado e melhor de quando saí.
Arigatou Gozaimashita! 


Waldeque

Tags: Estagio,
comentários   2 de 2

Samuel - Belém - PAEstive alojado na KO na última semana de estágio do Waldeque. Uma grande figura, um dos `Kikuchiyos` que conheci.
Força no caminho, Waldeque! Gambate!
Omedetou gozaimassu! (Continua)

Francisco Simonassi - SERRAHai Waldeque! Omedetou por esta conquista!
Agora de volta ao estado continue sempre com a energia que experimentou no estágio.
Com certeza isso irá contagiar os outros e fortalecer o Dojo e também o Niten.
Gambatê kudasai! (Continua)


Formas em Star Wars

por Rovere - PR/Ponta Grossa - 14-dez-2015

Muitos não sabem mas no universo de Star Wars existem vários estilos de luta com Sabres de Luz, semelhante ao Kenjutsu. São chamados de Formas.
 
São 7 Formas principais, cada uma com suas características, vantagens e desvantagens. As 7 Formas são: Shii-Cho, Makashi, Soresu, Ataru, Shien/Djem So, Niman e Juyo (Vaapad)
 
O Mestre Yoda utilizava a Forma Ataru; e Mace Windu desenvolveu uma variante da Forma Juyo, chamada de Vapaad.
 


(...)


Continua (post completo)

Niten na Expo Yume Botucatu

por Niten - SP/Sorocaba - 07-dez-2015


Milene (2ª da direita para esquerda) e Melo (3º atrás da direita para esquerda) junto com os alunos do Dojo de Sorocaba-SP

No dia 22 de novembro os alunos do Dojo de Sorocaba-SP junto com os alunos Melo e Milene do Dojo de Ponta Grossa-PR participaram da Expo Yume Botucatu, levando muito Kiai e energia para o evento.

(...)







Continua (post completo)

Tags: Apresentacao,

Relato de Diz

por Aguirre - MX/ - 04-dez-2015

A continuación el relato de Martín Diz  un alumno que viajo 18 horas desde Hong Kong para venir a entrenar con Senpai Joel en esta visita:

Despues de cuatro años de no entrenar tuve la  oportunidad de volver al camino de la espada en el gashuku organizado por la unidad de Niten en México. Fue muy emocionante reencontrarme con Senpai Joel y Aguirre con quienes eh tenido el placer de cruzar espadas en multiples oportunidades,

Fueron tres días de entrenamiento intensivo donde  a demas de revisar las tecnicas conocidas pude refrescar las ya aprendidas. Lo más notorio del entrenamiento, sin embargo, fue notar como a pesar del tiempo pasado las cosas buenas de Niten no cambiaron!

Volver a ver a Senpai Joel y Aguirre fue muy emocionante. El reencuentro, fue como volver a dos viejos amigos. A pesar del tiempo pasado el afectó no cambio. Rápidamente nos pusimos al día y comenzamos a entrenar. Después de unas pocas horas era imposible entender que habían pasado 4 años.

Domo arigato gosaimashita Senpai Joel.
Domo arigato gosaimashita Aguirre.

Martín Diz






Os perigos do Smartphone até para um Samurai...

por Pierin - blog - 03-dez-2015




comentários   2 de 2

Joel Correa da Silva - Ciudade Autonoma de Buenos AiresKonitiwa
Onegai shimassu
O que mais doi é ver os Pais ao lado dos filhos, conectados en seus aparelhos e não em dialogar e ensinar e conviver com as crianças. (Continua)

Mára Núbia da Silva - Porto Alegre / RSKonnichiwá , yoroshiku onegai shimasu.
Shitsurei shimasu.
Video que além da mensagem sobre o smart no dia a dia nos remete a outras situações nas quais não colocamos a devida atenção.
Sayounará, arigatou gozamashitá
Mára (Continua)

Estágio Aluna Gabrielle na ADM

por Mendes-Cax - RS/Caxias do Sul - 26-nov-2015

Saudações Mina San!

A aluna Gabrielle de Caxias do Sul/RS teve a oportunidade de ficar 1 mês estagiando na ADM em São Paulo.

Uma oportunidade ímpar de exercer o segundo voto e avançar no Caminho ao lado do Sensei e Sempais!



"  Logo na primeira semana percebi que o ritmo era outro completamente diferente do que eu estava acostumada, levei um susto com isso. Mas era exatamente o que estava precisando, como o Sensei disse: "caminhando não se sobrevive". As missões, as limpezas, as pinturas, os treinos intensos fizeram com que acordasse algo dentro de mim, percebi que estava indo para a guerra já derrotada durante meu dia a dia."

" No Caminho temos obstáculos, mas o jeito que lidamos com eles é o que nos fazem guerreiros. A cada dia meu ritmo foi aumentando, para tentar acompanhar com o da ADM, meu kiai foi ficando mais forte e minha determinação em melhorar ia aumentando, meu espírito estava sendo polido."

" Conclui que polir o espírito não é meditar, não é passar os dias pensando no que poderia fazer melhor ou achando que um diploma faz com que você seja melhor do que os outros. Polir o espírito é enfrentar cada dia como a guerra, deixar de se comportar como uma vítima, levantar a cabeça e ter confiança em suas ações.

Polir o espírito é escutar, assimilar a ordem e responder "hai" prontamente.

Polir o espírito é também errar, mas não parar até consertar o seu erro. Polir o espírito é chegar ao seu limite e continuar um pouco mais, sem desistir. "




Gabrielle e Jefferson acompanhando o Sensei .


Giri, sempre!

Mendes
Niten Caxias do Sul




Tags: Estagio,
comentários   2 de 2

Vera Lucia Teles Paz Piccoli - FarroupilhaOmedetou Gabrielle. (Continua)

Mára Núbia da Silva - Porto Alegre / RSKonnichiwá yoroshiku onegai shimasu.
Shitsurei shimasu.
Omedetou pelo estágio.
Experiência enriquecedora e palavras inspiradoras.
Arigatou gozaimashitá por dividir conosco.
Sayounara, arigatou gozaimashitá
Mára (Continua)

Gashuko Região Norte com Senpai Drawin

por Niten - AM/Manaus - 25-nov-2015



Dias 31 de Outubro e 01 de Novembro entrou para a história da unidade Manaus e Belém como o primeiro Gashuku envolvendo as duas unidades juntas. Realizamos o nosso primeiro Gashuku Região Norte!
Senpai Drawin, coordenador de Belo Horizonte, ministrou o treino que tomou dimensões únicas e calorosas como nossa cidade, Manaus. Senpai Drawin nos mostrou muito de sua convivência com o Sensei e as transmitiu de de forma que nós mesmo nos sentimos abraçados ao Mestre. Foi também um treino muito técnico, onde pudemos corrigir nossos erros de postura e golpes, e pudemos aprender novos kamaes e katas.

(...)






Continua (post completo)

Tags: Gashuku,
comentários   3 de 3

Maurício Borges - Belém (PA)Konichiwa Ssmurai Sama, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Deixei passar um tempo. Dei a distância necessária, para escrever alguma coisa sobre este Evento.
Este Gashuku do Niten, foi Histórico.
Senpai Drawin viajou mais de 2.500 Km, para (Continua)

Samuel Borges - Belém - PAArigatou gozaimashitá ao Sensei, Senpai Drawin, Senpais e colegas de Manaus e Senpai Vianez e colegas de Belém. Foi muito prazeroso estar junto a todos nesse final de semana. Uma parte muito gostosa de viver no Niten é conhecer lugares e pessoas diferente (Continua)

Teo Monteiro - BelémKonbawa,
Que esta seja o primeiro de muitos gashukos com os nossos irmãos e irmãs de armas do Norte!
Domo Arigatou Gozaimashita pelo treino e convívio! (Continua)

Gashuku com Sensei no Rio

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 23-nov-2015



No domingo 22 de novembro foi realizado o Gashuko com o Sensei no Dojo da Tijuca. Mais de 50 Samurais do Niten vieram aprender e praticar os votos do Bushido, trazendo bastante Kiai e energia para o Rio de Janeiro.

(...)








Continua (post completo)

Tags: Gashuku,

...en el rastro del Camino

por Niten - America Latina - 15-nov-2015



Reflexiones sobre el camino de la espada en Instituto Niten . Algunas palabras de Julio , que entrena desde septiembre de 2014 y se encontró en la práctica en el Camino , la renovación para seguir adelante.


Quando a Força despertou em você?

por - Hayabusa - 15-nov-2015

Acompanhado o lançamento de Star Wars,  vimos que eles estão com a seguinte campanha: "Quando a Força despertou em você? "
Então pensamos em criar esse post aqui no mural dos alunos.
No Niten treinamos também a Força, literalmente!
A Força física, fortalecendo nossos canais de energia, nosso centro, e Tandem.
A Força mental, adquirindo sabedoria, aprendendo com a experiência dos antigos e como aplicá-la em nosso dia-a-dia
e a Força espiritual, ganhando resistência para durar e persistir nos momentos difíceis e desafiadores!
Então a Força que treinamos no Niten, é a mesma que da qual trata a saga do STAR WARS!
Afinal Star Wars e principalmente esse novo episódio,  sempre se conta a "jornada do herói " e do Guerreiro.

Convidamos todos a relatar algum momento particular no treino, com Sensei, ou Sempais. Um gashuko que mudou sua visão do Caminho. Ou como você despertou simplesmente para a vontade de começar a treinar?!

Vai então a pergunta: "Quando a Força despertou em você? "



Tags: Hayabusa,
comentários   4 de 4

Tito - FlorianópolisO Despertar da Força

Acredito que o meu despertar ocorreu durante um momento difícil de minha vida.

Antes desse momento eu estava tranquilo na vida pessoal, como guerreiro do Niten na época já atuando como coordenador e profissionalmente bem, até qu (Continua)

Pierin - FlorianópolisEu, iniciei os treinos aqui em Florianópolis em 2009, mesmo longe de São Paulo, pude sentir nos alunos que puxavam os treinos a energia do Sensei e quis ir conhece-lo. Estava empolgado com os treinos, porém somente quando fui fazer Shugyo com Sensei, e (Continua)

Barth e Meurer - Jaraguá do SulSempre fomos fascinados pela cultura japonesa, e após uma viagem a cidade de Frei Rogério em SC, onde visitamos o festival Sakura Matsuri totalmente voltado para a cultura e tradições japonesa, a `força` despertou em nós e decidimos procurar algum lugar p (Continua)

Lotto - FlorianópolisPosso dizer que senti o Bushido despertar no meu primeiro Gashuku, no começo de 2014. Foi a primeira vez que vi o Sensei e senti sua energia e presença, e também pude conhecê-lo. Fiquei fascinado vendo tantos companheiros do Caminho treinando juntos, e mu (Continua)

Kimono Niten (Família Delfino)

por Niten - SP/São Paulo - 14-nov-2015



As impressões de um casal que veste o Kimono Niten. No Dojo, fora dele, e com novidades chegando.



Edição e Captação: Renato Kendi Yoriyasu

Tags: Familia,


Sesc Santana exibe mostra de Akira Kurosawa

por Niten - SP/São Paulo - 14-nov-2015

De 10 de novembro a 15 de dezembro, o Sesc Santana exibe a mostra Jidaigeki, com filmes do diretor japonês Akira Korosawa. As exibições são gratuitas e acontecem sempre às 20h.

Gênero que retrata o Japão feudal, oJidaigeki tem como personagens principais os Samurais. Entre os filmes da programação estão "Rashomon", "Os Sete Samurais" e "Yojimbo - O Guarda Costas".

Com mais de 30 filmes na carreira, Akira Korosawa (1910- 1998) foi um dos cineastas mais importantes do Japão. Ganhou diversos prêmios, entre eles uma Palma de Ouro em Cannes, com "Kagemusha, a Sombra de um Samurai", em 1980, e um Oscar pelo conjunto da obra, em 1990.

Confira a programação da mostra:


(...)


Continua (post completo)

GASHUKU HYODO MUSASHI com SENSEI JORGE KISHIKAWA

por Niten - Niten - 31-out-2015



(...)


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Euler - Porto AlegreSalve. Esse curso: Hyodo Musashi, chamou, minha humilde, atenção. Farei todos os esforços para, com sorte, ouvir o Sensei. Recentemente: venci um drama pessoal. Estava pensando de mudar de cidade e de emprego. Deu tudo certo no final. A vida, aos poucos, (Continua)

Estágio: Aprendizado Intensivo 2

por Niten - GO/Goiânia - 27-out-2015

O aluno Simas, da unidade Goiânia, assim como a Adriana (http://www.niten.org.br/mural/listar/2015/10/20/4904/aprendizado_intensivo) veio a São Paulo estagiar na ADM em busca de aprender mais sobre os Katas do Bushido, através do convívio direto com o Sensei.
 
Vejam abaixo o relato do Simas sobre esta experiência:


(...)


Continua (post completo)

Tags: Estagio, Estagio,
comentários   1 de 1

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaMina san,

Já conhecia o Simas, pois ele era de Brasília, e agora está em Goiânia. Encontrei com ele no 14o Torneio por equipes, na metade de seu intensivo, foi bom encontra-lo lá! Pude notar um olhar diferente, uma atitude mais firme. Nada como subir a (Continua)

Torneo Argentino de Kobudo por Equipos 2015 (4°TAKE)

por Saieva-Bsas - AR/Buenos Aires - 26-out-2015



Este sábado 17 de Octubre tuvimos nuevamente la oportunidad de vivir una tarde única en ocasión de realizarse nuestro 4° Torneo Argentino de Kobudo por Equipos (TAKE) en el Dojo de Recoleta.  
 
En esta edición tuvimos una cantidad record de participantes, lo que dió gran dinamismo a las competencias y permitió que hubiese muchos equipos presentandose en cada disciplina. Argentina sigue creciendo en kenjutsu, Iaijutsu y Jojutsu.

 
La categoría de Dai Ichi Kihon fue una de las sorpresas de la tarde ya que, a pesar de realizarse por primera vez, resultó una de las que más disfrutaron los participantes. Las luchas con bogu fueron una vez más el plato fuerte del evento y las que más pasiones despertaron.


 
Desde ya agradecemos a los familiares y amigos que compartieron con nosotros esta fiesta y repetimos las palabras de agredecimiento de Senpai Huarte: sin su valioso apoyo no sería posible para cada practicante de Niten continuar con tanto empuje recorriendo el camino de la espada.

¡Ya están todos invitados para los torneos 2016! 

Estágio: Aprendizado Intensivo

por IvanSantos - MG/Juiz de Fora - 20-out-2015

A aluna Adriana, da unidade Juiz de Fora, viveu momentos de aprendizado em SP. Num estágio de convívio permanente com o Sensei e os Senpais da Administração do Instituto Niten, ela pôde se fortalecer em batalhas que testaram o corpo, a mente e o espírito.



"Os vinte dias que estagiei na ADM poderiam ser chamados de aprendizado intensivo. Nos treinos, corrigi inúmeras falhas técnicas, mas na ADM convivendo diretamente com Sensei, Senpai Wenzel e demais Senpais, corrigi falhas pessoais, de uma vida inteira. Aprendi com as chamadas, as conversas e risos. Aprendi a receber um elogio, e diferenciar felicidade de vaidade. A Adriana que foi desmaterializou-se em algum momento entre a calçada e o portão de madeira. Vivenciei mais da família Niten. Aliás, as Senpais Brenda e Midori me incluíram em suas famílias, o que para mim é algo incomensurável! No e-mail convocatório, dizia que exerceríamos o Segundo Voto, mas exerci os quatro! Sou uma mulher mais forte, melhor filha, irmã, pessoa. O ato de cozinhar engrandeceu minha alma: sei que sempre será diferente do que era, a cozinha foi um templo onde entoei orações com alho e sal.
Domo arigatou gozaimashita pela oportunidade!
Arigatou gozaimashita!
Sayounara!"

Adriana


Tags: Estagio, Estagio,
comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konbanwa Senpai Ivan, Adriana e demais Colegas do Niten.
Shitsurei Shimassu.
Este `post` é muito estimulante e, está muito bem elaborado. Sua mensagem é indelével.
Parabéns a Adriana que teve o desprendimento e portanto a Honra, de conviver com Sensei, (Continua)

Mulheres no Iai

por Midori-Adm - SP/São Paulo AR - 16-out-2015



No Shin Hagakure diz:
"As mulheres são melhores que os homens
As mulheres não utilizam a força bruta para vencer.
De longe, elas possuem a melhor posição e a melhor pegada na espada..."

Estamos treinando para fazer jus a essa passagem.



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br