Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    10-set-2013

    20Anos - Museu e Bokuto

    Dias antes das festividades dos 20 anos, falei que iria fazer uma "surpresa". 
    Não preciso dizer, diante dos depoimentos dos nossos alunos no decorrer desses últimos Cafés, que "SURPRESA" era uma constante a cada hora, a cada minuto. 
    Durante os três dias, as surpresas vinham a todo momento que dormir ou fazer a refeição era quase que um "desperdício do tempo". Era necessário estar acordado e sentindo todos os momentos. Coisa de "louco".
    Objetos do período Edo, espadas datadas de 1300 ou sentir na mão a espada do nosso mestre Miyamoto Musashi surpreenderam todos que estiveram lá.  
    Fico contente que a "surpresa" tenha "surpreendido" os meus alunos.
    Acho que dei um Men ippon*.
     
    *golpe certeiro na cabeça
     















    "O sábado se iniciou na Associação Hokkaido com o Sensei apresentando para nós cada peça de seu acervo, algumas datando de mais de 4 séculos.
    No último dia, a grande surpresa que o Sensei havia prometido! Tivemos a oportunidade única de tirar fotos com a Bokuto do Musashi Sensei! Quanta história, batalhas e descobertas deveriam estar ligadas à esta Bokuto!"  Pinheiro (Unidade Tijuca)
     
     












    "O momento em que o Sensei revelou a surpresa, confesso que nunca imaginaria que seria a bokuto de Musashi-sensei, além do mais, que poderíamos ter alguns instantes com ela. Quando a peguei em minhas mãos tive um calafrio, pensei “Estou realmente segurando a bokuto do nosso sensei!”, uma honra que só para aqueles que estiveram puderam sentir"  Kodama (Unidade Vila Mariana Nikkyoji)
     






     
    "Gostaria de agradecer imensamente ao Sensei pela oportunidade que concedeu a todos de segurar o bokuto do Musashi Sensei.
    Senti até uma tremedeira por dentro quando o Barreto me ofereceu o bokuto para segurar. Eu não considero que fosse digna de segurá-lo. É muita honra!"  Ana Lucia (Unidade Ana Rosa )
     


     
    "Se parasse por aí, eu já me daria por muito mais que satisfeito, então no domingo após o final do evento, quando o Sensei guardava o material da exposição ganhei mais um presente. O Sensei, tirou uma de suas tsubas e nos mostrou de perto e enquanto meus olhos leigos percorriam os grandes relevos em dourado, o Sensei me chamou a atenção para as pequenas marcas que compunham o “fundo” da tsuba explicando da forma cuidadosa com que estas foram feitas, detalhes que fazem diferença. Algo incomparável, com certeza uma jóia samurai!"  Araujo (Unidade São José dos Campos)






     
     
    Sensei examina katana datada de 1330





     



    Placas recebidas no evento dos 20 Anos
    Clique para ampliar











     




    09-set-2013

    20Anos - Hagakure


    "Ouvir o ressoar do Hagakure Shiseigan de todos juntos, ao final do treino foi algo realmente marcante. Indescritível e, infelizmente, aqueles que não estiveram lá, não sentiram a energia e sinceridade que senti naquele momento. Mesmo se verem um vídeo, não será o mesmo." Delfino (Unidade Ana Rosa)


    "Quando se poderia achar que a emoção acabara, os quatro votos foram entoados por um exército samurai, que se fez ouvir muito ao longe, espalhando a essência dos votos por grandes distâncias. Não tenho dúvida que esta essência integra o ar agora e espero que todos "a respirem" e sejam inspirados pelos votos."  Meriguetti (Unidade Nova Iguaçu)


    "Cada minuto, cada palavra destes 3 dias vou levar para a frente, para os próximos 20 anos e muitos mais que virão. Afirmo isso com certeza, pois creio que a tradição que o Sensei mantém viva é um dos bens mais preciosos que há, em um mundo onde se importar com o outro traz cada vez menos benefícios imediatos, e tudo parece inibir o espírito e a vontade das pessoas." Luigi (Unidade Sumaré)






    Em 1700, o samurai Yamamoto Tsunetomo jamais imaginaria que as suas palavras Hagakure ecoariam pelo mundo após 300 anos.
    Ninguém, nem os japoneses primitivos acreditariam nisso.
    Basta lembrar que mesmo em minha terra, Saga, origem do Hagakure, existem muitos que nem sabem quem foi Yamamoto Tsunetomo ou o que é o Hagakure. Um clássico japonês escrito há três séculos e esquecido atualmente.
    O que torna o festejo dos 20 anos em um momento histórico na cultura japonesa. Um acontecimento que não é visto em nenhum lugar do mundo e em nenhuma época. Um marco.
    Os votos do Hagakure, de Yamamoto Tsunetomo, levados à risca no Niten, ecoaram naquela tarde de sábado, após o treinamento de confraternização. Arrisco em dizer que nunca havia sido entoado por tantos ao mesmo tempo desde a sua compilação.
    Entoados inclusive no japonês arcaico e até pouco compreensível ao cidadão comum, os nossos 300 alunos emanaram a energia positiva do Bushido e que, segundo as palavras citadas acima por um aluno,  a partir de agora "integram o nosso ar na face da Terra".
    Importante relembrar que as palavras tem poder de mudar o homem.
    Coragem, lealdade, gratidão e compaixão tendem a brotar em cada um que entoa o Hagakure constantemente.
    Acredito que desta forma, estou fazendo um mundo cada vez melhor.
    Bem, o tempo está bom para ir à montanha  "tomar um café" com o meu companheiro de luta, Yamamoto Tsunetomo...
    Ele vai gostar de ouvir isto.



    "Montanhas do Hagakure"

    06-set-2013

    20Anos - O dia D do Niten

    Há alguns dias antes do 06 de junho de 1944, dia da invasão das tropas aliadas contra o exército alemão fazia chuva. Estou falando do dia D, a invasão da Normandia. A previsão apontava muita chuva. Aquela de não dar trégua a aparecer nem um pontinho de sol.
    No dia 17 de agosto de 2013, a situação era semelhante. As tropas já não suportavam mais esperar pelo ataque naquela manhã chuvosa e fria. Estavam todos ansiosos para correr. Cantar. Gritar. Lutar. Comemorar!
    E então, como toda tropa minutos antes do seu ataque, começaram a cantar com força e intensidade: "O Sol nascerá,Samurais do Niten..."
    E o Hino foi ganhando força. Poder.
    E, acredite, o poder da mente, e de todos, foi tamanha que o sol se curvou e abriu (e quem esteve lá sabe que agora foi pela segunda vez, pois a primeira foi lá em São Sebastião no início deste ano).
    Bem, foi neste cenário em meio a tanta alegria e energia que, igual ao Dia D, ocorreu a Invasão do Ibirapuera . Sob a temperatura de 9 graus, as tropas do Niten lotaram o parque.
    Apresento-lhe "O Dia D do Niten", o dia em que todos nós fomos vencedores:

    “No sábado de manhã, saindo do Hokkaido, éramos quase 120 pessoas em cada grupo. As bandeiras das virtudes e do Niten estavam lá, nos acompanhando na caminhada até o Ibirapuera.
    Começamos somente caminhando, e de repente puxaram o Hino do Niten. Foi marcante...
    O frio não abalou ninguém. Parecia uma marcha para a guerra: todos de kimono e hakama, seguindo determinados e cantando com orgulho o hino do Niten.
    Teve uma hora que o senpai Fugita falou para acelerarmos o passo, começamos a correr.
    Chegando no Ibirapuera começamos a correr mais. Senpai Fugita estava na frente carregando a bandeira do Niten, e eu ao seu lado. Estava correndo e puxando a contagem, gritando do pulmão.
    Honra! De ver aquela bandeira e saber que faço parte desta família.”
    - Fábio (Unidade Piracicaba)

    “ O treino de Niten Ichi Ryu do sábado de manhã no Parque do Ibirapuera, em que a breve corrida nos aqueceu o corpo e poder entoar o Hino do Niten a plenos pulmões nos aqueceu os corações; o convívio com os colegas, coordenadores e Senpais de outras unidades em todos os momentos, tanto nos treinos como nas celebrações; assistir as “feras” em ação nos Shiais... Posso dizer que seria bem difícil traduzir esses sentimentos em poucas palavras.”- Helano (Unidade Fortaleza)









    “Já no treino no Parque do Ibirapuera e na caminhada eu pude estar presente. A chuva ameaçou a atrapalhar mas acho que cantamos tanto o hino na ida
    O Sol nascerá,
    Samurais do Niten (mais de 15 vezes na minha contagem)
    que ela deu uma trégua. Trégua para não atrapalhar aquelas colunas de samurais treinando Niten Ichi Ryu na calma do parque. Muita energia na execução dos katas e pude treinar também com pessoas que estavam passando por lá e se interessaram por aquele batalhão de pessoas com kimono e hakama.”
    - Kalawatis (Unidade Volta Redonda)



















    “Quis o destino que o primeiro evento de que pude participar fosse o de 20 anos do Niten.
    Os Senpais já haviam me dito que não se podia entender o que é o Niten sem ir a um evento. Pude constatar que é a mais pura verdade, logo no primeiro treino, ver a quadra do Hokkaido apertada impressionava, mas foi vendo o narabê (perfilar) quase lotar a quadra que pude ter noção da quantidade de alunos presentes no evento, e havia muitos alunos!
    No sábado, pela manhã, a caminhada para o Ibirapuera com as bandeiras, treinando no parque foi muito bonito,e todos cantando o hino do Niten foi de arrepiar...”-
    Amaral (Unidade Florianópolis)




    04-set-2013

    20Anos - Hino do Niten


    Decidi que ao completarmos os 20 anos de existência, deveríamos fazer um brinde especial .
    Com uma champagne mais que "pra la de Viuve Clicot" . Tão marcante que pudesse ser o divisor de águas de uma era para outra que estaria para nascer.
    Nasceu então o Hino do Niten.
    Sob a autoria de um grande artista e samurai, João Vicenti do Nenhum de Nos, foi lapidada por cada um dos alunos do NIten através de seus coordenadores lá no inicio do ano em São Sebastião, no 3º Encontro de Coordenadores.
    Um Hino autêntico e original que fala da história, valores e cores de um grupo de guerreiros. Guerreiros reais que daqui a 10, 100 ou 1000 anos serão lembrados para sempre por buscar os seus ideais e seus sonhos através da espada. Guerreiros que vieram para mudar. Melhorar o mundo:  samurais do Niten.
    O brinde foi feito.
    Respire fundo e segure o seu coração...
    E acompanhe a partir de agora, estes momentos que , ouso dizer, foram verdadeiramente épicos :




    "Da terra do Sol Nascente..... ao solo do novo mundo..... vivendo intensamente..... Bushido no coração..."
    Depois de ir no Niten 20 anos, o Hino não para de ecoar em minha mente. Quando menos espero começo a cantarolar no meio da rua, no trabalho, na faculdade, em todos os lugares possíveis."
    Alana (Unidade Botafogo)


    "Participar dos vinte anos do Instituto Niten, evento de tamanha envergadura, me fez compreender o espírito e a força do Sensei e de todos aqueles que participam desta família; um espírito e força que está se estendendo para além Brasil."
    Oneti (Unidade Manaus)


    "Emoção. Não lembro quando me senti tão emocionado por algo.
    Chorei, sorri, aplaudi, agradeci com uma emoção sem igual.
    E o que eu pode sentir foi que não foi apenas sentida por mim, mas por todos os presentes."
    Regis (Unidade São José dos Campos)


    "A noite as Homenagens na Assembleia, cantar os Hinos e saudar com voz firme os componentes da mesa, como uma tropa em formação. Só quem estava presente pode entender o sentimento ali.
    A família do Sensei presente. Seus Pais, sua Esposa e Filhos.
    Este elo que foi fundamental nos momentos das provações do início do Niten agora diante de todos recebendo também a devida homenagem."
    Simonassi (Unidade Vitoria)


    "Ao cruzar a minha shinai com meus senpais, sentir a potência e acertividade de seus golpes, consigo perceber quanto é longo e maravilhoso o caminho que devo trilhar: "passos largos para frente!" como diz nosso Hino!" Ivan (Unidade Juiz de Fora)


    "Além de me sentir muito emocionado com todos cantado o Hino do Niten na Assembleia, na ida ao Ibirapuera e em diversas outras situações, eramos uma única voz, um verdadeiro exercito de samurais em direção a nossa batalha.
     Na ocasião em que fomos a pé ao parque me senti emocionado e honrado de segurar uma das virtudes durante o trajeto, aproveitei muito esse momento, pois não haverá outro igual." 
    Kodama (Unidade Vila Mariana NIkkyoji)
     

    "Foi um turbilhão de sentimentos, num grande mar de experiências durante estes três dias.
    Ver que estes sentimentos todos ainda estão vivos, e que jamais serão esquecidos, ver que a emoção pulsa ainda em meu coração, pois enquanto escrevo, os pelos dos braços denunciam aquele conhecido arrepio"  Meriguetti (Unidade Nova Iguaçu)



    João Vicenti (unidade Porto Alegre) autor do Hino do Niten



    Arte da capa do Dvd do João Vicenti



    Dvd da banda Nenhum de Nós, conjunto musical no qual João Vicenti toca teclados e acordeon

     


    03-set-2013

    20Anos - Niten Ichi Ryu Hokkaido


    Há pouco tempo, quando eu estava para partir em mais um de meus shugyos (treinamentos intensivos que faço no Japão) um de meus alunos me perguntou se não seria necessário um "presente" da parte dele aos mestres para "agradecer" pelos treinamentos recebidos no Japão.
    Eu disse que este seu nobre sentimento era de se admirar e ser seguido por todos os colegas. Mas o "presente maior", seria o de ele estar continuando em seus estudos. Treinando.
    Seguindo esta linha de pensamento, fui contemplado por ter alunos dedicados ao longo destes 20 anos. Muitos deles até ultrapassando barreiras intransponíveis a um cidadão comum que aqui não caberia enumerá-las.
    E a prova maior foi visível quando cheguei na Unidade Ana Rosa, no primeiro dia das festividades, para ministrar o treinamento de Niten Ichi Ryu Kenjutsu: o salão hiperlotado.
    Se você já conhece o local, vai ficar vislumbrado, assim como eu também fiquei:


     

    "Ao ver o Sensei entrando na sexta, pensei comigo mesmo como o Sensei deveria estar feliz."- Mendes (Unidade Caxias do Sul)

    "Chegar no treino de Niten Ichi Ryu com o Hokkaido simplesmente transbordando de alunos! Eram dois andares de treino! Era a alegria da espada que dá a vida, em abundância!"- Cortes (Unidade Rio de Janeiro)

     








    "Já no primeiro dia, ao chegar no Hokkaido, senti-me muito feliz em poder ver o Dojo tão cheio!
    No início, pela quantidade de pessoas, cheguei a pensar que não conseguiríamos treinar todos, mas após alguns ajustes os movimentos começaram a fluir. O espaço não foi obstáculo!
    Este dia (16/08/2013) ficará para sempre marcado na minha mente pois foi o dia em que recebi das mãos do Sensei o Makimono do Hyoho Niten Ichi Ryu.
    Não só pela sua importância em si (por estar fazendo parte desta tradição ancestral), mas também por ser durante a comemoração dos 20 anos do Instituto Niten."
    - Simonassi (Unidade Vitória)











     

    "Neste fim-de-semana participei do evento de 20 anos do Instituto Niten. Foram três dias de aprendizado e ver como o Niten cresceu.
    Sexta começando com treino de katas à tarde na Hokkaido. Nunca vi o dojo tão lotado quanto nesse dia, devia ter umas 300 pessoas, o melhor foi ver como a organização que nós, alunos, temos para que todos consigam treinar. A noite houve solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo para a comemoração dos 20 Anos. Uma cerimônia que mostrou como foi a trajetória do Niten até os dias de hoje, mostrando a história de superação que o Sensei teve.
    Espantando-me ainda a presença do vereador Massami Miki, daqui do Amazonas, estar presente, até porque foi ele que instaurou o Dia do Samurai no Amazonas." -
    Pinheiro (Un Manaus)

    " Primeiro dia: Treinei os katas do Niten Ichi Ryu Kenjutsu com orientações e demonstrações do nosso Sensei e ao final do treino “Segredos Revelados” - Saraiva (Unidade Rio de Janeiro)

     





















    "Estar presente nos 20 anos do Niten foi muito emocionante, me senti verdadeiramente honrada e orgulhosa de fazer parte deste caminho!
    O evento em si foi muito bem organizado e mesmo estando na grande São Paulo parecia que estávamos numa daquelas cidades pequenas de tão acolhedores e zelosos que foram o Sensei e os Senpais.
    Durante a semana o Sensei falou que haveria uma surpresa para quem fosse ao evento e esta palavra mexeu com a curiosidade e a imaginação de todos aqui no Rio e a meu ver não foi uma surpresa, mas várias reveladas ao longo dos dias a começar por alguns dos segredos ocultos nos Katas do Hyoho Niten Ichi Ryu no treino de sexta; na Assembléia o auditório lotado cantando o Hino do Niten e depois assistindo aos vídeos enviados pelos Senseis do Japão que transmitiram além de suas felicitações ao Sensei e ao Niten, também a mensagem para continuarmos fortes no caminho."
    - Elaine (Unidade Rio de Janeiro)




     

    02-set-2013

    20Anos - Mensagens enviadas




    Carta enviada pelo Sôkei Hayashi e Sôen


    Clique para Ampliar





    Mensagem enviada Pela Monja Coen Sensei

    Ao Sensei e a todos do Niten meus votos de congratulações.
    Estou em Morro Branco, cerca de cem km de Fortaleza.
    Que as celebrações sejam de alegria e continuo Comprometimento com o Caminho Iluminado.

    Bênçãos budicas
    Gassho

    Coen




    Carta enviada pelo Cônsul-Geral Adjunto Do Japão Hiroaki Sano


    Clique para ampliar




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br