Ir para o Conteúdo

Mural Niten Florianópolis


Kiai contra a Ansiedade!

por Pierin-Flp - 30-abr-2014

Segue relato do aluno Vicentini de Blumenau que hoje participa do Projeto Pioneiro! Ele vem de Blumenau para Florianópolis treinar aos sábados e segue firme no Caminho!

" Há alguns dias atrás, assistindo a um vídeo de JOJUTSU no site do Instituto Niten, reparei que o Sensei Jorge Kishikawa pedia à repórter que ela não esquecesse o KIAI (grito), para que desta forma, espantasse a ansiedade. Ansiedade, sentimento que nos últimos anos havia me perseguido, estresse se converteria em crises de ansiedade e que por sua vez desencadeariam a síndrome do pânico.
Estava levando uma vida sedentária fazia alguns anos. Desde minha infância pratiquei artes marciais e quando cheguei à idade adulta percebi que não havia chego a lugar algum, muito por minha culpa, sempre mudando de estilos, escolas e professores e parte por sentir que faltava algo, uma filosofia, um ideal, um caminho.
Em 2013, com quase 30 anos de idade, em meio a crises de ansiedade, decidi participar de uma aula experimental no instituto NITEN em Florianópolis e assim realizar um grande sonho que havia alimentado por muitos anos, o de praticar o IAIJUTSU (arte samurai de desembainhar a espada).
A aula aconteceu em um sábado pela manhã, fui recebido de forma cortês e muito solícita.
Os momentos dentro do DOJÔ foram impactantes, cheios de energia, como se estivesse convivendo com os guerreiros de 700 anos atrás.
Após o término da aula de IAIJUTSU, estava muito contente, acabara de realizar um grande sonho e havia sido tudo aquilo que imaginei e ainda mais. Foi quando recebi o convite para a aula de KENJUTSU (combate com a espada). Fiquei com receio em pôr o MEN (protetor de cabeça), pois nunca consegui por máscara alguma no rosto, me sufocava, a visão fica turva e o coração acelerava. Fiquei com medo de desenvolver uma crise de pânico logo na primeira aula! Foi então que imaginei como um samurai se comportaria, que se não conseguisse superar o medo fazendo algo que gosto, jamais superaria e foi o que fiz. Fiquei até o final e pude presenciar os momentos de ouro, o que significou o grande divisor de águas, havia encontrado aquilo que faltava, havia encontrado o caminho.
Desde aquele dia, por coincidência ou não, não tive mais crises. Participo hoje do Projeto PIONEIROS NITEN, viajando mensalmente a Florianópolis e me organizando para que este ano possa tornar minha presença mais constante do que foi no ano anterior. Procuro praticar todos os dias em casa, Exercitando meu KIAI, e assim mantendo a ansiedade distante.
Domo Araigatou Gozaimashita !!
Thiago Vicentini
Blumenau - SC"



Projeto Pioneiros do Niten - Famílias no Dojo!

por Pierin-Flp - 16-abr-2014

Ao menos duas vezes por mês treinamos na companhia de três novos guerreiros da mesma família, vindos da cidade de Blumenau, situado no Vale do Itajaí, SC. Acordando cedo, e pegando a estrada, está família vem firme no Caminho. Enzo de 11 anos acompanha seus pais e é nosso aluno no KIR JOVEM.


 


Enzo (KIR JOVEM) , Kawakubo (aluno: Kenjutsu, Iaijutsu), Pierin (Coord. Florianópolis) e Nadia (aluna:Kenjutsu e Iaijutsu)


São os membros da família Kawakubo (pai, mãe e filho), que também nos surpreenderam com estas belíssimas palavras:

Prezados senhores,

Escrevo para agradecer o acolhimento e a recepção dispensada a minha família pelo Instituto Niten de Florianópolis, neste dia especial de aula experimental.

Pude observar na prática, a  seriedade do Instituto na atenção especial destinada a cada novo membro integrante, em cada gesto atencioso dos alunos mais graduados e do Senpai responsável, antes, durante e após o período de treino.

Nos dias de hoje onde valores como respeito ao próximo, humildade, solidariedade, boa educação, e disciplina, infelizmente se tornam cada vez mais raros em nossa sociedade, ficamos surpresos e maravilhados, no momento em que temos o privilégio de conhecer um ambiente em que as pessoas valorizam e cultivam estes hábitos, como filosofia de vida.

Os aspectos técnicos, filosóficos aliado a seriedade demonstrada pelo Instituto Niten, foram fundamentais em nossa escolha por uma atividade que nos trouxesse alem do conhecimento, a vontade de fazer parte de um grupo reconhecido internacionalmente, e que mantém e divulga o que existe de melhor na cultura e nas tradições marciais japonesas.

Para nós foi uma ótima experiência participar do treino, e será uma honra fazer parte deste maravilhoso grupo de samurais modernos.

Gostaria também de agradecer, o incentivo dado pelo projeto pioneiros do Niten, que em muito facilitará a nossa jornada.

Domo arigatou gozaimashita!

Edson Kawakubo.  

Programa Vida e Saúde Rede Globo

por Niten - 15-abr-2014

Tags: Imprensa, Televisao,

O Caminho da Espada para os pequenos Samurais!!!

por Pierin-Flp - 08-abr-2014


Pequenos Samurais; Enzo , Massaru (centro), Beatriz

Neste último sábado (05/04), foi realizado na Unidade de Florianópolis um treino de Kenjutsu (Arte da Espada Samurai) muito especial! Um treino voltado para crianças e jovens.
O KIR Jovem - modalidade do Niten para crianças de 7 a 12 anos. No Instituto Niten os treinamentos são baseados no Método KIR, idealizado pelo Sensei Jorge Kishikawa. Existe a preocupação na formação de pessoas, do caráter e na transmissão de valores para os alunos, esses pequenos Samurais. As aulas passam a ser mais um elo que une pais e filhos, uma atividade conjunta onde passarão momentos inesquecíveis juntos.


Integração entre adultos, monitores e crianças.

" O objetivo do KIR JOVEM é incentivar as crianças a serem confiantes, alegres e transparentes. Não é só disciplina. É ter crianças integradas, felizes e ativas"
SENSEI JORGE KISHIKAWA.


A cada golpe, a cada grito uma nova descoberta!!


E além dos treinos os Momentos de Ouro não podem faltar!!

Gambaté a esses pequenos Samurais!!
Pierin
Coordenador Niten Florianópolis

Tags: KirJovem,

A Unidade Florianópolis realiza Treino Externo de Kata no Parque Ecológico do Córrego Grande

por Biermann-Flp - 19-mar-2014



No domingo, dia 09/03, os alunos da unidade Florianópolis participaram de um treino externo de kata realizado no Horto Florestal.

Após uma noite chuvosa, foram agraciados e o tempo mudou, treinando num dia ensolarado e

marcando 32°C.

Com todos já aquecidos, às 9h começaram os cortes do iaijutsu, que já atraíram olhares

curiosos daqueles que passeavam no parque.

Em seguida o grupo foi dividido em dois, de praticantes de Iai e Ken, que treinaram o kumiai

e outras sequências de kata.

No final, todos tiveram a oportunidade de experimentar um pouco do jojutsu,
contribuindo para
o interesse e aprendizado.

 

 

Igor de Brasília visita Floripa

por Niten - 07-mar-2014

Nesta segunda semana de fevereiro, nos treinos de terça-feira, dia 11/02 (Kenjutsu), e de sábado, dia 15/02, (Jojutsu, Iaijutsu e Kenjutsu), a Unidade Florianópolis teve a grande satisfação de contar com a presença do Senpai Igor, aluno da Unidade Brasília do Instituto Niten.

É sempre um momento importante para nós, termos receber a visita de Samurais de outras Unidades para cruzarmos nossas espadas e espíritos.

Desta vez os alunos de Florianópolis foram premiados com a marcante troca de boas energias com este guerreiro do Planalto Central que, mesmo em visita de férias à chamada Ilha da Magia, não aliviou o "açoite ao cavalo" e não permitiu que nenhum pó pousasse em suas espadas.

Arigatou gozaimashita, Senpai Igor, por interromper suas férias para nos acompanhar a passos firmes neste trecho do caminho de guerreiros que compartilhamos!


comentários   1 de 1

Igor - BrasíliaMesmo passados algum tempo da minha visita, ainda sinto a alegria de ter treinado em Florianópolis.
Domo arigatou a todos pela acolhida e pela energia que compartilharam comigo, nos vemos pelo Caminho! (Continua)

Participando de uma aula experimental

por Niten - 28-fev-2014

Konichiwa!

Eu sempre me interessei pela cultura japonesa em geral (arte, culinária, idioma e costumes) e as artes marciais sempre me fascinaram.
Por incrível que pareça, eu não conhecia o Iaijutsu antes do Flanklin (aluno) me contar e quando ele me contou eu logo fiquei interessado. O kenjutsu eu já conhecia, mas nunca tinha experimentado.

Logo que cheguei ao local de treino, senti uma atmosfera de concentração e disciplina contagiante. O sensei e os senpais foram muito atenciosos e prestativos. As duas aulas passaram muito rápido, e quando eu percebi já tinham acabado!

Eu simplesmente adorei o treino, as técnicas tem um conceito simples mas eu já percebi que leva bastante tempo e esforço para aperfeiçoá-las, ou seja, um desafio que motiva a sempre buscar aprimoramento.
Além da parte prática, eu me interessei pela filosofia que acompanha o estilo, que influencia na vida de uma forma geral, tanto dentro quanto fora do dojo.

Obrigado a todos pela oportunidade de fazer uma aula experimental e pela atenção.

Arigatou gozaimashita!

Mathias Lotto



Coord. de Florianópolis visita Unidade Sumaré em SP

por Pierin-Flp - 14-nov-2013

Domingo de manhã, acordei cedo no hotel, arrumei minhas coisas e partir para o treino na Unidade Sumaré em São Paulo.
Imaginei que seria um bom treino, pois quem vai treinar em um domingo pela manhã?
Minha surpresa foi ver um Dojo, cheio!! As duas turmas de aula, Kenjutsu e Iaijutsu, estavam repletos de alunos e o clima o melhor possível, muita energia!!!!
Todos chegam cedo e logo preparam o dojo! 
Antes do treino iniciar, fui presenteado com a oportunidade de um Keiko com os mais graduados, isso já esquentou todo mundo, que estava assistindo!!

Foi um grande treino, e logo após saimos para um "birudo", aquela cervejinha com pastel, pelo que soube, tradicional!!!

Arigatogozaimashita Massao e Marques Senpai pelo treino e á todos da unidade Sumaré que estão firmes no Caminho!

Pierin
Unidade Florianópolis





Tags: Visita,
comentários   1 de 1

Silvia S. Gomes - São PauloDomo Arigatou Gozaimashita pelo treino Senpai Pierin e por compartilhar o seu dia conosco. (Continua)

Convívio com o Sensei

por NITEN - 18-out-2013

Essa última semana, o Sensei mesmo em viagem com sua família, não deixou de tirar umas horinhas para treinar e conviver com os alunos de Curitiba e Florianópolis.
Abaixo estão os relatos dos alunos de Florianópolis,  Curitiba e Ponta Grossa:





Konbanwa Sensei, espero que o Sensei e famíla estejam bem.
Shitshureishumassu,

A cada visita que o Sensei nos faz, somos surpreendidos de maneiras diferentes.
Foi um treino intenso, com muitos Hidens, e orientações técnicas preciosas e com direito à um Birudo muito agradável e igualmente repleto de ensinamentos ao final.

Sensei, mesmo em um dia de férias com sua família e gripado, não esqueceu seus alunos, nos mostrando o carinho de um verdadeiro Mestre, ao nos dispensar a atenção, tempo e até a saúde  para nosso aprimoramento no Caminho. Isso nos motiva muito à continuarmos no Caminho, nos da forças para sermos sempre úteis ao nosso Mestre, leais e também agradecidos.



(...)


Continua (post completo)

Florianópolis na festas de confraternização dos 20 Anos do Niten

por NITEN - 27-ago-2013

Últimas postagens:


topo

Niten Santa Catarina
(048) 99628-7141 - Flanklin Novais
florianopolis@niten.org.br