Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Tag  estagio        Retornar para todas postagens

Estágio na ADM - Celinne

por Niten - SP/Sorocaba - 14-fev-2017




"A experiência de estagiar na ADM foi aquilo que precisava.
Em clima acolhedor e com muito companheirismo, aprendemos a todo momento sobre postura em ambiente de trabalho, mas que podemos levar para tantas outras áreas da vida.

Olhar com cuidado e atenção para tudo, principalmente para as pequenas coisas, realizadas com pensamentos grandes, evitando problemas de qualquer imprevisto.

Neste período, dois pensamentos rodavam em minha cabeça, ambos de agradecimento. Graças aos ensinamentos de pessoas que conheci, geralmente mais velhas, pude realizar com tranquilidade tarefas que nem imaginava fazer um dia. Ao mesmo tempo, as dicas passadas pelos Senpais (mais antigos no Caminho) motivaram sempre a fazer o melhor possível. Desses dois pensamentos, reorganizei minha mente, agora com muito mais humildade em reconhecer e dar valor ao próximo, principalmente aquele com o qual podemos auxiliar e aprender.

Ao ouvir, ao falar ou até com uma pequena ajuda, conseguimos ser úteis. Receber algo em troca é apenas um bônus.

Agradeço ao Sensei e aos Senpais pela experiência e convívio. Levarei comigo mais do que os sorrisos, as orientações.

Domo Arigatou Gozaimashita!
Sayounara" - 
Celinne - Sorocaba




Celinne em treinamento Intensivo de Iaijutsu

Tags: Estagio,

Estágio na ADM - Experiência Transformadora

por Almeida - MG/Juiz de Fora - 13-nov-2016



"O estágio na ADM é uma daquelas oportunidades na vida que não se pode deixar passar.
É uma vivência diferente da que se está acostumado no dojo, aprende-se muito (e rápido) com diversas pessoas e irmãos de espada que fazem diferença na sua vida e possuem uma energia realmente especial. Passa-se a entender melhor o porquê do zelo, do fazer correto e de forma ágil e a importância disso em nossas guerras pessoais e nos treinos.
Com o passar dos dias já possível notar mudanças sutis em suas atitudes e, agora de volta à minha terra, consigo mensurar melhor o quão transformadora foi esta experiência!
Como diz o Sensei, "é a evolução do Shingan". Mas só pegando a espada e vindo, convivendo e aprendendo para realmente entender!

Arigatou gozaimashitá ao Sensei, todos os senpais e colegas de treino por me tornar uma pessoa melhor e mais forte ao fim desta parte da jornada!" - ALMEIDA

Tags: Estagio,

Estágio na ADM - Nobrega

por Niten - RJ/Maricá - 11-out-2016

Nobrega ficou em Estágio na ADM no mês de Outubro
Seguem palavras dele sobre essa vivência:


"Konnichiwa, shitsurei shimassu

No segundo dia de treino fiquei sabendo do estágio, na mesma semana comecei a falar com o gerente no trabalho e com a Senpai Midori.
No fim do último treino em Maricá Senpai Silveira me desejou uma boa guerra.
No primeiro dia me disseram que ninguém permanece o mesmo ao sair do estágio. Ao menos não se estiver o vivenciando como uma batalha.
Acabei de ler o Shin Hagakure ainda no avião, a primeira vez que peguei um, vale ressaltar. E desci com intuito de experienciá-lo. No primeiro momento já na ADM notei que o aprendizado aconteceria em momentos cotidianos. Desde acordar antes para adiantar afazeres, até limpar, arrumar e estar sempre de prontidão. Acima dos afazeres fica um espírito, um ímpeto explosivo que deve ignorar os poréns, as adversidades. Isso eu aprendi fazendo tudo que nunca havia feito, indo em lugares desconhecidos com ajuda do que se tinha a mão, tendo sempre solicitude para com quem precisasse.
Entre as missões que mais me marcaram: podar o jardim. calma e precisão, comprei uma pequena frutífera para cuidar em casa. outra lição que se sobressai, treinar diariamente é absolutamente necessário. Nesse quesito, estar cada dia com um Senpai diferente, em um lugar diferente, ouvi diversas vezes o mesmo momento de ouro em diferentes vozes, ver meus erros claros e postos e dia após dia lutar para corrigi-los. Por duas vezes treinei com o Sensei, em um misto de nervosismo e calma, nervosismo por estar diante do mestre, calma por saber que este é perfeitamente humano, próximo. Estar em momentos de ouro dados pelo Sensei foi o coroar de um algo muito planejado e esperado, a certeza de que, viajar para outro estado no meio das férias para um estágio, e finalizar cada dia dentro do dojo, foi a atitude mais satisfatória que eu poderia tomar.
Para finalizar este relato, conto do dia de chegada. Entrei na ADM, fiz as atividades iniciais, não tardou e fui para meu primeiro treino em São Paulo. Foi uma aula experimental de Kenjutsu. Potência, agilidade, concentração e resistência, ali era o meu primeiro campo de combate. Contra o cansaço e as dores, me preocupei em queimar o máximo de mim, captar as dicas, e sobretudo não parar.
Assim procuro estar agora, depois de voltar ao Rio de Janeiro, depois de voltar ao trabalho. Captar cada vez mais o meu entorno, e não parar. No começo pressupunha que no primeiro dia se iniciaria o combate e no décimo primeiro, eu voltaria com esta luta finalizada. Me enganei, as batalhas nem tiveram início lá, elas culminaram lá, e não vão mais parar, desse combate eu não quero mais sair.

Shitsurei shimassu
Domo arigato gozaimashitá
Nobrega"



Tags: Estagio,

Estágio na ADM - Peter

por Niten - RJ/Rio de Janeiro - 21-set-2016


Peter, Aluno do Niten Rio de Janeiro esteve em Estágio na ADM nesse mês de Setembro.
Sempre a postos para o que fosse preciso!


"Nesses 6 dias que passei na ADM do Niten foi como estar no Dojo o tempo todo; sempre estar atento aos Senpais e ao Sensei, pronto para ser útil ao Mestre. Em vários momentos teve situações que lembravam palavras do Momentos de Ouro, ensinamentos do Dojo e conselhos dos Senpais.

Foi uma oportunidade de conhecer e participar do trabalho dos Senpais que estão todo dia ao lado do Sensei garantido o funcionamento correto do Niten.

Também pude participar dos treinos nos Dojos de Ana Rosa e Vila Mariana, cruzando espada pela primeira vez com muitos Irmãos de Espada, e aprendendo algumas estratégias novas.

Doumo Arigatou Gozaimashita ao Sensei, Senpai Wenzel e a todos os Senpais que me auxiliaram nessa oportunidade de aprendizado no Caminho." 


Peter - Rio de Janeiro

Tags: Estagio, Egan2016_Set,

Estágio na ADM - Honorato

por Honorato - SP/Sorocaba - 15-ago-2016

Honorato, aluno da Unidade Sorocaba ficou uma semana de Agosto em estágio na Administração do Niten.




"Konnitiwa, yoroshiku onegai shimausu!
Sorocaba, Honorato desu.


Aprendi muito, e evolui não só tecnicamente no Iaijutsu, mas principalmente como pessoa.
Poder participar dos treinos com o Sensei e com os Senpai mais experientes no Caminho, foi o que mais valeu a pena nesse período, e me sinto muito honrado por isso.


"A estratégia está no corpo do cotidiano, e o cotidiano está no corpo da estratégia".
Pude constatar na prática, desde o primeiro dia de estágio, o que já vinha sendo dito nos Momentos de Ouro, sobre estratégia no cotidiano.

Nos protocolos, nas tarefas básicas diárias, todas já pré-definidas, ou nas missões que os Senpai me designavam, aparentemente simples, mas que sem a devida atenção, sem Zanshin, podiam se tornar complexas, como por exemplo, encontrar o endereço de um local de treino, escolher um simples bolo de aniversário, ou acompanhar um Senpai à rodoviária.

Pensar sempre no bem coletivo e estar sempre preparado pra ajudar. Em qualquer situação. É o que se espera de um samurai. 
"A todo momento, em qualquer lugar, jamais se esquecer do espírito de guerreiro."
Fazer da estratégia o meu cotidiano, e não perder um tempo que seria decisivo numa guerra.

Apesar de ter ficado pouco tempo de estágio, considero esse período muito produtivo pra mim, no sentido espiritual.
Gostaria de ter feito isso há muito tempo, ainda com 17 ou 18 anos.
Mas antes tarde do que nunca.

Valeu a pena "subir a montanha" por um breve momento, e conviver com quem já está mais habituado no Caminho.


Sayonara. Arigatou gozaimashita."



Estágio: para Alunos que desejam passar alguns dias na Sede em São Paulo em Estágio, ajudando nas tarefas do dia a dia administrativo do Niten, aproveitando também esse tempo para treinar próximo ao Sensei.  Veja Outros Estágiários

Tags: Egan2016_Ago, Estagio,
comentários   1 de 1

Adilson Avelino - SorocabaHai Honorato, já imaginava que o Estágio na ADM lhe trariam grandes aprendizados como nos disseram os Senpai aqui no dojo. Vejo que além de vivenciar os Momentos de Ouro, também há gratidão em suas palavras, e o samurai deve carregar isto dentro de si, gr (Continua)

Estágio na ADM - Matheus

por Maheus - RJ/Volta Redonda - 08-jul-2016



Konbanwá e Shitsurei shimasu.

Neste estagio já nos primeiros dias a dinâmica da ADM me surpreendeu, não apenas por se ter que fazer tudo rápido e bem feito. Mas porque mesmo nos dias que tinha que fazer uma tarefa muito grande não podia se concentrar apenas nela, toda tarefa estava subordinada a ser interrompida para resolver alguma outra tarefa ou problema mais importante. Não podia se esperar uma rotina. Tinha que ter o espirito preparado para resolver qualquer coisa que aparecesse. O espirito de um Samurai.
(...)

(...)


Continua (post completo)

Tags: Estagio,
comentários   1 de 1

Andréa - Rio de JaneiroOmedetou, Matheus!
Guarde no coração os ensinamentos que teve!
Gambate! (Continua)

Estágio na ADM - Dalla Pria

por Dalla Pria - SP/São Paulo TAT - 05-jul-2016

Dalla Pria é Monitor na Unidade Tatuapé do Instituto Niten
Passou uma Semana em Estágio na Administração do Niten em São Paulo, convivendo com o Sensei e Sempais do Niten e ajudando na Manutenção dos materiais e no que mais fosse necessário nesses dias.






"Primeiramente Domo arigato Sensei por tornar tudo isso possível , pela oportunidade, pelo tempo e atenção que o Sensei teve comigo nessa semana que estive estagiando.

Também agradeço ao Senpai Wenzel pela atenção e pela paciência que teve, por me ensinar coisas importantes, entre elas o sentimento do hai e do rei.

E  todos Senpais da Adm, ao Kendi, Brenda,  Jéssica e Gabriel pela atenção que recebi, todos foram muito receptivos comigo e me trataram muito bem nessa semana, me senti parte do grupo  todos os dias e isso me motivou muito em todas as missões que recebi.

Procurei fazer todas elas sendo o mais eficiente possível e busquei não atrapalhar/incomodar ninguém em todos os momentos.

Senti um grande prazer em executar muitas tarefas e ajudar a todos porque isso me fez sentir ser útil e também porque pude aprender muito com cada um.  

Foi muito bom ver como o Instituto funciona, como é a energia da casa, perceber o espírito da espada vivo no cotidiano e poder fazer parte disso uma semana foi uma experiência muito enriquecedora!


Shitsurei Shimassu , Sayonara .

Domo arigato gozaimashita!"



 

Tags: Estagio,

Estagio na ADM - Chagas

por Niten - BA/Salvador - 01-jul-2016

"Konbawá Sensei, Shitsureishimassu. Na última semana, fui ao Gashuku da Kokushikan e posteriormente estagiei na ADM até sábado. Acredito que essa viagem tenha sido um pulo do gato, tanto para crescer como pessoa quanto para compreender melhor o caminho.

No Gashuku, além de ter a oportunidade de conhecer técnicas novas, pude conviver com pessoas de várias unidades diferentes. Ouvi muitas histórias, conheci mais Senpais que são referência no Niten, tanto na parte técnica quanto nos Katas do Bushido. Além disso, paguei meu primeiro sapinho, que, apesar de ter cansado minhas pernas, me fez perceber coisas que aos meus olhos não eram claras, por exemplo, a necessidade das punições em alguns momentos, não como ferramentas de opressão, mas como reparadores do espírito.

No primeiro dia de estágio, o Senpai Wenzel disse que ia me pôr "na linha". Apesar de não ser problemático, eu não tinha o costume de desempenhar algumas atividades domésticas, como varrer o chão, limpar banheiros ou até mesmo recolher o lixo. Apenas lavar louça e fazer Osooji aqui em Salvador. A importância de desempenhar atividades domésticas foi o coração do estágio, e o Senpai Wenzel me explicou que se eu não souber fazer um pouco de tudo, serei um inútil na vida, que sempre dependerá dos outros. Minha natureza me atrapalhou um pouco na velocidade de execução das minhas missões, devido a realizá-las com muita cautela, e isso foi chamado à atenção pelos Senpais da ADM, o que me motivou a ser mais leve e a parar de achar que tudo pode dar errado. Falta de leveza essa que Sensei e os Senpais também me pontuaram na parte técnica.

Tive a oportunidade de participar de todos os treinos semanais. Apesar de ter ficado exausto, isso e suas palavras, Sensei, me ajudaram a ter uma breve noção do que é um período de "Guerra", do que é "Zanshin"( Sobra de espírito), do quão importante é se levantar e treinar mesmo estando com o corpo moído. Foi uma sorte graciosa estar presente justamente no Birudô em que Sensei e o Senpai Moron marcaram para contar as histórias de sua viagem mais recente ao Japão. Sem dúvida, a oportunidade de ouvi-las me ensinou bastante sobre convivência e sobre o voto de "Ser sempre útil ao mestre".

Agradeço à minha família por me dar essa oportunidade, e a todos que me orientaram.
Espero que outra oportunidade como essa surja. Até lá, buscarei aplicar o que aprendi em meu dia a dia. Arigatou Gozaimashitá, Sayounará"

Chagas



Tags: Estagio,
comentários   1 de 1

Cardoso - SalvadorChagas, ver seus olhos cheios de entusiasmo foi incrível e motivante! E, com suas palavras, fica fácil entender o por quê! Essas experiências nos engradecem muito como pessoas e alegra o meu coração assistir ao seu amadurecimento! Omedetou-gozaimassu! (Continua)

Estágio na ADM - Andrade

por Andrade - MG/Juiz de Fora - 12-abr-2016

O Aluno Andrade de Juiz de Fora passou 15 dias na sede administrativa do Niten. Dias de aprendizado e reflexão próximo ao Sensei e Sempais do Niten estagiar na Administração do Niten por uma semana. Abaixo palavras desses dias de aprendizado:Relato Estágio na ADM:

Comecei no Niten em setembro de 2015, e optei por somente treinar kenjutsu. Sou um estudante, logo o meu orçamento é bem limitado. Tinha decidido para mim mesmo, que iria esperar até ter boa parte do equipamento para poder encarar São Paulo, mas quando soube da chance do estágio na ADM, resolvi não perder mais tempo pensando no assunto e simplesmente ir, seguindo o lema do nosso código: ser útil ao mestre.

Meu estágio começou no dia 14 de Março de 2016, embora não estivesse muito certo do que esperar, por meio de conversas com o coordenador da minha unidade, o senpai Ivan, mais os vídeos Shugyo no Niten do programa A Liga, e a leitura do Shin Hagakure, tinha uma noção do que vinha pela frente.

Durante a primeira semana como estagiário, graças a minha empolgação de iniciante, consegui manter o fôlego, e além do trabalho na ADM, participei dos treinos de kenjutsu e jojutsu (modalidade que até aquele momento, nunca havia treinado).

A maior vantagem de estagiar é poder estar perto do Sensei Kishikawa. Seja simplesmente pelo convívio ou então por​ falta de atenção, tenho certeza que meu espírito afiou, se tornou mais forte. Treinar ao lado do Sensei, é garantia de progresso no caminho.

Ao longo da minha estádia, além de poder me familiarizar com todos os nomes que eu tanto ouvia nos animadores relatos do meu coordenador, pude conhecer vários outros companheiros do Niten. Dentre eles, destaco o senpai Aguirre, coordenador do Niten no México e com o qual dividi o dormitório e compartilhei refeições no passar dos dias.

Além das tarefas já planejadas para o estagiário, que inclui limpeza do local, manutenção, organização e outras (funções que também são responsabilidades dos shugyoshas), pude vivenciar ocasiões menos recorrentes, como o dia em que ajudei o senpai Kendi a gravar a sequência de jojutsu, e também o processo de seleção para auxiliar de escritório da ADM, que como o próprio Sensei observou, ​nos ensina e distinguir o “olhar de peixe morto”.

O estágio definitivamente não é algo fácil ou tranquilo, me exigiu bastante, especialmente estando longe de casa, mas poder se dedicar exclusivamente para servir, é uma prática muito saudável, lhe torna mais forte para os desafios no decorrer do caminho, e sem sombras de dúvidas, me permitiu uma melhor compreensão sobre a compaixão.

Vivi oportunidades que não conseguiria caso não estivesse estagiando, como no dia em que pude presenciar e surpreendentemente treinar cortes no tameshi, junto do Sensei e de outros senpais, lição pela qual sou muito grato. Assim também foi o birudo após o treino de iaijutsu, ocasião em que fui capaz de compartilhar e aprender mais sobre outros membros do Niten, sem “máscaras”.

Estar na ADM, me permitiu conhecer a estrutura do Niten. Através da convivência com os senpais Wenzel, Midori, Gilberto, Paloma, Juliano, Brenda, Mariana, Kendi, Melo, Rui, e tantos outros, vi todo o esforço empreendido para o bom funcionamento do instituto e com muita gratidão, vou lembrar do tempo que passamos juntos. Após esse período curto treinando em São Paulo, minha estratégia foi revisada, e como o Sensei me orientou, não posso perder tempo, por isso estou me preparando para conseguir avançar e em breve poder voltar a São Paulo para treinar mais uma vez com todos esses guerreiros com os quais me encontrei no caminho.

Doumo Arigatou Gozaimashita!!!



Andrade - Unidade Juiz de Fora

Tags: Estagio,
comentários   2 de 2

Ivan Santos - Juiz de ForaAndrade, gokurosama!
Que essa experiência afie seu espírito e amplie sua jornada no Caminho. Sua coragem e dedicação engrandecem a unidade JF.
Omedetou Gozaimassu! (Continua)

Mára Núbia da Silva - GuaíbaOhayou gozaimasu. Yoroshiku onegai shimasu.
Shitsurei shimasu.
Omedetou pela experiência e aprendizado.
Arigatou gozaimashita pelo relato que nos incentiva e anima pelo exemplo. (Continua)

Estágio na ADM - Flávio

por Niten - SP/São Paulo TAT - 22-fev-2016

O Aluno Flávio de Tatuapé veio estagiar na Administração do Niten por uma semana.
Abaixo palavras desses dias de aprendizado:


Shitshurei shimassu,

Estive na ADM por um periodo de uma semana, lá aprendi como funciona o instituto fora do treino. Posso dizer que observei no dia a dia como samurais cortam seus problemas e lidam com as pessoas.
O Sensei me corrigiu em três aspectos e nesses mesmos tento melhorar, que seriam o kiai, postura e zelo pelo próximo.
Este tempo gratificante na ADM percebi que amadureci em alguns aspectos e outros nem tanto, é preciso continuar na luta para tentar alcançar a perfeição.
Agradeço a todos os senpais e o sensei pelo tempo, dedicação e energia que sem os mesmos não seria capaz de terminar minha missão.

Sayounara, Arigatou Gozaimashita

Flávio (Tatuapé)
(...)


Continua (post completo)

Tags: Estagio,


Tag  estagio        Retornar para últimas postagens


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-8h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h