Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Tag  social        Retornar para todas postagens

Visita ao IKOI- NO-SONO

por Café com o Sensei - blog - 03-mai-2019



 


Clique para Ampliar



Texto da Matéria

"Jornal Nippak 02 ~08 de Maio 2019
Grupo de Jovens do Niten realiza apresentação no Ikoi-no-sono

Como faz desde que foi fundado, há cerca de sete anos, o Grupo de Jovens (Hayabusa do Instituto Niten) realizou uma visita no dia 7 de abril na Assistência Social Dom José Gaspar “Ikoi-no-Sono”, em Guarulhos. No dia, cerca de 20 jovens participaram da ação, que consistiu em demonstrações das técnicas de kenjutsu para os internos, que se mostraram bastante ansiosos com a visita dos jovens samurais.
O fundador do Instituto Niten, Jorge Kishikawa, que fez questão de acompanhar os jovens, explicou que o Hayabusa costuma realizar de 3 a 4 visitas semelhantes durante o ano, “quando fazem valer o 4º voto do samurai, que é a compaixão”.
Foram demonstradas técnicas de Iaijutsu, Kenjutsu combate, Katori shinto ryu e o Niten Ichi Ryu. Sensei Jorge Kishikawa, fez questão de acompanhar a visita por um motivo muito especial. “Devido ao recente falecimento do meu pai [Yoshiaki Kishikawa], ocorrido no dia 9 de fevereiro deste ano, decidi doar todas as suas roupas para o Ikoi”, conta o filho, explicando que, apesar de serem japoneses, muitos ainda não tinham visto uma katana (espada) de perto. “Tive oportunidade de falar um pouco sobre o Katori Shinto Ryu, a técnica mais antiga do Japão e, em contrapartida, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na entidade e, mais do que isso, ouvir muitas histórias”, diz Kishikawa.
Experiência que certamente a psicóloga Lorena Araújo não esquecerá tão cedo. “Sabemos das dificuldades que eles enfrentaram, mas é fascinante como eles conseguem transmitir tanta energia positiva. É, sem dúvida, um diferencial que fortalece nossos espíritos e traz um sentido muito especial às nossas vidas”, diz Lorena, praticante há cinco meses.
Estar vivo – Para o líder do grupo de jovens do Niten, Akio Asakawa, “a sensação que tive durante nossa campanha foi a de estar vivo, de estar acordando”. “Estava revivendo um exercício de compaixão fundamental à vida, mas que na correria do dia a dia é sempre um dos primeiros a ser deixado de lado. E de maneira ainda mais especial pois estávamos diante da própria história da comunidade nikkei no Brasil, contribuindo como podíamos, através do Ikoi, a favor da dignidade daqueles guerreiros”, destaca, acrescentando que, “poder levar a eles a nossa ‘espada que dá a vida’ me fez sentir como se estivesse indo de encontro com uma parte minha que faltava para estar vivo de verdade”.

Já para a irmã Teresia, receber novamente a visita do Hayabusa – a primeira foi há 4 anos – foi motivo de muita alegria. Segundo ela, o que impressionou a platéia foi a disciplina, calma, respeito e concentração dos jovens”.
“No final da apresentação dos jovens, os senhores Kumada e Saito também quiseram se apresentar pois, no primário, ainda no Japão, aprenderam um pouco de Kenjustu. Com muita bondade, o professor Kishikawa pediu para alguns jovens ‘lutarem’ com eles. E os dois idosos atacaram com muita força. Certamente eles não esquecerão tão cedo a vivência que tiveram neste dia”, conta Teresia. (Aldo Shiguti)"




Imagens da visita do Niten ao Ikoi-No-Sono

















Carta da Ir. M. Teresia



"Depois de 4 anos, recebemos no dia 07.04.2019, a visita dos membros do Instituto Niten.
 
Para nós foi uma grande alegria, pois percebemos que nós não éramos esquecidos...
Às 14:00,  os idosos já tomaram seus lugares no salão, esperando a visita dos amigos que muitos ainda se lembravam. Certamente, depois de 4 anos, os membros do Instituto Niten não seriam os mesmos e, muitos idosos daquela época, já partiram para a Casa do Pai. O Sr. Kumada havia guardado com carinho a espada que recebeu do Sr. Pacheco naquela oportunidade e mostrava com orgulho o seu presente.
 
Na apresentação, sob a orientação do Prof. Jorge Kishikawa, os jovens apresentaram muitas técnicas do kenjutsu. O que impressionou a platéia foi a disciplina, calma, respeito e concentração dos jovens.
No final da apresentação dos jovens o Sr. Kumada e Sr. Saito quiseram também apresentar-se, pois no primário, que fizeram no Japão, eles aprenderam um pouco de kenjutsu.
O Prof. Jorge, com muita bondade pediu para alguns jovens "lutarem" com eles.
Com muita satisfação, os dois idosos atacaram com toda força! A platéia aplaudiu e riram com gosto. Certamente, os idosos não esquecerão tão depressa a vivência que tiveram neste dia.
 
Nós agradecemos cordialmente, o carinho e bondade com os idosos do Ikoi no Sono.
Sabemos que cada apresentação toma seu tempo com os ensaios. Desejamos que Deus retribua em alegrias e bênçãos todas as atividades dos membros do Instituto Niten.
 
Com muita gratidão, em nome todos os idosos."
 
Ir. M. Teresia

Tags: Social, Hayabusa,

CAMPANHA BENEFICENTE

por Niten - Social - 22-jan-2019

A turma do Hayabusa (Grupo de Jovens do Niten) se dirigiu até Marcilac para entregas os alimentos arrecadados na nossa campanha do 4º Voto em São Paulo!

As doações foram destinadas à Associação Beneficente Cesarina

Gokuro Sama a todos do Hayabusa e que ajudaram!



Sobre a Associação:

A Associação Beneficente Cesarina é uma ONG que sobrevive de doações e que tem como objetivo prover educação, alimentação e um ambiente saudável para as crianças e adolescentes das famílias locais, que não teriam outra forma de oferecê-los devido à baixa renda ou pela grande distância até a cidade mais próxima.
 
www.facebook.com/associacaoabc2001


 
Arigato Gozaimashitá a todos que contribuiram!
Hayabusa Niten

 

















Tags: Hayabusa, Social,

Donación a Casa Ludovica: Guerreros del Corazón

por Saieva-Bsas - Social - 17-dez-2018

Este sábado 15 de Diciembre tuvimos el privilegio de visitar Casa Ludovica en la ciudad de La Plata. Una casa de contención para niños y familias que están en tratamiento oncológico en el Hospital de Niños de esa ciudad.



(...)



Continua (post completo)

Tags: Social,

Festa da Cultura no Butantã

por Matsuno - Virtudes-Guarulhos - 01-out-2018



No dia 29 de setembro o Niten participou da festa da Cultura, na Escola Amorim Lima.

O tema do evento foi esportes e brincadeiras, e o Niten se apresentou representando as artes marciais.


Tags: Social,

EJERCIENDO EL 4TO VOTO

por Yoshimura - Social - 04-set-2018

En los días 24 y 25 de Agosto, la Fundación Nuestros Hijos llevó a cabo una campaña nacional para recaudar fondos en beneficio de los niños con cáncer. Un grupo de alumnos de Niten, se desprendieron momentáneamente del bogu y de las espadas para encarar otro tipo de batalla: poner en práctica la compasión.





"Ser partícipe por primera de una actividad como esta sin duda es un desafío. Una vez vivido es darse cuenta de la labor social que se vive día a día en nuestra ciudad. Ser parte de esta noble causa y en conjunto a mis compañeros de Niten, sin lugar a dudas que nos engrandece como personas.
Seguir el cuarto voto de Niten: ser compasivos con todos los seres, demostrado en estas participaciones, me ha hecho entender la verdadera labor de un Samurai, de lo que implica seguir el camino. Ser compasivos, humildes y agradecer a todos los que ponen un grano de arena en el camino de cada uno de nosotros y en nuestra experiencia. 
Agradecido de poder ser parte de esta campaña y mas junto a mis compañeros y que gracias a nuestra participación ayudamos a niños que de verdad necesitan de la ayuda de nuestea sociedad". 

Andrés-Unidad Chile

"Cuando salió la oportunidad de ayudar a la Fundación Nuestros Hijos, rápidamente decidí aceptar. Al igual que cuando decidí entrar por primera vez al dojo de kenjutsu de Niten, quería vivir una nueva experiencia.
Es realmente distinto ponerse en la posición de pedir dinero en la calle, dado que uno tiene que apelar a la solidaridad de la gente. Entrar en contacto con la gente en la calle requiere demostrar un gran nivel de sinceridad, y de compromiso. Fue muy agradable ver que esos sentimientos llegaban a la gente que, muchas veces pasaban de largo, pero se daban la vuelta a hacer un aporte.
Cada vez que nos juntábamos a ponernos de acuerdo con las rutas, era agradable saber que uno está con más gente en una buena obra. Compañerismo dentro y fuera del dojo".
 
Pablo-Unidad Chile


4to Voto del Hagakure: "
tener una gran compasión con todos los seres".

Tags: Social,

Demonstrar a compaixão e AGIR.

por Simonassi-vix - Social - 29-abr-2017



No Instituto Niten temos, através dos ensinamentos do Sensei, a oportunidade de conhecer não apenas as técnicas mas também a filosofia que circunda a espada Samurai.
(...)

Nos treinos regulares os alunos proferem, ao final de cada dia, os ditos 4 votos do Samurai.
O 4º voto fala sobre demonstrar a compaixão e agir em benefício das pessoas. Porém palavras sem ações tornam-se vazias.

Com isso em mente, após um treino com bastante energia e concentração vários alunos, voluntariamente ao longo da semana, juntaram-se ao Coordenador Arthur num ato de solidariedade e cidadania fazendo uma doação de sangue.

Ao final todos saíram com sentimento renovado de compromisso com o verdadeiro Caminho do guerreiro, que busca não tirar vidas mas sim, com sua força, proteger e salvar vidas.














Gokurosama a todos que participaram da doação e também àqueles que por motivo de idade ou outro impedimento não puderam mas que ofereceram toda ajuda ao grupo.

Sayounara
Simonassi- Instituto Niten-ES



Continua (post completo)

Tags: Social,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaOmedetou a todos. O caminho do samurai deve estar sempre presente no dia-a-dia.
Sayonara. (Continua)

Ação Solidária Ponta Grossa

por Rovere-Ptg - Social - 09-abr-2017

O alunos do Niten Ponta Grossa realizaram nesta sexta (07/abr), uma ação solidária junto às crianças do Contraturno Social Casa do Piá.

Apresentação, doação de chocolates e uma tarde de convivência. Muita alegria para quem precisa!

Removendo o sofrimento do mundo.



(...)




Continua (post completo)

Tags: Hayabusa, Social,

Campanha de Final do Ano do Hayabusa - Papai Noel dos Correios

por Paiva - Hayabusa - 19-dez-2016

Ohayou gozaimassu, mina san!

O Natal está chegando e, como de costume, tivemos mais uma Campanha Beneficente de Final do Ano do Hayabusa!

Esse ano fizemos parte do Papai Noel dos Correios, uma campanha que ajudou crianças em vulnerabilidade social que escreveram cartas com pedidos para o Papai Noel.
Foram doados brinquedos, roupas e material escolar.




Além da tomar parte em uma campanha que ajuda o Brasil inteiro, cada um de nós teve uma oportunidade de trabalhar a compaixão e o cuidado com o próximo.

Arigatou gozaimashita 

Tags: Hayabusa, Egan2016_Dez, Social,

Workshop e Doações na Instituição Santa Fé

por Paiva - Hayabusa - 13-set-2016

Ohayou gozaimassu. mina san!

Neste sábado, dia 10/09/2016 o Hayabusa, grupo de jovens do Instituto Niten, voltou ao Instituto Santa Fé, instituição que trabalha acolhendo meninos e meninas vítimas de maus tratos, abandono e muitos deles provenientes das ruas de São Paulo.

Nossa parceria com eles começou em Julho, quando fizemos a entrega de doações de materiais de limpeza e higiene pessoal e foi continuado com as crianças pegando a shinai e se sentindo Samurais.
Na nossa convivência com eles, a base de suor e kiai, nos fez aprender e foi de encher o coração de alegria.

Ações como essas ajudam muitas pessoas e fazem com que mantenhamos acesa a chama do Bushidô, além de exercitar nosso 4º voto.

Esperamos todos presentes nos nossos próximos eventos!

Arigatou gozaimashita!

Paiva.


Hayabusa e Sensei na entrega com as doações.




Hayabusa suado após o evento.



Akio, Paiva, Jorge, o responsável do dia pelas crianças e Toshi.


+ Fotos no Gallery

Tags: Hayabusa, Social,

Todos Olímpicos

por Wenzel - Social - 23-ago-2016

Coordenador Wenzel, um dos condutores da Tocha Olímpica da Rio-2016 visitou a escola Apecatu, em Itapevi-SP,
para levar até os alunos do projeto escolar a Tocha Olípica,
contar um pouco da experiência de carregar a Tocha
e dos valores cultivados nos treinos do Instituto Niten.
Todas as crianças participaram desta festa, carregando também a Tocha!




(...)


O projeto Escola Apecatu , www.apecatu.org.br , foi idealizado por Stela Grisotti e Rudi Böhm, pai do Coordenador e oferece educação básica para 80 crianças entre meninos e meninas de 3 a 6 anos de idade, de famílias com renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos.

Na página da Apecatu no facebook Rosa Fonseca curtiu e escreveu:

" Rosa Fonseca Esta é realmente uma situação onde "todos são olímpicos". Pois já estão trilhando a estrada de campeões pelo direito básico de acesso à educação na primeira infância. Em especial os alunos da Escola Apecatu, que têm uma escola de primeiríssima qualidade, graças aos seus instituidores, amigos, professores e colaboradores. Parabéns a todos! "


" Eu que tenho a agradecer, por poder vir aqui e estar com as crianças, interagir com a energia sincera e pura delas. As crianças são todas 7ºDan!
São elas que carregarão nossa chama adiante! "

Wenzel Böhm





Continua (post completo)

Tags: Social,


Tag  social        Retornar para últimas postagens


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h