Ir para o Conteúdo
imgcentral
Desenho de Inoue Takehiro - Vagabond

Manga e Animê

Conheça os principais mangas e animes de samurais selecionados pelo Niten!


Redação Niten

Shigurui - desespero para matarShugurui
O título Shigurui significa "desespero para matar" e faz referência a trecho do livro Hagakure (1716), do samurai Yamamoto Tsunetomo.
O anime, realizado pelo estúdio Madhouse, tem roteiro de Seishi Minakami e direção de Hirotsugu Hamazaki, é baseado em mangá escrito e ilustrado por Takayuki Yamaguchi e composto de 12 episódios.
A história se passa em 1629, quando Fujiki Gennosuke, que não possui um braço e Irako Seigen que é cego, se enfrentarão em duelo num torneio de vida ou morte. A partir daí, a narrativa vai para o passado, quando ambos treinavam no mesmo dojo, revelando uma rivalidade que surgiu num passado sombrio, regado a disputas, traições e sangue, muito sangue. Shigurui ficou bastante conhecido por suas cenas fortes, mas também por sua narrativa inventiva, não-linear e sua arte competente, de encher os olhos.
(Anime indicado por Lucas S. Costa)


Bakumatsu Kikansetsu IrohanihohetoBakumatsu Kikansetsu Irohanihoheto
Bakumatsu Kikansetsu Irohanihoheto é uma série de anime de Ryosuke Takahashi, produzida pelo estúdio Sunrise. A história se passa no período Bakumatsu, os anos finais do Xogunato Tokugawa. Akizuki Youjirou, um mercenário misterioso conhecido como 'Eien no Shikaku' (Assassino Eterno), tem a missão de destruir o 'Hasha no Kubi' (Cabeça do Conquistador), um poderoso item que dizem dar ao seu usuário poder suficiente para controlar um país inteiro. Durante sua jornada, Youjirou encontra uma trupe teatral que busca vingar a morte da família de sua líder. Buscando descobrir algo sobre o 'Hasha no Kubi', o mercenário acaba se juntando ao grupo.


Bamboo BladeBamboo Blade
Bamboo Blade é uma série de mangá criada por Masahiro Totsuka que foi adaptada para anime recentemente. Conta a história de Ishida Toraji, um azarado instrutor de Kendo. É desafiado pelo seu sensei para uma competição entre suas alunas, valendo um ano de sushi grátis. A aposta inspira Toraji a recrutar e treinar um grupo de cinco garotas. É então que encontra Kawazoe Tamaki, uma talentosa jovem praticante de kendo.


Blade: A lâmina do imortalBlade: A lâmina do imortal
Blade: A Lâmina do Imortal é um mangá criado por Hiroaki Samura e estreou como anime no Japão em 2008.
Durante o Xogunato Togukawa, um samurai chamado Manji é contratado para assassinar pessoas que se negavam a pagar impostos. Desonrado e cansado de matar inocentes, Manji se volta contra seu senhor e o mata, junto com todos os seus 99 guarda-costas. Após a batalha,recebe os cuidados de uma monja que lhe dá o “chá de vermes”, tornando-o imortal.
Sem poder se suicidar de acordo com o Bushido, Manji começa uma jornada em busca do fim de sua imortalidade e acaba cruzando seu caminho com o de Rin, uma jovem que teve seus pais assassinados por um dojo rival e procura por um mercenário que seja capaz de vingá-los.


BleachBleach
Bleach é uma das séries de mangá e anime de maior sucesso atualmente. Misturando um mundo de espíritos e grandiosas lutas com espadas, Tite Kubo conta a história de Kurosaki Ichigo, um jovem de 15 anos que desde criança consegue ver espíritos. Após se encontrar com Kuchiki Rukia e ser atacado por um Hollow (espírito maligno), Ichigo se torna um shinigami (deus da morte), e passa a combater Hollows e conhecer aos poucos a Soul Society (Sociedade Espiritual).
Os shinigami, apesar de não possuirem relação alguma com os tradicionais samurais da história do Japão, utilizam como armas katanas chamadas zanpakutou, capazes de alcançar outras formas e dar poderes extraordinários aos seus usuários.


Hanzo no Mon - O Caminho do AssassinoHanzo no Mon - O Caminho do Assassino
Inédita no Brasil, Hanzo no Mon (O Caminho do Assassino) é mais uma obra de sucesso da dupla Kazuo Koike e Goseki Kojima. Porém, diferentemente das outras séries, Hanzo no Mon tem como protagonista uma figura real da história do Japão.
Hattori Hanzo serviu fielmente ao xogum Tokugawa Ieyasu, o primeiro xogum da era Tokugawa. Devido à garra e força demonstradas em batalha, Hattori Hanzo ficou conhecido como Oni-Hanzo (Demônio Hanzo), apelido que o distinguia de Watanabe Hanzo, outro samurai da mesma época.


InuyashaInuyasha
Inuyasha é um mangá e anime de Rumiko Takahashi que tem como protagonistas o meio-youkai* Inuyasha, que vive no Japão feudal, e a estudante japonesa Kagome Higurashi (Agome, no Brasil), que vive nos tempos atuais. A história dos dois se cruza quando Kagome descobre uma passagem secreta no poço de sua casa e volta no tempo, chegando ao Japão feudal e encontrando Inuyasha. A história é repleta de armas e artefatos especiais, como a poderosa espada Tessaiga e a Jóia das 4 Almas, que pode transformar um meio-youkai em um youkai completo.
*Youkai = Demônio, ser sobrenatural.


Lobo SolitárioLobo Solitário
Lobo Solitário e Filhote (Kozure Ookami) é um mangá de 1970 com roteiro de Kazuo Koike e arte de Goseki Kojima. Apesar de antigo, é considerado até hoje um dos melhores mangás de samurai de todos os tempos.
O mangá veio ao Brasil em 1988 mas não chegou ao final devido a muitos problemas e interrupções. Em 2005, a Panini reiniciou a publicação, que terminou dois anos depois com a chegada do volume 28 às bancas. No Japão a saga ganhou uma continuação, chamada Shin Kozure Ookami. Ainda há uma terceira parte da história, que está em fase de publicação na revista JIN desde 2007.
A série se passa no período Edo do Japão feudal e conta a história de Ogami Itto e seu filho Daigoro. Após ser vítima dos planos do clã Yagyu pelo poder no Japão, Itto decide trilhar o “Meifumado” (Caminho do Inferno) e se torna um assassino.


Kaze no Sho - O Livro do VentoO Livro do Vento
O Livro do Vento (Kaze no Sho), de Jiro Taniguchi e Kan Fukuyama, é uma publicação em mangá de um único volume, com 240 páginas, trazida ao Brasil pela Panini. O tema principal do mangá é a família Yagyu, que teve importância fundamental no Japão na época feudal em torno de 1650. Um pergaminho é roubado do templo da família, que é protegido por Retsudo Yagyu. Assim começa uma investigação repletas de conspirações e traições, retratadas no enredo e no traços de Taniguchi e Fukuyama

Rurouni Kenshin - Samurai XRurouni Kenshin - Samurai X
Rurouni Kenshin (Kenshin, o andarilho) conta a história de Kenshin Himura, um espadachim andarilho que após dez anos vagando sem rumo pelo Japão encontra o Dojo Kamiya Kashin e pessoas que se tornariam uma família para ele.
O nome ocidental da série (Samurai X) é um equívoco, pois Kenshin nunca foi um samurai e sim um ronin. Era um assassino que, durante a Era Tokugawa, trabalhava para os monarquistas que desejavam a restauração do poder nas mãos do imperador. Nessa época, ficou conhecido como “Battousai, o retalhador”, pelas inúmeras mortes que causou com sua habilidade no Battoujutsu (técnica que num movimento rápido, saca a espada para realizar o corte). Mesmo com a vitória dos monarquistas, que marca o fim do Xogunato Tokugawa e o início da Era Meiji, Kenshin se arrepende por ter tirado tantas vidas e decide nunca mais matar. Apesar disso, a sombra de Battousai continua perseguindo Kenshin em sua nova vida.
A série foi criada por Nobuhiro Watsuki em mangá, e posteriormente adaptada para anime, com algumas alterações.


Samurai ChamplooSamurai Champloo
Criada por Shinichiro Watanabe, Samurai Champloo é uma série de anime que foi lançada no Japão em 2004 e chegou ao Brasil em 2006. Há também uma adaptação para mangá, lançada no Brasil pela Panini.
A história se passa em uma versão fictícia da Era Tokugawa, onde são misturados elementos da época e elementos atuais, como o hip-hop. O enredo é simples, contando a trajetória da jovem Fuu, do vagabundo Mugen e do ronin Jin, que atravessam o Japão á procura do “Samurai com cheiro de Girassóis”,em uma época em que os estrangeiros eram proibidos de pisar do país e práticas ocidentais como o cristianismo eram retaliadas.


Samurai Deeper KyoSamurai Deeper Kyo Samurai Deeper Kyo é um mangá de Akamine Kamijou, com uma versão em anime de 26 episódios produzida pelo estúdio Deen.
A história começa na Batalha de Sekigahara, na qual se destaca um samurai chamado Kyo, conhecido como Olhos de Demônio (Onime no Kyo). Esse nome se deve aos seus olhos vermelhos e por ter assassinado cerca de mil homens. Anos mais tarde, um jovem farmacêutico chamado Mibu Kyoshiro é capturado pela caçadora de recompensas Shiina Yuya. Mas, para a surpresa de Yuya, ela descobre que Kyoshiro tem presa em seu corpo a alma de Onime no Kyo, o poderoso samurai da Batalha de Sekigahara.


Samurai ExecutorSamurai Executor
Samurai Executor (Kubi-Kiri Asa) é um mangá lançado em 1972, dos mesmos criadores de Lobo Solitário (Kazuo Koike e Goseki Kojima). No Brasil o mangá demorou um pouco a chegar. Em 2007, após mais de 30 anos do lançamento japonês, a Panini iniciou a publicação, finalizada em 2008.
O protagonista Yamada Asaemon é um samurai responsável por testar novas espadas para o xogum e realizar execuções. Habilidoso com a espada, fica conhecido como 'Kubi-Kiri Asa' (O Cortador de Pescoços). Um fato curioso é que ele já havia aparecido em Lobo Solitário. Na ocasião, ele trava uma batalha com Ogami Itto e perde.


Samurai Girl - Real Bout High SchoolSamurai Girl - Real Bout High School
Criado por Reiji Saga, Samurai Girl tem como protagonista a estudante do Colégio Daimon Ryoko Mitsurugi. Além de ser ótima lutadora, Ryoko almeja ser uma samurai moderna, tanto nas atitudes quanto na técnica com a espada.
A história começa quando Ryoko e sua amiga Yuki se envolvem em uma briga e recebem a ajuda de um estranho chamado Shizuma Kusanagi. Mais tarde, Shizuma se transfere para o Colégio Daimon e convence o diretor a implantar o K-Fight, um torneio oficial para resolver as desavenças entre os alunos. A partir daí, os problemas do dia-a-dia passam a ser resolvidos com lutas oficiais .


Shaman KingShaman King
Criada por Hiroyuki Takei, Shaman King é uma série de anime e mangá onde existem pessoas que têm a capacidade de ver e invocar espíritos, chamadas xamãs. A história é contada pelo jovem estudante Manta Oyamada, amigo de Yoh Asakura, um xamã protegido pelo espírito de Amidamaru, um poderoso samurai.


VagabondVagabond
Vagabond é um mangá criado por Takehiko Inoue, que conta a história do lendário samurai Miyamoto Musashi. Baseada no livro Musashi, de Eiji Yoshikawa, a série é publicada no Japão desde 1998 pela Kodansha e tem feito grande sucesso desde então. O sucesso do mangá ultrapassou os limites das terras nipônicas e já vendeu mais de 22 milhões de cópias ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde é publicado pela Editora Conrad. Entre todas as publicações envolvendo samurais e espadas, Vagabond é uma das que aproxima da realidade histórica, passando por importantes episódios como a Batalha de Sekigahara.


Yuki - Vingança na NeveYuki - Vingança na Neve
Yuki – Vingança na Neve (Lady Snowblood) é um mangá de Kazuo Koike e foi referência para Quentin Tarantino no longa-metragem Kill Bill. Publicada no Brasil pela Editora Conrad, a obra conta a história de uma criança que desde o seu nascimento tem como único objetivo vingar a morte de sua família. Seu pai e seu irmão foram assassinados por criminosos e sua mãe foi estuprada, ficando grávida de Yuki e morrendo logo após dar-lhe a luz. Desde pequena, Yuki é treinada para lutar e matar, na esperança de fazer justiça com as próprias mãos.

Comentários   5 de 5

Luis Felipe Aramayo - Porto AlegreKonichiwa minna-san eu gostaria de recomendar um anime para esta seção: Gintama. Ele se passa em uma versão mais futurista do Tokugawa Bakufu em que alienígenas tomaram o planeta. O animê conta a história de Sakata Gintoki que antigamente era conhecido como `Shiroyasha` Demônio Branco e após a derrota da humanidade ele se torna um `Yorozuya` um faz- tudo em encontra Shinpachi, um rapaz que quer ser samurai, e Kagura, uma alienígena com forma de garota que tem uma força descomunal, e juntos passam por aventuras incríveis e engraçadas. E uma das coisas mais legais do animê é que vários personagem tem nomes de personagens históricos e atuam como eles como o Katsura que lidera a rebelião comtra o Bakufu e assim como os membros do Shinsengumi como Hijikata Toshizo que servem ao Bakufu.

Diogo Ayres - Taguatinga-DFOhayou gozaimas,
Sou do niten de Taguatinga-DF e acompanho esta página do site,pois gosto muito de animês e de Games de samurais e um dia assistindo um animê Ninja Scroll,percebi que apesar do nome dele ser Nija o personagem principal utiliza técnincas de Kenjutsu e Iajutsu e pensei em indicar ele a vocês para darem uma assistida e darem um veredito e se for aprovado indicar também para o pessoal assistir!
Agradeço desde já

Daniel Cerveira Sallenave - Porto AlegreEm se tratando de anime, há dois animes relativamente recentes que merecem atenção pelo fundo histórico relacionado aos samurais. São eles Samurai Deeper Kyo e Bakumatsu Kikansetsu Irohanihoheto.

Samurai Deeper Kyo trata da vida de um jovem farmacêutico que tem selada dentro do seu corpo a alma de um espadachim conhecido como Onime no Kyo (Kyo dos Olhos Demoníacos), que toma o controle do mesmo quando este encontra-se em perigo. Destaque interessante para o fato de a história se passar no período das guerras civis japonesas (Sengoku Jidai) e fazer com que o protagonista se encontre, entre outras pessoas, com Sanada Yukimura (um dos mais fiéis vassalos de Takeda Shingen, que por sua vez foi um dos últimos senhores feudais que se ergueram em oposição a Oda Nobunaga).

Bakumatsu Kikansetsu Irohanohihoheto conta a história de um espadachim chamado Akizuki Youjirou, também chamado Eien no Shikaku (Assassino Eterno), cuja missão é destruir a Hasha no Kubi (Cabeça do Conquistador), um antigo artefato que concede ao seu portador poderes suficientes para dominar um país inteiro. Em sua jornada, Akizuki se junta a uma trupe viajante kabuki com o intuito de conseguir mais informações sobre o paradeiro da Hasha no Kubi.

BKI, como também é conhecido, se passa próximo ao período Meiji, mas diferente de Rurouni Kenshin, que se passa alguns anos após os conflitos que deram origem ao governo monarquista, a série acontece pouco antes do Bakumatsu, o período de batalhas que derrubou o shogunato em si.

Redação Niten - Arigato Gozaimashita pela contribuição Daniel. Acrescentamos Samurai Deeper Kyo e Bakumatsu Kikansetsu Irohanohihoheto à nossa lista. Esperamos que goste!

Concianci - São PauloMês que vem será lançado uma animação contando a história de Musashi Sensei. O site já funciona a um bom tempo, mas agora que se aproxima a estréia disponibilizaram até trailers. Vale a pena conferir, a qualidade está excelente, vamos ver a história.
http://musashi-souken.com/index2.html


topo

(+55 11) 5539-3587 (9h às 18h em dias úteis)
(+55 11) 9-9734-6497 (18h às 23h em dias úteis, sábados e domingos)