Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Postagens de 2008    Retornar para todas postagens

Treino com o Sensei na Unidade Centro

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 20-dez-2008

O Niten Rio recebeu no dia 10 de Dezembro o Sensei Jorge Kishikawa na Unidade Centro.

Tags: Visita, Sensei,

Seguir em Frente

por Niten - SP/São Paulo - 05-dez-2008

Artur Morais, monitor do Dojo de Franca, esteve em Shugyo, treinamento intensivo, por meses em 2008.
Acompanhe Morais em seu treino final de Shugyo, onde colocou a prova seu desenvolvimento técnico, físico e espiritual, e ouça as descobertas que fez, e onde conseguiu a energia para Seguir em Frente

Tags: Shugyo,

Goshinjutsu na CSN

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 05-dez-2008

O Sensei Jorge Kishikawa esteve na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), na cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. Os participantes puderam aprender como agir em situações de perigo tendo à disposição objetos como cassetetes de madeira, escudos e revistas, entre outros.
Os “samurais do aço” estavam todos atentos às explicações do Sensei e firmes no treinamento. Veja a galeria.

Tags: Sensei,

Novo Site de Florianópolis está no ar

por Niten Floripa - SC/Florianópolis - 18-nov-2008

O Novo Site da Unidade Florianópolis está no Ar!
Confiram!
Participe enviando imagens e relatos!

Novembro de 2008

Niten no Barro Branco

por Brenda-Adm - Niten - 06-nov-2008

Academia de Formação Militar de São Paulo


No dia 5 de novembro, o Instituto Niten esteve na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (academia de formação de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo), uma das mais importantes escolas militares do Brasil. Estiveram presentes cerca de 500 cadetes, que assistiram a demonstrações de Kenjutsu e outras modalidades do Kobudô.

As demonstrações de Goshin (defesa pessoal) em Kenjutsu Nito (duas espadas) causaram bastante interesse entre os oficiais e cadetes presentes. Foi uma verdadeira aula sobre como as técnicas dos samurais podem ser aplicadas em situações cotidianas, como armas não-letais. Objetos comuns como revistas, cassetetes e cabos de vassoura podem ser muito usados para a resolução de problemas que os policiais militares enfrentam a todo momento, como o controle de multidões.

Ficamos honrados em deixar a nossa marca na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Nossos sinceros agradecimentos a todos que tornaram isso possível.










Tags: ShinHagakure,

REDE GLOBO - Vinheta 100 Anos Imigração

por Mídia - Niten - 26-out-2008

Vinheta da Rede Globo em homenagem ao centenário da Imigração japonesa com cenas de Kenjutsu, Sumo e Judô.

Valorizando: Disciplina, Autoconhecimento e Respeito



Casa do Iaijutsu

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 22-out-2008

Maria Miceli, Filha de um aluno do Niten Rio, com papel, lápis de cor e muita criatividade fez essa casinha que chamou de "Casa do Iaijutsu".

Tags: Iaijutsu, KirJovem, Arte-Alunos,

Omedetou ao Sempai

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 18-out-2008


E parabéns ao Sempai Wenzel Böhm, coordenador do Niten Rio desde sua fundação. A homenagem teve direito a uma palinha dos mestres de cerimônia do torneio Cristina e Carbone e troféu entregue pelo KIR JOVEM da unidade.

Tags: KirJovem,

Omedetou Rio de Janeiro!!

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 18-out-2008


Parabéns aos guerreiros do Niten Rio pelos primeiros e segundos lugares no Kenjutsu Feminino e Kenjutsu Masculino graduados no 7o. torneio Brasileiro por Equipes relizado no Fortes da Urca dia 12 de outubro de 2008!

e parabens a todos os alunos que organizaram juntos o torneio:

Frias, Mario, Vitoria, Dutra, Teixeira, Ribeiro, Costa, Impieri, Meriguetti, Julia, Jose Marcos, Stefam, Pablo, Carbone, Cristina, Kenzo, Noronha, Fernanda, Krysamon, Luciana, Carbonete, Folly, Camila, Clarisa, Nikolas, Isadora, Breno, Linhares, Luiz Carlos, Marcelo, Bandini, Marina, dePalma e todos que ajudaram!

Tags: Torneio,

Torneio Brasileiro de Kobudo no Rio

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 12-out-2008


Acima o cartaz do 7º Torneo Brasileiro de Kobudo por Equipes que nos dias 11 e 12 de outubro de 2008 foi realizado no Rio de Janeiro, no Forte da Urca.
Mais uma vez um torneio memorável no Rio!

Página do Torneio e Galeria de fotos

Vídeo da Batalha campal no final do Torneio

Luta de Kenjutsu do torneio comentada pelo Sensei

Tags: Torneio,

Kendo Nippon - Coluna do Baba Sensei

por Mídia - Niten - 17-set-2008

Matéria Publicada na Kendo Nippon 2008-09
Confira a tradução na íntegra:

"NÃO QUEREMOS PERDEDORES"

Nº 29


"Não existe futuro no meio do kendo, onde se valoriza somente as disputas vencer ou perder. Deve-se buscar um método que transmita as virtudes e que aprimore o potencial do indivíduo como um todo para que todos os praticantes de kendo sejam vencedores."



KENJUTSU DO BRASIL

Aprender com o Instituto Niten, que aprimora a filosofia da vida dos brasileiros através do "Espírito Japonês do Bushido"

Viajei para Brasil durante dias 20 de abril a 6 de maio numa programação de 17 dias e 16 noites, a convite do Sr. Jorge Kishikawa, com quem há muitos anos mantenho contato e amizade. Acompanharam na viagem 16 alunos do Campus Tsurukawa da Universidade Kokushikan, passando comigo dias de “Samadi (Zanmai)” em Kendo, Iaido e Kobudo.


(...)


Continua (post completo)

Visita do Senpai Joel ao Rio

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 07-set-2008


Senpai Joel esteve aí! Numa visita bem surpresa e inusitada!
Em meio à guerra uma paradinha na "Praia dos Artistas"
Ele nos enviou uma descrição de como viu o Rio de Janeiro!

"Desde pequeno sempre ao assistir televisão, nas novelas, noticiários, uma das coisas que sempre ficou em minha memória ou na cabeça de milhares de pessoas que como eu,...

... continua na página da galeria de fotos!

Tags: Visita,

GLOBO - SPTV - Grito Samurai

por Mídia - Niten - 09-jun-2008

Matéria do Centenário da Imigração Japonesa no Jornal SP TV

Chá Verde

por Dra. Luciana Rossi - blog - 09-mai-2008

Benefícios e informações


Dra. Luciana Rossi, Universidade São Camilo
O que é
Consiste de uma infusão esverdeada, pouco aromática e de sabor amargo proveniente da China, da planta Camellia sinensis. Consumido majoritariamente nos países asiáticos, seu significado vai além de uma simples bebida, sendo sinônimo de bem estar, harmonia, beleza e serenidade, e seu consumo se converte em um ritual de grande importância social e cultural. Existem 3 tipos de chá: o preto (indiano), o chinês (oolong), e o verde, sendo que a diferença está no seu processamento. No caso do chá verde, as folhas são expostas ao vapor de água e colhidas logo depois, sendo em seguida secas naturalmente. Tal técnica preserva os polifenóis naturais, como os flavonóides, que são substâncias antioxidantes.

Efeitos do consumo do chá verde no organismo
Os flavonóides evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que, por sua vez, degeneram as células. As catequinas, um outro tipo de flavonóides, são os compostos mais ativos existentes no chá verde, e possivelmente podem atuar na inibição do desenvolvimento de tumores e da carcinogênese. Por isso, o chá verde tem potencial efeito quimiopreventivo, para vários tipos de câncer, como o de mama, esôfago, pulmão e estômago.
Também é rico em tanino, que faz diminuir as taxas do colesterol LDL e fortalece artérias e veias, favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Alguns estudos indicam que o consumo do chá diminui massa gorda e previne a formação de gordura no fígado. Se consumido em longo prazo, promove uma menor absorção de triglicerídeos e colesterol, havendo menor ganho de peso. O chá verde também melhora a remineralização óssea, e o seu baixo consumo foi relacionado com maior risco de fraturas de quadril em homens e mulheres com mais de 50 anos.
Porém, por conter cafeína, o chá verde tem ação estimulante do sistema nervoso. Além de ação diurética, sendo importante ressaltar que, se o individuo já se encontra desidratado, ao consumir o chá verde pode agravar ainda mais a perda hídrica, pela maior diurese.

Formas de consumo e preparo
Caso seja consumido com leite, os polifenóis do chá poderiam atrapalhar a absorção do cálcio, sendo melhor ingerir o chá puro. O recomendado é ingerir 1 litro de chá verde por dia, o que equivale a seis ou sete xícaras. O preparo do chá deve ser da seguinte forma: despejar uma colher rasa de chá para cada xícara de água fervente e deixar em infusão por no mínimo 10 minutos, tempo necessário para que os princípios ativos passem para a água. Portanto, o chá verde é uma bebida que proporciona muitos efeitos benéficos para a saúde e melhora da qualidade de vida, sendo assim considerado um alimento funcional.

Tags: Dicas,

Cinco anos e cinco dias

por Donegá - SP/Ribeirão Preto - 10-abr-2008

"Quantas vitórias. Só vitórias. Sempre vence aquele que aprende algo com a derrota."


Ricardo Donegá
Hoje é dia dez de abril de 2008
Há cinco anos e cinco dias eu havia decidido dar um passo importante em minha vida, mas não sabia disso.

Era sábado e eu havia acordado ás sete horas, pois teria que chegar pelo menos com meia hora de antecedência no workshop de Kenjutsu, promovido pelo Instituto Cultural Niten em Ribeirão Preto.

Muitas coisas passavam pela minha cabeça. Eu acabara de me formar e ingressar no mestrado. Foram tempos difíceis. Tinha vindo de o que poderíamos chamar de um “insucesso profissional” e estava recomeçando; recém contratado na Unaerp como professor e com um projeto de consultoria correndo paralelo, para reforçar minha renda e tentar me posicionar profissionalmente. Eu sempre quis ser professor e tinha abandonado esse sonho há muito tempo.

Enfim, cheguei meio acanhado e vi umas pessoas reunidas em frente á academia. Estavam animados e bem alegres. A academia não estava aberta ainda – isso era um problema do local, sempre a recepcionista atrasava ou chegava em cima da hora, fato que nos fez sair de lá alguns meses depois; afinal, horário tem que ser cumprido. Confesso que quando me aproximei, passei pelo grupo sem parar. Medo. Ansiedade. Dúvida. Não sei realmente o que ocorreu. Já havia entrado em contato com o Niten por e-mail fazia mais de um ano, em 2001 ou 2002 eu acho. Já tinha visto o Sensei na revista Kiai divulgando o que viria a ser conhecido como o método KIR. Tanta vontade e a oportunidade finalmente havia se apresentado. Mas quantas lutas eu já tinha feito? Jiu Jitsu, Karate, Capoeira, Boxe e nunca me encontrei. Nem como guerreiro, nem como filósofo ou como pessoa. Respirar fundo. Buscar o foco.

- Bom dia Sensei, meu nome é Donegá!
- Ohayo Gozaimassu Donegá, seja muito bem vindo! Sou o sempai Mauro!
- Sempai?
- Hai! Sensei só temos o Sensei! Rsrs

Assim entrei para o Niten. Há cinco anos e cinco dias.
Tudo, absolutamente tudo na minha vida mudou.
Empenho, disciplina, foco, objetividade, educação. Não que eu não os tivesse. Mas o direcionamento, a lapidação, o incentivo recebido foram cruciais na minha formação pessoal e profissional.
Foi sacrificado. O que eu ganhava mal dava pra me manter basicamente. E com 29 anos seria complicado pedir pro meu pai pagar. Mas pensei: deixarei de fazer algumas coisas e vou investir no meu aperfeiçoamento. Se preciso for, andaria a pé para economizar. E foi o que fiz. Resultado? Só cresci e ascendi. Crescimento pessoal gera o crescimento profissional, e a conseqüência é a melhoria financeira.
Aprendi que quem quer treinar, treina. Não há desculpa. Não há empecilho. Não há dor. Não há fome ou sono.
Houve dias de dúvida? Claro.
Houve dias de tempestades? Terríveis que castigam a alma.
Houve ervas daninhas? Qual o jardim Zen que uma vez sem o cultivo adequando não cria ervas daninhas?
Sou humano. O ser humano que não sente, deixa de ser humano. O ser humano que não pensa, deixa de ser humano.
Mas sentimentos e pensamentos vêm e vão. Nossa essência permanece.
E a essência é que segue em frente.
Cinco anos e cinco dias.
Quantas pessoas maravilhosas conheci.
Quantos torneios.
Quantos eventos.
Quantas lutas.
Quantas vitórias. Só vitórias. Sempre vence aquele que aprende algo com a derrota.
Quantas broncas dos Sempais.
Quantas shinaizadas do Sensei.
Quantas risadas.
Cinco anos e cinco dias.
Muitos desafios foram superados. O ciclo de dificuldades, de altos e baixos sempre acontece no caminho de nossa evolução.
Mas aprendi a esperar o momento certo para aplicar o golpe.
Colocar as energias como num duelo de vida ou morte.
Hoje posso dizer que me vejo sem dar aulas.
Hoje posso dizer que me vejo sem minha empresa de consultoria.
Mas não consigo me desviar do caminho da espada.

Domo Arigato Gozaimashitá ao Sensei.
Domo Arigato Gozaimashitá aos Sempais.
Domo Arigato Gozaimashitá aa toda família Niten.
Donegá. Primeiro Aluno da Unidade Ribeirão Preto.


Primeiro treino em Ribeirão - 5 de abril de 2003

Tags: Relatos,
comentários   1 de 1

Paulo Walraven - Fortaleza hai sempai Donegá, vejo sua trajetória um pouco parecida com a minha, muitas dúvidas, treinos em outras artes marciais sem nunca me encontrar realmente como pessoa, guerreiro... e como você, há anos mantenho contato com o Niten, sem começar a treinar. Mas (Continua)

Kendo Nippon - Niten Ichi Ryu

por Mídia - Niten - 04-abr-2008

Reportagem especial sobre o Niten Ichi ryu na Kendo Nippon



Budo no Michi : O Caminho Marcial - A satisfação de prosseguir

Continuidade Yoshuimoti Kiyoshi – Ishii Toyozumi (Prefeitura de Oita)

Retornando para sua cidade natal de Usa, seguem os passos de seu mestre, dando continuidade para o treino e herdando as técnicas de escolas de Koryu Bujutsu – Hyoho Niten Ichi Ryu e Sekiguchi Ryu – que lhes foram ensinadas em sua infância.

(...)


Continua (post completo)

GLOBO - Bom dia São Paulo

por Brenda-Adm - midia - 26-mar-2008

Reportagem sobre o Dia do Samurai realizada pela Rede Globo



Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten e introdutor no Brasil do Kobudo - as tradições guerreiras dos samurais - é um dos principais expoentes da cultura japonesa em nosso país. A data de seu aniversário, 24 de abril, virou o Dia do Samurai, em homenagem a seus esforços para difundir o espírito Samurai.

Diário de um Shugyo

por Carlo Corvello - RS/Porto Alegre - 01-mar-2008

Os primeiros dias de um shugyo.

Comecei a fazer este shugyo no dia três de janeiro. Na noite anterior ao fatídico dia, assisti ao filme "Tropa de Elite", que narra o dia a dia de policiais das forças especiais cariocas, em especial, o treinamento deles. Não consegui dormir naquela noite; na primeira noite de shugyo; e nem na segunda, cada vez que caía no sono acordava dando um men ( um soco no teto ou na parede, na verdade).

Porém, apesar da insônia, assim como o número cada vez menor de aspirantes que seguiam no curso ao longo do filme, pareço estar cada vez mais adaptado, menos cansado e mais disposto, e tudo isso sem ter que tomar tiro de bandido, nem comer no chão. Agora minha atenção está dirigida em não ser o 01 (o primeiro a pedir pra sair!?) e ficar firme até o final.


"Ou você se omite;
ou se corrompe;
ou então vai pra guerra!"

Capitão Nascimento personagem interpretado por Wagner Moura em
Tropa de Elite.


Naginata: foco na estratégia


Na charutada da última sexta-feira o Sensei divulgou uma notícia bombástica: ele irá colocar bogu e lutar em todos os treinos de kenjutsu em que for este ano. Dito e feito: sábado, lá estava o Sensei de bogu e naginata. Volta e meia o Sensei ia perseguindo sua víti... isto é oponente pelo dojo. Alguns praticamente percorriam a quadra de fora a fora de costas, o Sensei não recuava um milímetro, outros, menos afortunados, eram imediatamente encurralados contra uma parede. Eu fui o último a lutar, minha tachi contra a naginata do Sensei. Se chegar perto do Sensei vale-se ippon, acho que eu teria conseguido um yuko. O imenso maai da naginata parecia impenetrável para a espada.

Segunda-feira lutei com o Sensei de novo. Se dizem que não se deve cutucar onça com vara curta, o mesmo deve valer para a luta. Sendo assim, mudei minha estratégia: agora seria naginata contra naginata. O resultado? Não diria que adiantou muita coisa contra o Sensei. Continuei apanhando, e bastante! Mas pelo menos a recompensa é grande: estou aprendendo a usar a naginata diretamente com o Sensei.

Arigatô gozaimashita Sensei!


Tags: Shugyo, Relatos,


Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br