Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Dia do Samurai no DF

por Cadu - DF/Brasilia - 28-abr-2014

Um evento diferente marcou o dia 24 de abril em Brasília para o Instituto Niten. As apresentações dos alunos em todas as modalidades praticadas foram como uma abertura para a emoção de uma merecida homenagem prestada pela Unidade Brasília. A exemplo de todo o Instituto, este ano tivemos pela primeira vez a escolha do Guardião da Tradição Samurai.




Para quem não sabe, o dia 24 de abril é, oficialmente, o Dia do Samurai em vários municípios brasileiros, incluindo a cidade de São Paulo. Para os Samurais do Niten é feriado em todo o Brasil e ainda na Argentina, Chile, Uruguai, México e Portugal. No dia do aniversário do Sensei, comemoramos os valores que unem este grupo que caminha junto embora em lugares tão distantes. A partir deste ano foi criada a escolha do Guardião da Tradição Samurai de cada unidade. O Guardião será sempre aquele que se destacou durante o ano anterior até março do ano atual para o crescimento e fortalecimento da Unidade e da difusão das tradições samurais na sua região.




Este ano a escolha do Guardião da tradição Samurai 2013/2014 marcou uma merecida homenagem. Ou melhor, a Guardiã: Silvana Lopes, recebeu o diploma logo após as apresentações de Iaijutsu, Jojutsu e Kenjutsu, já que o dia do Samurai caiu exatamente em dia de treinamento. Estas apresentações sempre são um capítulo à parte no Niten: a presença dos pais, a oportunidade de demonstrar aquilo que treinamos no caminho sempre caracteriza uma adrenalina a mais, um desejo de fazer o melhor na realização de Katas e nos combates com os companheiros, sempre com a marca da cordialidade.






Após a homenagem que aconteceu em tom mais formal, como demanda a solenidade do momento, os alunos se dirigiram para um bar previamente agendado para um momento de descontração e confraternização. Aí ocorreu a parte mais emocionante das homenagens à Silvana: cada um dos alunos, Senpais, Monitores e Coordenadores lembrou alguma história envolvendo a homenageada da noite. À medida em que cada um citava algum momento no qual o relato invariavelmente terminava em gargalhadas e um sonoro “Kampai”, se verificava que a “Madrinha” Silvana tem uma história que se confunde com a própria história do Instituto em Brasília.




Os relatos normalmente giravam em torno do espírito durante os treinos ou, em alguns casos, da “severidade da Senpai”. “Cheguei no treino e descobri que naquele dia seria puxado por ela” relatou um aluno antigo. “Pensei: ah, hoje será mole! Ao final não lembrava do meu próprio nome!”. “Além das situações engraçadas como esta – citou outro aluno antigo – devemos lembrar que ela estava presente em momentos que foram cruciais para a continuidade do trabalho. Momentos difíceis mesmo, nos quais decisões erradas poderiam colocar todo o trabalho a perder. Devemos muito a ela, mais do que a maioria sabe”.

“Um filme passou em minha mente lembrando muitos destes momentos” disse a própria homenageada sobre as lembranças ali tratadas.

É Silvana, um filme cujo roteiro continua sendo escrito todos os dias... Domo Arigato!

comentários  

Vinicius Sabino Camargo - Vila Mariana - São PauloOmedetou gozaimassu a querida Madrinha, Senpai Silvana, pela homenagem, junto de um Arigatogozaimashita por tudo que a Senpai vem fazendo pelo Niten e por nós alunos.
E Omedetou Gozaimassu pelo Dia do Samurai a todos os colegas também!

Nascimento - Brasília-DFHoje tive a imensa felicidade de participar de meu primeiro torneio (mesmo que interno e de menor porte) de Kendo/Kenjutsu. Pra minha surpresa, fui campeão! Devo agradecer a todos os senpais e colegas do Instituto Niten, que todas as quintas-feiras pelos últimos 9 meses não só treinaram comigo, como também partilharam de uma filosofia incrível e momentos únicos. Mesmo estando há pouco tempo com vocês, sinto que uma mudança incrível ocorreu em minha vida. Mais uma vez, arigato gozaimashita, e que venham milhares de outros momentos como este!

Carlos Bravo - Brasília-DFNo dia 24 de abril tivemos o treino especial do Dia do Samurai. Para minha surpresa, o treino todo foi um grande Shiai de todas as modalidades. Nada poderia ser mais apropriado no Dia do Samurai. Devemos estar prontos para o shiai a todo momento. Todas as lutas, em todas as modalidades, foram excelentes. Um grande aprendizado para todos que puderam ir.

Domo arigato gozaimashita Sensei pelo Niten e pela oportunidade de trilhar o caminho.
Domo arigato gozaimashita Senpais Ricardo, Silvana e Patrick pelos excelentes treinos de agora e de antes.
Domo arigato gozaimashita demais Senpais e companheiros de treino, pelo aprendizado e convivência no Dojo.



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br