Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    07-out-2009

    En

    Hoje coloco a disposição as palavras que respondi em relação à "Coincidência" do Café de quinta-feira (01out - Coincidência):

    "Caro Chil
    Agradeço a sua mensagem, a foto e a imagem scaneada de meu autógrafo.
    Nos japoneses dizemos que este "não por acaso" tem um nome: EN.
    Possivelmente em encarnações anteriores já havíamos nos cruzado e tínhamos grande afinidade.
    Será bem vindo em uma de nossas unidades.
    Cuidado com as lesões no aikido...
    Kishikawa J"

    Você pode não acreditar, mas o EN explica a afinidade ou o desafeto entre os seres que vem desde as encarnações passadas.
    Existem aqueles que vieram para ficar conosco e outros, que nada tinham a ver com os nossos valores em encarnações passadas, e que o destino os fazem afastar...
    De certa maneira, o EN explica a Lealdade de uns ou a Deslealdade de outros...

    Ao meu amigo Chil Phillipe: Senki: seja nos dias de guerra, seja nos minutos de paz!(Shin Hagakure - ed Conrad). Jorge Kishikawa

    05-out-2009

    Sekigahara 2009. A batalha se aproxima

    A batalha de Sekigahara* 2009 (8° Torneio Brasileirode Kobudo em Campinas, 17 e 18 de este mês) já está chegando.
    Os estrategistas de toda a América do Sul fazem planos e traçam estratégias para vencer nesta que será a batalha mais importante do ano.
    Os vencedores terão seus nomes percorrendo por todas Américas e por todo o mundo.
    E o mundo poderá constatar quem será o Musashi, qual kamae(postura)é a mais eficiente e, por fim, qual a arma imbatível.
    A maior batalha do ano já começou e os estrategistas já elaboram os seus planos.

    Veja um deles:


    Reflexão,
    Hai Sensei, konnichiwá! Aqui tudo indo bem Sensei, morrendo de frio e com a chuva que não para... escrevo porque hoje passei quarenta minutos na piscina, e fiquei nadando e pensando na luta com o Fugita, no sábado passado, na Faria Lima. Eu honestamente não conseguia sair de perto dele, ele parecia um carrapato.

    Fiquei pensando sobre como ele corria para cima de mim e impedia que a Tachi entrasse em maai correto de ataque. Correr para trás é inútil, porque ele tem a vantagem de correr para frente, e sempre o fará mais rápido. Aí comecei a pensar no que o Sensei falou sobre Gokui, e que no Niten Ichi Ryu, o kamae forte é Gedan, apenas com a mão direita. Seguindo nisso, lembrei do golpe de ombro esquerdo (Livro dos Cinco Anéis), e acabei por perceber, uma vez mais, como Musashi-Sensei era um estrategista fenomenal.

    A uma, porque a mão solta dele seria a esquerda, e Gedan de mão direita dificulta sobremaneira que ele segure minha mão direita, quem dirá a esquerda, que fica grudada no kochi.

    A duas, porque naquela pequena distância, um golpe de ombro esquerdo bem acertado reduz, para, ou até mesmo joga o inimigo um pouco para trás, e partindo do Gedan com a mão direita, surgirá espaço suficiente para armar Soete-no-kamae, e finalizar o adversário com um tsuki, no melhor estilo Haru Tsuke ou mesmo Kazuchi.

    Por certo, parece ser uma questão de, no máximo, meio segundo, entre o pequeno retrocesso imposto pelo ombro esquerdo, a armação do kamae correto e a aplicação do golpe. E justamente porque leva tão pouco tempo, e requer tanta prática e coordenação motora, que seria fatal numa luta. Ou pelo menos, quero crer que sim.

    Musashi-Sensei não era apenas um grande estrategista, era um homem muito corajoso, Sensei. A técnica representa um risco enorme, além de abrir o men, pelo menos um kote e o tsuki.

    Eu nunca tinha parado para juntar tantas informações díspares antes Sensei, de buscar informações em katas, livros e na sabedoria do Sensei, tudo olhando para um único momento do combate, e achar uma saída dentro da visão estratégica de Musashi-Sensei.

    De outra banda, aquela saída no final da primeira sequência do Katori, quando se volta do uchigote para o Jodan, também me deu um insight para usar no Nito Waki-gamae, que há algum tempo eu andava procurando e não achava de jeito nenhum.

    Agora é colocar em prática Sensei! Verei se funciona!

    Domo arigatô gozaimashitá Sensei, pelos constantes ensinamentos!
    Simões - monitor Curitiba

    E você? Qual vai ser a sua estratégia para esta grande batalha de Sekigahara? Uma espada? Espada menor? Naginata? Duas espadas?
    Posição do Fogo? Terra? Água?
    Seja lá o que for, lute com bravura.



    *batalha de Sekigahara = A Batalha de Sekigahara ou popularmente conhecida como a "divisão do reino" foi o conflito decisivo, ocorrido em 15 de Setembro de 1600 (data do antigo calendário chinês, e 21 de Outubro no calendário moderno), que abriu caminho para a ascensão do xogum Tokugawa Ieyasu ao poder do Japão. Em seis horas de confronto, morreram 35 000 homens só do lado derrotado. Sekigahara é amplamente considerada como o começo não-oficial do Tokugawa bakufu (nome japonês do Shogunato) a controlar o Japão. (Wikipédia - a enciclopédia livre)




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br