Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Tag  todos        Retornar para todas postagens

Bushido em Família

por Café com o Sensei - blog - 21-nov-2016




Seguir o Bushido em família é um modo de vida louvável.

Muitos se enganam ao pensar que seguir o Bushido é treinar e correr atrás de medalhas e títulos. Está muito longe disso.

Seguir o Bushido é colocar em prática a antiga sabedoria no Dojo e em casa, algo muito raro e cada vez mais difícil hoje em dia.

Para tanto, é preciso um mestre do Bushido que oriente, endireite, e se preciso bata, como os monges zen, na esperança de elevar a alma do discípulo.

O verdadeiro mestre do Bushido é aquele que, mesmo comprando a antipatia de seu discípulo, insistirá em colocá-lo no Caminho da Verdade.

Uma família que tem um mestre assim, estará mais perto de um modo de vida louvável e feliz.



Tartarugas sobre toco de arvore no Rio Riachuelo em Buenos Aires 

Tags: Familia,

WORKSHOP NITEN - O Caminho dos Dois Céus

por Niten - SP/São Paulo - 19-nov-2016


O Instituto Niten realizou um  Workshop em São Paulo, com mais de 160 participantes!

Agradecemos a presença de todos!
Parabéns pela experiência e energia nesse dia de aprendizado,
recebemos no Dojo homens, mulheres e crianças com coração e força de Samurais!

Esperamos que todos tenham aproveitado e tenham se inspirado para suas batalhas pessoais!

Agradecemos também a equipe de São Paulo, todos ajudaram com muito Kiai no workshop!
Arigatou Gozaimashita!






Clique para ampliar




Também preparamos uma galeria de fotos desse dia!
Galeria de Fotos - Clique aqui

Iaijutsu em Slow Motion

por Café com o Sensei - 16-nov-2016



Imagens da Arte de Desembainhar a espada - Competições do Torneio em Câmera Lenta

Tags: Egan2016_Dez,

Estágio na ADM - Experiência Transformadora

por Almeida - MG/Juiz de Fora - 13-nov-2016



"O estágio na ADM é uma daquelas oportunidades na vida que não se pode deixar passar.
É uma vivência diferente da que se está acostumado no dojo, aprende-se muito (e rápido) com diversas pessoas e irmãos de espada que fazem diferença na sua vida e possuem uma energia realmente especial. Passa-se a entender melhor o porquê do zelo, do fazer correto e de forma ágil e a importância disso em nossas guerras pessoais e nos treinos.
Com o passar dos dias já possível notar mudanças sutis em suas atitudes e, agora de volta à minha terra, consigo mensurar melhor o quão transformadora foi esta experiência!
Como diz o Sensei, "é a evolução do Shingan". Mas só pegando a espada e vindo, convivendo e aprendendo para realmente entender!

Arigatou gozaimashitá ao Sensei, todos os senpais e colegas de treino por me tornar uma pessoa melhor e mais forte ao fim desta parte da jornada!" - ALMEIDA

Tags: Estagio,

Pequenos Samurais - Família Miyamoto

por Niten - blog - 04-nov-2016



KIR JOVEM Pequenos Samurais
Marcia Miyamoto treina Kenjutsu com seu filho no Instituto Niten,
acompanhe um depoimento sobre união,
amor e comprometimento de sua família nos treinos do Niten.

Tags: Familia,
comentários   1 de 1

Cristiane Barbosa - Campo Grande MSShitsurei shimassu,

Minha eterna reverencia e gratidão, ao Niten e ao Sensei Kishikawa, por compartilhar as experiencias familiares dos companheiros de Dojo. Nossa família aqui em MS, também segue o Bushido, juntos, do Dojo para casa e de casa para o D (Continua)

Força do Niten

por Fernada - MG/Juiz de Fora - 04-nov-2016



"Konnichiwá Sensei,

Shitsureishimassu,

Estou escrevendo para agradecer ao Sensei pela oportunidade de aprender sobre o Bushido. Este último mês tenho vivenciado desafios familiares e o espírito do combate tem me ajudado a manter a força necessária para seguir em frente e apoiar quem está comigo.

(...)



Continua (post completo)

Cuidando de Pérolas - Família Yamauti

por Niten - blog - 03-nov-2016





"22 de outubro de 2016. Encontro-me em mais um Torneio de Kobudo em meio a combates, porém desta vez há uma sensação diferente: vim acompanhado de meu filho, Katsuo, que disputará pela primeira vez. Meu foco não está apenas em me concentrar nos combates e nas tarefas a realizar, mas também me concentro em fazer com que a experiência do Torneio seja boa para ele.

Refletindo ao escrever este relato lembro-me que ao iniciar no Caminho do Guerreiro busquei adquirir valores que me ajudaram a sanar deficiências em minha formação pessoal. A ausência destes valores me fez falta em muitas situações antes de ter iniciado meu treinamento e me impediu de aproveitar inúmeras oportunidades.

Hoje em dia posso trilhar o Caminho junto a meu filho, o que me permite compartilhar estes valores que adquiri, minha vivência e experiência, garantindo que ele terá a possibilidade de reconhecer e aproveitar melhor as oportunidades da vida. Também me permite que eu conviva e passe de forma prazerosa meu tempo ao lado dele.

Otsukare sama deshitá Sensei, por permitir que eu possa compartilhar meu Caminho junto ao meu filho.

Arigatou gozaimashitá!
Sayounará." 

Édio  - Unidade Salvador







"Niten: Lar.
No ultimo dia 22 de outubro, eu tive a oportunidade de ir a mais um torneio do Instituto Niten. Não sei se acontece com todos, mas em mim, sempre bate aquela tristeza quando tudo termina. É como deixar minha casa.

Neste último torneio, em que tive o prazer de ver meu filho competir, percebi que o Niten para minha família é mais que um dojo: é como nosso lar.

Lar é o lugar em que a gente se sente bem em deixar, mas se sente ainda melhor ao voltar. E em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, receber a alegria das pessoas apenas pela sua presença é motivo de gratidão e felicidade.

Há uma força quando cada pessoa sabe o que o lar representa - quando sente que ele verdadeiramente tem valor além de ser apenas estabelecido legalmente como tal. O lar equipa cada membro da família com um parâmetro que permite medir suas ações e crenças. É um lugar onde se aprende sobre si mesmo, não importa quantas viagens tenha empreendido com esse fim. É onde o valor do trabalho é ensinado e cada um faz a sua parte para mantê-lo funcionando. É nele que adquirimos a base de sustentação para nossas vidas.

Aos companheiros de caminho, saibam que todas as vezes que vocês nos acolhem, ouvimos em nossos corações apenas uma palavra: tadaima!

Domo arigato gozaimashita! "

Ariadne  - Unidade Salvador







"Para mim foi bom ter ido ao Torneio, pois nunca tinha visto tantas crianças juntas e que tinham muito em comum. Lá os adultos me respeitavam muito e mesmo sendo criança, me tratavam como um samurai.

Mas o que eu mais gostei foi de fazer novos amigos e reencontrar antigos, então com certeza vou voltar lá."

Katsuo - Unidade Salvador 

Tags: Familia,

Late en Chile el Espíritu Samurái

por Saieva-Bsas - CL/Santiago - 25-out-2016



Este 22 de Octubre el Gimnasio Municipal de Providencia tembló con el Kiai de más de 200 personas que se dieron cita en el workshop de difusión de la espada samurái organizado por Niten Chile.
 
Estamos seguros que ese día Myamoto Musashi Sensei inspiró a las los más de 150 hombres, mujeres y niños que se animaron no solo a asistir sino a empuñar por primera vez las Dos Espadas y llenaron la jornada de alegría y descubrimientos realizados.

 
El día comenzó con la demostración de las técnicas básicas y el público resulto ser increíblemente receptivo a las mismas dejando a la comitiva argentina - que se sumó al evento- asombrada por su nivel de interés.
 
La demostración de lucha por parte de los alumnos movilizó a los presentes y fue un punto destacable del evento pero,sin duda, la frutilla del postre fue "la batalla de Kiai" que cerró la jornada.

 
Los alumnos de Chile mostraron sin duda que están creciendo a pasos agigantadosque pueden vencer todas las pruebas si siguen unidos y bajo la guía segura de nuestro Sensei Jorge Kishikawa, Menkyo Kaiden (Graduación Máxima) del estilo Niten Ichi Ryu reconocido por la escuela oficial en el Japón y dedicado a transmitir las Técnicas Originales e inalteradas para toda América Latina.

Desde ya agradecemos a todos los presentes, que fueron ese día Samuráis de Corazón. Les dejamos unas imágenes que sintetizan la comunión y energía que vivimos ese día inolvidable y desde ya las puertas de los dojos de Chile están abiertas siempre para todos los interesados!

Tags: Evento,

Crianças no 15º Torneio em Slow Motion

por Café com Sensei - 25-out-2016



Os Samurais diziam que crianças de verdade eram as que lutavam, pulavam e corriam. Eram felizes.

Naqueles tempos isto era possível, mas hoje em dia, com tantos afazeres e pressão de todos os lados, é mais raro.

Raros, mas existem:

Tags: Egan2016_Dez,

Dia das Crianças

por Niten - SP/Kir jovem - 18-out-2016

Neste sábado, comemoramos o Dia das Crianças com festinha e Origamis! 


As crianças aprenderam a fazer Tsuru e estrelas Ninja




Fortalecemos os elos, revigoramos o espírito através da convivência.
Arigatou Gozaimashita à todos os Kir Jovens e Familiares.

Feliz Dia das Crianças!!! 

Tags: KirJovem,

Nihon no Senki

por Café com o Sensei - 17-out-2016

É dificil (acredite), em poucas palavras, escrever o que eu posso fazer por você.
No que o Niten pode ajudar você.
As palavras abaixo são de uma aluno que se encontra lá do outro lado mundo, usufruindo de tudo que aprendeu aqui no Instituto Niten:



"Está muito corrido aqui. Não queremos e não podemos perder tempo.

No Japão realmente é assim, ninguém perde tempo. Todos agradecem, todos cumprimentam, mas estão sempre "correndo". Senki (espirito de guerra)
Você não vê ninguém parado "de bobeira". Todos estão com um propósito, com um objetivo, estão de prontidão.

Este é o único ponto em que vemos os japoneses irritados, quando você está fazendo os outros perderem tempo.
Se está com dúvida, e pelo fato de ser gaijin, eles são pacientes.
Mas não fique parado em um local de muito movimento, não demore muito para sair e entrar dos lugares, mostre preocupação com os outros, não faça nada proibido, não coloque os outros e você mesmo em perigo, fale sumimasen (no nosso caso, shitsureishimashitá), caso contrário você verá que a simpatia e paciência nipônica dará lugar a gritos e broncas.

Nesses momentos vemos que o que treinamos no Niten e aprendemos no convívio com nosso Sensei nos preparam para uma visita no Japão. Até agora não tomamos bronca, mas vimos outros gaijin cometerem gafes grandes e serem repreendidos, e não é nada bonito.

Arigatou gozaimashitá!"
 - Professor Kenzo Dino (Unidade Rio de Janeiro)






Libélula na casa de guarda do palácio imperial. 




Professor Kenzo Dino (Unidade Rio de Janeiro, na foto segundo da direita para a esquerda)

Tags: Egan2016_Dez,

Hayabusa na Bienal

por Paiva - Hayabusa - 13-out-2016

Ohayou Gozaimassu, Mina san!

Sábado (08/10) o Hayabusa de São Paulo foi ao Parque do Ibirapuera visitar a 32ª Bienal de Arte Contemporânea de São Paulo. 

A exposição é um convite a revermos nossas certezas e experiências, e enxergarmos o mundo (e a arte) de uma forma distinta. Na vida, assim como no treino, ter só uma perspectiva ou  não enxergar o todo é existir superficialmente.









E ainda tivemos um delicioso piquenique!

Arigatou Gozaimashita.

Paiva

Estágio na ADM - Nobrega

por Niten - RJ/Maricá - 11-out-2016

Nobrega ficou em Estágio na ADM no mês de Outubro
Seguem palavras dele sobre essa vivência:


"Konnichiwa, shitsurei shimassu

No segundo dia de treino fiquei sabendo do estágio, na mesma semana comecei a falar com o gerente no trabalho e com a Senpai Midori.
No fim do último treino em Maricá Senpai Silveira me desejou uma boa guerra.
No primeiro dia me disseram que ninguém permanece o mesmo ao sair do estágio. Ao menos não se estiver o vivenciando como uma batalha.
Acabei de ler o Shin Hagakure ainda no avião, a primeira vez que peguei um, vale ressaltar. E desci com intuito de experienciá-lo. No primeiro momento já na ADM notei que o aprendizado aconteceria em momentos cotidianos. Desde acordar antes para adiantar afazeres, até limpar, arrumar e estar sempre de prontidão. Acima dos afazeres fica um espírito, um ímpeto explosivo que deve ignorar os poréns, as adversidades. Isso eu aprendi fazendo tudo que nunca havia feito, indo em lugares desconhecidos com ajuda do que se tinha a mão, tendo sempre solicitude para com quem precisasse.
Entre as missões que mais me marcaram: podar o jardim. calma e precisão, comprei uma pequena frutífera para cuidar em casa. outra lição que se sobressai, treinar diariamente é absolutamente necessário. Nesse quesito, estar cada dia com um Senpai diferente, em um lugar diferente, ouvi diversas vezes o mesmo momento de ouro em diferentes vozes, ver meus erros claros e postos e dia após dia lutar para corrigi-los. Por duas vezes treinei com o Sensei, em um misto de nervosismo e calma, nervosismo por estar diante do mestre, calma por saber que este é perfeitamente humano, próximo. Estar em momentos de ouro dados pelo Sensei foi o coroar de um algo muito planejado e esperado, a certeza de que, viajar para outro estado no meio das férias para um estágio, e finalizar cada dia dentro do dojo, foi a atitude mais satisfatória que eu poderia tomar.
Para finalizar este relato, conto do dia de chegada. Entrei na ADM, fiz as atividades iniciais, não tardou e fui para meu primeiro treino em São Paulo. Foi uma aula experimental de Kenjutsu. Potência, agilidade, concentração e resistência, ali era o meu primeiro campo de combate. Contra o cansaço e as dores, me preocupei em queimar o máximo de mim, captar as dicas, e sobretudo não parar.
Assim procuro estar agora, depois de voltar ao Rio de Janeiro, depois de voltar ao trabalho. Captar cada vez mais o meu entorno, e não parar. No começo pressupunha que no primeiro dia se iniciaria o combate e no décimo primeiro, eu voltaria com esta luta finalizada. Me enganei, as batalhas nem tiveram início lá, elas culminaram lá, e não vão mais parar, desse combate eu não quero mais sair.

Shitsurei shimassu
Domo arigato gozaimashitá
Nobrega"



Tags: Estagio,

15º Torneio Brasileiro por Equipes

por Niten - blog - 10-out-2016





O Nosso Torneio por equipes será em São paulo!
 
Dia 22 de Outubro, Sábado - a partir das 9hs
Na APCD - Unid. Santana
(Próximo ao terminal Rodoviário Tietê)
Mais informações no Calendário


 

Tags: Torneio,

Pato ou Águia

por Júlio Cesar - blog - 05-out-2016



Texto enviado pelo Professor Loberto Sasaki:
https://www.facebook.com/lobertosasakioficial/posts/1654662458196430


 
Eu estava no aeroporto quando um taxista se aproximou. A primeira coisa que notei foi um táxi limpo e brilhante. O motorista bem vestido, camisa branca e calças bem passadas, com gravata.
 
O taxista saiu, me abriu a porta e disse: "Eu sou Willy, seu chofer. Enquanto guardo sua bagagem, gostaria que o senhor lesse neste cartão qual é a minha missão." No cartão estava escrito: < Missão de Willy - Levar meus clientes a seu destino de forma rápida, segura e econômica, oferecendo um ambiente amigável> Fiquei impressionado. O interior do táxi estava igualmente limpo.

(...)





Continua (post completo)

Aprender a escuchar

por Niten - America Latina - 04-out-2016




En el entrenamiento es preciso estar en silencio y atento para escuchar.
El mover dos espadas
La voz del maestro y
escucharse a si mismo.
Aprender a escuchar es dar a cada sonido su debida importancia y reverencia


"Al Instituto Cultural Niten, a la persona del maestro Kishikawa Sensei. En esta familia encontré energía, inspiración, valentía, determinación y foco para seguir adelante en este proyecto. Agradezco a Sensei por la oportunidad que me proporciona de aprender sobre valores y la fuerza de los samuráis, por compartir de la estrategia y de las técnicas de Musashi Sensei y de los votos del Hagakure, que ciertamente son ingredientes esenciales de los mensajes contenidos en este libro. agradezco también a mis compañeros, pues su presencia e incentivo me permiten practicar y sentir la fuerza del espíritu en la búsqueda de los objetivos. Estoy eternamente agradecido por haber sido acogido en esta familia y espero poder retribuir lo bueno que recibí en esta convivencia."

Parrafo del Libro - El Poder de la Escucha del alumno Rodrigo Leite​


 

Aprender a escutar

por Niten - BR/Brasil - 04-out-2016



No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar. 
O mover das espadas 
O falar do mestre e 
escutar a si mesmo. 
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência
 
 
"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória de Rodrigo Leite​

KATORI

por Niten - blog - 03-out-2016



Sequência de Katori

NITEN ICHI RYU - Kihons e Katas

por Brenda - SP/São Paulo - 29-set-2016

Quarta-feira é dia de treinar firme o Niten Ichi Ryu no  Dojo Ana Rosa! 

O Hyoho Niten Ichi Ryu é o estilo de Kenjutsu criado pelo samurai Miyamoto Musashi (1584 - 1645). Conhecido por suas técnicas com duas espadas.  + Sobre o Niten Ichi Ryu






Treinamos diretamente com o Sensei Jorge Kishikawa -  Shihan (mestre), da 10ª Geração do estilo















Tags: Egan2016_Set, Egan2016_Set,


Kenjutsu Trem bala

por Niten - videos - 26-set-2016





Tag  todos        Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br