Muso Shinden Ryu - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
Kaminoda Tsunemori Sensei demonstrando Muso Shinden Ryu em matéria da Kendo Nippon

Muso Shinden Ryu

A essência do Iai


Redação Niten

O Muso Shinden Ryu é o estilo de Iai mais praticado no mundo. Foi estabelecido no século XX por Nakayama Hakudo (1873-1958), mas suas raízes advém do Muso Hayashizaki Ryu, criado no século XVI, o primeiro estilo especializado em iaijutsu.

Embora já existissem técnicas de iaijutsu em estilos mais antigos, como o Tenshin Katori Shinto Ryu, o Muso Hayashizaki Ryu é a raiz comum da maioria dos estilos de iaijutsu surgidos a partir do período Edo.

O fundador do estilo, Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621), era um samurai natural da região de Okushu, no norte do Japão. Existem poucos registros sobre ele, o que trás muita especulação a respeito dos detalhes de sua vida.

Conta-se que criou as técnicas de seu estilo após um treinamento de cem dias que fez no templo Myojin, em Tateoka, no norte do Japão. Hayashizaki teria tido uma visão de uma espada, ao que chamou de Muso Ken (espada inspirada por uma visão). Daí veio o nome de seu estilo (Muso Hayashizaki Ryu).

Hayashizake Jinsuke teve muitos discípulos, e seu estilo influenciou a criação de muitos outros. Seu estilo continuou sendo transmitido em uma linha contínua, até a sétima geração, quando o nome foi mudado para Muso Jikiden Eishin Ryu. Na 11ª geração o estilo se dividiu em duas linhas, Shimomura-ha e Tanimura-ha.
As duas linhas foram unificadas pelo 17º Soke, Nakayama Hakudo, que por sua vez mudou o nome do estilo para Muso Shinden Ryu.

Nakayamo Hakudo deixou a arte a cargo de diversos discípulos, de forma que hoje não existe uma liderança centralizada, mas diversos mestres de alto grau que difundem a arte.

O Sensei Jorge Kishikawa é discípulo de Kaminoda Tsunemori Sensei, um dos principais mestres do estilo na atualidade. Dentro do Instituto Niten o Muso Shinden Ryu é praticado nas aulas de Iaijutsu.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br