Sensei Jorge Kishikawa demonstra sequencia de Iaijutsu (Foto de José JR)
Sensei Jorge Kishikawa
Biografia do Sensei
Redação Niten
Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten e presidente da Confederação Brasileira de Kobudo, é hoje uma das principais autoridades nas artes dos samurais fora do Japão.
Possui a mais alta graduação em Kendo no Brasil (7º Dan Kyoshi) e no estilo de Miyamoto Musashi, o Hyoho Niten Ichi Ryu.
Foi homenageado com a criação do Dia do Samurai, comemorado no dia do seu aniversário, 24 de abril.
Seguindo a máxima samurai KATTE KABUTO NO O WO SHIMEYO, ou "deve-se amarrar o cordão do elmo do samurai após a vitória", o Sensei segue sempre em treinamento constante, "fazendo do treinamento a prece diária", como costuma dizer. Além do treinamento diário, com início já na madrugada, vai constantemente ao Japão para praticar diretamente com os mestres, em um moderno Musha Shugyo, peregrinação guerreira que os samurais faziam pelo Japão para aperfeiçoar-se técnica e espiritualmente.
Esta dedicação aos treinamentos vem de família: O avô do Sensei foi mestre de Kyudo, a arte tradicional do arco e flecha. Seu pai e seu irmão também são 7º dan de Kendo e sua mãe é hoje a mulher com mais alta graduação no Kendo nas américas, 6° Dan.
Desde seus primeiros anos, o Sensei Jorge Kishikawa e seu irmão mais novo, Roberto Sensei, tiveram sua educação profundamente influenciada pelos costumes samurais. A família Kishikawa veio da província de Saga, antiga Nabeshima, onde no século XVI foi escrito o Hagakure, o mais importante tratado sobre o código de ética e honra dos Samurais, o Bushido. Os ensinamentos do Hagakure sempre estiveram presentes na vida do Sensei.
A educação tradicional japonesa foi complementada desde cedo pelos treinamentos. Aos seis anos iniciou a prática do Kendo. Ainda na adolescência consagrou-se penta-campeão brasileiro pela primeira vez. Aos 18 anos iniciou nova trajetória rumo ao pentacampeonato brasileiro de kendo e conquistou, aos 23 anos, o penta-campeonato brasileiro pela segunda vez, permanecendo imbatível em oitenta combates. Aos 24 anos recebeu o troféu de Atleta Super-campeão da Federação Paulista de Kendo. Sua brilhante carreira no Kendo culminou com conquista de importantes títulos para o Brasil nos torneios mundiais de Kendo das décadas de 1970 e 1980, época do auge do Kendo brasileiro.
Em paralelo ao treinamento de Kendo, o Sensei dedicou-se também à prática do Kobudo, os estilos criados pelos samurais e que chegaram aos nossos dias preservando os mesmos modos de treinamento e técnicas da época. O Sensei pratica alguns dos mais importantes estilos de Kobudo, dentre eles o Hyoho Niten Ichi Ryu, de Miyamoto Musashi, Suio Ryu, imortalizado pelo Mangá Lobo Solitário, e Shindo Muso Ryu.
Seguindo a filosofia do Bun Bu Ryo Do ("a pena e a espada caminhando juntas"), o Sensei dedicou o mesmo empenho aos estudos. Foi aprovado em concorridos vestibulares, como Politécnica USP, FEA - USP, Faculdade Getúlio Vargas. Optou pela UNIFESP, antiga Escola Paulista de Medicina - onde se formou médico do esporte.
Em 1993, fundou o Instituto Cultural Niten. Por muitos anos o ensino do Kendo no Brasil foi fechado limitado às pessoas de descendência japonesa, com pouquíssimas excessões. Em muitos dojos, alunos sem descendência japonesa não eram bem recebidos. A proposta pioneira do Sensei, ao criar o Instituto Niten, foi tornar acessível a todos as artes da espada samurai, tanto o Kobudo - Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu - quanto o Kendo. A ênfase não estava em vencer competições, mas em ensinar a aplicação da espada no dia-a-dia, formando Samurais Modernos, campeões na vida.
Os primeiros anos do Instituto Niten foram de batalha intensa para o Sensei, que conciliava os plantões nos ambulatórios com as aulas do Niten. O trabalho e dedicação do Sensei deram frutos. A partir do ano de 2000, o Instituto iniciou uma franca expansão, chegando hoje a mais de 40 Unidades no Brasil, Argentina e Chile, com aproximadamente 600 alunos.
Hoje o Sensei Jorge Kishikawa possui Menkyo Kaiden, a graduação mais alta, no estilo Hyoho Niten Ichi Ryu, criado pelo Samurai Miyamoto Musashi. É também Shihan da décima geração do estilo.
No Kendo, é 7° Dan Kyoshi pelo Japão, a graduação mais alta existente no Brasil. O Sensei foi o primeiro brasileiro a receber esta graduação após ser aprovado por uma banca examinadora. No caso do Sensei, esta banca foi composta por mestres japoneses, que o aprovaram por unanimidade. O título Kyoshi é um shogo, titulação dada tradicionalmente a mestres de alta graduação, e significa "mestre de mestres".
A forma séria e enérgica e ao mesmo tempo descontraída com que o Sensei ensina conquista seus alunos. Quem acompanha o Sensei em seu dia-a-dia de treinamentos entende suas palavras sobre Senki - espírito de luta - e compreende a dedicação necessária para alcançar tais realizações. O Sensei continua com seu espírito pioneiro, divulgando como nunca antes as artes da espada Samurai no Brasil e América Latina. Assim, cumpre sua missão. Em suas palavras: "Ensinar a espada que dá a vida. Em abundância".
O site do Instituto Niten tem como objetivo transmitir informações a respeito do universo das artes da espada samuai e cultura japonesa em geral aos alunos do Instituto e aos interessados em geral.
Este site se reserva o direito a transmitir apenas aquilo que esteja em consonância com suas propostas, garantindo a seriedade de seu conteúdo. Justamente em respeito a este mesmo direito de propagar e endossar somente o que for reconhecidamente aprovado pela direção do Instituto é que resguardamos o direito de réplica.
Os textos deste site estão sujeitos a correções e não necessariamente refletem os pontos de vista das escolas tradicionais com as quais possuímos ligações.
Os artigos de autoria do Instituto Niten podem ser reproduzidos, citados e distribuídos livremente, desde que isto seja feito de forma gratuita. Solicitamos apenas que o endereço da fonte seja divulgado.
Os artigos de outros autores — relacionados na Bibliografia deste site — são protegidos por direitos autorais. As citações são feitas conforme a permissão do Artigo 46 da Lei 9.610 sobre Direitos Autorais. Os materiais de origem norte-americada são citados sob a autoridade do Fair-Use Statute United States Code, Title 17, Section 107.
O Instituto Niten respeita a propriedade intelectual de outras pessoas. Caso você acredite que seu trabalho tenha sido violado, por favor entre em contato conosco para que isto seja sanado.
Para melhor proteger a privacidade de seus visitantes, o Instituto Niten compromete-se a não divulgar os dados pessoais (tais como nome e e-mail) daqueles que entrarem em contato conosco e se cadastrarem em nosso informativo.
Também nos comprometemos a não enviar spams e nos restringimos a apenas responder as perguntas e solicitações que nos forem enviadas por e-mail.
O site do Instituto Niten é desenvolvido e atualizado com a ajuda de nossos alunos.
Agradecemos a todos os alunos que contribuíram e acrescentaram um pouco de sua energia ao site