Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Tag  todos        Retornar para todas postagens

Lanzamiento Shinhagakure en Español

por Niten - AR/Buenos Aires - 21-jun-2018



Tags: ShinHagakure, Shin-Español,

Shugyo - Impieri

por Niten - blog - 08-jun-2018

Impieri - Rio de Janeiro

"Yoroshiku Onegaishimasú!
 
Quanto ao Shugyo, o objetivo principal
que era vencer desafios e, principalmente,
fortalecer o meu Espírito,
sem dúvida foi alcançado.
Saí fortalecido!!!
 
Domo arigatou pela oportunidade de conviver
com o Sensei, com Senpais e com alunos de
várias Unidades.
Aprendi muito!
 
Sayounara" 
Impieri - Rio de Janeiro








Impieri  após Treino no Dojo Itaim




Impieri à esquerda no 16º Toneio de Kobudô

Tags: Shugyo,

Dia do Samurai 2018

por Brenda-Adm - SP/São Paulo - 26-abr-2018



Dia 24 de Abril é dia de comemorar entre Guerreiros!


Após o treino de Iaijutsu nos reunimos na Unidade Hokkaido para comemorar nosso dia e do Sensei Jorge Kishikawa!




O “Dia do Samurai” foi instituído no ano de 2007 na cidade de São Paulo e depois em Piracicaba, Ribeirão Preto, Campinas, além dos estados do Paraná , Amazonas e Santa Catarina em homenagem ao Sensei Jorge Kishikawa por ser o difusor da tradição guerreira da espada samurai, o KOBUDO, e da filosofia dos samurais, o BUSHIDO, em todo o Brasil.

Dois legados que foram os principais fundamentos para a formação do Japão e para torná-lo umas das nações mais importantes e respeitadas no mundo.
O dia escolhido para essa homenagem é 24 de Abril, data de nascimento do Sensei.





Arigatou Gozaimashita pela presença de todos.
Que continuemos trilhando junto esse caminho de Honra, coragem e alegria!

Gambate Kudasai Samurais do Niten!

Estágio na ADM

por Cardoso - RS/Caxias do Sul - 27-mar-2018





O estagio na ADM foi uma daquelas experiencias, que são marcos em nossa vida.

Tentei aproveitar ao máximo e absorver o máximo que pude nesses 5 dias que fiquei, precisei voltar antes do estagio, pois irei inciar em uma nova empresa, e como falei para o Sensei em uma conversa com ele, "se nessa nova empresa, eu conseguir aplicar 50% de tudo que vi sobre disciplina, sobre o empenho de todos em alcançar seus objetivos e acima de tudo alcançar o objetivo comum, com certeza serei muito bem sucedido nesse novo desafio."

Tenho muito a agradecer aos Senpais por todos os ensinamentos passados, tanto nos treinos quanto nas atividades na ADM e também pelas correções e pontos a melhorar que foram apontados pelos Senpais.
 E também muito a agradecer ao Sensei, pelas palavras trocadas, pelos ensinamentos passados diretamente por ele e pela garra em fundar e lutar diariamente para manter o Niten sempre forte e poder proporcionar essas experiencias para os alunos.
 
Arigatou Gozaimashita, Sayonara.

 
Cardoso - Caxias do Sul

Visita e seminário com Senpai Vaz

por Gorgulho - PT/Lisboa - 22-fev-2018



 
Foi uma visita fantástica, pelo convívio, pelos treinos, pelas caminhadas, vamos guardar por muito tempo a lembrança da passagem 
do Senpai Vaz por Lisboa. 
Arigato Gozaimashita ao Senpai Vaz pela simplicidade e sorriso fácil.
 
Gorgulho - Coordenador de Lisboa






Tags: Egan2017_Mar,

Yasuke, o samurai negro.

por Baptista - RJ/Rio de Janeiro - 14-fev-2018




Texto compilado pelo aluno Baptista do Niten Rio

No final de um dos treinos, quando nos foi falado sobre Oda Nobunaga, cheguei em casa e a primeira coisa que fiz foi pesquisar a vida dele para maior compreensão, mas, passando por um desses sites em minha pesquisa, eu me deparei com uma imagem: um desenho em preto e branco de um homem negro ao lado de um homem que pela descrição era o próprio Oda montado em um cavalo. Logo que vi foi como um choque: quem era? Será que a imagem estava errada? Mas atravez de minhas pesquisas descobri a verdade.

Seu nome era Yasuke. O nome "Yasuke" foi-lhe concedido por Nobunaga, mas o motivo e a data não são identificados. O seu nome original não está registrado em nenhuma fonte, não sendo claro se Yasuke é um nome Japonês com base no seu nome original. Alguns estudiosos sugerem que ele era um Makua que se chamava Yasufe, no entanto as apresentadas são pouco conclusivas. Apesar dos Makua não terem tido nenhum contato com os jesuítas portugueses nas ilhas de Moçambique até 1585, ele pode ser membro dos Wayao que estavam começando a contatar com os portugueses, podendo explicar o seu nome, 'Yao' adicionado ao comum Japonês masculino sufixo de nome de 'suke'.

A data de sua chegada ao Japão é 1579, como servo do jesuíta italiano Alessandro Viglignano, um inspetor jesuíta das missões jesuítas nas Índias que seriam a África oriental, sul e leste da Ásia. O escravo acompanhou Viglignano até a capital, em março de 1581, o que causou alguma agitação: várias pessoas foram esmagadas até a morte, enquanto tentavam ver Yasuke. Os Jesuítas temiam que a sua igreja fosse afetada, mas conseguiram evitar o desastre. Toda a confusão chegou ao ouvido de Oda Nobunaga. Essa confusão vinha do templo onde Viglignano e Yasuke estavam hospedados. Oda, ao ficar sabendo da história, expressou o desejo em vê-lo. Suspeitando de que a cor de pele negra era pintada com tinta, mandou que o despissem e que o esfregassem para tirar a sua tinta. Esses eventos foram registrados em 1581 por carta do Jesuíta Luis Frois. Convencido de que ele era de fato negro, Oda pareceu ter ganhado uma admiração por ele e, em algum ponto, embora o momento não seja claro, foi permitido a Yasuke entrar a serviço de Nobunaga (de acordo com os japoneses, este se apresentou a Nobunaga, apesar de os europeus não o mencionarem).

Em alguns relatos antigos, Oda descreve o seu encontro assim: "No dia 23 do 2º mês [Março 23, 1581], uma página negra (黒坊主, "kuro-bōzu") veio dos países cristãos. O homem era saudável e de boa aparência, com um bom comportamento". Além disso, Nobunaga elogiou a força de Yasuke, descrevendo-a como dez vezes superior à dos homens normais. O sobrinho de Nobunaga, provavelmente Tsuda Nobusumi, deu-lhe uma quantia de dinheiro neste primeiro encontro.

Em maio de 1581, os relatos dizem que Yasuke foi com Oda para seu castelo em Azuchi. Segundo rumores populares, ele se tornou um nobre. Matsudaira Letada, descreveu-o como uma pessoa de 6 Shaku 2 (188 cm.) Era negro e sua pele escura como carvão" , se assim for ele tinha uma estatura imponente, tendo em vista os outros japoneses e Nobunaga, que era considerado alto.

É provável que Yasuke se comunicasse em língua japonesa de forma aceitável, talvez devido aos esforços de Valignano para garantir que os seus missionários se adaptassem melhor à cultura local, pois Nobunaga gostava de falar com Yasuke. Ele parece ter-se tornado muito próximo, e foi, talvez, o único "guerreiro" não Japonês que Nobunaga tinha na sua comitiva, o que poderia explicar o seu rápido crescimento em status e classe social. Terá assim sido, por esta altura que, segundo fontes, Yasuke ter-se-á tornado Samurai. O primeiro Samurai Estrangeiro. Os relatos também dizem que Yasuke recebeu uma residência própria, assim como o cerimonial da Katana por Nobunaga, e o próprio Nobunaga atribui-lhe também direito e dever de porte de arma.



Pintura japonesa que representa um grupo de estrangeiros portugueses 


Mas nem tudo foi sakura. Em junho de 1582, Nobunaga foi atacado e forçado ao seppuku em Honnō-ji em Quioto pelo exército de Akechi Mitsihide. Yasuke também estava lá no momento e lutou contra as forças de Akechi. Imediatamente após a morte de Nobunaga, Yasuke juntou-se ao filho e herdeiro de Nobunaga, Oda Nobutada, que tentava impor as suas forças no castelo Nijō. Yasuke lutou ao lado das forças de Nobutada por um longo período, mas foi capturado em batalha pelos soldados de Akechi. Estes perguntaram a Akechi o que fazer com Yasuke. Akechi disse que o homem negro era uma besta e não sabia de nada, e, além disso, ele não era Japonês. Não poderia cometer o Seppuku, de modo que não deveriam matá-lo, mas levá-lo para o Nanban-dera ou nanban-ji(南蛮寺, literalmente, o templo dos bárbaros do sul, forma como os Japoneses se referiam à igreja jesuíta). Dizem que Akechi não o matou por pena. Os negros não eram na verdade discriminados no Japão, eram mesmo admirados, tendo inclusive Buda sido frequentemente retratado como negro em templos Japoneses. No entanto, talvez Akechi não quisesse ofender os Jesuítas, necessitando de todos os amigos que pudesse ter neste momento de turbulência política. Era algo de que não precisavam no momento.

 Batista - Niten Rio de Janeiro








Yasuke - Obra da escultora Nicola Ross Exposta na Fundação Wong, Cape Town, Africa do Sul

comentários   1 de 1

Sarrat - NiteróiHistória muito interessante. Acrescento ainda o fato de que a filha de Akechi, Hosokawa Gracia (ou Garasha, para os japoneses) era cristã devota, o que pode explicar a preocupação de Akechi com os jesuítas. (Continua)

Inauguración del nuevo Dojo en el CRIT con Senpai Aguirre

por Aguirre - MX/Baja California Sur - 13-fev-2018








Tags: Egan2017_Mar,

Entrenamiento intensivo en Playa Balandra

por Aguirre - MX/Baja California Sur - 13-fev-2018



(...)



Continua (post completo)

Caravana Hayabusa

por Malaquias - SP/São Paulo - 05-fev-2018

Neste ano de 2018, os Hayabusas irão colocar os equipamentos nas costas e sairão em caravanas para visitar, cruzar espadas com companheiros de outras unidades e aprendermos juntos




Na primeira caravana do ano sábado dia 03 de Fevereiro, visitamos a mais nova de São
Paulo, a Unidade Brooklyn, onde Senpai Weber nos recebeu de portas abertas e, com
toda energia, nos proporcionou ótimos momentos que jamais vamos esquecer.

Com a Caravana Hayabusa, vamos compartilhar nossas experiências já vivenciadas
e escrever novas histórias durante nossas aventuras. E como Sensei sempre nos ensina,
vamos viver intensamente!

Até a próxima aventura.
Arigato gozaimashitá!
Hayabusa - Malaquias



(...)



Continua (post completo)

Tags: Hayabusa, Egan2017_Mar,

Hatsugeiko

por Brenda-Adm - SP/São Paulo - 22-jan-2018




O Hatsugeiko é o primeiro treino do ano.
Nesse treino parabenizamos uns aos outros pela passagem do ano e pedimos para que treinemos mais um ano juntos.
(Shinen Akemashite Omedetou Gozaimassu, Kotoshimo Yoroshiku Onegai Shimassu)

Tivemos também uma Celebração no salão do Templo Nikyoji,  o Monge Eishin Suzuki nos deu uma mensagem especial de início de Ano.

Com esse sentimento tivemos um treino puxado com muito Kiai e respeito pelos colegas.
Encerramos tomando um gole de Sake, agradecendo por um ano de treinos e aprendizados e mentalizando como poderíamos melhorar em 2018, avançando sempre no caminho do Samurai!
 
Arigato Gozaimashita a todos por mais um ano!





Tag  todos        Retornar para últimas postagens


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-8h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h