Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    08-jun-2011

    10° TBIK 14 - O sopro que dá a vida

    "Shitsurei shimassu, Sensei!

    Escrevo porque gostaria de dividir com o Sensei algumas impressões e sentimentos que tive neste último evento de BH. Já fui a alguns torneios e eventos do Niten antes, mas é engraçado como a minha forma de enxergar as coisas mudou desde que me tornei coordenador de unidade, e este foi o primeiro torneio ao qual fui, desde que assumi esta responsabilidade. Acho que esta nova visão traz uma perspectiva mais apurada sobre o esforço de organização de um evento destes, e a importância dele para o funcionamento do Niten.

    Para mim foi um torneio de consolidação de laços com o Niten. Eu passei muito tempo (3 anos) sem freqüentar os eventos, e só voltei no ano passado, no Gashuku de inverno. Desde então, fui ao encontro de coordenadores, e agora o torneio, e é muito boa a sensação de começar a criar laços com as pessoas, e poder ficar sempre feliz em revê-las para mais uma batalha. Acho que é essa sensação e estes laços que geram aquele clima de família no Niten, do qual tantos falam. Hoje, mais do que nunca, consigo me sentir parte desta família. E compreendo quando o Sensei diz que é preciso ir aos eventos para entender certas coisas, pois a energia é totalmente diferente.

    Também foi um evento no qual eu pude colocar em nova perspectiva a importância do trabalho realizado no Niten. Lembro de quando o Sensei me chamou na mesa, e conversou comigo sobre o mesmo assunto que foi dito a todos no final do Torneio: Somos os únicos no mundo que conseguem preservar e resgatar as técnicas e artes antigas.

    Em um aspecto somos diferentes dos japoneses, que conseguiram preservar muito bem as artes antigas, mas se limitam a isso, sem testar a aplicabilidade das técnicas; e dos europeus, que por outro lado tentam resgatar o espírito real de suas artes, mas encontram dificuldades porque não conseguiram preservá-las de outra forma que não em livros. Nós treinamos as técnicas como elas eram há séculos, e  as colocamos à prova diariamente através do treino com o bogu. Ou como o Sensei disse, nós sabemos o quanto é difícil ir lá e acertar um Tora Buri na prática.

    Nós temos um vislumbre (mínimo que seja) do sangue frio que é necessário para acertar a defesa do Haritsuke sem piscar. O iai praticado no Niten, por sua vez, não se preocupa em ser estético, e sim eficiente. E o mais curioso é que para nós do Niten, que tentamos colocar as técnicas em plano prático, este iai acaba sendo mais bonito ainda, pois vemos a beleza na aplicabilidade e eficácia.

    Shitsurei shimashita se eu estiver equivocado, ou dando peso demais às coisas, mas levando tudo isso em consideração, pensei que apenas preservar uma técnica de forma imutável, é louvável sim, mas é como manter um corpo embalsamado: inerte, mas ainda assim intacto. Testar sua aplicabilidade é como devolver a ele um sopro de vida e movimento. Creio que é isso que o Sensei faz, e é único: devolve vida às técnicas e artes que foram preservadas através dos séculos.

    Refleti sobre isso durante todo o meu vôo de volta a Salvador, enquanto mais um sentido para o termo “espada que dá a vida”, e fico muito grato ao Sensei por me permitir participar de algo tão grandioso como dar vida às tradições antigas. Ao me tornar parte disto, a minha própria vida, por sua vez, ganha um sentido a mais, e acho que mesmo nos momentos mais difíceis dela, vou sentir que vale a pena viver, por estas coisas boas e preciosas. E tenho certeza de que muita gente pensa o mesmo!

    Shitsurei shimashita pelo relato longo, espero não ter sido muito cansativo!

    E arigato gozaimashita, Sensei, por encher sempre os nossos corações de vida!” – Takei (Unidade Salvador)


    "Dando um Sopro de vida...


    ...aos katas antigos...



    ...no Combate"

     

    Fundei o Niten há 18 anos e ainda estamos na nossa 10ª edição , o 10º TBIK realizado em Belo Horizonte no mês passado. Como apontado por Takei, um dos alunos mais antigos de Salvador, muito mudou nos torneios do Niten: mais técnicas, novas modalidades (iaijutsu, jojutsu, kusarigama, jitte   e kobudo) e novas Unidades. Mas o fundamental continua o mesmo: um evento que resgata a adrenalina dos combates antigos sem perder a gregariedade e a consolidação dos laços que unem os guerreiros Niten.

    Somente o convívio poderá propiciar a todo aquele que deseja conhecer a magia do Niten descobrir a energia geradora de tanta satisfação. Obviamente que tem de ter a mente aberta , pois senão de nada valera o convívio. Sera perda de tempo. Tanto para aquele que veio como para mim.

    "Dar o sopro que dá a vida aos katas"...palavras profundas que explicam o resgate das técnicas antigas (katas) com o uso de armaduras de proteçao (bogu).
    Um trabalho inédito no mundo.

    07-jun-2011

    10° TBIK 13 - Kobudo Kodachi Hidari Do


    Quartas de final da categoria Kobudo - 10° Torneio Brasileiro de kobudo

    06-jun-2011

    10° TBIK 12 - Jojutsu finais


    Cortes - unidade Rio de Janeiro/RJ


    Holschu - unidade Campinas/SP


    Drawin - unidade Belo Horizonte/MG


    Apoena - unidade Ana Rosa/SP


    Uehara - unidade Ana Rosa/SP e Patrick - unidade Taguatinga/DF
    ao fundo: Borges - unidade Belo Horizonte/MG e Rocco - unidade Curitiba/PR


    Holschu e Danilo - unidade Campinas/SP

    03-jun-2011

    Em busca dos sentimentos perdidos

    "Estamos entrando no segundo semestre, muita coisa já se passou. Não me lembro muito bem dos detalhes do começo e dou graças por ter sempre mantido registro escrito.

    Sinto que preciso amadurecer minhas atitudes e minha forma de pensar, e estou no caminho certo. Aqui, em treinamento.

    Quando o Sensei falou sobre gratidão, talvez tenha sido um dos momentos mais importantes até agora. É um dos sentimentos atrofiados em mim. Vivendo como um jovem do mundo moderno, onde precisamos realizar feitos e nem sempre as pessoas são simpáticas, agimos por interesse. Sem demonstrar devida gratidão às pessoas. É um dos motivos que me trouxeram aqui, aprender com o Sensei sobre os sentimentos perdidos."


    aprendendo sobre sentimentos perdidos

    Estas são as palavras do campeão do Troféu Kobudo 2011 (CS 16-05-2011 10°TBIK1-resultados), Victor Fugita.
    Enquanto a grande maioria , levada pela multidão, opta por estudar matérias para o vestibular sem mesmo ter certeza do que quer fazer na vida , Fugita resolveu dedicar o ano de 2011 para os estudos da alma. Do sentimento. Do coração.
    Raspou o cabelo e está comigo 24hs por dia no seu 6° mes.
    Os estudos do coração começam de manhã e não tem hora para acabar.
    "Sapinhos", flexões e "cutucões" com a espada já fizeram parte da "lição", quando se fizeram necessários.

    Fico contente ao ver que este pelo menos tem salvação.
    E isto merece uma explicação:
    Ao longo de minha carreira no kendo e no kenjutsu, formei vários campeões.

    O resultado ?  Nenhum deles prestou.
    O ego inflou eliminando a humildade.  A humildade desapareceu dando lugar a ingratidão. E daí a história se repetiu com o já esperado final do filme: "chutaram o balde" e "cuspiram no prato em que comeram".
    Se você leu com atenção as palavras dele verá que é por isto que digo que talvez este filme não se repita. Talvez tenha salvação.
     E é por isto que entenda que não estou aqui para formar campeões. Estou aqui para , tomando as palavras do nosso aprendiz, resgatar os "sentimentos perdidos".
    Agora, se este filme se repetir, não tem jeito:  vou pensar seriamente em abolir as próximas finais...

    02-jun-2011

    10° TBIK 11 - Não "engessar"

    "Esta nova forma de semifinal foi uma experiência ímpar, ter que colocar a prova tudo (ou melhor todas as posições, os Kamae) que foram treinados e não somente uma parte muito pequena, utilizar um Kamae (que normalmente é o que acontece nos torneios) seria como se estivesse engessado. Com essa nova forma de disputa os guerreiros tem que se mostrar preparados para qualquer desafio, como um kamae o qual ele não descobriu tantos segredos ou lutar contra kamaes que ele nunca teve chance de lutar ou lutou pouco contra ele e não sabe o que fazer.

    Os guerreiros que foram os mais completos e que souberam se utilizar de todos os seus recursos, foram os que se destacaram, superando suas dificuldades, limitações e até frustrações no momento do combate. Pessoas como o Massao que não tem costume de utilizar a kodachi(espada menor) entrou contra o Senpai Numa para se igualar, pois todos que entraram contra o Senpai Numa com qualquer outra arma perdeu por causa de 2 Irimi Yukos (bloquear o braço do oponente ). Um momento em que pensei que perderia, foi na primeira luta da semifinal contra o Marques que perdi e quando sorteamos os kamaes e ele sorteou o mesmo Kamae que ele ganhou a luta livre e eu com nito hidari waki (uso de 2 espadas com uma delas colada ao flanco esquerdo) que fazia muito tempo que não treinava este kamae e me superei vecendo a luta e indo para a terceira. Esses foram momentos que ficaram marcados em grande destaque na minha memória.

    Pessoalmente acho que ficou bem interessante essa forma de disputa adotada para a semifinal".

    Mendes - Unidade Vila Mariana - templo Nikkyoji


    Em medicina , engessamos o paciente quando este sofre algum tipo de lesão como contusão, luxação ou fratura.
    O objetivo é mantê-lo imobilizado . Estático.
    Uma , duas , três semanas e, dependendo do caso, até meses.
    Durante todo este tempo, o paciente fica com o segmento engessado "inutilizado", e muito limitado, mesmo que seja um dedinho mínimo. Não tem condições de ir para a guerra.
    Retirado o gesso, entra para fazer fisioterapia por um longo período para recuperar os movimentos.
    No meio militar, mesmo sendo um "gessinho"no dedinho, é o suficiente para afastar de suas funções relacionadas ao uso de qualquer armamento.
    De maneira análoga, aquele que mantem as mãos engessadas no cabo da espada , na posição de luta (Kamae), estará "engessado" tanto no aspecto físico quanto no mental, limitando o seu poderio no combate e  na  criatividade de fazer do uso da espada o seu pincel.
    Pior que isso, engessar por tempo demasiado nem sempre devolverá a liberdade dos movimentos mesmo com muita fisioterapia...

    01-jun-2011

    10° TBIK 10 - Enkai

    Eliminatórias de Iaijutsu no 10° Torneio Brasileiro de Kobudo




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br