Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Tag  artecultura        Retornar para todas postagens

Orei (大礼)

por Vaz - RJ/Botafogo - 02-dez-2013

Dezembro!
 
Natal, panetone, presentes, Réveillon.. muita festa! E todos nós já sabemos das circunstâncias da reta final do ano. Confraternização, a união do grupo, da família, dos amigos...
 
e agradecer!
 
Na cultura japonesa, nesta época a gratidão é expressada também pelo "Orei" .  (礼)  "Rei" é uma das virtudes do samurai, que expressa o sentimento de reverência, dever, respeito e agradecimento. O kanji "Dai" (大), que pode ser um termo de honra, significa "grande". O todo se traduz como um grande "obrigado", ou melhor, "muito obrigado por tudo".
 
Então o Orei é o gesto de agradecimento àquelas pessoas que nos ajudaram de alguma forma, com um presente, uma lembrança. E como não conseguimos nada sozinhos nesta vida, há sempre alguém que devemos lembrar.
 
Sabe aquele professor? Parentes? O colega do trabalho que nos cobriu aquele dia? O amigo? Ou o chefe que cuidou de nós?? 




Tags: ArteCultura,

Niten em Web-Série!

por Fugita - Niten - 07-nov-2011

Konichiwa, Mina-san!

Novidade! A nova web-série "Lado Nix", que estreou dia 26/Out no youtube tem a participação do Niten em alguns episódios!

Confiram em: www.youtube.com/ladonix










 

Tags: ArteCultura, Pop,

Audiovisual Samurai do Entardecer

por Silvana-bsb - DF/Brasília - 29-ago-2011

"É interessante num crepúsculo ver o 'crepúsculo' de uma era, na figura trágica de um samurai em busca de um sentido de sua vida. Aproveitemos que em nossa era estamos apenas 'amanhecendo' para o caminho da espada."
(Valberto)


 
"O filme mostrou o poder da kodachi, que um verdadeiro samurai não pode depender somente da espada longa e que até um bokuto é perigoso nas mãos certas. Depois, fazer o keiko com o Senpai Patrick e sentir na pele o poder da kodachi foram experiências inigualáveis. Arigato gozaimashita!"
(Ayres)


Tags: ArteCultura, Cinema,
comentários   5 de 5

Ferreira - TaguatingaApesar de ser um filme O samurai do entardecer nos dá uma mostra do bushidô ao qual buscamos. A kodachi pode ser uma arma mortífera como podemos ver no fime. Subestimar qualquer arma é um erro que no Niten não podemos cometer.
A convivência desse dia com (Continua)

Igor - BrasíliaDo amanhacer ao entardecer, um dia de muito treino para o corpo e a alma !
Arigato gozaimashita.
(Continua)

Furtado - TaguatingaO dia foi muito cansativo, logo produtivo.
Muito kihon no iaijutsu e muito piloto e light no kenjutsu. O almoço foi excelente e é sempre uma oportunidade de aprender os katas do Bushidô.
O filme, com os comentários do senpai Patrick, ajudou muito nos mi (Continua)

Pedro - TaguatingaO convívio, a disciplina e todos outros fatores encontrados no Niten são como a luz que emana das chamas, o requiem de nosso crepúsculo. (Continua)

Oliveira - TaguatingaSão em momentos de risco em que devemos conhecer as diversas partes do Caminho fazendo disso uma estratégia fatal. (Continua)

Vamos fazer também?

por Thais - blog - 27-jul-2011

Temos que ir treinando logo nos narabes e nas formações durante os treinos para irmos tão bem quanto eles no Torneio de Guarulhos em 29 de outubro!

Esses rapazes são estudantes da Universidade de Ciência Esportiva do Japão, e o que eles fazem nesse vídeo é uma antiga tradição dessa Universidade, em que todos os anos os alunos que se formam fazem uma apresentação em grupo. O público se diverte e fica impressionado com  toda a rigidez dos movimentos. Esses garotos bricalhões, que vão usualmente à clubes e jogam video game, seguem as instruções do comandante perfeitamente.


Tags: ArteCultura, Japao,

Cultura Pop Japonesa

por Thais - blog - 27-jul-2011

Mina San
Segue um vídeo sobre a Cultura Pop Japonesa.

Feito por um programa chamado Culture Japan, que tem como objetivo mostrar para o mundo como os japoneses se comportam no seu dia-a-dia. O vídeo tem várias curiosidades, mostradas de forma bem descontraída!

Mesmo esse sendo um vídeo focado na Cultura Pop, observamos nele pequenos gestos que nos fazem lembrar os Katas do Bushido.

Atenção, o vídeo tem uma hora de duração!

Divirtam-se!


Tags: ArteCultura, Japao, Pop,

Samurais também bebem chá!

por Pinheiro - AM/Manaus - 15-mar-2011

Nesta quarta, dia 23 de fevereiro, sempai Madeira e sempai Takeshi nos proporcionaram um pouco da cultura japonesa organizando uma Cerimônia do Chá na Nippaku, a primeira de uma serie de futuros eventos. Fomos muito bem recebidos pela Sensei que preparava o chá, sendo assim a anfitriã da cerimônia, sua ajudante e as outras pessoas que ajudaram na organização...
(...)


Continua (post completo)

Tags: Tradicional, Evento, ArteCultura,

Filme: O Samurai do Entardecer

por Santos-GOI - GO/Goiânia - 24-fev-2011

Miná-san*, no treino do dia 24 de Fevereiro de 2011 assistimos ao filme O Samurai do Entardecer (Seibei Iguchi, 2002), que é citado no prefácio do livro ShinHagakure, do nosso Sensei Jorge Kishikawa.



A seguir, relatos de alguns dos alunos de Goiânia que assistiram ao filme nesse dia:

"Filme conta a história de um samurai pobre que perdeu a mulher e teve que vender a espada para pagar o funeral, e ficou sozinho cuidando de duas filhas e a mãe senil. Devido suas precárias condições, ele era muito desleixado com a aparência porque tinha que fazer de tudo para conseguir sustentar a família, então não tinha tempo para sair com os colegas de trabalho e sempre ia embora diretamente para casa ao fim do expediente, ao entardecer, o que lhe rendeu o apelido de Sr. Entardecer." - Akemi

"Em época de paz, alguns samurais são tentados a relaxar e fazer com que seu espírito guerreiro adormeça, como foi mostrado no filme “O Samurai do Entardecer”, porem, mesmo com seu espírito de guerreiro adormecido Seibei Iguchi, o protagonista do filme, não deixa sua honra e seus princípios morrerem. A mensagem que esse filme me passou foi que, mesmo com o espírito de luta relaxado, sempre devemos ser fieis honra e nunca deixar de viver intensamente, como se aquele minuto fosse ser o ultimo." - Teko

 

"Me chamou a atenção que Seibei, ao contrário do que diziam os mais tradicionalistas, incentivou as filhas a estudarem Confúcio (base filosófica do Japão), atividade que era na maioria das vezes restrita aos homens. Justificou dizendo que mesmo que os tempos e o mundo mudem, quem souber pensar encontrará uma forma de sobreviver. Para ele, também, nada era mais valioso que ver suas filhas crescendo aos poucos, dia após dia, ao invés de sair para beber com os colegas de trabalho e passar o tempo com concubinas. Posturas como essa demonstram o quanto era nobre esse samurai." - Santos


 

"Ele (Seibei Iguchi) vivia em uma época em que samurais tradicionais praticamente não mais existiam. Porém, mesmo que muitos a sua volta agissem de forma egoísta e irresponsável, Iguchi conservava atitudes de um verdadeiro samurai. Apesar de ser pobre, ele realizava suas tarefas com grande empenho e perfeição e ainda cuidava de duas filhas e uma mãe (que mal conseguia lembrar seu nome). Era um homem sem grandes ambições, que vivia de forma honesta e não se deixava levar pelos maus indivíduos que o cercavam. Em batalha, apesar de estar um pouco "enferrujado", era calmo e preciso. Certamente Iguchi Seibei, acima de tudo é um grande exemplo de pessoa, do tipo que raramente se pode ver hoje." - Renan

"Na caminhada, estar atento e ser guiado pelas virtudes.
Treinar a mente e a técnica.
No amanhecer e no entardecer: Senki*, sempre.
" - Débora

Sayounará, arigatou gozaimashitá!


*miná-san = pessoal
*senki = espírito guerreiro
*sayounará = saudações
*arigatou gozaimashitá = muito obrigado

Tags: ArteCultura, Cinema, Relatos,

Matéria Chadô Manaus

por NitenManaus - AM/Manaus - 20-fev-2011


Tags: Evento, ArteCultura, Imprensa, Jornal,

CHADÔ no Niten Manaus

por NitenManaus - AM/Manaus - 18-fev-2011

Konnichiwa mina-san,

No mês de Fevereiro, o Niten Manaus e o Consulado de Japão tiveram a honra de apresentar aos alunos e ao público geral a tradicional Cerimônia do Chá (Chado). Pudemos ver e apreciar cada momento da cerimônia, feita pela sensei Matsuda, que através de movimentos simples, firmes e precisos pôde nos mostrar a importância das pequenas coisas que há em nossa vida, pequenas coisas que podem trazer grandes significados.

(...)






Continua (post completo)

Tags: Evento, Tradicional, ArteCultura,
comentários   2 de 2

Danilo Moreira de Mesquita Júnior - Manaus SPCerimônia do chá Japonês

No dia 23 de fevereiro de 2011, às 19:00 horas (no horário de Manaus) no Instituto Niten foi realizada a tradicional cerimônia do chá japonês.

No momento em que entrei pela porta da sala (cerimô (Continua)

Bomfim - Manaus``Energia e suavidade``

Foi uma grande experiência poder assistir a uma tradicional cerimônia do chá, ainda mais a de um estilo criado por samurais do antigo Japão feudal.

A precisão e uniformidade de todos os movimentos, mesmo repetidos várias vez (Continua)

Teatro Noh no KirJovem

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 15-jan-2011


Neste sábado o KIR jovem aprendeu um pouquinho sobre
o Tetro Noh.
O Noh é a fusão de poesia, teatro, bailado,
música vocal e instrumental e máscaras.
Depois do treino usamos nossas cartolinas para desenhar,
recortar e colar e fizemos nossas próprias máscaras.
Ficaram incríveis!

Tags: KirJovem, ArteCultura,

O Florescer das Sakuras

por Niten Paraná - PR/Curitiba - 17-jul-2009


Veja mais fotos

Tags: ArteCultura,

Arte dos Alunos

por Niten Campo Grande - MS/Campo Grande - 21-jun-2009

Tags: ArteCultura,


Tag  artecultura        Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br