Ir para o Conteúdo

Mural Niten Salvador


Dias de Nordeste - Salvador 3

por Danilo - 12-set-2010

Dia 3 (12/09)
Salvador.
Um bom domingo de treino, logo cedo Niten Ichi Ryu. Katas e muito Kihon! A cada batida, o Ki ia se espalhando pelo ambiente.
Durante o Jugeiko, podemos nos conhecer melhor. Os bahianos tem muita garra nas lutas, vem com tudo.
Um bom almoço de domingo aqui tem queijo coalho com melaço, farinha, paçoca (não é o doce), carne de sol, pirão, surubim, estava delicioso.

foto:  Omote na Bahia

Omote - hisage kodachi

Tags: Visita,

Dias de Nordeste - Salvador 2

por Danilo - 11-set-2010

Dia 2 (11/09)
Salvador.
Dormir e acordar ouvindo o mar, não tem preço!
No treino, o pessoal logo cedo fazendo o osoji do dojo, da maneira tradicional, hakamas puxados, baldes, panos... e disso se confirmou uma coisa, os soteropolitanos do Niten tem muito Rei também.
O dia foi de intensivos, foram mais de 8 horas de treinos. Todos muito dispostos, o iai logo cedo acompanhado de Sabias e Bentivis, ao final do dia as lutas tiveram muito kiai.
Para fechar o dia, Caldo de Sururu!
Tem que experimentar quando passar por aqui.

foto: vencedores, mais de 8 horas de treino no dia!!!

vencedores

Tags: Visita,

Dias de Nordeste - Salvador 1

por Danilo - 10-set-2010

Dia 1 (10/09)
Salvador.
Chegada a primeira capital do Brasil. Já no primeiro dia muitas histórias e cultura. É uma cidade com muitos detalhes. O circuito da prova dos 3 faróis é fantástico. Tem o pelourinho, os casarões antigos, as igrejas, o Elevador Lacerda realmente impressiona, é difícil até saber o que olhar, foi um kakarigeiko de pontos turísticos.

foto: este é o Palácio Rio Branco, primeira sede do governo no século XVI, foi também bombardeado durante a República Velha. Quando soube essa história, já era tarde da noite, mas tinha que parar e dar uma olhada mais de perto, é impressionante, tem umas águias enormes com as asas abertas.

Palacio Rio Branco

 

Tags: Visita,

Niten no Festival da Cultura Japonesa

por Takei - 24-ago-2010

Konnichiwa Mina San!

Neste Sábado (28/08) participaremos do Festival da Cultura Japonesa - XIX Bon Odori, no Clube da AABB, em Piatã.

A apresentação está programada para começar às 13h40 e contará com apresentações de Kenjutsu Combate, Niten Ichi Ryu, Jojutsu e Iaijutsu.

Pedimos aos alunos que cheguem ao meio dia para ajudar na organização.

Contamos com a presença de todos para esta batalha! Será um tipo de treinamento diferente, mas muito importante.

Por conta da apresentação, não haverá o treino regular na UNIME no dia 28/08.



Renovação

por Igor Ferreira - 21-jul-2010




Foi-se a semana de São João, festividade muito importante para a população aqui do nordeste. Muitos festejam, outros trabalham, alguns movem montanhas em prol de sua fé ou de sua diversão. Eu segui conselhos. Fui à luta, em busca de renovação, paz interior e treino. Planejei cuidadosamente, negociei com meu chefe e minha equipe os detalhes de minha ausência. Foi no mínimo intrigante, pois cada elemento parecia conspirar a favor, como sinais, de que o rumo estava certo.

O quê e como seria era incerto, porém meu espírito estava sereno, mas em alerta e pronto para enfrentar seja o que for. Sou biólogo, mas por fatores de necessidade maior, que envolvem uma complexa ideologia de gratidão e lealdade a família, hoje trabalho na área comercial e decidi que tinha que renovar! Retomar, ir em frente e me aperfeiçoar no que realmente gosto, sem comprometer minha atual função e responsabilidades. Compreendi que mesmo fazendo o que julgamos correto e necessário em dado momento, é possível entrarmos numa zona de conforto ao achar que isso ou aquilo é o suficiente.

Sou especializado em animais peçonhentos e coleções zoológicas, mas decidi fazer uma espécie de “shugyo” na minha área de formação. Pesquisei e achei no interior de Sergipe o Parque dos Falcões, referência mundial em manejo conservacionista de aves de rapina. Foi lá, num pedacinho de paraíso, junto à natureza e em regime de aprendizado dia e noite que eu tive um despertar. Não foram revelações ou algo místico. Foi a suma certeza de que o modo de vida que escolhi já começara a dar frutos. A filosofia e o treinamento diário transformaram mais que apenas minha técnica com a espada. Todo o stress, nervosismo e ansiedade gerados pela vida corrida e o ego, que afetavam não só a mim, mas às pessoas ao meu redor foram suprimidos, arrancados como na manutenção de um belo jardim, na qual não há espaço para ervas daninhas. Hoje em seu lugar cultivo a concentração, calma, atenção e principalmente a alegria para fazer tudo da forma mais certa possível.

Compreender é muito mais profundo que apenas entender e sem dúvida toda a bagagem Histórica, Filosófica e o Valor que estimo tanto pelo Sensei quanto pelo Instituto Niten e meus colegas de treino, me ajudaram na compreensão de muitas coisas, mas talvez uma em especial; nós somos nossos maiores inimigos e estar em constante combate nos ajuda a conhecer-nos melhor, revelando nossas fraquezas e habilidades, daí cabe a nós escolhermos como vamos honrar a tudo isso que nos é revelado. Essa gratidão carrego firme em meu espírito e os expresso com a força do meu Kiai e com a firmeza da minha palavra.

Minha nova experiência foi aos pés da Serra de Itabaiana entre os seus 6 - 8°C logo ao despertar preguiçoso do sol por volta das 5hs, muito orvalho sobre as plantas, o barulho do riacho e dos animais anunciando mais uma aurora e uma neblina que a muito não tinha o prazer de contemplar tornavam o “Mokuso” um momento à parte de serenidade. Era nesse momento que eu imergia no treinamento do nosso Caminho. Exercitava a técnica logo cedo, com kimono e hakama. De fato estava frio, mas logo o sangue esquentava. Sempre haverão adversidades e obstáculos no Caminho e na vida, mas o nosso treinamento nos preparar para enfrentar e não fraquejar diante deles. Este era o meu momento para treinar. Foram sete dias de magia sobre a técnica, pois pude praticar em plena harmonia com a natureza, mente e corpo unidos. Posso dizer que causei muito impacto, pois quando o pessoal que trabalha no parque foi se levantando e chegando, por volta das 6hs e viram segundo eles “um troço ali esquisito” ou “é cada um que aparece por aqui”, seguido de muita curiosidade e risadas durante nossas refeições. Foi uma atração a parte. O importante era que todos nós vivenciamos a renovação, tudo era novo para mim e para eles. A troca de experiências de forma sincera fez com que, na busca por renovação, aprendizado e paz, também conquistei novos e bons amigos.

Manejar as aves usando as técnicas desenvolvidas lá no parque dos falcões me ajudaram a reequilibrar as coisas e acalmar meu espírito. Posso dizer que foi muito mais que simplesmente aprender. Foi vivenciar. Ver e fazer. O instrutor e fundador do instituto me chamou muito a atenção por sua personalidade, pois logo quando cheguei ele foi dizendo: “...peço desculpas por ter dificuldade de me expressar, mas se você veio disposto a aprender isso não será problema, porque aqui você vai ter que ver, ouvir e fazer, certo ...” seguido de um grande sorriso amistoso e um abraço forte. De fato não tive nenhum problema, pois nosso Caminho é exatamente esse; ver, ouvir, Hai e fazer. Hoje posso dizer que as aves de rapina são os samurais dos ares, mas isso eu explicarei em outro momento.

Domo arigatô gozaimashitá ao Sensei por me ajudar a me tornar um ser humano melhor– Ken Nôryoku
Domo arigatô gozaimashitá aos Sempais que ajudam diretamente o Sensei junto ao Instituto
Domo arigatô gozaimashitá ao Sempai Édio por sua sinceridade e exemplo de conduta
Domo arigatô gozaimashitá aos meus colegas de treino, por me propiciarem meu aprimoramento  

Tags: Relato,
comentários   1 de 1

Larissa - SalvadorIgor! Maravilha compartilhar essa renovação aqui! Relatos, fotos, desenhos, poemas, SENTIR, vídeos... inspira ação para quem não esteve lá, num momento que foi importante para cada um renovar sua Vontade. (Continua)

Não Haverá Treino

por Niten Salvador - 21-jun-2010

Mina San.

Este Sábado - 26 de Junho
Não Haverá Treino devido à festa Junina de São João.

Tags: Treino,

Dia do Samurai em Salvador

por Niten Salvador - 24-abr-2010

Aviso

por Niten Salvador - 28-mar-2010

Não haverá treino Sábado dia 10 de Abril.

Tags: Treino,

Equipe Vice-Campeã de Kenjutsu no 8º TBK

por Niten Salvador - 16-jan-2010

Omedetou Gozaimassu!

Tags: Torneio,

As Artes da Espada Samurai no Bahia Esporte

por Niten Salvador - 15-jan-2010

Tags: Imprensa,
Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Bahia
(071) 98849-0410
salvador@niten.org.br