Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral

KAKEJIKU Sao José dos Campos
SEN HI SHO KO HI SHU
"Se for para a guerra é para ganhar impreterivelmente.
Se for invadir é para tomar impreterivelmente."

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
INSTITUTO NITEN - São José dos Campos
JD. MARINGÁ
BBC DE S. J. DOS CAMPOS
Av. Adhemar de Barros, 1597
Google Maps
TERÇAS
19h00 KENJUTSU
QUARTAS
19h00 IAIJUTSU
JD. SATÉLITE
Academia ACM
Rua José Alves dos Santos, 172
Google Maps
SÁBADOS
9h30 KENJUTSU
Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenador: Tiago Araújo
Contato: (011) 5539-3587 (9h às 19h, dias úteis)
(012) 98204-6608 (2ª à 6ª das 9h às 21h)

saojose@niten.org.br
www.niten.org.br/sjcampos

+Informações

Matrícula:

85 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

265 reais
Acréscimo para 2ª modalidade: +80 reais

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2016:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Crianças a partir dos 12 anos podem participar dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou ambas as 2 modalidades: KENJUTSU e IAIJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

Criado há mais de 600 anos, o Kenjutsu é a arte da espada samurai. São estudadas uma grande quantidade de técnicas e posturas de luta, até mesmo com duas espadas, utilizando equipamento de proteção e espadas de bambu para segurança.

Iaijutsu:

desenvolve concentração e presença de espírito e ensina a estar preparado em todos os momentos para encarar as situações adversas com serenidade e segurança.

Café com Sensei

Shin Hagakure - A bússola para governar23-set-2016 " No dia 09 deste mes, fui convidado para um encontro com o Exmo. Governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, presenteei-o com o Shin Hagakure, e lembrei-me dos samurais que tiveram como missão orientar seus Shoguns. O maior desses exemplos é Yagyu Munenori.Yagyu Munenori (1571~1646) foi o mestre responsável por treinar os samurais do shogun Tokugawa Ieyasu no Kenjutsu e outras armas, quando este se tornou o comandante absoluto do Japão em 1604, estendendo sua hegemonia por 400 anos de sucessores.Mas o grande destaque de Munenori não foi na parte técnica, mas sim, na arte de governar. Ele foi o braço direito do shogun, praticamente o conselheiro direto.Na época, a Arte do Kenjutsu se chamava HEI-HO, dois ideogramas que significam Estratégia. O Kenjutsu era a Arte da Estratégia. Munenori costumava aconselhar e alertar o Shogun dos desvios de verbas, dos conspiradores, das boas e más intenções de cada um dos senhores feudais, e dos passos que deveria dar. O que Munenori dizia, Ieyasu ouvia e executava.Espero que este meu encontro com o Governador inspire seus próximos passos, embasados no modelo Samurai de Honra, Dignidade, Lealdade, Gratidão, Coragem e Compaixão.Garanto que este são os passos para um mundo melhor.Clique para ler o Destaque da Capa do JornalClique para ler a Matéria completa" Aprender a escutar21-set-2016 " " Iaijutsu Gashuku - Empunhe20-set-2016 " Nestes dias estamos falando sobre o samurai que teria sido um grande páreo para nosso Mestre Musashi Sensei" Mais Cafés

YOKOSO! SEJA BEM-VINDO
à UNIDADE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
do INSTITUTO CULTURAL NITEN


Unidade São José dos Campos do Instituto Cultural Niten


Treinos abertos aos sábados

+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

Acolhida - Palavras de um Gashuku

por Vídeos - 29-jul-2016



Gashuku - Um final de Semana de treinamento da Espada Samurai.
Vir para outra cidade, treinar, superar e agradecer.
A Acolhida do grupo nos fortalece e encoraja a superar as adversidades,
assim passamos por mais um Gashuku!

Tags: Egan2016_Ago,
Comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konbanwa a Todos, Yoroshiku Onegai Shimassu. Shitsurei Shimassu.
Gostei muito deste vídeo. O depoimento do Colega, da América Hispânica, me rememorou muito, o meu início no Niten. Senti novamente, através desse belíssimo vídeo, e da generosa narrativa do (Continua)

Coragem - Palavras de um Gashuku

por Vídeos - 26-jul-2016



Tags: Gashuku, Egan2016_Ago,

Dias de Treinamento

por Niten - 21-jul-2016


(...)


Continua (post completo)

Controlando as emoções

por Vídeos - 20-jul-2016


Dierk é executivo em uma multinacional em São Paulo.

Tags: Egan2016_Ago,

SHINHAGAKURE NO TATAME

por Niten - 04-jul-2016



Max Trombini comenta a importância do livro Shinhagakure do Sensei Jorge Kishikawa.
Max Trombini é referência em superação, luta e determinação, treinou seleções olímpicas em diversos países, levou atletas para o UFC através do seu treinamento, formou campeões mundiais de jiu-jitsu.
• 3º Dan (grau) de judô;
• 4º Dan de jiu-jitsu;
• Diretor executivo do Centro de Excelência da Associação de Judô de Bastos (SP).
• Autor do livro "Aprendiz de Samurai" que deu origem ao Filme "A Grande Vitória" em 2014
SHINHAGAKURE: niten.org.br/shinhagakure

Tags: Egan2016_Ago,

Niten no revezamento da Tocha Olímpica.

por - 27-jun-2016







Veterano de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais, conduz a Tocha Olímpica Rio 2016 em Campo Grande




Wenzel Böhm conduz a Tocha Olímpica em Campo Grande

Divulgação/Cobertura Oficial do
Revezamento da Tocha Olímpica
Campo Grande – Duas tradições milenares unidas pelas mãos de um condutor. Nascido na Áustria e criado no Brasil, Wenzel Böhm é Sempai (veterano) de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais que protegeram o Japão por anos. Foi ele, convidado pela Nissan, o responsável por levar a chama olímpica pelas ruas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, neste sábado.

"A Nissan é uma empresa japonesa e fiquei muito honrado de poder representar a filosofia Kenjutsu no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Eu me sinto pequeno diante de tantas histórias que são contadas nesse trajeto, mas é um reconhecimento muito importante. Quando as coisas têm tanta tradição assim, elas carregam muita energia".

Durante o percurso, uma prova da admiração que Wenzel carrega pelo Brasil: alguns de seus alunos, vestidos com o "hakama", calça usada nas lutas, acompanharam cada passo do "Sempai", tirando muitas fotos. Braço direito de Jorge Kishikawa, precursor do Kenjutsu no Brasil e fundador do Instituto Niten, Wenzel começou a treinar há 20 anos e em pouco tempo já se tornou professor, passando a viajar por todo país difundindo a filosofia japonesa.

"A Tocha Olímpica carrega vários valores que nós também acreditamos e trabalhamos muito, como coragem, energia, vontade de ir além. Se você vê um samurai, você enxerga nele uma energia, uma entrega diferente, ele vive intensamente. Vejo que com os condutores da tocha olímpica também tem muito disso".

Hoje o Instituto Cultural Niten está em 16 estados, em todas as regiões do Brasil, e também na Argentina, Chile, Uruguai e México.


(...)


Continua (post completo)

Tags: Egan2016_Ago,
Comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Senpai Wenzel e demais Samurais do Niten, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Parabéns Senpai Wenzel, por mais este feito. que é único e mundialmente comemorado.
A escolha não poderia ter sido melhor.
Fiquei muito contente, pelo (Continua)

O Corte Perfeito

por Brenda-Adm - 20-jun-2016

Tags: Egan2016_Ago,

Vencer o Frio

por Luciana - 13-jun-2016



Narabê à - 1ºC

Antes de tudo, domo arigato gozaimashitá Sensei pelo grande ensinamento.
"As mulheres são melhores que os homens"

Quando eu era militar e fui servir em um pelotão de fronteira, eu era a única mulher dentre 81 homens. Sempre ouvia a seguinte frase: “militar é militar, aqui não existe esse negócio de homem ou mulher!" Porém eram as mulheres que tinham as melhores colocações nos testes de tiro. Claro que levei a diante essa frase para continuar em frente, diante de tantas missões e dificuldades.
Após conhecer o Niten ouvi em um Momento de Ouro a frase: “As mulheres são melhores que os homens”. No Shinhagakure, o Sensei explica o porquê. Vi com mais clareza no que somos melhores e como superamos a diferença da força e do tamanho. “Melhor postura” e “Menos vícios” e “Melhor pegada na espada”, assim uma desvantagem em um golpe se torna vantagem noutro e com esse ensinamento fiz o treino de hoje. Momento de Ouro relembrado no início do treino, pois só havia mulher.
Nessa quarta na cidade de Ponta Grossa tivemos temperaturas negativas, o treino foi firme! Chegamos no dojo, Silvia e eu, colocamos nossos kimonos, limpamos o dojo montamos os equipamentos e seguimos. Fizemos um aquecimento bem puxado pois estava frio demais acredito que por volta de 0ºC, treinamos firme o Dai Ni Kihon, e na hora do bogu já estávamos com menos frio, tremendo ainda, fizemos piloto do kyu com bastante kiai, kiai de estremecer o dojo, apareceram alguns curiosos para ver o que estava acontecendo lá, continuamos e, sem parar, fomos direto para o keiko,
-Mas já?!
E lá foi o primeiro men.
-Hai
O keiko bem puxado, com golpes limpos e bem definidos, o bom de estar com energia é estar com vontade de gastá-la, parávamos apenas para trocar de armas, o kiai não baixava, uma querendo dar o melhor golpe melhor que a outra, o kiai mais alto que a outra, ter a melhor postura que a outra, ser mais agressiva que a outra. Estava empolgada com o trecho do Shinhagakure, o keiko estava tão agressivo e tão bom que quase perdemos a hora do fim do treino. Ainda bem que temos a vantagem de não sentir tanta dor quanto os homens, amanhã estarei toda dolorida, mas acumulando energia para gastar no próximo treino, dessa vez com todos do Niten Ponta Grossa, e nós mulheres que treinamos hoje, estaremos mais fortes no kiai e na luta!.

Arigato Gozaimashitá
Sayounará




Silvia e Luciana da unidade Ponta Grossa 





Em São Paulo - Narabê à 5ºC




Alunos Vencendo o Frio

Tags: Egan2016_Ago,
Comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Konbawa,

Estive recentemente em Ponta Grossa e posso afirmar que encarar essas temperaturas não é tarefa fácil.
Omedetou gozaimasu e ganbatte kudasai!

Sayonara,
Caran (Continua)

24 DE ABRIL - DIA DO SAMURAI

por - 24-abr-2016

Em homenagem ao Sensei Jorge Kishikawa
na data de seu aniversário, 24 de Abril,
comemoramos o Dia do Samurai
OMEDETOU A TODOS OS SAMURAIS!





GASHUKU HYODO MUSASHI com SENSEI JORGE KISHIKAWA

por Niten - 31-out-2015



(...)


Continua (post completo)

Comentários   1 de 1

Euler - Porto AlegreSalve. Esse curso: Hyodo Musashi, chamou, minha humilde, atenção. Farei todos os esforços para, com sorte, ouvir o Sensei. Recentemente: venci um drama pessoal. Estava pensando de mudar de cidade e de emprego. Deu tudo certo no final. A vida, aos poucos, (Continua)


Coordenação


Tiago
Araujo

Físico

Felipe
Plata

Estudante

Programação

  • 24 e 25 set - Sábado e Domingo

    2º ECM 2016

    2º Encontro de Coordenadores e Monitores 2016
  • 22 e 23 out - sáb e dom

    15ºTBEK em São Paulo

    Local: Dojo Santana
    APCD - Assoc. Pta de Cirurgiões-Dentistas
    Rua Voluntários da Pátria, 547
    (a 3 min. do Metrô Tietê-Portuguesa)

  • 3 e 4 dez - sáb e dom

    Gashuku Final de Ano

    à confirmar



graduados do São José dos Campos

niten kobudo kenkyusho topo
Niten São José dos Campos
(011) 5539-3587 (9h às 19h, dias úteis)
(012) 98204-6608 (9h às 21h, dias úteis)

saojose@niten.org.br