Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    10-mar-2011

    1° Encontro Coordenadores - Vitória 2

    Um momento que me marcou com o Sensei: as orientações precisas e ditas no momento adequado. Era preciso ouvir e compreender.
    Samuel - Unidade Vitória


    Sensei entre capixabas e baianos


    Trilha do Sol


    "Era preciso ouvir...


    e compreender"


    "Ver o Sensei com uma energia e alegria contagiante, sorrindo, "surfando", entrando no mar por uma tarde inteira, como uma criança que não quer sair de uma aventura que ela mesmo cria, me marcou bastante. Mesmo cansado, peguei a prancha, caí na água também e me deixei ser levado por aquela energia em forma de ondas. Olhando para mim, o Sensei disse: "Ricardo, você ia perder isso?"
    Ricardo - Unidade Brasilia


    Só quem...


    estava lá...


    vai entender


    Um momento marcante foi quando enquanto lutávamos, Sensei e eu, pude ver materializada na fisionomia alegre e sorrindente do Sensei o que realmente é ser um Samurai, ou seja, foi possível perceber que quando encontramos nosso caminho sorrimos até na guerra; pois mesmo em terrenos perigosos e desconhecidos se estamos em paz com nossas escolhas estaremos felizes.
    Pablo - Unidade Rio de Janeiro


    Meu amigo capixaba


    Sob o sol do meio-dia


    Kenjutsu é combate!


    Orientação para todos os monitores

    07-mar-2011

    Folia do Niten

    É Carnaval, e aqui em São Paulo caímos na folia.
    Todos com muita disposição e alegria.
    A Espada que dá a Vida
    Virou o "samba na avenida".


    (clique para ampliar)
     

    04-mar-2011

    1° Encontro Coordenadores - Vitória 1

    "Este fim-de-semana (dias 17 a 20 de Fevereiro) Vitória foi "invadida" por um grupo de cerca de 30 pessoas oriundas dos mais diferentes cantos do país. Engenheiros, advogados, biólogos, professores, estudantes e outras tantas profissões, estas pessoas tem em comum o fato de serem parte do primeiro Encontro de Coordenadores e Monitores do Instituto Cultural Niten.

    Praticantes de Kobudo (antigas modalidades de luta dos samurais, incluindo o Kenjutsu, a arte da espada), estes Samurais brasileiros vieram acompanhar seu mestre, o Sensei Jorge Kishikawa, em uma viagem de quatro dias para conviverem entre si e conhecer o litoral capixaba, e também treinar firme.

    Juntos aos alunos da Unidade de Vitória do Niten, os coordenadores e monitores suaram bastante sob a orientação do Sensei Kishikawa, aperfeiçoando sua técnica e didática para depois repassar os ensinamentos em suas cidades.

    Eles também puderam descobrir as delícias da famosa muqueca capixaba, e conhecer as belezas do litoral, com visitas a Jacaraípe e Guaraparí, onde aproveitaram para realizar um "batismo" subaquático, mergulhando para conhecer o coral das Ilhas Rasas. Tudo isso em companhia de seu mestre, que aproveitou todo o encontro para guiar e ensinar a seus discípulos os preceitos da filosofia Samurai."

    Holschuh - unidade Campinas


    Alegria geral
     

    Pôr do sol em Jacareipe

    Demorou, mas aconteceu.
    Tomando as palavras emprestadas de Horácio: Carpe diem quam minimum credula postero.

     


    Desembarcando do avião, sentimos o calor de 34°C


    Após retirar as bagagens no aeroporto


    Todos com fome depois das ondas


    BANZAI!!!!


    Stefam, Camila e Patricia


    Caminhando em Maipe

    03-mar-2011

    Unid. V.Mariana: o Encontro de Tradições 3

     "Após um breve passeio de apresentação do Templo aos membros do Niten, deu-se o Narabê (ritual que marca o início do período de treinamentos), e muitos fiéis do Templo Nikkyoji empunharam as espadas e experimentaram um pouco das técnicas marciais dos antigos Samurais. Para ambas as Instituições, o número de pessoas treinando surpreendeu as expectativas, a quadra do Templo ficou repleta, e Kiais (gritos de combate) se ouviram pelas duas horas que se seguiram.
    Havia um clima de aprendizado no ar: para os fiéis do templo, o elo entre a devoção e a cultura que modelou sua fé se fazia representar pelos Katas do Bushido; para os alunos do Niten, se notava a atenção interessada pelo budismo primordial, tradicionalíssimo no Japão desde os tempos remotos em que os Samurais governavam o arquipélago.
    Durante aquelas horas na manhã de 5 de fevereiro, percebia-se, nas expressões dos presentes, que o tempo e o espaço foram esquecidos, Japão e Brasil não pareciam tão distantes, e séculos de história se tornaram presentes. A intensidade dos treinos foi admirável, e, ao final, todos se envolveram na limpeza e arrumação das dependências do Templo Nikkyoji."

    Cristiano (Unidade Vila Mariana-templo Nikkyoji)




    Katas dinâmicos do Dai Ichi Kihon pegando fogo


    Kenjutsu combate, liberdade de movimentos


    a sinceridade explanada nos Momentos de Ouro


    Alguns alunos reinvidicam que a Unidade Vila Mariana Nikkyoji deveria se chamar Unidade Klabin Nikkyoji, pois dizem ser o metrô Klabin mais próximo que o de Vila Mariana.
    Tanto faz, não precisam "se pegar".  As duas estações são bem próximas ao local.
    O importante é que todos estão convidados a crescer nesta nossa nova jornada.
    Venham!

    02-mar-2011

    Niten em Espírito Santo




    Clique para ampliar

    A partir de amanhã falarei sobre os bons momentos que passei no Espirito Santo há pouco mais de 1 semana.
    Coincidentemente, naquela ocasião, fomos contactados pela imprensa local, gerando esta belíssima matéria.
    Meus agradecimentos ao jornal Rede Gazeta e meus parabéns a todos os guerreiros Niten do Espirito Santo.
    Como bem frisado na matéria, o Kenjutsu é uma atividade fisica das mais puxadas, exigindo muitíssimo do praticante o ingrediente mais importante para se vencer no combate - a percepção bem apurada. É uma das mais puxadas porque simula, em tempo real, o combate da mesma forma como era na época dos Samurais. Ou seja, sem nenhum momento para respirar. Sem nenhum segundo para descansar.
    Percepção apurada quando se treina com as técnicas, posturas e estratégias mais variadas e complexas.
    Elogios a parte, deixarei a partir de amanhã, Cafés que, a exemplo do que aconteceu com o menino Vitor Cruz, vão te deixar boquiaberto...




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br