Ir para o Conteúdo
imgcentral
Onimusha 3 - Capcom

Games

A seleção do Niten com os melhores jogos de Samurais!


Redação Niten

Oni

  Oni é um jogo de tabuleiro em que encarnam as míticas criaturas da cultura japonesa chamados Oni, eles têm um torneio onde tentam derrubar as pessoas em seu caminho, mas eles devem ser cuidadosos, porque os Samurais protegen ao povo e eles não vão cair. É um jogo simples, engraçado e cheio de referências a cultura japonesa , e o destaque é que ele foi criado por dois alunos do Instituto Niten. Atualmente ele pode ser obtido na Argentina, em espanhol, e o resto do mundo em sua edição em Inglês. - Clique aqui para ver imagem maior

Ryu ga Gotoku Kenzan!

Ryu ga Gotoku Kenzan! é um jogo de ação/aventura para Playstation 3 desenvolvido e publicado pela SEGA em 2008. É um Spin-off da série de games Yakuza.

Ambientado em Kyoto durante o período Edo, no ano de 1605, o jogo conta com Miamoto Mussashi como protagonista e nos apresenta uma história envolvente, com personagens famosos como Sasaki Kojiro, Ito Ittosai e outros. Além dos combates emocionantes e das inúmeras sub-histórias e mini-games o título conta com elementos de interpretação e romance, com momentos emocionantes ambientados em locais históricos como o Templo Kyiomizu, o Castelo Nijo e Gion, distrito de Kyoto. A trilha sonora é muito boa e a abertura do game é considerada uma das melhores do gênero.

Um Best Seler no Japão, Ryu ga Gotoku Kenzan! é uma experiência única que nos traz muitos elementos da cultura nipônica em uma trama envolvente e cheia de ação.


Code of the Samurai

Code of the Samurai é um jogo de ação/aventura em terceira pessoa para Playstation 2. O jogador controla membros do Shinsengumi como Souji Okita e Hajime Saitou.
As batalhas se passam em ambientes históricos do Japão feudal e possuem várias armas e técnicas de combate que agradam os fãs de games do gênero.
Um dos destaques do jogo é o design de personagens feito por Nobuhiro Watsuki, criador do mangá/anime Rurouni Kenshin.

Lenda dos 5 Anéis




Lenda dos 5 Anéis é um RPG (Role Playing Game) não eletrônico, ambientado em uma terra fictícia (Império de Rokugan) que mistura elementos de fantasia com a cultura asiática, principalmente a Japonesa. Vale ressaltar a referência no título ao Livro dos 5 Anéis, escrito por Miyamoto Musashi Sensei.

É possível escolher entre interpretar vários tipos de personagens, entre bushis (guerreiro), ninjas, monges e outros personagens típicos da cultura e folclore japonês.

Um dos maiores diferenciais do jogo é como o Bushido (código de conduta dos Samurais) influência a jogabilidade, colocando mais responsabilidades nas ações dos personagens e evitando o estilo bater, pilha e correr. (Jogo indicado por Thiago Pio)


Bushido Blade

Bushido Blade e Bushido Blade 2 são jogos de luta em 3D lançados para Playstation. O enredo se desenvolve em uma ilha perto das montanhas do sul do Japão, em um período desconhecido. A região é habitada por um dojo de 500 anos chamado Meikyokan e por um clã assassino conhecido como Kage. As batalhas acontecem em cima desta trama, e os guerreiros, habilidosos com a espada, podem correr, saltar e aplicar golpes especiais dentro dos grandes cenários existentes no jogo.

Code of the Samurai

Code of the Samurai é um jogo de ação/aventura em terceira pessoa para Playstation 2. O jogador controla membros do Shinsengumi como Souji Okita e Hajime Saitou.
As batalhas se passam em ambientes históricos do Japão feudal e possuem várias armas e técnicas de combate que agradam os fãs de games do gênero.
Um dos destaques do jogo é o design de personagens feito por Nobuhiro Watsuki, criador do mangá/anime Rurouni Kenshin.

Final Fight / Street Fighter Zero - Sodom

Sodom é um personagem de videogame presente nas séries da Capcom Final Fight e Street Fighter Alpha. Em Final Fight, aparecia como um dos líderes da gangue Mad Gear. Derrotado, reaparece em Street Fighter Zero tentando encontrar membros para formar um novo grupo. Apesar de ser americano, Sodom é obcecado por cultura japonesa. Em combate, usa geta (sandálias japonesas), kotes (luvas de bogu – armadura samurai), calças jeans azuis, armadura e um kabuto samurai com uma máscara. Suas armas sempre são um par de jitte ou katana, sendo um dos únicos personagens de Street Fighter que utiliza armas.

Kengo

Kengo é considerado o sucessor de Bushido Blade e possui três volumes para Playstation 2 – Kengo: Master of Bushido, Kengo 2: Lagcy of the Blade e Kengo 3 – além de uma versão para Xbox 360, chamada Kengo: The legend of the 9. Segue a mesma linha de Bushido Blade, com apenas algumas alterações devido à maior capacidade do Playstation 2 e do Xbox 360.





Onimusha

Onimusha é uma série de ação e aventura produzida pela Capcom para Playstation 2. Possui gráficos excelentes e uma história bem elaborada, sendo um dos grandes nomes em games de samurai. O universo do jogo é composto por elementos sobrenaturais e características típicas da cultura e história do Japão, incluindo figuras reais como Nobunaga Oda. Desde 2000, foram produzidos 4 jogos para a série além de um jogo extra que não segue a história.




Samurai Shodown (Samurai Spirit)

Clássico da luta nos videogames, Samurai Shodown foi inicialmente desenvolvido para Neo Geo mas foi exportado para diversas outras plataformas ao longo dos anos, possuindo várias versões para Super Nintendo, Playstation, Playstation 2 e Xbox, entre outros consoles. O jogo se passa no século XVIII e todas as personagens usam espadas e outras armas com lâmina. Como não poderia deixar de ser, os trajes dos lutadores e as trilhas sonoras são baseadas no Japão desse período, criando um excelente ambiente de jogo. O enredo envolve o protagonista Haohmaru e uma série de outras personagens e vilões, o que torna a história do jogo bastante longa rica em detalhes.

Samurai Warriors

Samurai Warriors (Sengoku Musou) é uma série de jogos baseada no Sengoku, um dos períodos mais conturbados da história do Japão devido às constantes guerras. Além das versões lançadas para Playstation 2 e Xbox, ainda há uma versão portátil deste jogo chamada Samurai Warriors: State Of War, desenvolvida para PSP. O jogador está no papel de um único oficial em guerra tendo de se defender dos soldados adversários e por fim derrotar o comandante inimigo. Para isso, dispõe de diversas armas e golpes especiais, que aumentam de poder de acordo com o nível alcançado pelo personagem.

Samurai Western

Samurai Western é um jogo de Playstation 2 lançado em 2005. Ao contrário da maioria dos games de samurai, onde o cenário é o Japão da Era Tokugawa, Samurai Western se passa no Velho Oeste dos Estados Unidos, em um lugar conhecido como 'Wild West' (Oeste Selvagem). O jogador controla o samurai Gojiro Kiryu, que chega aos Estados Unidos para encontrar e matar seu irmão Rando. O jogo se divide em fases e o objetivo em cada uma é derrotar todos os inimigos que aparecem pela frente. Há dezenas de espadas disponíveis no jogo, cada uma delas com seus golpes especiais. Porém, a mais impressionante habilidade de Gojiro é desviar das balas das armas de fogo e até mesmo rebatê-las com a espada. No modo de dois jogadores, o segundo jogador controla Ralph, um pistoleiro. Ele utiliza uma arma de fogo que permite ataques de longo alcance, mas não tem a habilidade de desviar e rebater balas.

Shinobi

Shinobi é um jogo lançado em 1987 para fliperamas e pouco tempo depois transportado para outras plataformas, como Master System e Mega Drive. O game possui diversas versões e continuações, incluindo uma mais recente, para PS2. Mas o auge do sucesso foi mesmo nos anos 90. A história é centrada no ninja Joe Musashi, que luta contra os planos do demônio Zeed. É um jogo de luta em plataforma, ou seja, o jogador segue derrotando inimigos e superando obstáculos até chegar ao chefe de cada fase. Além do sobrenome do protagonista, o jogo possui outras relações com o universo samurai. Um dos chefes de uma das versões é um samurai chamado Blue Lobster e um outro usa uma naginata como arma. Além disso, muitos dos inimigos durante as fases também são samurais.

The Last Blade

The Last Blade é uma série de jogos de luta 2D criada pela SNK, originalmente para Neo Geo System. Depois, ainda foi adaptado para outras plataformas, como Playstation, Playstation 2 e Sega Dreamcast. O jogo se passa durante o Xogunato Tokugawa e incorpora vários elementos da mitologia japonesa. Os personagens são samurais com trajes e armas características. The Last Blade é considerada uma das melhores séries de luta da SNK, ao lado de The King of Fighters, Samurai Shodown e Fatal Fury.

Way of the Samurai

Way of the Samurai é um jogo de ação/aventura para Playstation 2 lançado em 2002. As continuações, Way of the Samurai 2 (PS2) e Way of the Samurai 3 (PS3, Xbox 360), foram lançadas, respectivamente, em 2004 e 2008. Ainda há uma versão para o portátil PSP. O maior destaque do jogo é o fato de as decisões do jogador terem o poder de mudar o rumo da história, ou seja, você pode fazer seu personagem trilhar diversos caminhos de acordo com sua vontade. Além disso, o game tem o foco bastante concentrado nos combates.
É uma grande variedade de espadas e armas disponíveis, que vão sendo habilitadas à medida em que se avança no jogo.

Total War: Shogun 2

Total War: Shogun 2 é um jogo para PC desenvolvido pela The Creative e publicado pela Sega. Inspirado no livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu, Shogun 2 traz o Japão em sua era feudal e é marcado por características de guerras asiáticas. Sua jogabilidade requer estratégia, exigindo do jogador conhecimento sobre as tropas que este usará, reconhecendo suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, cavalaria possui vantagem sobre infantaria, que por suas vez é forte contra os arqueiros, tendo estes vantagem sobre a cavalaria.
O jogador vai representar um Daimyo, que lidera seu clã na guerra contra as facções rivais com o objetivo de dominá-las e expandir seu poder no Japão.

Comentários   5 de 5

Thiago Pio - ParacambiOlá, gostaria de indicar um jogo, mas não é eletrônico.
O jogo que gostaria de indicar é um RPG (Jogo de interpretação) chamado Lenda dos cinco anéis. Esse jogo é baseado na cultura japonesa com alguns elementos de culturas de outros povos do extremo oriente como Mongólia, China e Coreia. Nesse jogo os jogadores podem interpretar Bushi, Shugenja, Cortesão, Ninja, Monge e artesão. O jogo se passa no império ficticio de Rokugan, chamado também de o império esmeralda. Rokugan é governado por um Imperador e o império é dividido por 10 clãs maiores, cada um com caracteristicas únicas, como por exemplo o clã Dragão, no qual seus bushi utiliza o estilo de duas espadas.
Esse jogo é fantástico e recomendo a todos que admiram a cultura samurai, japonesa e oriental.

Fabricio Della Rovere - Ponta GrossaComo sugestão para a lista o jogo: Ryu Ga Gotoku: KENZAN, em que o protagonista é Musashi Sensei!

Daniel Cerveira Sallenave - Porto AlegreEm se tratando de jogos de samurais, existem 4 jogos que simplesmente não podem deixar de integrar uma coleção: Way of the Samurai I e II (ambos da Aruze, para Playstation2), Samurai Western (da mesma produtora de Way of the Samurai) e Code of the Samurai (no original, Shinsengumi Gunrouden). Em Way of the Samurai I e II, você cria um samurai como preferir e pode fazê-lo trilhar diversos caminhos em uma cidade marcada pela corrupção (podendo, entre outras coisas, juntar-se aos bandidos). Em Samurai Western, você joga como Goshiro Kiryuu, um samurai que veio até o oeste dos Estados Unidos procurando o irmão desaparecido (o grande atrativo do jogo é rebater balas com a espada). E finalmente, em Code of the Samurai, você joga como Souji Okita, vice-comandante da primeira divisão do Shinsengumi, lutando nas batalhas históricos do último e mais habilidoso grupo de samurais a serviço do shogunato Tokugawa (destaque para o character design do mestre Nobuhiro Watsuki, o mesmo de Rurouni Kenshin.

Redação Niten - Arigato Gozaimashita, Daniel.
Incluímos novos games na nossa lista, entre eles Way of the Samurai, Code of the Samurai e Samurai Western.

Esperamos que goste!

Acrescentamos novos jogos em nossa lista, incluindo os games citados pelo Daniel na contribuição abaixo.

Esperamos que gostem!

Thiago Nascimento - ManausGostaria de incluir o jogo de computador, Total War: Shogun 2. Baseado em estratégia em tempo real. Tendo uma IA muito boa e desafiadora, pois foi baseado no livro da arte da guerra. Obrigado...


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h