Gosho Ha Niten Ichi Ryu Ir para o Conteúdo
imgcentral
Da esquerda para a direita: Shigematsu Sensei, Shihan Gosho Motoharu, Sensei Jorge Kishikawa, Gilberty Migliori e Wenzel Bohm

Gosho Ha Niten Ichi Ryu

O estilo de Miyamoto Musashi em sua forma original



Shihan Gosho Motoharu

O Niten Ichi Ryu criado por Musashi Sensei continua sendo praticado no Japão tal como chegou ao século XX, em sua forma original, através do Gosho Ha Hyoho Niten Ichi Ryu, estabelecido pelo Shihan Gosho Motoharu, da 9ª geração.

Mestre Aoki Kikuo, 8° Soke do Hyoho Niten Ichi Ryu foi o mestre do Shihan Gosho Motoharu. Escolheu Kiyonaga Tadanao e Gosho sensei para o sucederem. Kiyonaga sensei tornou-se o 9º Soke do estilo, e Gosho Sensei o Soke Daiken (sucessor adjunto) e Shihan da 9º geração. O mestre Aoki faleceu em 1967, deixando estilo com o Soke Kiyonaga e com o Shihan Gosho Motoharu, que nos anos seguintes representaram o estilo por todo o Japão.

Aoki Soke vivia em Kumamoto, onde o estilo estava desde a época de Musashi Sensei. O Kiyonaga Soke e Shihan Gosho viviam na cidade de Usa, em Oita, onde o estilo ficou estabelecido desde então. Em 1976 o Soke Kiyonaga faleceu repentinamente. O Shihan Gosho Motoharu, por ser sucessor adjunto, assumiu a nona geração do estilo enquanto a família do Soke Kiyonaga não designasse o 10° Soke. Meses depois foi escolhido Imai Massayuke, um discípulo em Usa, para ser treinado pelo Shihan Gosho Motoharu para ser o 10° Soke. Ficou determinado também que o 11° sucessor seria Kiyonaga Fumiya, o filho do Soke Kiyonaga.

Nos anos seguintes o Shihan Gosho Motoharu passou todo o conteúdo do estilo para Imai Soke. No final da década de 1980, após se distanciar do Shihan Gosho Motoharu, o Imai Soke modificou profundamente os katas do estilo, e a partir de então passou a ensinar aos novos discípulos esta versão modificada. Em 2003, para surpresa de todos os membros do estilo, o Soke Imai determinou que não haveriam mais Sokes do estilo, mas 3 sucessores de 11ª geração, chamados de Dai Juichi, entre eles o mestre Kiyonaga Fumiya, que seria o 11° Soke e um outro sucessor de outra parte do Japão.

Em 2004, o mestre Kiyonaga Fumiya, o mais representativo dos 3 sucessores, faleceu. Os demais mestres e alunos do estilo solicitaram então ao Shihan Gosho Motoharu que retomasse o estilo tal como foi feito anos antes, retomando a prática do estilo com as técnicas originais, sem as modificações introduzidas pelo 10° Soke. Estabeleceu-se o Gosho Ha Niten Ichi Ryu, a linhagem familiar de Gosho Sensei. Em 2007, a Federação de Kendo de Oita solicitou formalmente ao Gosho Sensei e à família Kiyonaga que restabelecessem a linha Seito (principal) do estilo em Oita.

A família Kiyonaga declarou Yoshimochi Kiyoshi, filho de Gosho Sensei, e seu sucessor no Gosho Ha Hyoho Niten Ichi Ryu, como Soke (12° sucessor) do Seito Hyoho Niten Ichi Ryu, seguindo a linhagem de Kiyonaga Fumiya.

Desta forma as duas linhas de estilos (Gosho Ha e Seito) foram reunificadas sob a liderança de Yoshimochi Kyoshi Sensei, 12° sucessor. O Mestres Yoshimochi Kiyoshi continua, hoje, representando o Niten Ichi Ryu no Japão e o ensinando da forma que chegou ao século passado com Aoki Soke.

O que é "Ha"?
"Ha" significa escola, ou facção. É usado no caso de estilos de Kobudo quando um discípulo proeminente de um estilo, sem romper com a essência do estilo original, inicia uma nova linhagem.

Yoshimochi Kiyoshi Sensei, 12º sucessor do Hyoho Niten Ichi Ryu

topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br