Shimizu Takaji - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Shimizu Takaji

O 25º Soke do Shindo Muso Ryu


Redação Niten

O Shindo Muso Ryu chegou no século XX através do mestre Shimizu Takaji (1896-1978), o 25° Soke do estilo.

Foi discípulo e sucessor de Shiraishi Hanjiro (1842-1927), samurai do clã Kuroda, onde o estilo esteve desde seu fundador, Muso Gonnosuke.
Shiraishi Hanjiro viveu nos conturbados tempos do fim dos samurais durante a restauração Meiji. Treinou Shimizu Takaji para sucede-lo, passando os pergaminhos da sucessão do estilo em 1918 e, dois anos depois, a graduação mais alta no estilo, o Menkyo Kaiden.

Nos anos seguintes, Shimizu Takaji se empenhou em difundir o estilo. Após demonstração para a polícia de Toquio em 1927, foi convidado para ensinar o Jojutsu naquela cidade. Foi nesta época que conheceu Jigoro Kano, o fundador do Judo, com quem desenvolveu uma profunda amizade.
Nos anos seguintes difundiu o Jo dentro da polícia e também na Manchuria. Criou a Dai Nihon Jodokai, antecessora da Nihon Jodokai, a principal organização do ensino de Jojutsu existente hoje.

Durante a ocupação norte-americana, após a derrota na Segunda Guerra Mundial, quando a prática da maioria das artes marciais foi proibida, o jojutsu continuou sendo praticado, pois era fundamental manter a força policial japonesa naquele período conturbado. Entre os alunos de Shimizu Sensei na polícia, destacava-se aquele que seria seu mais importante discípulo e se tornaria seu sucessor, o mestre Kaminoda Tsunemori.
Em 1955, com o restabelecimento da ordem no país, a prática do jojutsu passou a ser difundida para o grande público. A prática do jô se popularizou pelo Japão e pelo mundo. No Japão, Shimizu Sensei era conhecido como “o homem que dominou o mundo com o jo”.

Em junho de 1978, morre o grande mestre Shimizu. Kaminoda Sensei e outros mestres continuaram o trabalho de difusão do estilo, que hoje se encontra difundido nos cinco continentes, sendo um dos estilos de Kobudo mais difundidos no mundo.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br