Ir para o Conteúdo
imgcentral
Treino de Kasumi Shinto Ryu no Haru no Ensoku de 2006

Kasumi Shinto Ryu Kenjutsu

Kenjutsu, de Tsukahara Bokuden a Muso Gonnosuke


Redação Niten

O Kasumi Shinto Ryu conta com mais de seiscentos anos de existência, sendo um dos estilos mais antigos de Kenjutsu.

Somente recentemente a origem do Kasumi Shinto Ryu foi descoberta, graças a pesquisas históricas feitas pelo mestre Kaminoda Tsunemori.

Kaminoda Sensei atribui a criação do estilo a Makabe Hisamoto, também conhecido por Oni Doumu, um senhor feudal famoso por sua habilidade no Kenjutsu. Acredita-se que foi um dos principais discípulos do famoso Tsukahara Bokuden, um dos mais importantes e famosos mestres de kenjutsu de todos os tempos.

Um dos vassalos de Hisamoto foi Sakurai Osumi No Kami, o mestre de Muso Gonnosuke, o fundador do Shindo Muso Ryu. O estilo foi desde então passado juntamente com o Shindo Muso Ryu. Seu nome exato havia sido perdido com o tempo, sendo chamado apenas por Shinto Ryu. Nas pesquisas feitas por Kaminoda Sensei, descobriu-se o nome original do estilo, Kasumi Shinto ryu.

Existem doze katas no estilo, sendo oito com a espada longa e quatro com a espada curta contra espada longa. Uma observação interessante é que um dos katas com espada longa é feito contra duas espadas.

KATAS DO KASUMI SHINTO RYU
Tachi (Espada longa)
  1. - Aisui (Sa)
  2. - Aisui (Yu)
  3. - Ju
  4. - Chibarai
  5. - Sarin
  6. - Uke Nagashi
  7. - Nito Ai
  8. - Suri Komi
Shoto (Espada curta)
  1. - Inchu
  2. - Uke Kaeshi
  3. - Miuki Dome
  4. - Tsuki Dashi


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h