Ir para o Conteúdo

Mural Niten Florianópolis


Instituto Niten presente na IV Semana Estadual da Amizade Brasil Japão

por Pierin-Flp - 21-dez-2014



No Plenarinho Paulo Stuart Wright da ALESC, houve a abertura da IV Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão. 

Estiveram presentes: Exmo. Toshio Ikeda, Cônsul Geral do Japão; a Sra. Roxana Shinohara, Presidenta da Associação Nipocatarinense; sr. Jorge Sato, o Presidente da Associação Wakamiya-Maru; Sr. Koichi Nazakawa, Presidente da Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil; Solange Pagani, Secretária Estadual de Desenvolvimento Regional de São Joaquim e Felipe Luiz Collaço, Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, que neste ato representou o governador do estado Raimundo Colombo.
 

Durante a cerimônia houve homenagens e apresentações culturais, com demonstração musical pela cantora Masami Ganev, ao violão Igor Ishikawa. O Instituto Cultural Niten, realizou a demonstração "A arte da espada Samurai".
 

Depois do treino

por Niten Floripa - 15-dez-2014

Fechando o Mês com Muito Kiai

por Niten - 31-out-2014






Treino da Ultima Quinta na Academia Racer

Novo local de treinos - Academia Racer

por Pierin-Flp - 05-set-2014

Mina san,

FIQUEM LIGADOS!!!!!

Neste sábado iniciam os treinos em novo espaço!!

No espaço teremosos treinos de quinta a noite e sábados de manhã, aulas de Jojutsu, Iaijutsu e Kenjutsu. E para aqueles interessados que queiram conhecer e sentir como são os treinos no Instituto Niten, podem ainda realizar uma aula experimental, e viver um dia de treino da modalidade que mais está interessado!

Confiram no site o novo endereço e horários!!!

Aguardamos a todos para neste sábados lotarmos o espaço e começarmos com um grande treino cheio de energia e KIAIS (gritos de energia), e a todos os Samurais do Niten em Santa Catarina, GAMBATE!!!

Avante com coragem Mina san!!!!!

Pierin
Coordenador Florianópolis

comentários   1 de 1

Ian - FlorianópolisShitsureishimassu,

HAI Senpai! Arigato Gozaimashita! (Continua)

Torneio Regional em Florianópolis - 2014

por Flanklin - FLP - 30-jun-2014

Torneio Regional de Kobudo de Santa Catarina

No dia 21 de junho foi realizado em Florianópolis o TRIK-SC 2014 que teve a participação dos alunos do Estado.



Desde cedo os samurais catarinenses já estavam em prontidão; o primeiro combate seria organizar o Dojo de forma rápida e de acordo com os comandos dos Coordenadores. No Niten compreendemos o valor da eficácia!

Na cerimônia de abertura os Senpais ensinaram sobre o sentido do torneio, sobre o valor da batalha para o guerreiro. Não se tratava de uma competição nos moldes de como se vê por aí, era uma oportunidade de medir sua própria força e de se superar. Com esse sentimento no coração os alunos se prepararam para a luta.



Iniciamos com apresentação do Jojutsu e do KIR Jovem. No torneio houve competição em Iaijutsu (0 e 7º Kyu // 5º Kyu e acima), Kenjutsu ( Iniciantes sem bogu // 0 e 7º // 6º Kyu // 5º Kyu e acima) e Kobudo Combate, que possibilitou aos alunos participarem de mais lutas e de enfrentarem a Naginata.

Ponto interessante era que o campeão da categoria tinha o direito de participar da categoria superior; consideramos como “Mozart” o aluno que migra de categoria e a vence. Tivemos um Mozart no dia!



Foi uma manhã de muito aprendizado, da qual, certamente, nossa Unidade saiu mais forte!


Resultados:
IAIJUTSU:
0 e 7º Kyu > 1º lugar Biermann  2º lugar Flanklin 3º lugar Lotto
5º e acima > 1º lugar Tito 2º lugar Leandro 3º lugar Biermann

KENJUTSU:
KIR Jovem: sem bogu > 1º lugar Massaru
Iniciantes (s/ Bogu)  > 1º lugar Higino 2º lugar Flanklin
0 e 7º Kyu > 1º lugar Amaral 2º lugar Oliveira 3º lugar Ian
6º Kyu > 1º lugar Amaral 2º lugar Leandro
5º Kyu e acima > 1º lugar Tito 2º lugar Amaral

KOBUDO COMBATE:
1º lugar Tito 2º lugar Leandro 3º lugar Amaral



Gambatte Floripa!!

Kiai contra a Ansiedade!

por Pierin-Flp - 30-abr-2014

Segue relato do aluno Vicentini de Blumenau que hoje participa do Projeto Pioneiro! Ele vem de Blumenau para Florianópolis treinar aos sábados e segue firme no Caminho!

" Há alguns dias atrás, assistindo a um vídeo de JOJUTSU no site do Instituto Niten, reparei que o Sensei Jorge Kishikawa pedia à repórter que ela não esquecesse o KIAI (grito), para que desta forma, espantasse a ansiedade. Ansiedade, sentimento que nos últimos anos havia me perseguido, estresse se converteria em crises de ansiedade e que por sua vez desencadeariam a síndrome do pânico.
Estava levando uma vida sedentária fazia alguns anos. Desde minha infância pratiquei artes marciais e quando cheguei à idade adulta percebi que não havia chego a lugar algum, muito por minha culpa, sempre mudando de estilos, escolas e professores e parte por sentir que faltava algo, uma filosofia, um ideal, um caminho.
Em 2013, com quase 30 anos de idade, em meio a crises de ansiedade, decidi participar de uma aula experimental no instituto NITEN em Florianópolis e assim realizar um grande sonho que havia alimentado por muitos anos, o de praticar o IAIJUTSU (arte samurai de desembainhar a espada).
A aula aconteceu em um sábado pela manhã, fui recebido de forma cortês e muito solícita.
Os momentos dentro do DOJÔ foram impactantes, cheios de energia, como se estivesse convivendo com os guerreiros de 700 anos atrás.
Após o término da aula de IAIJUTSU, estava muito contente, acabara de realizar um grande sonho e havia sido tudo aquilo que imaginei e ainda mais. Foi quando recebi o convite para a aula de KENJUTSU (combate com a espada). Fiquei com receio em pôr o MEN (protetor de cabeça), pois nunca consegui por máscara alguma no rosto, me sufocava, a visão fica turva e o coração acelerava. Fiquei com medo de desenvolver uma crise de pânico logo na primeira aula! Foi então que imaginei como um samurai se comportaria, que se não conseguisse superar o medo fazendo algo que gosto, jamais superaria e foi o que fiz. Fiquei até o final e pude presenciar os momentos de ouro, o que significou o grande divisor de águas, havia encontrado aquilo que faltava, havia encontrado o caminho.
Desde aquele dia, por coincidência ou não, não tive mais crises. Participo hoje do Projeto PIONEIROS NITEN, viajando mensalmente a Florianópolis e me organizando para que este ano possa tornar minha presença mais constante do que foi no ano anterior. Procuro praticar todos os dias em casa, Exercitando meu KIAI, e assim mantendo a ansiedade distante.
Domo Araigatou Gozaimashita !!
Thiago Vicentini
Blumenau - SC"



Projeto Pioneiros do Niten - Famílias no Dojo!

por Pierin-Flp - 16-abr-2014

Ao menos duas vezes por mês treinamos na companhia de três novos guerreiros da mesma família, vindos da cidade de Blumenau, situado no Vale do Itajaí, SC. Acordando cedo, e pegando a estrada, está família vem firme no Caminho. Enzo de 11 anos acompanha seus pais e é nosso aluno no KIR JOVEM.


 


Enzo (KIR JOVEM) , Kawakubo (aluno: Kenjutsu, Iaijutsu), Pierin (Coord. Florianópolis) e Nadia (aluna:Kenjutsu e Iaijutsu)


São os membros da família Kawakubo (pai, mãe e filho), que também nos surpreenderam com estas belíssimas palavras:

Prezados senhores,

Escrevo para agradecer o acolhimento e a recepção dispensada a minha família pelo Instituto Niten de Florianópolis, neste dia especial de aula experimental.

Pude observar na prática, a  seriedade do Instituto na atenção especial destinada a cada novo membro integrante, em cada gesto atencioso dos alunos mais graduados e do Senpai responsável, antes, durante e após o período de treino.

Nos dias de hoje onde valores como respeito ao próximo, humildade, solidariedade, boa educação, e disciplina, infelizmente se tornam cada vez mais raros em nossa sociedade, ficamos surpresos e maravilhados, no momento em que temos o privilégio de conhecer um ambiente em que as pessoas valorizam e cultivam estes hábitos, como filosofia de vida.

Os aspectos técnicos, filosóficos aliado a seriedade demonstrada pelo Instituto Niten, foram fundamentais em nossa escolha por uma atividade que nos trouxesse alem do conhecimento, a vontade de fazer parte de um grupo reconhecido internacionalmente, e que mantém e divulga o que existe de melhor na cultura e nas tradições marciais japonesas.

Para nós foi uma ótima experiência participar do treino, e será uma honra fazer parte deste maravilhoso grupo de samurais modernos.

Gostaria também de agradecer, o incentivo dado pelo projeto pioneiros do Niten, que em muito facilitará a nossa jornada.

Domo arigatou gozaimashita!

Edson Kawakubo.  

Programa Vida e Saúde Rede Globo

por Niten - 15-abr-2014

Tags: Imprensa, Televisao,

O Caminho da Espada para os pequenos Samurais!!!

por Pierin-Flp - 08-abr-2014


Pequenos Samurais; Enzo , Massaru (centro), Beatriz

Neste último sábado (05/04), foi realizado na Unidade de Florianópolis um treino de Kenjutsu (Arte da Espada Samurai) muito especial! Um treino voltado para crianças e jovens.
O KIR Jovem - modalidade do Niten para crianças de 7 a 12 anos. No Instituto Niten os treinamentos são baseados no Método KIR, idealizado pelo Sensei Jorge Kishikawa. Existe a preocupação na formação de pessoas, do caráter e na transmissão de valores para os alunos, esses pequenos Samurais. As aulas passam a ser mais um elo que une pais e filhos, uma atividade conjunta onde passarão momentos inesquecíveis juntos.


Integração entre adultos, monitores e crianças.

" O objetivo do KIR JOVEM é incentivar as crianças a serem confiantes, alegres e transparentes. Não é só disciplina. É ter crianças integradas, felizes e ativas"
SENSEI JORGE KISHIKAWA.


A cada golpe, a cada grito uma nova descoberta!!


E além dos treinos os Momentos de Ouro não podem faltar!!

Gambaté a esses pequenos Samurais!!
Pierin
Coordenador Niten Florianópolis

Tags: KirJovem,

A Unidade Florianópolis realiza Treino Externo de Kata no Parque Ecológico do Córrego Grande

por Biermann-Flp - 19-mar-2014



No domingo, dia 09/03, os alunos da unidade Florianópolis participaram de um treino externo de kata realizado no Horto Florestal.

Após uma noite chuvosa, foram agraciados e o tempo mudou, treinando num dia ensolarado e

marcando 32°C.

Com todos já aquecidos, às 9h começaram os cortes do iaijutsu, que já atraíram olhares

curiosos daqueles que passeavam no parque.

Em seguida o grupo foi dividido em dois, de praticantes de Iai e Ken, que treinaram o kumiai

e outras sequências de kata.

No final, todos tiveram a oportunidade de experimentar um pouco do jojutsu,
contribuindo para
o interesse e aprendizado.

 

 

Últimas postagens:


topo

Niten Santa Catarina
(048) 99628-7141 - Flanklin Novais
florianopolis@niten.org.br