Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    04-mar-2007

    A Forma

    Falei a você na sexta, dia 23 , que não podemos praticar apenas um kamae (postura de combate). O aprendizado deve ser global, voltado para o estudo e pesquisa de como vencer no combate utilizando as formas mais variadas de posturas.
    Postura do Fogo, da Água, da Terra, da Árvore, do Orvalho, do Tsunami, da Cobra, enfim dezenas...
    O KEN JUTSU , como o próprio nome diz, se refere a técnicas no manuseio da espada japonesa que datam de mais de 800 anos. Para se ter idéia, você sabia que os samurais seguravam a lâmina com a mão esquerda e daí defendiam ou golpeavam o seu adversário? Que os golpes de verdade se executam andando (e não saltitando)?  Que o corte, por exemplo do antebraço (kote), pode ser tanto de cima para baixo, como de baixo para cima? Que ao segurarmos o braço do adversário já vencemos o combate?
    Tudo isto é KENJUTSU.
    Experimentar  estas técnicas no combate (com protetores, obviamente) é conhecer toda uma história de 800 anos. É como entrar no túnel do tempo e sentir a adrenalina dos samurais no combate.
     
    Está lá , no pergaminho da Água, do Livro dos Cinco Anéis de Musashi Sensei, precisamente na página 70:
    "Obedeca o Princípio do Uko Muko, ou seja, a forma não pode ser rígida e única, devendo ser adaptada conforme a situação."
    A forma? Não pode ser rígida e única. Lembre-se disto.
     
    * Errata de 27 de fev: O Não Despertar" - Então o que é despertar para os olhos da Verdade?"...

    03-mar-2007

    Matéria do Jornal Nikkei

    Gostaria de compartilhar com você a matéria que saiu hoje no Jornal Nikkey em português.
    Refere-se ao 51º Premio Paulista de Esportes, um dos eventos mais tradicionais da comunidade nipo-brasileira e que acontecerá na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa:
     
    "O objetivo do evento é reverenciar o trabalho de dirigentes abnegados e valorizar e incentivar o talento e dedicação de atletas de destaque em suas respectivas modalidades.
    Não à toa, a solenidade costuma despertar a simpatia de personalidades não só do meio esportivo como também de outras áreas que vêem na iniciativa uma forma de preservar e divulgar a cultura japonesa através do esporte.
    Para o presidente da Confederação Brasileira de Kobudo e fundador do Instituto Niten, Jorge Kishikawa, "receber o prêmio Paulista de Esportes é motivo de orgulho para qualquer um, seja ele dirigente ou atleta". Homenageado com o Prêmio Especial no ano passado, Kishikawa indicou, este ano, o vice-presidente da entidade e um de de seus principais "samurais", Wenzel Daniel Wendelin Bohm. De nacionalidade austríaca, Wenzel está radicalizado no Brasil desde 1975 e há mais de dez anos decidiu seguir a filosofia do kobudo.
    Em termos de hierarquia , seria o segundo na escala - fica atrás apenas do próprio Jorge Kishikawa. "Graças ao trabalho dele [Wenzel] que o Kobudo se espalhou pelo Nordeste. Além disso, o Wenzel tem me acompanhado nas idas e vindas ao Japão e pode me representar tanto no aspecto técnico como no aspecto da cultura japonesa", ressalta Kishikawa.
    Para os homenageados....."
     
    Lá no Japão , os mestres dizem que o Wenzel é mais "japonês" que os próprios japoneses...

    02-mar-2007

    Nós no Jardim Japonês - Buenos Aires

    Porque  "Uma imagem vale mais que mil palavras", coloco aqui a disposição de todos a darem uma olhada:

    samurais argentinaKenjutsu Buenos AiresKendo e Kenjutsu en Argentina
     
    A primeira foto foi tirada quando fomos recebidos na Embaixada Japonesa de lá 
    A seguir, os alunos que participaram da demonstração 
    E a última foto, da esq. para a dir: Coordenador Joel, eu e monitores D Ferraris, Marina e Basilio. 
    Num momento que foi memorável não só por estarmos naquele dia no Jardim Japonês. 
    Mas por todos terem aprendido uma lição - que a união faz a força. 
    Gokuro sama.

    01-mar-2007

    O que mais te gusta

    No fim de semana estive em Buenos Aires para comemorar o 2° ano de aniversario da Unidade Niten, a nossa primeira no exterior.
    Confesso que nunca imaginei que lá fosse tão calor (32 graus!), tamanha a minha ignorância. O que eu costumo ouvir é sempre "vem uma corrente fria pelo sul do país " ou que " está a menos 5 graus" e so coisas "friiiias".
    Fizemos a abertura da Caminhada Marcial, evento organizado pelo Jardim Japones, entidade que abriga um lindo pavilhão aos moldes do Kinkakuji de Kyoto com uma ampla área de jardim japones. Este pavilhao, de dois andares sobre uma área de aproximadamente 900m2 , suponho eu, foi o palco de apresentações neste final de semana de várias modaliadades de budô japonês, com um público estimado em 500 pessoas.
    A nossa modalidade, o Kobudô, foi representada pelos alunos da Unidade Buenos Aires, além de um dos coordenadores mais antigos, Joel, de Porto Alegre.
    Fui entrevistado pela revista local e obviamente tive que responder as perguntas mais óbvias : o que mais me impressionou em Buenos Aires.
    -O calor.
    E "o que mais te gusta en la Argentina" (o que mais gosta na Argentina):
    E como todo "turista" encantado, respondi:
    -A beleza das mulheres, o alfajor e, claro, o churrasco argentino!
    O que deixou o repórter extremamente satisfeito.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br