Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Postagens de 2019    Retornar para todas postagens

Matéria no Niten Butantã

por João Pedro Malar - SP/São Paulo BU - 03-mai-2019


Kenjutsu: a arte samurai

Por João Pedro Malar


Com mais de 600 anos de história, o kenjutsu é uma arte marcial de origem japonesa que ficou conhecida ao redor do mundo por ser a técnica de luta utilizada pelos famosos guerreiros samurais. Em tradução livre, kenjutsu significa “técnica da espada”, e é exatamente com essa arma que os praticantes desse estilo de luta dão continuidade a essa arte marcial antiga e tradicional.




O kenjutsu é uma arte ancestral, praticada pelos famosos samurais japoneses. (Imagem: João Pedro Malar/Jornalismo Junior)

O kenjutsu, entretanto, não ensina apenas o uso da espada, por mais que seja o grande foco dos seus praticantes. Além disso, essa arte marcial possui diversas variações, e muitas das posturas de combate existentes foram reunidas a partir do encontro de diversos estilos desenvolvidos em diversos territórios durante o período feudal, onde hoje é o Japão.

(...)




Continua (post completo)

Visita ao IKOI- NO-SONO

por Café com o Sensei - blog - 03-mai-2019



 


Clique para Ampliar



Texto da Matéria

"Jornal Nippak 02 ~08 de Maio 2019
Grupo de Jovens do Niten realiza apresentação no Ikoi-no-sono

Como faz desde que foi fundado, há cerca de sete anos, o Grupo de Jovens (Hayabusa do Instituto Niten) realizou uma visita no dia 7 de abril na Assistência Social Dom José Gaspar “Ikoi-no-Sono”, em Guarulhos. No dia, cerca de 20 jovens participaram da ação, que consistiu em demonstrações das técnicas de kenjutsu para os internos, que se mostraram bastante ansiosos com a visita dos jovens samurais.
O fundador do Instituto Niten, Jorge Kishikawa, que fez questão de acompanhar os jovens, explicou que o Hayabusa costuma realizar de 3 a 4 visitas semelhantes durante o ano, “quando fazem valer o 4º voto do samurai, que é a compaixão”.
Foram demonstradas técnicas de Iaijutsu, Kenjutsu combate, Katori shinto ryu e o Niten Ichi Ryu. Sensei Jorge Kishikawa, fez questão de acompanhar a visita por um motivo muito especial. “Devido ao recente falecimento do meu pai [Yoshiaki Kishikawa], ocorrido no dia 9 de fevereiro deste ano, decidi doar todas as suas roupas para o Ikoi”, conta o filho, explicando que, apesar de serem japoneses, muitos ainda não tinham visto uma katana (espada) de perto. “Tive oportunidade de falar um pouco sobre o Katori Shinto Ryu, a técnica mais antiga do Japão e, em contrapartida, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na entidade e, mais do que isso, ouvir muitas histórias”, diz Kishikawa.
Experiência que certamente a psicóloga Lorena Araújo não esquecerá tão cedo. “Sabemos das dificuldades que eles enfrentaram, mas é fascinante como eles conseguem transmitir tanta energia positiva. É, sem dúvida, um diferencial que fortalece nossos espíritos e traz um sentido muito especial às nossas vidas”, diz Lorena, praticante há cinco meses.
Estar vivo – Para o líder do grupo de jovens do Niten, Akio Asakawa, “a sensação que tive durante nossa campanha foi a de estar vivo, de estar acordando”. “Estava revivendo um exercício de compaixão fundamental à vida, mas que na correria do dia a dia é sempre um dos primeiros a ser deixado de lado. E de maneira ainda mais especial pois estávamos diante da própria história da comunidade nikkei no Brasil, contribuindo como podíamos, através do Ikoi, a favor da dignidade daqueles guerreiros”, destaca, acrescentando que, “poder levar a eles a nossa ‘espada que dá a vida’ me fez sentir como se estivesse indo de encontro com uma parte minha que faltava para estar vivo de verdade”.

Já para a irmã Teresia, receber novamente a visita do Hayabusa – a primeira foi há 4 anos – foi motivo de muita alegria. Segundo ela, o que impressionou a platéia foi a disciplina, calma, respeito e concentração dos jovens”.
“No final da apresentação dos jovens, os senhores Kumada e Saito também quiseram se apresentar pois, no primário, ainda no Japão, aprenderam um pouco de Kenjustu. Com muita bondade, o professor Kishikawa pediu para alguns jovens ‘lutarem’ com eles. E os dois idosos atacaram com muita força. Certamente eles não esquecerão tão cedo a vivência que tiveram neste dia”, conta Teresia. (Aldo Shiguti)"




Imagens da visita do Niten ao Ikoi-No-Sono

















Carta da Ir. M. Teresia



"Depois de 4 anos, recebemos no dia 07.04.2019, a visita dos membros do Instituto Niten.
 
Para nós foi uma grande alegria, pois percebemos que nós não éramos esquecidos...
Às 14:00,  os idosos já tomaram seus lugares no salão, esperando a visita dos amigos que muitos ainda se lembravam. Certamente, depois de 4 anos, os membros do Instituto Niten não seriam os mesmos e, muitos idosos daquela época, já partiram para a Casa do Pai. O Sr. Kumada havia guardado com carinho a espada que recebeu do Sr. Pacheco naquela oportunidade e mostrava com orgulho o seu presente.
 
Na apresentação, sob a orientação do Prof. Jorge Kishikawa, os jovens apresentaram muitas técnicas do kenjutsu. O que impressionou a platéia foi a disciplina, calma, respeito e concentração dos jovens.
No final da apresentação dos jovens o Sr. Kumada e Sr. Saito quiseram também apresentar-se, pois no primário, que fizeram no Japão, eles aprenderam um pouco de kenjutsu.
O Prof. Jorge, com muita bondade pediu para alguns jovens "lutarem" com eles.
Com muita satisfação, os dois idosos atacaram com toda força! A platéia aplaudiu e riram com gosto. Certamente, os idosos não esquecerão tão depressa a vivência que tiveram neste dia.
 
Nós agradecemos cordialmente, o carinho e bondade com os idosos do Ikoi no Sono.
Sabemos que cada apresentação toma seu tempo com os ensaios. Desejamos que Deus retribua em alegrias e bênçãos todas as atividades dos membros do Instituto Niten.
 
Com muita gratidão, em nome todos os idosos."
 
Ir. M. Teresia

Tags: Social, Hayabusa,

Momentos de Ouro - OPORTUNIDADE

por Niten - Niten - 29-abr-2019

DAY OF THE SAMURAI - APRIL 24

por Niten - Internacional - 24-abr-2019



Day of the Samurai, a day for reflection, learning and celebration!

For us, the secret to be happy is: Discipline and Party. Indissociable and interdependent things. It is not possible to live and be happy, practicing a rigid discipline without celebrating the advances and conquests. So little is viable to live only at a party without conquering anything. This applies to all aspects of daily life, whether in the Dojo, in professional life or in private life with family and friends.

The millenarian Japanese culture, studied and practiced by the old and new samurai practicing martial arts of the most diverse styles, gives clues to the way forward. Promote the strengthening of the body through the practice of a vigorous physical activity, which prevents ills, increases the quality of life and gives healthy longevity. And, at the same time, promote the strengthening of the spirit through learning and the practice of virtues that improve character and behavior as citizens.

Today we celebrate Samurai Day, always on April 24, the Day of Samurai.

DÍA DEL SAMURAI - 24 DE ABRIL

por Niten - America Latina - 24-abr-2019



Día del Samurái. ¡Un día para la reflexión, el aprendizaje y la celebración!

Para nosotros, el secreto para ser feliz es: Disciplina y Fiesta. Cosas indisociables e interdependientes. No es posible vivir y ser feliz, practicando una disciplina rígida sin celebrar los avances y conquistas. Tan poco es viable vivir sólo en fiesta sin conquistar nada. Esto vale para todos los aspectos de la vida cotidiana, sea en el Dojo, en la vida profesional o en la vida privada con la familia y los amigos.

La cultura milenaria japonesa, estudiada y practicada por los antiguos y nuevos samuráis practicantes de artes marciales de los más diversos estilos, da pistas del camino a seguir. Promover el fortalecimiento del cuerpo a través de la práctica de una actividad física vigorosa, que previene males, aumenta la calidad de vida y da longevidad saludable. Y, al mismo tiempo, promover el fortalecimiento del espíritu por medio del aprendizaje y de la práctica de virtudes que mejoran el carácter y el comportamiento como ciudadanos.

Hoy celebramos el Día del Samurái, siempre el día 24 de abril, el Día del Samurái.


Dia do Samurai - 24 de Abril

por Instituto Niten - Niten - 24-abr-2019



Dia do Samurai. Um dia para reflexão, aprendizado e celebração!

Para nós, o segredo para ser feliz é: Disciplina e Festa. Coisas indissociáveis e interdependentes. Não é possível viver e ser feliz, praticando uma disciplina rígida sem comemorar os avanços e conquistas. Tão pouco é viável viver somente em festa sem conquistar nada. Isso vale para todos os aspectos da vida cotidiana, seja no Dojo, na vida profissional ou na vida privada com a família e os amigos.

A cultura milenar japonesa, estudada e praticada pelos antigos e novos samurais praticantes de artes marciais dos mais diversos estilos, dá pistas do caminho a seguir. Promover o fortalecimento do corpo por meio da prática de uma atividade física vigorosa, que previne males, aumenta a qualidade de vida e dá longevidade saudável. E, ao mesmo tempo, promover o fortalecimento do espírito por meio do aprendizado e da prática de virtudes que aprimoram o caráter e o comportamento enquanto cidadãos.

Hoje comemoramos o Dia do Samurai também oficialmente no Estado do Rio de Janeiro, como já acontece em outros estados e municípios do Brasil, sempre no Dia 24 de Abril, o Dia do Samurai.

KIR Jovem no Paraíso

por NItenSP - SP/São Paulo TCP - 23-abr-2019





Tags: KirJovem,

PARAÍSO - Novo local de treinos aos Sábados

por Niten - SP/São Paulo TCP - 11-abr-2019


Os treinos que ocorriam aos Sábados às 9hs na VILA MARIANA 
Passam para o Novo Endereço.


A PARTIR DESTE SÁBADO 13 DE ABRIL!
DOJO PARAÍSO - NO TÊNIS CLUBE PAULISTA
 
 




- O Metrô mais próximo é o Paraíso, 
indicamos o acesso pela escadaria da Rua Apeninos Nº575 como o mais próximo (5 minutos do metrô).

- Para Quem vem de carro,
indicamos o Estacionamento do Tênis Clube, na Rua Nilo, 328
com valor aprox. de R$12  para o Período dos treinos

- Portarias
Ambas portarias podem ser utilizadas para entrar no clube. Apresentar carteirinha do Instituto Niten ou se identificar como aluno ou interessado pelo treino

 
Nos vemos lá! 
Arigatou Gozamashita!



Momentos de Ouro - MUSASHI

por Niten - BR/Brasil - 09-abr-2019

Momentos de Ouro - SUBIR O FUJI

por Niten - BR/Brasil - 02-abr-2019



Retornar para últimas postagens


    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h