Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


A milenar arte da espada samurai

por Niten-Piracicaba - SP/Piracicaba - 22-nov-2011

Mina-san!
Confiram a matéria que saiu no Jornal de Piracicaba, neste domingo, 20/nov:


Clique para ampliar a imagem


Segue o texto da matéria:

"Arte marcial japonesa com mais de 500 estilos, em que prevalece a arte de combate com espadas. Em poucas palavras, é assim que podemos definir o Kenjutsu. No Brasil, a modalidade começou a ser praticada no início do século 20, difundida pelos imigrantes japoneses que chegaram ao país, e atualmente é gerenciadada pela CBKob (Confederação Brasileira de Kobudo). De acordo com a entidade, aproximadamente 800 pessoas praticam o esporte no Brasil. Cinco delas treinam aos sábados na academia Sem Limites, em Piracicaba. É o caso da atleta Érika da Silva Maciel, de 32 anos.

Ela começou a se interessar pela modalidade em 2005, em um congresso sobre qualidade de vida realizado em Porto Alegre. Na ocasião, Érika conheceu o Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Niten, instituto que visa a difundir os ensinamentos das artes das espadas samurais. “Na época, eu estava apresentando meu trabalho de mestrado e o Sensei era um dos palestrantes. O método chamou minha atenção porque funciona como uma alternativa para melhorar a qualidade de vida. Resolvi fazer uma aula experimental e iniciei meus treinos em Campinas", explicou.

As armaduras utilizadas pelos atletas durante os combates servem apenas para proteção contra os golpes desferidos com a Shinai, espada de bambu própria do Kenjutsu. A falta de competitividade é outra das peculiaridades do esporte. “O Kenjutsu não prioriza as competições. Não treinamos com fins competitivos. Almejamos o aprimoramento pessoal e não somente os aspectos técnicos”, afirmou Érika.

Além do caráter filosófico, a atividade física permite uma alta queima calórica. Pesquisa divulgada recentemente pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mostra que, em média, é possível perder 900 calorias nos treinos de Kenjutsu com duração de uma hora. “É claro que isso depende de muitos fatores, mas de qualquer forma sinaliza uma queima considerável”."

Tags: Imprensa, Jornal,


Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br