Ir para o Conteúdo
imgcentral

ShinHagakure

Pensamentos de um Samurai Moderno

13/nov/2010


Shin Hagakure Pensamentos
de um Samurai Moderno
Volumes I e II


Escrito pelo Sensei Jorge Kishikawa, o Livro “SHIN HAGAKURE - Pensamentos de um Samurai Moderno” é uma bússola para tempos difíceis, apresentando uma nova percepção da filosofia samurai e da cultura japonesa voltada para o homem moderno.


"No começo, logo que fundei o Instituto Cultural Niten, esses pensamentos e reflexões hoje contidos no livro eram apenas anotações em folhas de papel (muitas vezes menores que um cartão postal), em receituários (quando tomava notas no consultório) ou até mesmo em guardanapos (únicos papéis em mãos quando eu estava lanchando ou tomando um café no trabalho). Com o tempo estas anotações, que visavam à melhoria na conduta e felicidade dos alunos, foram sendo transcritas em pequenos blocos e publicadas em jornais informativos. Assim o livro foi tomando forma.

Em 2004 após uma década de ensinamentos desde a fundação do Instituto, os alunos do Niten receberam em mãos o seu primeiro manual. Já não estávamos limitados a São Paulo: havia alunos em pelo menos outras 20 cidades espalhadas pelo Brasil. Era a primeira versão do Shin Hagakure e ficou apelidado como o "Shin da capa preta".

Tive então uma surpresa: o manual dos guerreiros do Niten estava sendo utilizado por leitores que não eram nossos alunos e, muitos deles, nada tinham a ver com o Niten.

Resolvi - a partir da 2ª edição - inserir conteúdos que tivessem abrangência universal, coisas que tocassem a alma de qualquer mortal. Esta edição lançada em 2010 ficou conhecida como "Shin do Shin", por que a foto de capa exibe uma forma de guarda chamada "Shin" (pertencente ao estilo Tenshin Shoden Katori Shintoryu), a posição de combate mais antiga dos samurais. Desde então o Shin Hagakure já foi reimpresso quatro vezes e vendeu mais de 20.000 exemplares em todo o Brasil.

Agora o Shin Hagakure está sendo relançado em sua 3ª edição e com 2 volumes: O 1º volume transmite, dos treinos para o dia a dia, o conhecimento adquirido ao longo de 40 anos de convívio com Mestres tradicionais do Japão. No 2º volume estão os ensinamentos voltados à prática e à parte técnica da espada.

No mundo globalizado em que vivemos as informações circulam rapidamente e de forma caótica, e muitas vezes não percebemos que nossos valores estão se perdendo em meio a um turbilhão de ideias e pensamentos.

O exemplo da retidão, da coragem e da persistência dos samurais desperta para novas batalhas cotidianas o espírito dos desavisados. O mais importante não é viver, é doar a vida através da espada. Tenho certeza de que, em algum momento de sua jornada, esta bússola será útil."

Sensei Jorge Kishikawa




Monja Coen comenta o Lançamento do livro Shinhagakure de Sensei Jorge Kishikawa







Vídeos Instituto Niten




Kenjutsu

Iaijutsu

Jojutsu

Sensei
Jorge Kishikawa

Mensagens dos
Mestres do Japão

Saúde e Peso

KIR Jovem

Treinamento e
Depoimentos
Instituto Cultural Niten foi criado em 1993 pelo Sensei Jorge Kishikawa para difundir os ensinamentos milenares das artes da espada samurai, a filosofia do Bushido e a cultura japonesa.




Vídeos Kir Empresarial




O Mito Samurai

O Método KIR
Apoio mútuo, respeito ao líder e colegas, auto-confiança, capacidade de improvisar, coragem frente ao perigo - todas as qualidades exigidas dos Samurais de outrora também são essenciais no mundo empresarial.

Para Vencer a Guerra
É esta conexão que o KIR Empresarial oferece: vivenciar o BUSHIDÔ, a cultura e o código de conduta dos Samurais, associado ao universo corporativo.

Workshops e treinamentos para trazer o espírito samurai ao ambiente corporativo.
O KIR Empresarial é o Bushidô para a empresa.




Vídeos Imprensa / Televisão




Jô Soares
2001, 2004 e 2006

GNT
Alternativa Saúde

Record - Domingo
Espetacular

Jornal da Globo

Band - A Liga

Globo News
Conta Corrente




Onde Treinar



Onde Treinar
Locais de Treino em todo o
Brasil, Argentina e Chile
O Instituto Niten tem mais de 40 Dojos no Brasil, Argentina, Chile, Portugal e México
Como Iniciar
Para começar a treinar, a melhor maneira é participar de uma aula experimental, onde você irá conhecer os princípios básicos do treinament o com a espada e conhecer os treinos e o grupo.




Fotos





Fotos
Fotos Internas em alta resolução e em cores.




Dados Biográficos do Sensei Jorge Kishikawa



- Fundador do Instituto Cultural Niten, com alunos distribuídos na América Latina e - Portugal em mais de 60 Dojos/Unidades
- A data do seu aniversário virou o Dia do Samurai
- Médico do Esporte
- Menkyo Kaiden (Grão mestre / Graduação máxima) da escola de Miyamoto Musashi
- 7º Dan Kyoshi de Kendo pelo Japão
- Introdutor do Kenjutsu no Brasil
- Duas vezes pentacampeão brasileiro consecutivo
- Três vezes Vice-Campeão mundial
- Representante do Suyo Ryu (Estilo do filme O Lobo Soliário)
- Idealizador do Método KIR, que visa recuperar o potencial humano através da espada samurai
- Desenvolvedor do KIR Empresarial, que aplica os princípios da Espada Samurai nas empresas

+ Sobre o SENSEI JORGE KISHIKAWA




A Coluna "Café com o Sensei" é escrita Semanalmente pelo Sensei Jorge Kishikawa desde 2007, com pensamentos e reflexões do dia a dia.
Do Sensei para seus alunos.

Uma pausa na Guerra do dia a dia para fazer um Coffe Break com o Sensei...
Essa é a proposta do Café com o Sensei

+ Café com Sensei



Sobre o Volume 1



No mundo globalizado onde vivemos, em que as informações circulam a uma velocidade caótica, muitas vezes não percebemos que nossos valores estão se perdendo em meio a um turbilhão de ideias e pensamentos. Escrito por um samurai destes tempos, o Shin Hagakure: Pensamentos de um Samurai Moderno apresenta uma nova percepção da filosofia samurai e da cultura japonesa, voltada para o homem moderno.O Exemplo de retidão, de coragem e de persistência dos samurais faz despertar o espírito para novas batalhas cotidianas, em que o mais importante é doar-se de corpo e alma e desenvolver como guia a espada do espírito.



Sobre o Volume 2:


Este segundo volume do Shinhagakure, contendo outros ‘cento e tantos’ conceitos de sabedoria, mostra que a vida não se ganha: se conquista. Mostra, também, que para se obter os resultados é necessário o treinamento e pôr a mão na massa.
Ao guerreiro o que importa é, depois de ter assimilado os conceitos da estratégia, se entregar de corpo e alma à prática.
E é exatamente a prática que possibilitará ao leitor do volume 1 absorver os outros ‘cento e tantos’ conceitos de sabedoria. Lutar, gritar, suar : são os três estados catárticos que o guerreiro deve experimentar.
É “passando pelo inferno” que se chega ao paraíso. É treinando e “ralando” que se muda o homem. Este volume é uma bússola para não sucumbir nesta jornada. E, para se chegar ao paraíso, passar pela etapa final: Conviver com o Mestre.
Mas estes são ‘outros tantos’.





Mural do Shinhagakure


Percepções sobre o Shinhagakure

por Daniel YN Ferreira - Niten - 27-jul-2016

Volume 1 - Pag. 165


"A Verdade é que a vida é difícil e perigosa;
que quem busca a própria felicidade não a encontra;
que quem é fraco deve sofrer;
que quem exige amor serádecepicionado;
que quem é faminto não será alimentado;
que quem busca a paz encontrará a luta;
que a verdade é apenas para os corajosos;
que a alegria é apenas para aquele que não receia estar sozinho;
que a vida é apenas para aquele que não tem medo de morrer"
- Joyce Cary.


"The truth is that life is hard and dangerous;
that those who seek own happiness do not find it;
that those who are weak must suffer;
that those who demand love will be disappointed;
that those who are greedy will not be fed;
that those who seek peace will find strife;
that truth is only for the brave; that joy is only for those who do not fear to be alone;
that life is only for the one who is not afraid to die" -
Joyce Cary.







Volume 2 - Pag. 87

"Nos últimos 10 anos venci várias batalhas. Na esmagadora maioria das vezes foram vitórias sofridas. E em quase 100% das vezes a vitória veio não porque eu fui para o combate para vencer e sim porque o outro lado tinha menos resistência mental.
Não venci porque queria vencer. Venci porque era mais resistente.

Lendo volume 2, vi agora que cometi um grande erro nestes últimos dez anos. Entrei em vários combates sem o intuito da vitória.
Intelectualmente eu já sabia disso. Mas lendo o volume 2, eu entendi com o espírito.
Saber não é ser.
Lembrei-me do Star Wars onde Yoda fala para Luke Skywalker, "Dont't try. Do it or not do it!".
Concluo agora, passados os anos, que se associar a pessoas que não têm o intuito da vitória também é um erro.
Outra sensação do volume 2 é a de voltar para casa."
- Daniel YN

Tags: ShinHagakure,

Shin Hagakure: aqui está!

por Café com Sensei - 01-mar-2016


Guardanapos, post-its e receituários médicos


O Shin Hagakure - Pensamentos de um Samurai moderno, a bússola para tempos difíceis, chegou.

No começo, quando eu recém fundara o Instituto Cultural Niten eram apenas anotações em folhas de papel, menores que um cartão postal, receituários (quando eu tomava notas no consultório) e até guardanapos, quando eu estava lanchando ou tomando um café no trabalho.
À medida que o tempo passava, estas anotações, que visavam a melhoria na conduta e felicidade dos alunos, foram sendo transcritas em pequenos blocos de anotações, e publicadas em jornais informativos, e assim foram tomando forma.

Após quase uma década de ensinamentos desde a fundação do Instituto, os alunos do Niten receberam em mãos então o primeiro manual para se orientar, e já não estávamos limitados a São Paulo, mas sim em pelo menos 20 cidades espalhadas pelo Brasil. Era a primeira versão do Shin Hagakure e ficou apelidado como o "Shin da capa preta".

Veio então a minha surpresa: o manual dos guerreiros do Niten estava sendo utilizado por leitores que não eram nossos alunos e muitos deles, nada tinham a ver com o Niten.
-Que bom ! - pensei.
Resolvi então - a partir da 2ª edição - inserir conteúdos que tivessem uma abrangência universal. Coisas que tocassem a alma de qualquer mortal. Esta edição ficou conhecida como o "Shin do Shin" por que a foto exibe uma forma de guarda chamada "shin" do estilo Tenshin Shoden Katori Shintoryu, a posição de combate mais antiga dos samurais do Japão. Ela também foi um sucesso.

O livro se esgotou há dois anos e então fiquei no dilema de reeditar a 2ª edição ou não, pois potenciais verbetes já esperavam por serem revelados ao público. Optei pela renovação. Foram muitos verbetes e modificações, o que resultou em um trabalho ainda maior: dois volumes e duas capas.

Finalmente a terceira edição está pronta, e a propósito dela não poder agradar a gregos e troianos, nem tampouco ter pretensões de se tornar um clássico, estou certo de que aqui está algo que poderá ajudar em tempos difíceis! Tenho certeza de que, em algum momento de sua jornada, esta bússola lhe será útil.
Ah! Aceito sugestões para apelidá-la!





A evolução do Shin

Tags: ShinHagakure,

A Kishikawa sensei

por Paulo Roberto de Almeida - MG/Juiz de Fora - 26-nov-2014

Prezado sensei Jorge Kishikawa,

Não posso me exprimir adequadamente acerca da minha gratidão ao ler o seu livro, o Shinhagakure.  Embora a  edição que possuo não seja a mais recente, tratando-se do menor volume, os ensinamentos que o senhor transmite através dele perpassam os séculos e são de incomensurável valor.
Honorável sensei, a razão desse meu e-mail é simplesmente agradecê-lo à distância, mas sabendo que o senhor anda sempre comigo na labuta da vida diária de trabalhador, estudante, praticante de judô e no meu intenso desejo de alcançar a Iluminação pelo Caminho. Sempre acreditei, como o senhor ensina, na honra, lealdade, justiça benevolência e paz; e o caminho da espada nos mostra o quão difícil é a tarefa de alcançar a  vida plena, mas não menos gratificante.
Creio na espada que traz a vida, e o senhor é um exemplo para mim. As suas palavras são lidas todas as manhãs, e os seus ensinamentos trazem-me a sabedoria necessária na condução do destino.
Sensei, agradeço mais uma vez, do fundo do coração pelas lições de honra, honestidade, bravura, e desejo-lhe saúde, com a sabedoria que o guia no ensino diário do Insituto Niten.



Paulo Roberto de Almeida
Juiz de Fora, MG

Tags: ShinHagakure,

Disposição, direcionamento e incentivo

por Niten - BA/Salvador - 26-ago-2014

Segue resposta de um interessado da Bahia.
Ele mora longe da undiade, em outra cidade, e o avisamos do programa PIONEIROS NITEN.


Infelizmente, mesmo com a isenção de mensalidade, o custo de uma viagem está além da minha realidade... mal me sobra dinheiro além do necessário para o ônibus da universidade e para o ShinHagakure tive que 'rachar' com um amigo. Portanto assumo que estou numa etapa do meu Caminho onde devo criar a condição, e esse objetivo será um dos principais motivos de forma que sem ele eu não estaria disposto.

 
E é exatamente nesse ponto que deixo os agradecimentos ao Sensei pois aquelas palavras me clareiam a mente, já que há vários posicionamentos diante de adversidades que eu não aprenderia de outra forma, e me mostram qual direcionamento mais digno devem ter os esforços que uma pessoa pode dedicar à sua vida.
 
É uma iniciativa nobre esse programa Pioneiros do Niten, fico ainda mais satisfeito por vocês serem do tipo de pessoa que permitem tal incentivo.
 
Muito Obrigado!

Tags: ShinHagakure,

O reconhecimento do professor

por Cadu - Brasília - SP/São Paulo - 24-jul-2014

Uma visita durante o treino de Kenjutsu da unidade Ana Rosa foi mais um motivo de orgulho para o Niten.

O senhor Nakazato, professor de matemática dá Unip e das Faculdades Oswaldo Cruz visitou o Instituto para conhecer pessoalmente o Sensei, por causa do livro Shinhagakure, de autoria do Sensei.
"Há anos acompanho o trabalho do Sensei Jorge Kishikawa. Tenho este exemplar que sempre releio por causa das suas lições para a vida, com diversas passagens grifadas" disse o professor para os alunos que haviam acabado de treinar.
"Fiz questão de vir acompanhado de meu neto para que ele conhecesse este local onde os valores dá cultura samurai são cultivados".
O Sensei comentou que mesmo no Japão uma visita deste tipo não é comum, por maior que seja a admiração pelo autor de uma obra. "É um atestado de credibilidade" disse o Sensei. "A visita do professor mostra que estamos no caminho correto, levando a espada que dá a vida".

Tags: ShinHagakure,

A transformação começou!

por NITEN - SP/São Paulo - 21-jun-2013

Mensagem recebida em 20/06/2013

Sensei,
 
Sempre acreditei que a cada segundo que vivemos, sofremos transformações das mais diversificadas formas. O motivo de eu escrever este e-mail foi a extrema satisfação que obtive através da leitura de sua obra SHIN HAGAKURE.
 
Mesmo sabendo que não absorvi todo conhecimento que o livro me propõe, nesses três dias de leitura eu me senti como uma arvore que começara a ser podada. A transformação começou!!
 
Portanto quero expressar a minha gratidão por você colocar ao nosso alcance esta filosofia que o homem moderno esqueceu e por acreditar no resgate dessa filosofia.
 
Espero um dia participar de um “Momento de Ouro” para me completar.
 
Me despeço deixando uma grande abraço.
 
Obrigado.

Daniel Rodrigues

Tags: ShinHagakure,

Mensagem do Sensei - Porque (re)escrevi o Shinhagakure

por Niten - Niten - 28-nov-2010

Tags: ShinHagakure,

Niten no Barro Branco

por Brenda-Adm - Niten - 06-nov-2008

Academia de Formação Militar de São Paulo


No dia 5 de novembro, o Instituto Niten esteve na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (academia de formação de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo), uma das mais importantes escolas militares do Brasil. Estiveram presentes cerca de 500 cadetes, que assistiram a demonstrações de Kenjutsu e outras modalidades do Kobudô.

As demonstrações de Goshin (defesa pessoal) em Kenjutsu Nito (duas espadas) causaram bastante interesse entre os oficiais e cadetes presentes. Foi uma verdadeira aula sobre como as técnicas dos samurais podem ser aplicadas em situações cotidianas, como armas não-letais. Objetos comuns como revistas, cassetetes e cabos de vassoura podem ser muito usados para a resolução de problemas que os policiais militares enfrentam a todo momento, como o controle de multidões.

Ficamos honrados em deixar a nossa marca na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Nossos sinceros agradecimentos a todos que tornaram isso possível.










Tags: ShinHagakure,

Vídeo de Lançamento da primeira Edição em 2004

por Niten - Niten - 08-mar-2004

Tags: ShinHagakure,




topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-8h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h