Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    12-ago-2013

    20Anos Fotos 6





















    09-ago-2013

    Dia dos Pais: Tragédia X Troféu


    Esta semana foi uma semana em que o 4°  voto do Niten teve o seu grande momento para ser refletido: bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki.
    Depois de amanhã será o Dia dos Pais, momento de reflexão do nosso 3° voto.
    E, para a semana que vem, momento para colocar em prática  o 2° voto: comemorar junto ao mestre os 20 anos de nossa fundação.
    Antes de eu desejar a todos um Feliz Dia dos Pais, deixo aqui um email que recebi ontem:



    "SHITSUREI SHIMASSU SENSEI,
    KONNICHIWÁ

    Uma impressão sobre o MOMENTO DE OURO de ontem (quarta feira)
    O filhinho do SENSEI estava chorando no NARABÊ (perfilar) após o treino. Havia cortado o pé (e eu vi que era um corte grande) durante o combate. Mesmo assim, SENSEI o chamou pra cantar lá na frente, como fazia em alguns Momentos de Ouro. O menino não hesitou. Enquanto cantava, os soluços diminuíam.

    - Mais alto! Disse o SENSEI e a voz foi melhorando. Somente depois de superar o problema é que o SENSEI agradou e elogiou o filho.

    Hoje há muitos que acham que o mundo deve parar para cuidar dos seus problemas. Quem treina com o SENSEI, sabe que não. Porque o SENSEI traz o jeito SAMUARI de pensar:

    “Eu caí, me machuquei, mas o mundo não parou de girar. Não adianta nada ficar chorando” é o mundo dos SAMURAIS, mundo do Japão. Do Japão que recuperou-se extraordinariamente das enchentes e não ficou se lamentando. Do Japão que não fica esperando compensações porque sofreu a bomba atômica no dia 6 de agosto. Dia que lembra meu falecido pai, porque ele nasceu nesse dia.

    Por falar em pai, ARIGATÔ GOZAIMASHITÁ ao filho do SENSEI por dividir o pai dele comigo, afinal todo pai é um pouco Mestre.
    E nesse próximo dia dos pais eu não estarei de todo, sem um pai para agradecer.

    ARIGATÔ GOZAIMASHITÁ SENSEI,
    SAYOUNARÁ

    João Paulo - Unidade Vila Mariana


     


     

    Felizmente, o acidente não teve sérias consequências e isto agradeço do fundo do meu coração.
    Algumas vezes, como pais, temos que ser fortes o suficiente para construir um espírito perseverante em nossos filhos, e é isto que moldará o futuro espírito guerreiro deles (se assim desejarmos, obviamente).
    Acredito que ontem, consegui erguer um tijolo, aumentar a auto-estima e fazer de uma "tragédia", um "troféu" para o meu filho.

    Que todos os pais sejam verdadeiramente felizes neste domingo!




    06-ago-2013

    Mokuto...

    Neste mês em que comemoramos os 20 anos de fundação do Instituto Niten, não posso deixar de falar de minha satisfação.
    Hoje, dia 06 de agosto há 68 anos, às 8 e 15 de manhã, quando os adultos iam ao trabalho e as crianças à escola, saltava o Little Boy, o mais terrível monstro de todos os tempos para aniquilar nada menos que 250.000 seres humanos em Hiroshima.
    Fogo, incêndio, cadáveres, sofrimento, dor e morte era o cenário cujas vítimas perambulavam como mortos vivos pelo inferno e, as poucas que sobreviveram, sofrem até hoje os efeitos químicos de Little Boy.
    Domingo, dia dos Pais. Dia para se celebrar para aqueles que ainda tem o seu, dia para cultuar para os que já se foram. Mas não nos esqueçamos, ou melhor, lembremos, procuremos entender, sentir aquela tristeza daqueles milhares que, em meio ao inferno, se tornaram órfãos pelo destino.
    Mas, porque satisfação?
    Na última sexta, falei aos jovens do Niten que desde os primórdios de sua fundação, o Niten tem levado o ato de solidariedade a todos os que precisavam. Isto porque temos o nosso 4º lema, o qual recitamos em todas aulas, está calcado a obrigação (não só o sentimento) de fazer manifestar dentro de nossos corações o "jihi". O primeiro ato solidário, foi o de encher um caminhão inteiro de mantimentos para a casa de leprosos em Belo Horizonte. Depois veio a doação de 25.000 litros de leite às crianças desnutridas em Fortaleza, e assim por diante, sendo que o último foi na casa Hope, das crianças carentes com câncer.
    Nestes 20 anos, ter passado aos meus 14.000 alunos e os mais de 100.000 simpatizantes, os horrores da guerra e o sentimento de "jihi", a compaixão que devemos ter com todos os seres.
    Pode ser pouco, mas estou contente.
    Pode ser pouco, mas é o que pudemos fazer até agora e por isto a minha satisfação.
    Tenho certeza que o Caminho é por aí e continuaremos levando o "jihi"a todos os povos e às próximas gerações.
    Agora, às vítimas vamos fazer um minuto de silêncio.
    Mokuto..........



    Esse Garoto em Nagasaki, trouxe seu irmão morto à pira de cremação e aguarda em posição de sentido sua vez de dar o adeus final.

    02-ago-2013

    20Anos Voar!


    Neste dia 18, domingo, o Niten comemora 20 anos.
    Entre os vários eventos que vão ocorrer, desde sexta-feira, está o tão esperado "O Shiai das Feras". O combate dos 16 mais fortes em Kenjutsu nos últimos anos.
    Sim. O "tão esperado" tem a sua razão de ser.
    Há dois grandes motivos para tal:

    O primeiro: porque nunca, nestes 20 anos de Niten, foi feito um torneio onde se confrontaram apenas os mais fortes no combate da arte samurai (a divisão nos torneios sempre foi por categorias).

    O segundo: porque nunca antes na história, que eu saiba, pôde-se constatar, de forma quase realista, da eficácia de cada arma, kamae (posição de luta) e técnica no combate da arte samurai, isso tudo com praticantes assíduos de Kenjutsu.
     
    No Kenjutsu combate, o aprendizado começa com o primeiro passo, nasce na sua posição básica: o tchudan (ponta da espada voltada ao rosto do oponente). No decorrer do processo, passa-se para outras mais complexas, como um falcão a sair de seu ninho. Ganha-se outros rios, mares e montanhas: duas espadas, espada menor e outras que fazem parte das técnicas que eram executadas na antiguidade. O falcão sai de sua zona de conforto.
    Por fim , o falcão após voar tão alto, atinge outros céus, estrelas e constelações. É quando, apos uma jornada intensa, completa o seu estágio do aprendizado pela Forma (o Ukô) e parte para a Não Forma (o Muko).  É o estágio em que ele luta como quiser. Do jeito que quiser. Sem posição, sem kamae: Livre.
    Livre como o Vazio (Mu), o qual tanto buscou o nosso mestre e tantos outros como Musashi Sensei.
    Da Forma para a Não Forma, da Zona de Conforto para a Liberdade, os 16 samurais vão nos mostrar, neste que será um grande dia, até onde conseguem voar!!!

     

       Mu - O estado do vazio




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br