Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Postagens de 2010 / Março    Retornar para todas postagens

Sonkyo

por Oguri - Niten São Paulo - - 31-mar-2010

2ª feira com chuva em Sampa, no salão da Ana Rosa acontecia uma festa, nosso treino foi transferido para uma sala pequena no 2º andar, o treino já havia começado. Observo o Dojo e percebo um Sempai que não conheço, me chama a atenção a sua postura e execução do “Sonkyo” , sinto sua tranqüilidade e ao mesmo tempo a firmeza de uma fortaleza inabalável. Desde meu primeiro dia no Niten tenho buscado aprimorar o meu “Sonkyo”, no começo o objetivo era executar sem cair, nos últimos meses tenho treinado a execução do “Sonkyo” todos os dias (10 repetições logo ao acordar), mas apesar do melhor equilíbrio, a postura não está boa e o movimento não é harmonioso. Chega o Narabe e não houve a possibilidade de treinar com este “NOVO” Sempai, momentos de Ouro e o Sensei apresenta o Sempai Joel e sua historia e feitos no Niten. Termina o treino e Sempai Joel vai humilde e discretamente abordando e conversando com os alunos, vejo minha chance: -Sempai onegaishimassu, qual o segredo para executar o “Sonkyo”? O Sempai Joel prontamente levantou um pouco seu Hakama e me mostrou a posição dos pés e executou o movimento, tento fazer igual mas me desequilibro um pouco, Sempai Joel me levar para junto da parede e me orienta à apoiar uma mão de leve na parede para treinar o movimento e manter a postura correta e termina dizendo para treinar todos os dias 10 repetições para fortalecer a musculatura. Conversamos um pouco mais e sinto a energia em suas palavras. A grande lição que aprendi no contato com o Sempai Joel foi a sua Humildade e Compaixão para com os “colegas”. Esta dia sempre lembrarei como o dia em que Sempai Joel me ensinou a começar a lutar. Domo Arigato

comentários   4 de 4

Texieira - Rio de Janeiro - Oguri,
Continue treinando que o seu Sonkyo melhorará, a sua luta ficará cada vez melhor e principalmente que o seu espírito será imbatível.
Teixeira - RJ (Continua)

Furtado - Brasília - Omedeto pelo post Oguri-san. Achei suas palavras muito interessante.
O sonkyo é tão importante que com certeza define um combate! Antes mesmo de ter comaçado. (Continua)

Mathias - São Paulo - Assim como o Ogure-san falou, o senpai Joel é um grande exemplo a ser seguido. Tive a oportunidade de conhece-lo no gashuku de Ribeirão Preto em 2008 e até hoje guardo com carinho suas palavras e conselhos.

Ogure-san, espero que as palavras dele ajudem (Continua)

Clarindo - Palmas - Desde o início vi que o sonkyo era utilizado antes do combate, mas não entendia muito o porquê realizá-lo, a não ser pelo fato de apresentar armas, mas quando li nesse poste sobre o Sempai Joel e sua postura Firme e tranqüila acabei por lembrar como os se (Continua)

Kir Jovem Está com Tudo!!

por Niten Brasília - DF/Brasilia - 30-mar-2010

1. Kir Jovem na Sorveteria!

No dia 21 de março, Senpai Patrick e os alunos do Kir Jovem foram à sorveteria para diminuir  o calor  "pós-treino"!

Arigato gozaimashita a presença das mães!

2. Aniversário do "1º Kir Jovem" de Brasília

No dia 28 de março o Senpai Patrick, "1º Kir Jovem do DF" e atualmente seu monitor, foi homenageado com uma Festa-Surpresa pelos alunos e pais!

Omedeto gozaimassu pelos 18 anos!!!

Tags: KirJovem,

Aviso

por Niten Salvador - BA/Salvador - 28-mar-2010

Não haverá treino Sábado dia 10 de Abril.

Apresentações de Kobudo na Semana

por Niten Sorocaba - SP/Sorocaba - 26-mar-2010

Nessa ultima semana a Unidade Sorocaba do Instituto Niten teve a honra de fazer duas apresentações, onde foram mostradas as artes do Kôbudo praticadas pelos alunos.

No ultimo domingo (21/03) a apresentação foi realizada no Campus Trujillo da Universidade de Sorocaba como parte da primeira Mostra Cultural da Fundação Mokiti Okada, que também entre suas atividades estimula a divulgação da cultura japonesa. Foram duas apresentações durante o evento onde o público pode sentir o Kiai dos alunos de Sorocaba.

Alunos da Unidade Sorocaba durante apresentação de Kôbudo.

Foram apresentadas diversas modalidades do Kôbudo, como o Jitte.

 

Já na quarta-feira (24/03) a apresentação foi na Academia de Ensino Superior, onde os alunos do curso de Educação Física puderam fazer uma aula experimental e assistir a apresentação das modalidades do Kôbudo como parte da disciplina Pedagogia das Lutas. Essa foi a segunda vez que a Unidade Sorocaba é convidada a apresentar o Kôdubo para os alunos de educação Física como parte do conteúdo curricular do curso.

Alunos da disciplina de Pedagogia das lutas aprendendo os passos iniciais do Kenjutsu.

O Kiai e a energia dos combates impressionou aos espectadores.

 

Em ambas as oportunidades o público respondeu muito bem as apresentações e se mostrou impressionado pela energia com que foram apresentados os katas e lutas.

Se você não teve oportunidade de assistir uma dessas apresentações não se preocupe, venha a nosso Dôjo para uma aula experimental, assim você poderá sentir na pele a energia de praticar as artes samurais! Você é nosso convidado!

Tags: Apresentacao,

VISITA SEMPAI WENZEL

por Ariel - CE/Fortaleza - 26-mar-2010

Coordenador Rocco em Treina em São Paulo

por Niten paraná - PR/Curitiba - 25-mar-2010

Gashuku APM São Paulo - março de 2010



No segundo dia de gashuku dos três dias em que estive presente, o Sensei nos pediu para escrever uma frase breve que resumisse nosso sentimento e visão com relação ao gashuku. A minha escolha foi essa: "Aprender e treinar o estritamente correto."

 

Isso resume o que se passou neste gashuku. Uma oportunidade de ouro de estar ao lado do Sensei durante três dias de convívio e ouvir diretamente do mestre cada detalhe desde os mais básicos que aprendemos em nossos primeiros dias de aula aos mais complexos e quase imperceptíveis. Foi, como abordamos ultimamente, uma RENOVAÇÃO TOTAL.

É como comentamos entre nós: Só estando presente para sentir, saber e assimilar o que se passou neste gashuku. Vale sim por meses de treino. Além disso, rever e cruzar espadas com colegas e amigos e dar muitas risadas ao lado do Sensei e dos outros alunos é sempre uma experiência única. Vale a pena experimentar.

Rocco- Coordenador Curitiba

Tags: Gashuku,

ELE ESTÁ CHEGANDO... SEMPAI WENZEL EM FORTALEZA

por Ariel - CE/Fortaleza - 25-mar-2010

Nos dias 25 e 26 de março teremos uma comemoração com a vinda do Sempai Wenzel para nossa unidade. Ele realizará treinos na quinta e sexta-feira à noite e também atividades durante o dia.

Preparem-se !!!

Alunos de S. J. Campos Visitam São Paulo

por Niten São José dos Campos - SP/São José dos Campos - 24-mar-2010

Alunos de São José dos Campos visitaram a unidade Faria Lima em São Paulo no último sábado 20/mar.
Acordaram cedo para treinar com o Sensei e com os alunos de São Paulo, além disso conheceram também colegas de Belo Horizonte que também visitavam a unidade no dia.

Foi uma visita muito proveitosa, onde todos puderam evoluir um pouquinho mais no seu caminho.
Para uns cruzar espadas com várias pessoas, de níveis iguais e diferentes, sempre aprendendo muito com cada um...
Para outros, um novo desafio. Colocar o bogu completo pela primeira vez e tentar absorver ao máximo os ensinamentos do Sensei.

Tags: Visita,

Palestra

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 22-mar-2010


Grito de Guerra do SAR: "Para que outros possam viver. BUSCA!!"
Sábado, 20 de Março, tivemos a visita do aluno VIOL de Brasília, que após o treino nos apresentou a palestra de apresentação do Grupo de Salvamento e Busca da Força Aérea Brasileira.
Arigatô Gozaimashitá ao Capitão Aviador Viol pela palestra, pela autorização de seus superiores e à unidade Brasília que ajduaram a organizar o evento.

Tags: Evento,

Gashuku na APM!

por Niten Sorocaba - SP/Sorocaba - 22-mar-2010

Neste fim de semana realizou-se o primeiro Gashuku do ano do Tigre!
Novamente alunos de várias Unidades do Instituto Niten se reuniram na APM, Associação Paulista de Medicina, um clube muito agradável em meio a natureza e com perfeitas condições para a prática das artes do Kôbudo.

Novamente alunos de Sorocaba participaram deste importante evento visando o aperfeiçoamento das técnicas em várias das modalidades praticadas. Tudo isso com acompanhamento e correções feitas pelo Sensei Jorge Kishikawa.

Nesse Gashuku foram revisadas as técnicas do Kenjutsu com Bogu e revistas técnicas dos katas do Niten Ichi Ryu, Sekiguchi Ryu Iaijutsu, Jojutsu, Naginatajutsu, Kusarigamajutsu e Jittejutsu, além dos tradicionais momentos de confraternização e descontração com os colegas de todo o Brasil.

Samurais de todo o Brasil reunidos para o aperfeiçoamento da técnica.

O cooordenador Lucas e alunos de Sorocaba em treinamento durante o Gashuku realizado na APM.

Durante o Gashuku os treinamentos foram conduzidos pelo Sensei Jorge Kishikawa.

Sorocaba continua participando dos eventos e evoluindo tecnicamente através de visitas constantes a outros Dôjos e ao Sensei Jorge Kishikawa. Vamos continuar buscando o aprimoramento da técnica no ano do Tigre

Tags: Gashuku,

RELATO TERESINA I

por Ariel - CE/Fortaleza - 19-mar-2010

Foi uma ótima experiência para nós, alunos de fortaleza, ter a oportunidade de realizar apresentações de várias armas
e auxiliar na realização de treinos de  kenjutsu, iaijutsu, e jojutsu com o intuito de contribuir com um evento que espero ter marcado
a unidade teresina que está mais uma vez se erguendo com força total. Tivemos também a grande oportunidade de ver o outro lado de uma recepção de sempais a uma unidade, que serviu de grande esperiência para nós e espero termos ajudado a unidade de alguma forma.

Gostaria de agradecer a incrível recepção do sempai Helano na nossa visita a unidade de teresina,
e principalmente ao sensei, sempai Wenzel, sempai Ariel e a todos que nos possibilitaram essa grande oportunidade.

Gleidson Sobreira Leite

 

Vídeos novos site

por Kendi - Niten Adm - - 16-mar-2010

Konichiwa Minasan! estrearam 2 videos no site do Niten. O Caminho da Naturalidade Apresentando os pais do Kir Jovem São Paulo que receberam o projeto de braços abertos e gentilmente abriram as portas de suas casas. Fico muito feliz de termos finalizado esse vídeo, pois o treino que mais gosto de ver é o das crianças, a presença deles no dojô é incrível, eu me contagio com seus sorrisos, simplicidade, união e honestidade nos treinos Cada visita foi especial, nos intervalos das gravações pude conhecer um pouco da familia, compartilhar um chá, conversar e até jogar futebol com um deles! Agradeço ao tempo que nos doaram, pois todos tem uma agenda lotada, e conseguimos consilhar o tempo de cada um dos pais que gentilmente cederam seu tempo para a produção do vídeo Escolhemos imagens e trilha sonora que representasse o espírito KIR Jovem nos treinos. Espero que os pais gostem! Seria muito legal esse vídeo ficar guardado para que mais na frente essas crianças possam ver o quanto seus pais as amavam e se preocupavam com seu futuro. GNT visita Niten Aproveitando a visita da equipe GNT Alternativa Saúde realizamos uma entrevista com a apresentadora Cynthia Howllet e com a diretora Fernanda Novaes, onde foi apresentado a visão de uma inicante nos treinos de Jojutsu (Cynthia), veja as declarações com imagens de bastidores e do programa Alternativa Saúde que foi ao ar em Fevereiro de 2010.

Kote, Men e Do fora do Dojo

por Ricardo - Niten Ponta Grossa - - 15-mar-2010

Umas semanas atrás, eu estava dando uma organizada na caixa de entrada do meu e-mail, foi como abrir um baú que eu não abria a anos, e lá no final, descobri os e-mails dos meus primeiros contatos com o Instituto Niten em 2006. Foi bem interessante reler eles agora, tanto tempo depois, uma oportunidade de relembrar o tempo de espera, enquanto eu "batia na porta do templo". Várias vezes Senpai Guimarães já me falou sobre voltar ao início, se perguntar o que a gente queria quando chegamos no Dojo, quando finalmente a porta desse templo se abriu o que nos atraiu para lá. Achar esses e-mails antigos foi literalmente essa experiência de retorno e até de renovação, pois hoje eu vejo que agora eu busco muito mais, o que eu conhecia do Niten era só um tijolinho do início de uma estrada, agora como aluno, eu vejo um pouco mais além do primeiro tijolinho, mas isso só faz crescer ainda mais a vontade de continuar seguindo o Caminho e descobrir tudo de bom que ele tem para mim. E só nesse começo de ano já teve muitas coisas boas, dentre elas, a palestra sobre as Dificuldades no Caminho que foi ótima. Mais uma vez a Coen Sensei me ajudando a distância com suas palavras, e dessa vez, dentre tantas coisas importantes, uma frase me chamou a atenção: "A prática do Caminho, está em tudo que nós possamos fazer." No Niten, desde o início, fica claro para a gente que tudo que nos é passado nos treinos, principalmente nos Momentos de Ouro, transcende para a vida, sai para fora do Dojo, ou melhor, faz como se todos os lugares se tornem um Dojo, onde podemos praticar o que aprendemos nos treinos, e essa frase da Sensei confirma exatamente isso, apesar das dificuldades no Caminho, sempre há uma oportunidade para praticar em tudo o que fazemos. Eu acho até que a luta em si, o combate, é mais uma, dentre tantas manifestações práticas que podemos ter da filosofia que nos é ensinada. Kote, Men e Do, podemos levar e acertar muitas vezes no dia-a-dia.

comentários   2 de 2

Ferreira SSA/BA - Lauro de Freitas - Shitsurei shimassu Ricardo, sempais e mina san
Omedeto a todos que contribuem com mais esse canal de interação e aprendizado.
Minha contribuição é:
Dentro do Niten Eu renasci para a vida - Katsujinken (Continua)

Gustavo - Ponta Grossa - Meus parabéns pelas palavras e pelo post. (Continua)

Desafio de Bogu

por Niten Fortaleza - CE/Fortaleza - 15-mar-2010

O aluno Vinicius desafia todos os alunos do Niten Fortaleza a lutar com ele na quinta-feira, pois na sexta ele fará aniversario !!!!

Combate !!!

Apresentação de Kobudo em Sorocaba!

por Niten Sorocaba - SP/Sorocaba - 15-mar-2010

No próximo domingo, dia 21/03, a Unidade Sorocaba fará uma apresentação das modalidades do Kôbudo durante a 1ª Mostra Cultural da Fundação Mokiti Okada.

O objetivo da mostra é disseminar entre outras atividades a cultura japonesa e os benefícios de praticas como o Ikebana por exemplo. Neste mesmo sentido o Instituto Niten foi convidado a apresentar as artes marciais como exemplo de prática ligada à cultura japonesa que traz benefícios ao bem estar de seus praticantes.

Horários:
A Arte da Espada Samurai
das 11h30 as 12h15
das 15h30 as 16h15

Local:
Colégio Dom Aguirre – UNISO
Av. General Osório, 215 – Trujilo

Venha aproveitar essa chance para conhecer de perto as artes do Kôbudo!

VISITA A TERESINA UM SUCESSO !!

por Ariel - CE/Fortaleza - 15-mar-2010

A Unidade Teresina organizou neste fim de semana um workshop com apresentação de várias armas e treinos de kenjutsu, Niten Ichi Ryu e Jojutsu no Hotel Rio Poty. A comitiva de Graduados de Fortaleza contou com a presença dos alunos Eder Neves, Lucas Brito, Renan Calô e Gleidson Leite. O Coordenador da Unidade Teresina Helano Fonteles coordenou os trabalhos com a ajuda do coordenador da Unidade Fortaleza Ariel Scafuri.

Visita a Buenos Aires

por Niten Fortaleza - CE/Fortaleza - 10-mar-2010

Foram 4 dias maravilhosos. Algumas imagens dos combates, dos katas de Niten Ichi Ryu, de Katori Shinto Ryu e Jojutsu.

Foram momentos fantásticos de integração com os companheiros portenhos, com o Senpai Joel, além de Ivan e Basilio nParachin.

UNIDADE HENRIQUE JORGE

por Anderson - CE/Henrique Jorge - 10-mar-2010

Na vinda do Sempai Wenzel a Fortaleza, no dia 25 de março teremos treino na Unidade Henrique Jorge, localizada na Rua Vitória, 341 no Bairro do Henrique Jorge. Todos os alunos estão convidados.

Entrevista com Diretor de Manga da Conrad - Marcelo Salles

por Redação - Niten - 09-mar-2010

A Redação Niten entrevistou Marcelo Salles, editor da linha de Mangá da Editora Conrad, que falou de Vagabond e das novidades da editora.


Como é apostar em séries de mangá com a temática dos samurais? O sucesso é garantido?
Então, garantido, garantido, não é. Mas é um nicho que é bem forte, que sempre tem uma venda boa e a Conrad tem tido muito sucesso sim com a publicação de títulos para esse público, com essa temática.

Vagabond é um dos mangás de maior sucesso aqui no Brasil, assim como no mundo inteiro. Qual o diferencial desta série?
O diferencial acho que está na arte, né, na arte do Takehiko Inoue que todo mundo elogia muito. É aquela arte ultra-realista. E a história também, ele conseguiu pegar a história do Musashi, colocar o ponto de vista dele e criar uma história interessante, uma história pessoal mas que ao mesmo tempo é universal. Acho que é por ai o diferencial do Vagabond.

Blade: A lâmina do Imortal é tida como uma série que deu uma nova cara aos mangás sobre samurais. Como se caracteriza essa mudança?
Quando eu cheguei, Blade já era publicado. Eu não cheguei a editar Blade, mas eu li. Vou dizer assim por cima porque eu não tenho um conhecimento mais a fundo do Blade. Mas acho que o Blade rompia com essa coisa da tradição nas histórias de samurai e tentava deixar aquele universo mais 'punk', trazer essa coisa não-tradicional para a história. Então isso que acho que deu uma revigorada nesse tipo histórias de samurai. Foi bem original, foi bem elogiado e bem recebido por causa disso.

Comparações da série Yuki – Vingança na Neve o filme Kill Bill são muito frequentes. Quais são os pontos em comum dessas obras?
Falando assim é meio difícil, deixa eu ver... com certeza a violência né, a violência está presente nos dois. O Yuki tem essa coisa da mulher que vai atrás de vingança, e isso com certeza é um ponto de contato com Kill Bill. E tem a estética, que talvez tenha inspirado muito o jeitão da história. Não vou ter como influência direta, mas eu acho que a história da mulher em busca de vingança é o tema recorrente nas duas.

A relação com uma obra consagrada ajuda na divulgação da série?
Ajuda. Ajuda porque muitas vezes os jornais trazem uma matéria e eles gostam desse tipo de coisa. Jornais, revistas gostam de fazer essas associações, então ajuda. Pra gente ajuda. Mas para os fãs não sei se vai mudar muito.

Qual o público atingido por essas publicações? Varia bastante em cada uma delas?
Então, o público varia sim, mas ele está naquela faixa de principalmente homem, adolescente vai ... seria mais ou menos dos 12 aos 25. O Vagabond é o que atrai mais adultos também, por ser uma história mais elaborada, ter uma arte mais refinada. O Yuki também é um mangá mais adulto mas foi o que vendeu menos dos dois. O Blade talvez atraia mais um pessoal um pouco mais jovem.

Quem lê essas obras acaba aprendendo e desenvolvendo interesse em conhecer a história e cultura japonesa?
Ah sim, com certeza, disso eu não tenho dúvida. O Vagabond principalmente né, várias pessoas vão querer ler Musashi (o livro), vão se interessar por descobrir mais esse universo. Às vezes pode rolar o efeito contrário também né, quem se interessa pela cultura acaba chegando no mangá do Vagabond. É algo que pode ocorrer.

Há previsões de mais algum mangá de samurais que será lançado pela Conrad?
Então, a Conrad agora está passando por uma mudança, a gente foi comprado pela IBEP, semana que vem a gente está de mudança para a nova sede. E isso vai mudar muita coisa, vai ter injeção de capital, dinheiro, a gente vai publicar mais títulos, com certeza vamos publicar títulos de samurai. Ainda não posso adiantar qual, porque a gente ainda está refazendo o nosso cronograma, mas com certeza vai entrar.

Tags: MangaAnime,

Alunos - Bate-papo com Breno do Niten Rio

por Redação - Niten - 09-mar-2010

O aluno Breno Greja de Freitas (16), que começou no Niten por causa de animes como 'Samurai X' e 'Shaman King', é um bom exemplo de praticante do Kobudo influenciado pelo universo dos animes e games. A vontade de treinar partiu do desejo de se parecer com os personagens que via na TV.

“Como todo fanático por anime, a gente quer parecer com os personagens. Então eu comecei a me interessar, me espelhar neles”, disse Breno.

Ao longo de 4 anos de treino, Breno notou grandes diferenças entre o que assiste nos animes e o que vive no dia-a-dia dos treinos: “O que é passado no anime é mais a energia dos samurais e tal. Mas depois que eu entrei no Niten eu conheci a verdadeira tradição dos samurais, as técnicas, várias outras coisas.”

Mesmo ainda sendo aficcionado por animes, Breno comentou que precisou parar de assistí-los por um tempo, e indica os animes apenas como forma de diversão, não como algo em que a pessoa deva se aprofundar seriamente.

“Se a pessoa quiser arranjar algo pra passar o tempo, claro. Mas não tentar imitar os animes e mangás, pois é totalmente diferente. Tive que parar por um tempo pois estava começando a fazer algumas coisas muito estranhas na luta.”

Além dos animes, Breno ainda revelou outro hobby: os videogames. Clássicos como Samurai Shodown e novidades como Kengo fazem parte da lista dos jogos preferidos do aluno.

“Todo jogo de videogame que tinha samurai eu comprava”, comentou.

Tags: MangaAnime,


Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br