Graduação do Hyoho Niten Ichi Ryu - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
Entrega de Makimono Shoden

Graduação no Hyoho Niten Ichi Ryu

A graduação tradicional por Makimono


A tradição da passagem de graduação através do sistema de Makimonos, pergaminhos que atestam o nível de proficiência alcançado, existe desde a época dos Samurais. Cada Makimono se refere a uma “licença de aprendizado", documento que contém as técnicas treinadas e dominadas pelos praticantes dos estilos de Kobudo.

Por si só, os Makimonos são objetos de arte. São confeccionados no Japão, com capa de tecido finamente trabalhado. Porém, sua importância vai muito além da beleza estética. Seu conteúdo segue o padrão estabelecido através dos séculos pelos mestres dos estilos. É o registro da passagem dos ensinamentos de geração em geração, a prova da chegada de seus métodos e técnicas em nossos dias.

No Hyoho Niten Ichi Ryu, o estilo de Miyamoto Musashi Sensei, existem cinco níveis de graduação passadas na forma de Makimonos:

Shoden – O primeiro nível, passado aos que dominaram o Tachi Seiho, ou katas com a espada longa
Chuden – Após Shoden, aos que dominaram o Kodachi Seiho (espada curta)
Okuden – Após Chuden, aos que dominaram o Nito Seiho, (duas espadas)
Menkyo – Após Okuden, aos que dominaram os katas de Bojutsu (bastão)
Menkyo Kaiden – O nível mais alto de graduação, dado aos mestres que irão passar o estilo às futuras gerações e que poderão conferir Makimonos com "licenças" a seus discípulos.

As exigências para receber tais graduações são altas. Além de dominar com segurança os conjuntos de técnica de cada graduação, é exigido do candidato que tenha uma ficha limpa, como pessoa e como aluno. Isto vai desde não ter fatos que desabonem sua conduta na sociedade até sua compreensão das normas do grupo e da forma de pensar dos mestres.

O Sensei Jorge Kishikawa pratica o Niten ichi Ryu há mais de duas décadas. Recebeu Menkyo Kaiden diretamente do Sensei Gosho Motoharu, o mais importante mestre do estilo e Soke Daiken (sucessor adjunto) da 9ª geração.

Alunos do Instituto Niten estão sendo preparados para receber também os Makimonos do estilo e dar continuidade à linhagem. Existem atualmente alunos nos níveis de Shoden a Okuden.

A passagem de Makimono tem uma importância muito grande dentro dos estilos de Kobudo. É a prova de que um determinado praticante alcançou o nível exigido através de intensos treinamentos e de que o estilo está sendo transmitido para as gerações futuras. Uma vez interrompida a linha direta de transmissão de Menkyo Kaiden, futuras graduações não terão o mesmo valor de autenticidade.

Atualmente a única linha do Hyoho Niten Ichi Ryu que mantém intacta a transmissão dos ensinamentos de Musashi Sensei é a nossa, liderada pelo Sensei Yoshimoti Kyoshi, junidai (12° sucessor do estilo), sendo a única linhagem a praticar as técnicas originais sem alterações. Com o esforço dos mestres, os ensinamentos de Musashi Sensei chegam aos dias de hoje, abertos a todos que querem praticar e trazer mais valor para sua vida


<
Makimono Shoden do Hyoho Niten Ichi Ryu com as técnicas do Tachi Seiho


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br