Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Tag  Pioneiros        Retornar para todas postagens

ESTUDO SOBRE EXERCÍCIO FÍSICO REMOTO

por Instituto Niten - Niten - 13-jul-2021


ESTUDO APONTA EXERCÍCIO FÍSICO COM SUPERVISÃO REMOTA COMO A MELHOR OPÇÃO DURANTE A PANDEMIA




Se você tem dúvidas a respeito da efetividade dos treinos on-line, este artigo pode ajudá-lo a entender porque continuamos a treinar, mesmo on-line, durante a pandemia. Boa leitura!

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) investigaram os efeitos da prática regular de exercícios sobre a saúde física e mental de 344 voluntários durante a pandemia. No estudo, foi comparada a efetividade de três modelos de aula: presencial com personal trainer, on-line sem supervisão profissional ou supervisionada por videochamada.

... “Já se sabia dos benefícios fisiológicos e da importância de manter a prática de atividade física mesmo durante o confinamento. Mas o que o nosso estudo comprovou é a efetividade das aulas por videochamada. Era uma dúvida que tínhamos. O modelo se mostrou muito benéfico, sobretudo para o período que estamos vivendo”, conclui.

O artigo "Can remotely supervised exercise positively affect self-reported depressive symptoms and physical activity levels during social distancing?" (doi:10.1016/j.psychres.2021.113969), de Acácio Moreira-Neto, Bruce Martins, Angelo Miliatto, Mariana Penteado Nucci e Carla Silva-Batista, pode ser lido em www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165178121002663 .

Reportagem completa sobre o estudo em:
https://agencia.fapesp.br/estudo-aponta-exercicio-fisico-com-supervisao-remota-como-a-melhor-opcao-durante-a-pandemia/36251/

Tags: Pioneiros,

Projeto Pioneiros - Vindo de Longe para Treinar

por Vinícius - Niten - 12-jul-2019


Alguns dos alunos mais antigos, experientes e graduados do Instituto Niten trilharam os primeiros anos do Caminho da Espada viajando regularmente vindos de outras regiões e estados.
Inspirados neles criamos o `Projeto Pioneiros´ para apoiar a todos que precisam viajar mais de 70km para vir treinar!




"Cheguei ao Instituto Niten pelo site, que é bem detalhado e contribuiu demais para a interação com a equipe. Também, registro o excelente atendimento feito por telefone. Há meses eu flertava com o Instituto, acompanhando a página de YouTube e demais redes sociais. Como moro em Porto Velho, Rondônia, fiz o cadastro como aluno pioneiro e pude aproveitar um feriado para estar em um treino em SP.


(...)




(...)



Continua (post completo)

Tags: Pioneiros, Egan2019_Ago,

Não Há Como Explicar o Inexplicável

por Café com o Sensei - 24-set-2018


Queiroz veio de Rondônia, convidado pelo Projeto PIONEIROS NITEN para treinar em São Paulo com o Sensei Jorge Kishikawa 
 


É gratificante, depois de 25 anos de fundar o Niten, constatar que meus ensinamentos chegaram a uma das terras mais longínquas de São Paulo.
É possível que você, do mesmo modo que nosso colega, acredite que esteja vivendo, mas na realidade os dias apenas passam. Você só terá certeza quando conhecer o Niten.


 
 
 
"Não há como explicar o inexplicável.
 
2 dias de treino, e eu estou me sentindo como se agora estivesse vivendo de verdade.
 
Eu era muito agressivo, não pensava em minhas palavras, machuquei muitas pessoas por não pensar antes de falar, falta de disciplina, e principalmente...Honra. Não estava sendo leal às pessoas que me amam, não estava tendo sabedoria, e tudo isso, nessas 2 aulas que tive, eu vi o quanto isso é importante, e o quanto nós precisamos disso.
 
Toda vez que eu estava treinando e gritava alto, "Mennnn", "Doooo", toda vez que eu gritava alto parecia que saia uma energia negativa de meu ser, da minha mente, do meu coração. A forma de tratamento, a forma que os Samurais se tratam um com o outro é inexplicável, uma coisa muito forte. Desperta nossa atenção para as coisas simples, não com a mente, mas com o coração. O respeito, a delicadeza, a compaixão, existe um equilíbrio muito grande e com certeza existe algo espiritual nos Dojos, pairando sobre todos os Samurais.
 
Fiquei, ainda estou, perplexo, surpreso e tentando entender o que está acontecendo. Mas eu tenho certeza de que, quando eu voltar para meu estado [Rondônia], eu não voltarei mais a mesma pessoa, já não me sinto mais a mesma pessoa. 
Conhecer o Sensei pessoalmente, conhecer vocês que me ajudaram desde o princípio, que me acompanharam, conhecer os outros Samurais, está me fazendo muito, muito bem, e vou aproveitar bastante as aulas que tenho e vou voltar, voltar com certeza, ser leal aos meus Senpais, ao Sensei, ao Instituto Niten, ao código Samurai.
 
Então, muito obrigado por tudo!" 
 
Queiroz - Pioneiro de Rondônia, 2 dias após chegar em São Paulo
 
 
 
 
"Ohayou Gozaimasu Senpai.
É...o que dizer sobre uma experiência inexplicável.
 
Vim do estado de Rondônia, tudo para conhecer o Instituto Niten, tudo para conhecer o Caminho, e o que eu encontro, é algo que está além das espadas, é algo que está além das lutas, o que eu encontro é algo espiritual, o que eu encontro é uma filosofia de vida.
 
Hoje eu me pergunto, como, como uma cultura pode ser tão forte assim e influenciar um ser humano de uma forma tão poderosa? São coisas que são e sempre serão inexplicáveis.
 
Em toda minha vida eu achei que estava vivendo, mas hoje, vi que não estava vivendo, mas sim deixando os dias passarem. Agora depois que conheci o Niten, depois que conheci o Sensei, os Senpais, depois que eu conheci a arte, o Caminho do Samurai, agora estou vivendo cada minuto da minha vida, observando as pequenas coisas, as mais simples, as mais pequenas, é algo muito forte. O que há por trás da espada é algo tremendo, a disciplina, o respeito, a compaixão, esse é o caminho do Samurai, esse é o verdadeiro Caminho.
 
Agradeço ao Sensei, aos Senpais, que se esforçaram ao máximo para poder passar para mim, que sou um Pioneiro Niten, todos os ensinamentos, todas as técnicas e principalmente, um modo de vida diferente.
 
Hoje eu me sinto com coração leve, me sinto com minha mente tranquila; antes perturbada, hoje tranquila. Hoje, finalmente, estou vivendo a vida como ela deve ser, então agradeço a todos que me ajudaram e que me acompanharam.
 
Arigatou Gozaimashita"
 
Queiroz - Pioneiro de Rondônia, após retornar para casa depois de 2 semanas em São paulo

Tags: Egan2018_DEZ, Pioneiros,

Família Rodrigues - 1 ano de Niten

por Mendes-Cax - RS/Caxias do Sul - 05-jun-2018



Todo o sábado a família Rodrigues viaja 130km para chegar em Caxias do Sul, pois residem em Jaquirana – RS, faça chuva ou faça sol eles estão cedo no dojo e ajudam no Ossouji. São os primeiros a chegar e os últimos a sair.

Marco é 1º Tenente reformado da Brigada Militar e Lopes é Gerente Administrativa, os dois vieram para o Workshop de Caxias do Sul no dia 20 de maio de 2017 e no mesmo dia ingressaram no Niten e após um mês trouxeram seu filho mais novo, Emmanuel de 13 anos, estudante.

Quando perguntamos ao Marco e a Lopes no começo do Workshop porque se interessaram pelo Niten, responderam com convicção:
“Resolvemos buscar algo para nós e assim que vi o anúncio no Facebook sobre o Workshop, vi que era exatamente isso que procurávamos”."


Ossouji. Os primeiros a chegar e os últimos a sair



Seguem depoimentos dos alunos realizados no final de 2017.




(...)



Continua (post completo)

Tags: Pioneiros,
comentários   1 de 1

Gabrielle - Caxias do SulÉ um prazer trilhar o caminho junto com a família Rodrigues!
Arigato gozaimashita (Continua)

Depoimento de um Pioneiro

por Da Silva - RJ/Nova Friburgo - 14-fev-2016


Da direita para esquerda: Da Silva, Mainenti (Coordenador de Nova Friburgo) e Moreira


"Meu nome é Da Silva, moro em Macaé-RJ e treino, há pouco mais de 1 mês, em Friburgo, distante 128 km.
Todas as terças eu dirijo mais de 250 km, ida e volta, até o dojo.
Confesso que no início, fui buscar uma técnica marcial diferente daquilo que já treinei, pois sou oriundo do jiu-jitsu brasileiro.


Hoje, próximo de completar 2 meses de treino, só tenho a agradecer ao meu Senpai Mainenti, meus irmãos em espada e de treinos, ao Sensei Jorge Kishikawa e a nosso grande Samurai Miyamoto Musashi, pois, através dos ensinamentos que tenho adquirido, através da minha busca diuturnamente de entender cada vez mais sobre o Bushido, sinto, a cada dia que passa, mais e mais, uma mudança de comportamento, uma serenidade e uma maior atenção em tudo aquilo que faço no meu dia a dia.

Isso tem me feito muito bem em todos os campos da vida, profissional, organizacional e emocional.


Por fim, mais com a mesma importância de todos a quem agradeci, meu agradecimento vai para meus antepassados, que me permitiram ter o privilégio de, com suas vidas, me proporcionarem chegar a este momento, pq sei que daqui para a frente, na história da minhas futuras gerações, a semente do caminho do guerreiro estará lá, pronta para germinar.

Oferecer a espada que dá a vida.
- Em abundância. 
 Missão do Sensei Jorge Kishikama

Arigato Gozaimassu
Sayonará


Leandro Da Silva, aluno do Niten Nova Friburgo


É uma enorme satisfação quando nosso convite a pessoas que moram longe, realmente longe, dos dojos, tomam a atitude de vir treinar, aproveitam nosso incentivo do projeto de Pioneiros.
Nossos parabéns pela sua determinação.
Mais informações sobre o projeto Pioneiros em
http://www.niten.org.br/pioneiros


Tags: Relatos, Pioneiros,

Um início em Botucatu

por Brenda-adm - SP/São Paulo - 22-dez-2015





Alunos do Niten São Paulo, Ponta Grossa e Sorocaba estão levando os ensinamentos do Niten a mais uma cidade.

Iniciaram os treinos em Botucatu /SP!
Veja o que os alunos contam sobre esse início na nova Unidade:


"Desde que me mudei para Botucatu há um ano e meio e comecei a fazer parte do Projeto Pioneiros do Niten, senti na pele a ausência de uma unidade do instituto na cidade em que moro.

Fui descobrindo outras pessoas que, como eu, faziam parte do Niten e moravam aqui em Botucatu: a Milene e o Melo, que eram da unidade de Ponta Grossa; e o Yoshida, que treina sempre que possível na unidade Sorocaba. Percebi que todos queriam continuar treinando e estavam dispostos a ajudar a dar continuidade ao trabalho do Instituto em nossa cidade;
Logo depois de receber o 5º Kyu de Kenjutsu, como prometi a mim mesmo, pedi autorização ao Sensei para que pudesse conduzir treinos com os meus colegas de Botucatu - e ele felizmente concedeu! 
No dia 06 de novembro de 2015 realizamos nosso primeiro treino em Botucatu, ao qual os colegas compareceram e treinaram com afinco!!!
Arigatou gozaimashita pela atenção e pela oportunidade."
Bergamini - São Paulo


"Com o início dos treinos em Botucatu senti toda energia contida ser liberada novamente. Apertei bem o Mem. Finalmente após um ano e meio de ausência, voltou em minha mente o que aprendi e fiquei muito feliz e empolgada por poder cruzar espadas com companheiros do Niten.
Não vejo a hora de podermos cruzar espadas novamente e tão logo eu consiga ir a São Paulo,
Domo Arigatou Gozaimashita Sensei Jorge Kishikawa por permitir a realização do sonho desta aluna." 
 Milene - de Ponta Grossa para Botucatu


"Dia 06/11/2015, Após um ano e meio sem treino, sem o convivio no dojo, sem NITEN.o sentimento de segurar a shinai em mãos novamente, mesmo depois de tanto tempo, percebi que a vontade e a alegria de estar no dojo não haviam me deixado, e acredito do fundo do kokoro que, não teria sido possivel sem a ajuda dos alunos Bergamini e Yoshida.
O treino foi gratificante! O sentimento foi unico, "lavei a alma" e me senti revigorado!
Domo Arigato Gozaimashitá Sensei Jorge Kishikawa, pelo Instituto NITEN e pela sabedoria única!"
 Mello - de Ponta Grossa para Botucatu


" Foi uma sensação incrível e revigorante de vestir o uniforme do Niten e ouvir aos KIAIS do treino, em um local familiar e que é parte da minha vida cotidiana. Era uma ideia que para mim era muito distante, mas a determinação do Sempai Bergamini tornou-a realidade." Yoshida - Sorocaba









 

Tags: Pioneiros,

Agradecimiento de Alumna Pionera

por Niten - AR/Buenos Aires - 13-jul-2015

Grande Sensei,

Espero que se acuerde de mí, soy aquella alumna escaladora de montañas.
Desde el año pasado no voy a los entrenamientos y me gustaría explicarme ... Mi trabajo básicamente es de guía de montaña, así que cuando tengo trabajo estoy viajando. El año pasado, tuve poco trabajo porque estaba en una fase de transición. Por eso conseguía ir más a São Paulo y participar en los entrenamientos.

Pero este año la cosa cambió. Estoy teniendo mucho trabajo y muchos viajes, lo que me impide ir a Sao Paulo. Para "complicar" aún más la situación, voy a cambiar de ciudad. Voy a salir de Botucatu y cambiarme a Itanhandu, interior de Minas Gerais. Hasta miré en el sitio web de Niten, para ver si tenía alguna unidad cercana para retomar los entrenamientos, pero no hay ninguna muy cerca. Me quedé mal con eso, pero paciencia. Me encanta entrenar a Kenjutsu, me identifiqué demasiado con la modalidad y con todos de Niten. Pero a veces la vida nos da realidades donde no conseguimos hacer todo lo que queremos.

Tengo en el corazón que todavía voy a regresar a Niten ya los entrenamientos, sólo no sé exactamente cuándo.

Quisiera agradecer, de todo corazón, por todas las enseñanzas que tuve ese año que me quedé con ustedes. Fue un gran aprendizaje de técnicas, ética, valores y vivencias interiores - cosas que realmente son imposibles de poner en palabras.

Gracias por haber sido aceptada en el Programa Pioneros, pues sin ese programa, seguramente yo no habría conseguido entrenar en Niten. Es un programa fantástico, que puede dar la oportunidad a muchas personas de aprender toda la filosofía de Niten. ¡Enhorabuena por esta iniciativa, y que siga firme por muchos años!

Deseo un año magnífico, de aprendizajes y enseñanzas, de garra y de victorias.

Espero volver pronto.

Arigatou gozaimashita!
Lisete Florenzano


Tags: Pioneiros,

Ao encontro de um Pioneiro

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 09-fev-2015

Treino em Araruama, Domingo 8 fev 2015
com o aluno Vander é um pioneiro: Como não há unidade em sua cidade, ele aproveita o programa para Pioneiros do Niten (página no site) e que viaja semanalmente ao Rio de Janeiro para treinar. Esta semana foram os Coordenadores Saraiva e Andrea que foram até Araruama para um treino:



(...)



Continua (post completo)

Tags: Pioneiros,
comentários   2 de 2

Pinheiro - Rio de JaneiroKonbanwa!
Omedetou gozaimasu pela iniciativa, Vander! E ganbatte kudasai na missão de ser o pioneiro na bela cidade de Araruama.

Omedetou, Senpai Saraiva e Andrea, por esta bem sucedida viagem!

Arigato gozaimashita!
Pinheiro (Continua)

Vander - AraruamaKonitchiwa Senpai Wenzel!

Eu não encontro palavras para expressar o quanto estou feliz por esse cuidado que tiveram comigo.
Todo o carinho e atenção de vocês renovaram as minhas forças, intensificou a chama da perseverança dentro do meu espírito (Continua)

Palavras de um Pioneiro - Pará

por Souza - PA/Belém - 13-jul-2014

Ohayou Gozaimassu!
Shitsurei Shimatsu Sensei,
Venho com a sua licença para lhe enviar estas humildes palavras,
meu nome de guerra é SOUZA, tenho 20 anos, Sou Aluno e novo integrante do Instituto [Belém], e com apenas quatro meses, pude reconhecer que aqui é um lugar onde não são formados apenas esportistas, e sim pessoas maduras, preparadas para as verdadeiras batalhas do samurai de hoje, que são nossos conflitos do dia a dia.
Não há palavras que possam descrever o quanto estou admirado com o Instituto.
Sua vinda SENSEI, representou a cada um de nós um verdadeiro momento de mudança, não só como grupo, mas também individualmente, pois cada um recebeu um pouco de seus ensinamentos, e esse pouco, representa na verdade uma grandiosa lição, que certamente ficará guardada em nossas memórias e em nosso coração.
Sou um aluno que para chegar aos treinos enfrento viagens de ônibus de seis horas em média.
Resido num município a 370 quilômetros aproximadamente. Normalmente saio de minha casa às 2:00 da manhã, para chegar às 8:30 no DOJO.
Por motivo da distância, os custos acabam sendo bastante altos, e ainda sou um simples estudante e não tenho condições de chegar a todos os treinos, mas faço o meu máximo para conseguir chegar até o DOJO.
Para mim, mais valiosos que os próprios treinos são os momentos de Ouro, que me fazem aprender cada vez mais como ser um verdadeiro Homem neste planeta cheio de batalhas, um verdadeiro Samurai.
Domo Arigatou Gozaimashita SENSEI, por sua perseverança e sua fé em cada um dos alunos.
Ass. MAURO SOUZA.
Sayonara,
Arigatou Gozaimashitá.

Tags: Pioneiros,

Projeto Pioneiros do Niten - Famílias no Dojo!

por Pierin-Flp - SC/Florianópolis - 16-abr-2014

Ao menos duas vezes por mês treinamos na companhia de três novos guerreiros da mesma família, vindos da cidade de Blumenau, situado no Vale do Itajaí, SC. Acordando cedo, e pegando a estrada, está família vem firme no Caminho. Enzo de 11 anos acompanha seus pais e é nosso aluno no KIR JOVEM.


 


Enzo (KIR JOVEM) , Kawakubo (aluno: Kenjutsu, Iaijutsu), Pierin (Coord. Florianópolis) e Nadia (aluna:Kenjutsu e Iaijutsu)


São os membros da família Kawakubo (pai, mãe e filho), que também nos surpreenderam com estas belíssimas palavras:

Prezados senhores,

Escrevo para agradecer o acolhimento e a recepção dispensada a minha família pelo Instituto Niten de Florianópolis, neste dia especial de aula experimental.

Pude observar na prática, a  seriedade do Instituto na atenção especial destinada a cada novo membro integrante, em cada gesto atencioso dos alunos mais graduados e do Senpai responsável, antes, durante e após o período de treino.

Nos dias de hoje onde valores como respeito ao próximo, humildade, solidariedade, boa educação, e disciplina, infelizmente se tornam cada vez mais raros em nossa sociedade, ficamos surpresos e maravilhados, no momento em que temos o privilégio de conhecer um ambiente em que as pessoas valorizam e cultivam estes hábitos, como filosofia de vida.

Os aspectos técnicos, filosóficos aliado a seriedade demonstrada pelo Instituto Niten, foram fundamentais em nossa escolha por uma atividade que nos trouxesse alem do conhecimento, a vontade de fazer parte de um grupo reconhecido internacionalmente, e que mantém e divulga o que existe de melhor na cultura e nas tradições marciais japonesas.

Para nós foi uma ótima experiência participar do treino, e será uma honra fazer parte deste maravilhoso grupo de samurais modernos.

Gostaria também de agradecer, o incentivo dado pelo projeto pioneiros do Niten, que em muito facilitará a nossa jornada.

Domo arigatou gozaimashita!

Edson Kawakubo.  

Tags: Pioneiros,

Um pioneiro em SJC

por Niten-SJC - SP/São José dos Campos - 31-mar-2014



No dia 25/03 a unidade São José dos Campos recebeu a visita do aluno Cristiano SOSA (São José do Rio Preto), que faz parte do programa PIONEIROS DO NITEN. Com força de vontade e muita energia ele cruzou espadas com os alunos de São José dos Campos.


(...)



Continua (post completo)

Tags: Pioneiros,


Tag  Pioneiros        Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br