Shindo Muso Ryu - Kasumi Shinto Ryu - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
Treino de Kasumi Shinto Ryu no Haru no Ensoku de 2006

Kasumi Shinto Ryu Kenjutsu

Kenjutsu, de Tsukahara Bokuden a Muso Gonnosuke


Redação Niten

O Kasumi Shinto Ryu conta com mais de seiscentos anos de existência, sendo um dos estilos mais antigos de Kenjutsu.

Somente recentemente a origem do Kasumi Shinto Ryu foi descoberta, graças a pesquisas históricas feitas pelo mestre Kaminoda Tsunemori.

Kaminoda Sensei atribui a criação do estilo a Makabe Hisamoto, também conhecido por Oni Doumu, um senhor feudal famoso por sua habilidade no Kenjutsu. Acredita-se que foi um dos principais discípulos do famoso Tsukahara Bokuden, um dos mais importantes e famosos mestres de kenjutsu de todos os tempos.

Um dos vassalos de Hisamoto foi Sakurai Osumi No Kami, o mestre de Muso Gonnosuke, o fundador do Shindo Muso Ryu. O estilo foi desde então passado juntamente com o Shindo Muso Ryu. Seu nome exato havia sido perdido com o tempo, sendo chamado apenas por Shinto Ryu. Nas pesquisas feitas por Kaminoda Sensei, descobriu-se o nome original do estilo, Kasumi Shinto ryu.

Existem doze katas no estilo, sendo oito com a espada longa e quatro com a espada curta contra espada longa. Uma observação interessante é que um dos katas com espada longa é feito contra duas espadas.

KATAS DO KASUMI SHINTO RYU
Tachi (Espada longa)
  1. Aisun Migi
  2. Aisun Hidari
  3. Ju
  4. Chibarai
  5. Sarin
  6. Uke Kaeshi
  7. Nito Ai
  8. Suri Komi
Shoto (Espada curta)
  1. Inchu
  2. Uke Nagashi
  3. Mi Uke Dome
  4. Tsuki Dashi


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br