Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Postagens de 2019    Retornar para todas postagens

HAPPYOKAI KIR JOVEM

por NITEN - SP/São Paulo - 11-dez-2019




OHappyokai é  realizado ao final do ano, é uma celebração onde podemos demonstrar nosso Caminho aos nossos familiares e amigos, é também uma oportunidade de perceber evolução das crianças no caminho!

Após o treino nos reunimos para uma festa com as Famílias!

"É notória a evolucão das crianças dentro do caminho ao final desse ano não só na técnica, mas nas atividades do dia a dia.
Queremos que as crianças levem essa formação e o espírito Samurai para casa, escola e em todos os lugares!
Arigatou Gozaimashita aos familiares pela confiança no trabalho do Sensei e do Niten!"

Ruy Miyadaira - Coordenador do Kir Jovem

Arigatou Gozaimashita a todos!
E nos vemos com muito Kiai em 2020




WORKSHOPS DE KENJUTSU NO RS - OUT/NOV

por NitenRS - RS/Porto Alegre - 26-out-2019



Venha participar de uma introdução às Artes Samurais!
O Kenjutsu e Iaijutsu em um WORKSHOP ABERTO no Instituto Niten, o maior centro de ensino das artes tradicionais dos Samurais fora do Japão. Conheça os treinos, a dinâmica dos Dojos do Instituto Niten e a Arte da Espada Samurai neste Workshop!

Todos podem participar: mulheres, homens, jovens e crianças a partir dos 10 anos de idade.

- Explicações sobre Kenjutsu
- Pilares da cultura Samurai
- Técnicas básicas
- Princípios das duas espadas
- Golpes de combate
- Katas de Kenjutsu
- Demonstrações e explicações de combate com armadura
- Momentos de Ouro: Filosofia Samurai e Cultura Japonesa

Para participar, trazer uma roupa para prática esportiva, como calça tactel, calça de judo ou taekwondo, ou similar e camiseta, preferencialmente, de cor neutra e lisa. Os equipamentos, nós emprestaremos.

Inscrição no local. Chegar com 20 minutos de antecedência.
Taxa: 120 reais
Inclui um exemplar do livro SHINHAGAKURE, do Sensei Jorge Kishikawa https://niten.org.br/shinhagakure, e Certificado de Participação no Workshop de Método KIR enviados posteriormente pelo correio.

Serão 3 Workshops no Rio Grande do Sul em outubro:

- CAXIAS DO SUL - SÁB. 19/out - 9h30
COLÉGIO SANTA CATARINA
Av. Rosseti, 1160

- PORTO ALEGRE - SÁB. 26/out - 14h30
SOC. RECREATIVA JUVENTUDE
R. Silva Jardim, 92 (Ao lado do art & bar)

- NOVO HAMBURGO - SÁB. 02/nov - 09h00
SOC. CANTO UN. FRATERNAL
Av. Pedro Adams Filho, 3971

Sejam bem-vindos ao Treino!

Instituto Niten Rio Grande do Sul
niten.org.br/rs

Dia das Crianças - KJO

por Luciana-SP - SP/Kir jovem - 19-out-2019

Nesse último sábado, dia 12 de outubro, aproveitamos a data para comemorar o Dia das Crianças.

Uma manhã de feriado ensolarada e com muito calor seria um dia propício para as crianças não irem ao treino e aproveitarem o dia em família, mas não foi o que ocorreu. Notei que os pais priorizaram a ida ao Niten.
Tivemos um treino cheio de energia e disposição, com muitas crianças. E ao final dele, entregamos uma lembrança e realizamos uma confraternização com bolo, doces, salgados e bebes, como toda criança gosta.
Assim, tivemos a oportunidade de ensinar os outros “katas” do Bushido e da Cultura Samurai, além da parte técnica ou física, como entregar ou receber algo com as duas mãos, como forma de respeito, aguardar o “itadakimasu” do Sensei ou do Senpai para se servir e esperar os mais velhos ou os mais antigos se servirem a mesa primeiro. Todos esses conceitos são passados para as crianças para que elas os incorporem e utilizem no dia a dia, em casa e na escola.

É o Niten ajudando na formação das crianças com a educação Samurai.















Tags: Evento, Bushido, KirJovem,
comentários   1 de 1

CRISTIANE BARBOSA GOMES - Campo GrandeShitsurei Shimassu,
Meus olhos se enchem de água, por tanto contentamento em ver o dojo cheio de pequenos Buchis. Em breve seremos nós aqui em Campo Grande - MS. Ver um adulto pra cada criança também é incrível.

Omedetou aos Sempais do KJ,

Arigato (Continua)

GOLDEN MOMENTS - Patience

por Niten - Internacional - 03-out-2019

MOMENTOS DE ORO - Paciencia

por Niten - America Latina - 03-out-2019

MOMENTOS DE OURO - Paciência

por Niten - BR/Brasil - 03-out-2019

Sampaio - Estágio na ADM

por Sampaio - RJ/Niteroi - 23-set-2019

O Aluno Sampaio do Dojo Niterói passou duas semanas na sede administrativa do Niten.
Dias de aprendizado e reflexão próximo ao Sensei e Sempais do Niten

Abaixo palavras desses dias de aprendizado:





Relato Estágio na ADM



Antes mesmo de começar já ocorria a ansiedade e insegurança quanto a algo, algo o qual foi exatamente o mesmo mencionado pelo Senpai Wenzel quando o encontrei na segunda pela manhã, sobre qual seria o foco de meu estágio. Era hora de sair do virtual e ter mais contato com o real!
 
Pela noite, acompanhando o Senpai Ruy ao levar os equipamentos para o Dojo de Ana Rosa, pude ser apresentado ao Sensei como o novo estagiário, e pude trocar algumas palavras com ele ao encontra-lo na entrada do vestiário. Mais tarde naquela semana, ao me encontrar novamente com ele na própria Adm, qual não foi a surpresa dele ao descobrir que eu também era um aluno! Ao ser apresentado a ele como estagiário, disse ter pensado que finalmente haviam encontrado um bom estagiário, pois sentia uma energia diferente. E qual não foi a “decepção” dele ao descobrir que era um aluno, pois disse que agora entendia o porque dessa energia.
 
Ao longo da semana com os Senpais da Adm e da Kendo Online pude ir observando como o caminho da estratégia é levado para o seu dia a dia, vivido não apenas dentro do Dojo. Dentre todas as atividades que fui realizando, desde limpar banheiros, cuidar do jardim (e que jardim!) a enviar e-mails, pude sentir, mais do que apenas observar, a importância do fazer com intenção, do fazer e se sentir bem fazendo o que é preciso ser feito! Como dentro do Niten a eficiência, o fazer e fazer bem feito é importante! E como essa é uma mentalidade incorporada à essência de cada um dos Senpais com quem tive a oportunidade de aprender durante minha estadia.
 
Vivenciar em primeira mão a importância de cada elemento naquela estrutura, a confiança que os Senpais depositaram em mim de cuidar não apenas das tarefas que me eram atribuídas, mas também de que eu seria capaz de enxergar o que precisasse ser feito, isso para que eles pudessem executar com o máximo de eficiência as próprias tarefas já designadas a eles! E como isso me motivava! Saber que, se eu fizesse e fizesse bem feito, que meus Senpais poderiam ter ainda mais liberdade para realizar o que precisavam realizar, o como é importante saber servir bem, pensar nos outros.
 
E que ótimo timing do período de meu estágio com o dos momentos de ouro, os quais serviram para aprofundar ainda mais minha reflexão sobre o que eu vivenciava em primeira mão diariamente, ou será que o contrário? Que o que eu vivenciava em primeira mão ali me deu a oportunidade de refletir ainda mais profundamente sobre as palavras do Sensei?
 
E ao voltar agora para o Rio, ao encontrar minha família, qual não foi a reação deles se não perguntar “O que você fez lá? Você parece diferente, só não sabemos dizer ao certo o porquê.”. Foi um período breve, porém de grande aprendizado para mim, e por isso posso apenas dizer:
 
Domo arigatou gozaimashita, Sensei!
Domo arigatou gozaimashita, Senpais!
 
Sayounara, Sampaio


Tags: Estagio,

Domingos de Sol

por Cavalheiro - RS/Porto Alegre - 18-set-2019



Depois de chuvas seguidas nos últimos domingos, tivemos nossa aula Parcão, onde César participou de uma aula experimental e vai continuar treinando conosco.

Tags: Jojutsu, Jo_no_Parque,

Keeping the Tradition Alive

por Delfino - CA/Toronto - 09-set-2019



Last Sunday we held our first kenjutsu combat class! It was the perfect weather, not scorching hot nor freezing cold. Keeping the flame of Tradition that has been passed down to us by our Sensei alive!







63º Prêmio Paulista - Sempai Cristina

por Niten - RJ/Rio de Janeiro - 15-ago-2019

Nos tempos atuais é raro alguem continuar com uma atividade por mais que 2 anos.
Aqui nós temos um exemplo de perseverança, resiliencia.
Cristina continuou o caminho do Samurai, sendo mulher e mãe por 20 anos
Imagino que não tenha sido fácil toda essa tragetória.

Com perseverança vai aos dojos levando a tradição samurai para muitos alunos e alunas, com sua ​ simpatia e alegria ensina sobre tradição, Kenjutsu e sobre o que é essencial há vários anos nos muitos Dojos que coordenou, leva tambem Hannah a sua filha mais nova e acompanha o seu marido Wenzel.
Este é o caminho para a familia ser feliz.
Quando a família descobre o que é essencial será uma família feliz.
Omedetou Cristina

Sensei




Numa cerimônia singela mas carregada de significados para a comunidade nikkei, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu, no último dia 9, a Cerimônia de Entrega do 63° Prêmio Paulista de Esportes. O evento tem como objetivo homenagear atletas e dirigentes que contribuiram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do esporte no pais.


Neste ano o prêmio na categoria KOBUDÔ homenageou a Senpai Cristina, Coordenadora do  Niten no Rio de Janeiro.





Matéria publicada ontem 15/Jul no Jornal Nippak 
Clique para ampliar


(...)

(...)



Continua (post completo)

Caravana Hayabusa em Campinas

por Lotto - SP/Campinas - 13-ago-2019



Visita do Hayabusa ao Dojo Campinas. Muita energia e kiai!


Tags: Hayabusa,

Egan 2019 Agosto

por Egan - Niten - 02-ago-2019


Neste primeiro vídeo de uma série de quatro o Sensei Jorge Kishikawa fala sobre os ensinamentos do KENJUTSU passados de mestre a discípulos por gerações e gerações, conhecimento sacramentado nos Pergaminhos.
O Kenjutsu a partir de sua Origem até os dias de Hoje.



Imagem
Para começar a treinar é preciso apenas o passo inicial: A aula experimental. Nela você irá conhecer os princípios básicos do treinamento com a espada, o grupo e a filosofia Samurai!
A sua primeira aula é gratuita e emprestamos os materiais para esse treino.
No primeiro mês não há mensalidade e a espada inicial é um brinde na matrícula.



Imagem
1ª Matéria da Série de reportagens publicadas no Jornal Nikkey em japonês sobre o Sensei Jorge Kishikawa e sua tragetória até a fundação do Instituto Niten. Veja a matéria completa com tradução para o português.




Imagem
Como faz desde que foi fundado, o Grupo de Jovens do Niten realizou uma visita ao Ikoi-no-Sono.
"Os idosos tomaram seus lugares no salão, esperando a visita dos amigos dos quais muitos ainda se lembravam. Certamente, depois de 4 anos, os membros do Instituto Niten não seriam os mesmos e, muitos idosos daquela época, já partiram..."




Imagem
Alguns dos alunos mais antigos, experientes e graduados do Instituto Niten trilharam os primeiros anos do Caminho da Espada viajando regularmente vindos de outras regiões e estados.
Inspirados neles criamos o `Projeto Pioneiros´ para apoiar a todos que precisam viajar mais de 70km para vir treinar!

"A experiência foi maravilhosa, além da oportunidade de estar com o Sensei Jorge que enriqueceu ainda mais a vivência. O treino foi excitante do começo ao fim." Vinicius Valentin, professor da Universidade Federal de Rondônia em sua primeira visita a um Dojo do Niten em São Paulo



Imagem
O EGAN publica agora os relatos originalmente enviados aos alunos da viagem do Senpai Wenzel acompanhando o Sensei ao Japão em 2018.
Neles um dos senpais mais antigos do Niten narra passagens inusitadas, faz observações e reflexões sobre o Japão, o Sensei, e especialmente sobre a visão de quem treina no Instituto Niten sobre a terra de origem dos Samurais. No primeiro capítulo com o título "As Nuvens são as mesmas" as impressões da viagem e chegada.



Imagem
- Seleção de fotos e vídeos especiais do Instituto Niten,
- Trechos de MOMENTOS DE OURO em vídeo e a
- Publicação semanal dos capítulos do SHINHAGAKURE

...para inspirar o dia com a energia da espada!



Editoria

O nome eGan vem de `GAN´, o ganso selvagem japonês, mensageiro de boas novas, que agora lhe são enviadas por email!

`EGAN´ é o informativo do Instituto Cultural Niten enviado desde 2003. O material é editado pela equipe da Sede do Instituto Niten e conta com a colaboração dos alunos. Mande sempre que desejar sua opinião, contribuição ou comentário por email. Arigato Gozaimashita pela leitura!
Equipe Egan
egan@niten.org.br

Papel de Parede
Imagem Wallpaper
Download wallpaper 1024 pixelsDownload wallpaper 1280 pixelsDownload wallpaper 1920 pixels




Tags: Egan2019_Ago,

As Origens do Kenjutsu

por - Niten - 01-ago-2019



Neste primeiro vídeo de uma série de quatro o Sensei Jorge Kishikawa fala sobre os ensinamentos do KENJUTSU passados de mestre a discípulos por gerações e gerações, conhecimento sacramentado nos Pergaminhos. O Kenjutsu a partir de sua Origem até os dias de Hoje

Tags: Egan2019_Ago,

Hora de Começar

por - Niten - 01-ago-2019




Para começar a treinar é preciso de um passo inicial,
 a aula experimental! Nela você irá conhecer os princípios básicos do treinamento com a espada, o grupo e a filosofia Samurai!

A sua primeira aula é gratúita e emprestamos os materiais para esse treino.
No primeiro mês não há mensalidade e a espada inicial é um brinde na matrícula.




Tags: Egan2019_Ago,

Instagram Samurai!

por - Niten - 01-ago-2019



- Seleção de fotos e vídeos especiais do Instituto Niten,
- Trechos de MOMENTOS DE OURO em vídeo e a
- Publicação semanal dos capítulos do SHINHAGAKURE

...para inspirar o dia com a energia da espada!


instagram.com/institutoniten


Ver essa foto no Instagram

#kenjutsu #samurai #sword #niten #shinai

Uma publicação compartilhada por Instituto Niten (@institutoniten) em

Tags: Egan2019_Ago,

Primeiro Treino em Toronto

por Delfino - CA/Toronto - 31-jul-2019



Em Julho tivemos o primeiro treino em Toronto, no Canada, com os alunos Delfino, antigo Coordenador da unidade Itaim, e Jason, aluno do Dojo Rio de Janeiro entre 2002 e 2012.

Com Dojos no México e Estados Unidos, agora o Niten da seus primeiros passos no Canadá, marcando mais presença na América do Norte.

Ganbatte Kudasai Niten Canada!








Projeto Pioneiros - Vindo de Longe para Treinar

por Vinícius - Niten - 12-jul-2019


Alguns dos alunos mais antigos, experientes e graduados do Instituto Niten trilharam os primeiros anos do Caminho da Espada viajando regularmente vindos de outras regiões e estados.
Inspirados neles criamos o `Projeto Pioneiros´ para apoiar a todos que precisam viajar mais de 70km para vir treinar!




"Cheguei ao Instituto Niten pelo site, que é bem detalhado e contribuiu demais para a interação com a equipe. Também, registro o excelente atendimento feito por telefone. Há meses eu flertava com o Instituto, acompanhando a página de YouTube e demais redes sociais. Como moro em Porto Velho, Rondônia, fiz o cadastro como aluno pioneiro e pude aproveitar um feriado para estar em um treino em SP.


(...)




(...)



Continua (post completo)

Tags: Pioneiros, Egan2019_Ago,

Matéria no Niten Butantã

por João Pedro Malar - SP/São Paulo BU - 03-mai-2019


Kenjutsu: a arte samurai

Por João Pedro Malar


Com mais de 600 anos de história, o kenjutsu é uma arte marcial de origem japonesa que ficou conhecida ao redor do mundo por ser a técnica de luta utilizada pelos famosos guerreiros samurais. Em tradução livre, kenjutsu significa “técnica da espada”, e é exatamente com essa arma que os praticantes desse estilo de luta dão continuidade a essa arte marcial antiga e tradicional.




O kenjutsu é uma arte ancestral, praticada pelos famosos samurais japoneses. (Imagem: João Pedro Malar/Jornalismo Junior)

O kenjutsu, entretanto, não ensina apenas o uso da espada, por mais que seja o grande foco dos seus praticantes. Além disso, essa arte marcial possui diversas variações, e muitas das posturas de combate existentes foram reunidas a partir do encontro de diversos estilos desenvolvidos em diversos territórios durante o período feudal, onde hoje é o Japão.

(...)




Continua (post completo)

Visita ao IKOI- NO-SONO

por Café com o Sensei - Niten - 03-mai-2019



Como faz desde que foi fundado, o Grupo de Jovens do Niten realizou uma visita ao Ikoi-no-Sono, asilo e casa de apoio a idosos ligada à colônia japonesa de São Paulo



Carta da Ir. M. Teresia (Coordenadora do Ikoi-no-sono em Guarulhos)

"Depois de 4 anos de visitas, recebemos novamente no dia 07.04.2019, a visita dos membros do Instituto Niten.

Para nós foi uma grande alegria, pois percebemos que nós não éramos esquecidos...
Às 14:00, os idosos já tomaram seus lugares no salão, esperando a visita dos amigos que muitos ainda se lembravam. Certamente, depois de 4 anos, os membros do Instituto Niten não seriam os mesmos e, muitos idosos daquela época, já partiram para a Casa do Pai. O Sr. Kumada havia guardado com carinho a espada que recebeu do Sr. Pacheco naquela oportunidade e mostrava com orgulho o seu presente.

(...)









Continua (post completo)

Tags: Social, Hayabusa, Egan2019_Ago,

Momentos de Ouro - OPORTUNIDADE

por Niten - Niten - 29-abr-2019



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br