Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    03-dez-2012

    Ataque pelo Mar

    Hoje gostaria de colocar uma observação importante para todo aquele que pretende se aprimorar e estudar o assunto Estratégia.
    No último Cafe ( Cs- 29-nov-2012- Gashuku Porto Alegre 2 - Raízes do Dia seguinte) o aluno escreveu:

    "Neste momento eu mais senti do que vi, pois os golpes vinham de direções nunca antes vistas por mim, e quando pensei que estava bem fechado surgiu um kote (golpe no antebraço) que me abriu ainda mais a visão de estratégia e de possibilidades."

    O referido "kote" (golpe no antebraço) é uma técnica que eu nunca vi em outras civilizações que utilizassem a espada.
    Trata-se de um golpe que vem de baixo para cima e com a lâmina invertida direcionada ao antebraço do oponente, fazendo parte do aprendizado no Kenjutsu.
    Evidentemente que existem outras formas de comparação para cada estrategista, mas vejamos a de Musashi Sensei* no seu Livro dos Cinco Anéis:

    "Mudar da Montanha para o Mar.
    Esse princípio rege que, quando o inimigo se prepara para se defender pela montanha, você deve atacar pelo mar..."

    Diante deste enunciado, podemos compreender que se você não souber de "como" e "quando" vem o ataque pelo mar, a sua cidadela já estará tomada. E vice e versa.
    Tomo como exemplo a minha própria experiencia. Durante décadas treinando o Kendo, cujos golpes são limitados de cima para baixo (montanha), o instinto, reflexo e visão para se defender dos golpes baixo para cima (mar) não foram treinados, pois não são considerados válidos. Mas esta forma de treinamento, em termos estratégicos no Kenjutsu, não me foram benéficos, lamentavelmente.
    Posso dizer isto por que, no início (e ainda hoje), esqueço-me dos ataques vindos pelo mar quando treino com meus alunos, de maneira que ainda sou surpreendido levando o "Uchigote" (golpe sobre o antebraço vindo de baixo para cima).
    Chego a pensar, que se talvez não tivesse treinado o kendo, meus sentimentos estariam mais livres e menos condicionados para me defender apenas contra os ataques vindos da montanha.
    Estou tentando para ser mais livre e me livrar do condicionamento, pois acredito que somente assim poderei chegar a ser imbatível...

    Uma vez que você "abre a visão de estrategia e possibilidades", o combate no Kenjutsu, tal como a estrategia no jogo de xadrez, se torna mais prazeroso, e também como na possibilidade na pintura, mais criativa.

    Estrategia e possibilidades.
    Quando você as tiver, o seu inimigo se curvará, em tom de admiração:

    "...Neste momento eu mais senti do que vi, pois os golpes vinham de direções nunca antes vistas por mim!"

     


    *Musashi sensei = Miyamoto Musashi, o mais famoso samurai de todos os tempos. Imbatível em 60 duelos.

     

     


     Sazanami ou "pequena onda", técnica do Suiyo Ryu Iai Kenpo

     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br