Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    30-abr-2009

    Grandes Mestres - Comitiva Japonesa

    Grandes Mestres 2009, Comitiva Japonesa - Kendo, Kenjutsu
    sábado 25 de abril, na Unidade Faria Lima em São Paulo

    29-abr-2009

    Grandes Mestres - Kata Kenjutsu

    Grandes Mestres 2009, Baba Sensei - Kendo, Kenjutsu
    Kata de Kenjutsu da comitiva japonesa

    27-abr-2009

    Grandes Mestres 2009 - 2

    Grandes Mestres 2009, Baba Sensei - Kendo, Kenjutsu
    Foto oficial na Unidade Ana Rosa, 21 abril

    24-abr-2009

    Dia do Samurai 2009

    Há 15 anos fundei o Instituto Niten, fruto de um sonho que se tornou realidade e que logo se transformou em uma paixão. No início minha intenção era transmitir a arte da espada samurai para alguns poucos brasileiros que se interessavam pelo assunto e se conseguisse alcançar este objetivo já me daria por satisfeito.
    Não poderia imaginar que o Instituto Niten chegaria a ter 600 alunos espalhados por todo território nacional. Também não poderia imaginar que o Instituto Niten contaria com 40 unidades brasileiras, além de romper nossas fronteiras com nossas unidades internacionais na Argentina e Chile.

    Mais incrível seria acreditar que a cidade mais importante de um país tão distante do japão, poderia incorporar ao seu calendário oficial o Dia do Samurai, a data do meu aniversário.

    Pois esta homenagem recebi não só na cidade de São Paulo, mas nos Estados do Amazonas e Paraná. tal reconhecimento nos faz acreditar, que através de um trabalho árduo realizado com muita seriedade, estamos trilhando o caminho certo.
    É claro que durante estes 15 anos nos deparamos com enormes adversidades. Mas com o espírito guerreiro de um samurai, vencemos cada batalha que enfrentamos. E nos momentos de calmaria, nos preparamos para enfrentar aquelas que ainda estão por vir.
    E tem sido assim: a cada nova dificuldade nos tornamos maiores e mais fortes.

    Hoje, comemoraremos o dia do samurai de forma muito especial, presenciaremos aqui um momento histórico para o Kendo e o Kenjutsu.

    Estamos honrosamente recebendo a presença de uma das maiores autoridades do Kendo mundial... mestre Kinji Baba.

    7° dan kioshi e professor titular da Universidade Kokushikan em Tóquio, no Japão. Acompanhando mestre Kinji Baba, o mestre Mutsuo Ouchi e uma comitiva de 20 atletas, algo jamais visto no Brasil ou em qualquer outro país da América Latina.

    Podemos dizer que estamos prestes a viver um momento único em nossas vidas, um verdadeiro privilégio reservado para poucos.

    Mais do que simples apresentações, estaremos vivendo um período de aprendizado e intercâmbio entre as técnicas do Brasil e do Japão. Nossas atividades se iniciam em São Paulo e seguem para Brasília, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

    Certamente este será um dos maiores eventos já realizados pelo Instituto Niten, onde teremos a oportunidade de acompanhar demonstrações em ambos os lados, técnicas brasileiras e japonesas, técnicas de Kendo, Kenjutsu e Kobudô, totalizando uma série de demonstrações tão extraordinárias que provavelmente não foram vistas ainda nem mesmo no Japão, além de apresentações inéditas jamais mostradas no Brasil.

    Aconselho meus alunos a tirarem o máximo de proveito deste evento, fazendo deste um momento para fortalecimento de seus espíritos e evolução no caminho da espada. Volto a reiterar que estar ao lado de mestre Baba é uma oportunidade única, algo para poucos privilegiados. Serão momentos que valerão por uma vida inteira.

    Aos nossos irmãos japoneses, mestre Baba e sua comitiva, gostaria de dizer que é com grande honra e orgulho que os recebemos em nossa casa. Espero que estejam tão entusiasmados como nós estamos com esta experiência inédita.

    E que ao final desta jornada, já retornando ao japão, possam ter constatado que o Brasil não é apenas um país enorme, formado por um território continental, construído por povos de todas as partes do mundo (inclusive japoneses) e repleto de belezas naturais. Espero que constatem também, que este país é uma terra de guerreiros que estão sendo forjados pela espada samurai, o que demonstra que Brasil e Japão são duas nações irmãs, ligadas por laços muito mais fortes e profundos do que se poderia imaginar.
    Sejam benvindos ao Brasil...

    E gostaria também de lembrar que nada disto seria possível sem o inestimável apoio das autoridades e da colônia japonesa.

    Neste momento abrimos oficialmente este espetáculo que marca os 15 anos do Instituto Niten.
    O meu muito obrigado a todos ...


    22-abr-2009

    Mestre Baba no Nippak

     
    matéria do Jornal Nikkey

    20-abr-2009

    Samurai no metrô

    As vésperas de comemorarmos o Dia do Samurai, coloco uma matéria um tanto diferente.
    Samurais modernos no metrô de São Paulo.

    17-abr-2009

    Quatro e meia...

    Está escrito no Shin Hagakure:

    "14 de Outubro de 2003, terça-feira, sobre a falsidade
    “Não seja falso.”
    Desculpas para não fazer o que deve ser feito:
    – Falta de tempo
    – Falta de dinheiro
    – Amanhã faço
    – Hoje tenho muito trabalho, não poderei ir
    - Vestibular e provas
    – Meus pais não me dão dinheiro
    – Não estou bem hoje. Quando melhorar faço
    – Estou sem material
    – Não vai ninguém mesmo
    – Vai estar fechado
    Poderia fazer um livro inteiro com o título “Desculpas”.
    Ao inventar desculpas para nós mesmos, estamos sendo falsos conosco, e à medida que isso se torna freqüente, a mentira tomará conta de nós até que nos vença."
    ShinHagakure, pág. 89
     

    "O nosso Sensei quer saber as minhas impressões sobre o treino de sábado? Vou começar do início da minha jornada:

    Na sexta eu trabalhei das 17hrs à 01hr da madrugada. Dormi somente 3horas pra acordar às 05hrs e encontrar com os companheiros do dojo às 07hrs.
    Treinei kenjutsu das 09:30hrs até hora do almoço, depois Iaijutsu das13:30hrs às 15hrs. De São Paulo direto de volta pro meu emprego,entrando às 17hrs novamente, desta vez até às 03hrs da madrugada.

    E depois desta cansativa jornada eu digo que mesmo que eu tivesse aprendido durante meia hora nada disto tudo teria sido em vão. O treino de sábado foi de um valor e honra que o dinheiro não paga. Foi muito gratificante pra mim conhecer e treinar com o sensei, os senpais e os demais praticantes de São Paulo. Adorei Iaijutsu e vou voltar pra outros treinos. Ao sensei Domo Arigatou Gozaimashita."

    Deus ajuda quem madruga. Pode ter certeza. Principalmente quando se está empenhado no seu objetivo. Hoje escrevo este café na manhã...




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br